terça-feira, 30 de outubro de 2007

Liga Portuguesa ( Bwin Liga) : 8ª jornada - 8 Vitórias, Soma e Segue

A Liga Bwin voltou na Sexta-Feira com um grande Vitória de Guimarães- União de Leiria em que ambas as equipas tinham necessariamente de ganhar embora por motivações diferentes, à parte dos erros crassos(e visíveis) de Duarte Gomes(que até valeram uma ameaça por parte do secretário técnico de que iria apresentar uma queixa na Polícia Judiciaria) foi um jogo bem disputado com várias oportunidades para ambas as equipas onde o Vitória de Guimarães acarinhado pelo seu público foi sempre uma equipa mais objectiva e tranquila, o que foi premiado já na etapa complementar quando o jovem Rabiola encorajado por Cajuda marcou o golo da vitória (2-1) para desespero da equipa da cidade do Lis.
O Sábado passado em termos futebolísticos nacionais começou com um Belenenses - Académica que acabou num redundante e justíssimo zero a zero, o Belenenses em caso de vitória igualaria provisoriamente o Benfica na quinta posição da liga, algo que não se veio a suceder. Há cinco anos que os estudantes não perdem em casa dos azuis, não esquecendo o facto da Académica ter chegado a marcar (mas o golo foi -mal- invalidado) as bolas ao poste para os dois lados e grandes intervenções dos guarda redes fizeram com que o jogo terminasse da mesma forma que começou.
Uma hora mais tarde do inicio do jogo do Restelo iniciou-se o Vitória de Setúbal - Paços de Ferreira com um espectador especial no camarote, o ex-treinador do Chelsea José Mourinho. Esperava-se que o Vitória mantivesse firme a sua forma de jogar aguerrida e valorosa que lhe valeu o facto de ainda ser uma das pouca equipas europeias invictas até ao momento, e estas expectativas não foram defraudadas, na realidade o Vitória venceu por 3-1 um Paços de Ferreira totalmente desfigurado e apostado no contra-ataque e nas bolas paradas para atacar as redes sadinas, que acabou por marcar precisamente através de um pontapé da marca da grande penalidade por Luiz Carlos. Carlos Carvalhal aparenta estar em estado de graça, foi ele que lançou o suplentes que marcaram os dois golos, a saber, Edinho e Bruno Gama, boas influências de José Mourinho ? Quem Sabe?

Com más influências aparenta estar Paulo Bento que foi à Madeira "sob fogo", uma vez que tinha perdido dois jogos consecutivos (Fátima e Roma) e esperava trazer desta deslocação três importantes pontos que permitissem uma aproximação ao F.C Porto, algo que não se passou. O Sporting jogou desligado em grande parte devido à falta de Miguel Veloso no miolo do campo enquanto primeiro construtor de jogo e também porque João Moutinho nunca conseguiu suprir essa lacuna, acabando o Nacional com o seu losango "à la Paulo Bento" com Clebér, Fellype Gabriel e Bruno Amaro adjuvados por Juninho na frente por conseguir anular plenamente toda e qualquer resposta da equipa leonina. O Sporting nunca aparentou ser mais do que uma equipa que joga para o meio da tabela, tendo somente a sua primeira jogada de perigo aos 39 minutos por intermédio de um cabeceamento de Yannick Djaló pelo que o Nacional de Jokanovic teve quase sempre as melhores oportunidades de facturar. Parece que o feitiço se virou contra o feiticeiro, concerteza que Paulo Bento espera que a moda não pegue.
No Domingo, na Reboleira 1200 espectadores assistiram ao terceiro empate a zero do Estrela da Amadora nesta Liga frente a este irreconhecível Boavista num jogo muito fechado e onde as equipas se preocuparam mais em não deixar o adversário jogar do que jogar propriamente em jogar por elas mesmas, o que fez com este jogo fosse essencialmente disputado no meio do campo sem grandes desíquilibrios para qualquer uma das partes,o Estrela chegou a marcar mas o golo foi invalidado por suposto fora de jogo o qual as imagens televisivas confirmam.
No dia seguinte,o Benfica teve um mau começo no Estádio da Luz frente a um lutador Marítimo, desde logo aos 7 minutos o Marítimo demonstrou que tinha a lição bem estudada conseguindo finalizar com sucesso uma jogada de alguma sorte entre Makukula e Kanu, onde este último faz um "chapéu" perfeito a Quim. Dez minutos mais tarde o Benfica consegue empatar com um penalty esplendidamente executado por Óscar Cardozo, o Benfica começava agora a equilibrar as coisas até que Quim faz penalty sobre Kanu quando este estevava isolado e foi expulso. Sem guarda-redes Butt entra com a responsabilidade de tentar defender o penalty (não fosse ele um especialista tanto em marcar os mesmos como em os defender) e o alemão não deixou os seus créditos por mãos alheias conseguindo defender o penalty de Makukula. Com apenas 10 jogadores o Benfica aparento reorganizar-se tendo criado as melhores oportunidades de golo durante o restante tempo de jogo, até que o norte-americano Freedy Adu, entrado aos 80 minutos, no último suspiro do Benfica finaliza à boca da baliza uma jogada de insistência de Léo pela direita, dando "numa bandeja" o segundo lugar na tabela classificativa ao Benfica.
Como se não bastasse ontem verificou-se mais um empate(1-1), desta feita entre o Braga e a Naval 1º de Maio, o qual ditou o despedimento do treinador da equipa dos arcebispos Jorge Costa, destaque para o facto do golo mas rápido da liga Bwin até à data ter sido marcado neste jogo (23 segundos), ainda estavam adeptos a acomodar-se nas bancadas já a Naval vencia por 1-0 golo de Saulo. O Braga teve um autêntico festival de golos falhados no entanto deve dar-se por contente por ter conseguido um ponto, o qual foi resgatado por Roland Linz através da marca de grande penalidade.

Para fechar no Estádio do Dragão o Porto voltou a ganhar aumentando para oito as vitórias consecutivas nas liga, oito são ainda os golos de Lisandro na liga, o qual, segundo o próprio, está na sua "melhor forma de sempre". Enquanto os seus adversários vão soluçando nos seus jogos o Porto mostra cada vez de forma mais evidente a razão pela qual é o campeão em título, nuns meros oito minutos (parece ser o número chave do Porto está jornada) demonstrou que iria arrasar o Leixões, marcando dois golos, o primeiro por por intermédio de Lisandro(que viria marcar ainda o último golo da noite) e o segundo por Tarik Sektioui. Com uma exibição segura do Porto que nem necessitou muito de Quaresma para ter uma mão cheia de oportunidades de golo, acabando somente por facturar três. Raramente o Leixões consegui incomodar sequer Helton que parecia estar a assistir ao jogo por transmissão televisiva sentado na sua bela poltrona de relva verde. Enfim foi uma noite de azul e branco.


Resultados da 4.ª jornada da Liga Portuguesa - Bwin Liga 2007/2008

F.C. Porto 3-0 Leixões (Lisandro 6' e 79', Tarik 8' )
Belenenses 0-0 Académica
E. Amadora 0-0 Boavista
V. Setúbal 3-1 P. Ferreira (Luiz Carlos g.p 62 'Auri 20',Edinho 67' ,Bruno Gama 80')
Benfica 2-1 Marítimo (Kanu 7' ;Óscar Cardozo 17' g.p., Freddy Ady 87')
V. Guimarães 2-1 U. Leiria (Miljan 47', Rabiola 90' )
Nacional 0-0 Sporting
Naval 1-1 Sp. Braga (Saulo 1'; Linz 59 'g.p)

Classificação da Liga Portuguesa - Bwin Liga 2007/2008

1. FC Porto24 pontos

2. Benfica16 pontos
3. Sporting15 pontos
4. V. Guimarães15 pontos
5. Marítimo14 pontos
6. V. Setúbal14 pontos
7. Sp. Braga11 pontos
8. Belenenses11 pontos
9. E. Amadora7 pontos
10. Nacional7 pontos
11. Académica7 pontos
12. Naval6 pontos
13. Leixões6 pontos
14. Boavista5 pontos
15. P. Ferreira5 pontos
16. U. Leiria3 pontos

Vídeos

Vitória de Setúbal 3-1 Paços de Ferreira
Auri 20'
Edinho 67'
Bruno Gama 80




Vit.Guimarães 2-1 U. Leiria
João Paulo 16'
Miljan 47'
Rabiola 90



Belenenses 0-0 Académica


Nacional 0-0 Sporting


Est.Amadora 0-0 Boavista



SL Benfica 2-1 Maritimo
Kanu 7'
Óscar Cardozo 17' g.p.
Freddy Ady 87'





Naval 1-1 Braga
Saulo 1'
Linz 59 'g.p



Fc Porto 3-0 Leixões
Lisandro 6' e 79'
Tarik 8'




Página Inicial


segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Liga Holandesa: 9ª jornada – PSV assume liderança com tropeço do Feyenoord.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

O PSV Eindhoven assumiu a ponta da Eredivisie após golear na visita ao Sparta, em Roterdão, por 1-4. Isso por que o Feyenoord sofreu sua segunda derrota nesta época, desta feita no Arke Stadion frente ao Twente (2 a 0). O Ajax, que ganhou do Utrecht num golo de Huntelaar, está em segundo lugar pelo saldo de golos.

Em Roterdão, o PSV abriu o placar logo com um minuto de jogo, quando o sérvio Lazovic completou cruzamento da direita para o fundo da baliza de Westerveld (ex-Real Sociedad e Barcelona). Nove minutos depois, um chute forte de Zonneveld consumou o 0-2.

O jogo estava muito desigual e aos 26 minutos o peruano Farfán marcou mais um golo em cobrança de livre nesta época, agora com ajuda do guarda-redes do time local. Os forasteiros diminuíram um pouco o ritmo depois disto, mas alcançaram o quarto tento aos 70’. Em mais um livre, agora o dinamarquês Perez marcou. Nem o golo de grande penalidade (Polak) estragou a vitória do agora líder PSV.

O Feyenoord foi derrotado na visita ao Twente, tal como acontecera na época passada (na ocasião, fora 3 a 0). O artilheiro sueco N’Kufo e o bom avançado belga Huysegems definiram a vitória do quinto colocado (15 pontos).

Em Utrecht, o Ajax “recuperou” os pontos perdidos na jornada anterior (nulo no recebimento ao NEC). A equipa da capital Amsterdão derrotou o FC Utrecht por 1 a 0 e ficou na segunda posição. Aos 68’, Luque recebeu livre e tocou para Huntelaar garantir o triunfo de seu time.

Enquanto isso, segue a recuperação do mito brasileiro Afonso Alves. Afastado das primeiras jornadas por desentendimentos com os dirigentes do Heerenveen, ele voltou e já fez 10 golos em três partidas, sendo o máximo goleador ao lado do próprio Huntelaar.O Heerenveen é o
sétimo.

O AZ Alkmaar, de Louis Van Gaal, quase campeão na época passada, reencontrou-se com a vitória em Breda: 3-2 no NAC. Mesmo assim, estão apenas no 12º posto da tabela.

Resultados da 9ª jornada da Liga Holandesa 2007/2008
Vitesse – Willem II, 1-0 (Kolk 76’)
VVV – Heerenveen, 0-4 (Bak 3’, Afonso Alves 12’, 71’, Matusiak 86’)
Roda JC – De Grafschap, 1-0 (Meeuwis 61’)
Twente – Feyenoord, 2-0 (N’Kufo 11’, Huysegems 54’)
Excelsior – Heracles Almelo, 1-1 (Korf 13’; Gluscevic 5’)
FC Utrecht – AFC Ajax, 0-1 (Huntelaar 68’)
Sparta Rotterdam – PSV, 1-4 (Polak 77’; Lazovic 1’, Zonneveld 11’, Farfán 26’, Perez 70’)
NEC – FC Groningen, 5-1 (El-Akchaoui 5’, L. Davids 63’, Van den Boogart 74’, 87’, Olsson 78’; Van de Laak 7’)
NAC Breda – AZ, 2-3 (Lurling 19’, 56’; Opdam 5’, Ari 39’, Jenner 48’)

Classificação
1. PSV 23 pontos
2. AFC Ajax 21 pontos
3. Feyenoord 21 pontos
4. Vitesse 16 pontos
5. Twente 15 pontos
6. Roda JC 15 pontos
7. SC Heerenveen 14 pontos
8. De Grafschap 14 pontos
9. Groningen 14 pontos
10. NAC Breda 14 pontos
11. Utrecht 12 pontos
12. AZ 11 pontos
13. NEC 8 pontos
14. Willem II 6 pontos
15. Heracles Almelo 6 pontos
16. Sparta 5 pontos
17. Excelsior 5 pontos
18. VVV 3 pontos



Vídeo de todos os golos da 9ª jornada da Liga Holandesa - Eredivisie


Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Foto: PSV

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil)

Página Inicial

Brasileirão: Algumas horas para o título são-paulino.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

O São Paulo FC é o campeão brasileiro de 2007. Mas ainda não de forma oficial. A equipe derrotou o Sport, no estádio da Ilha do Retiro, por 1-2, e confirmará o título caso vença o último colocado, o América, na quarta-feira, no Morumbi. A 33ª rodada do Brasileirão marcou também a vitória do Corinthians, que permanece mesmo assim na zona de rebaixamento.

Em Recife, os paulistas começaram melhor e foi com justiça que, aos 27 minutos, o goleiro artilheiro Rogério Ceni marcasse o primeiro gol de sua equipe, cobrando falta. Pouco depois, o mesmo Rogério perderia um pênalti, defendido por Magrão. Na etapa final, aos 61’, Aloísio driblou o marcador e marcou o 0-2.

Da Silva, de pênalti, converteu o 13º gol sofrido do São Paulo no campeonato, mas não impediu a vitória do Tricolor do Morumbi, que comemorou muito ao final do jogo. E o título será consumado na quarta.

O América sofreu mais uma derrota no domingo, desta feita contra o Flamengo (0-1). O gol veio aos 16’, após Léo Moura cruzar para Souza guardar o quinto dele no Brasileirão. O restante do jogo foi de um certo domínio do rebaixado América, sem sucesso. O Rubro-Negro está a dois pontos de entrar na zona de classificação para a Taça Libertadores.

Também na luta pela Libertadores, o Grêmio superou o Náutico no melhor jogo da rodada, ao marcar 4 a 3 no estádio Olímpico. Logo aos 7 minutos, Onildo subiu livre na área e averbou o 0-1; aos 11’, Tuta arriscou um cruzamento mas acertou no gol e empatou; dez minutos depois, bate-rebate na área e Marcel fez o 2-1; aos 42’, Diego Souza (ex-Benfica) marcou novamente de cabeça (3-1); um minuto depois, o uruguaio Acosta descontou para 3 a 2.

O segundo tempo foi menos movimentado em termos de gols. Mas, logo a um minuto, Acosta (grande jogador este!) lançou para Júlio César empatar, 3 a 3. O Grêmio pressionou e chegou à vitória num gol (de cabeça) de Marcel, outro ex-jogador do Benfica. O Tricolor Gaúcho, porém, mantém-se fora da zona da Libertadores.

Isso por que o Palmeiras conseguiu um bom empate em São Januário, contra o Vasco, em outro bom jogo da rodada. O 2 a 2 ficou de bom tamanho para o futebol apresentado pelas duas equipes, com destaque para a atuação do vascaíno e argentino Conca (fez um gol e perdeu outras boas chances).

Na parte de baixo da tabela, o Corinthians derrotou o Figueirense por 2-1, de virada. Para um público de 23 mil pagantes, o Figueira abriu o placar de pênalti, aos 42’, com Chicão. Também de pênalti, Finazzi empatou dois minutos depois.

Aos 68’, golaço de Finazzi, 34 anos. Ele driblou o zagueiro e finalizou com categoria para garantir o triunfo da equipe. Mesmo com a derrota do Goiás para o Santos (3 a 0), os goianos seguem na frente do Corinthians e fora da zona de rebaixamento.

Nos outros jogos, destaque o frango do goleiro Roger, do Botafogo, contra o Juventude. E o Cruzeiro, que completou seis jogos sem vitória, empatou com o Atlético Paranaense no Mineirão.

Resultados da 33ª jornada do Campeonato Brasileiro 2007
Cruzeiro – Atlético Paranaense, 1-1 (Leandro Domingues 39’; Ferreira 78’)
Fluminense – Atlético Mineiro, 1-1 (Magrão 1’; Luís 29’)
Santos – Goiás, 3-0 (Pedrinho 46’, Tabata 74’, Junior 80’)
Grêmio – Náutico, 4-3 (Tuta 11’, Marcel 21’, 70’, Diego Souza 42’; Onildo 7’, Acosta 43’, J. César 46’)
América de Natal – Flamengo, 0-1 (Souza 16’)
Sport - São Paulo FC, 1-2 (Da Silva 64’; Rogério Ceni 25’, Aloísio 61’)
Corinthians – Figueirense, 2-1 (Finazzi 44’, 68’; Chicão 42’)
Paraná – Internacional, 1-0 (Josiel 68’)
Juventude – Botafogo, 1-1 (Tadeu 46’; Dodô 38’)
Vasco – Palmeiras, 2-2 (Amaral 23’, Conca 40’; Gustavo 10’, Rodrigão 34’)

Classificação
1. São Paulo FC 70 pontos
2. Santos 55 pontos
3. Palmeiras 55 pontos
4. Cruzeiro 54 pontos
5. Grêmio 54 pontos
6. Flamengo 52 pontos
7. Fluminense 49 pontos
8. Botafogo 46 pontos
9. Atlético Paranaense 46 pontos
10. Figueirense 45 pontos
11. Vasco 44 pontos
12. Atlético Paranaense 44 pontos
13. Internacional 44 pontos
14. Náutico 43 pontos
15. Sport 43 pontos
16. Goiás 41 pontos
17. Corinthians 41 pontos
18. Paraná 37 pontos
19. Juventude 32 pontos
20. América de Natal 16 pontos


Vídeos

Sport 1-2 São Paulo FC


Grêmio 4-3 Náutico


América 0-1 Flamengo


Vasco 2-2 Palmeiras


Juventude 1-1 Botafogo


Corinthians 2-1 Figueirense


Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Foto: Globo

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil)

Página Inicial

Liga Italiana: 9ª jornada - Líder Inter empata; Milan perde outra em San Siro.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

O Inter de Milão apenas empatou na sua visita à Sicília contra o Palermo, em um nulo que serviu para a equipa de Roberto Mancini manter a liderança da Liga Italiana após nove jornadas. Com 21 pontos, os milaneses têm dois a mais que a Roma, vencedora no estádio San Siro frente ao Milan (0-1, agravando a crise do actual campeão europeu).

A jornada teve poucos golos, apenas 16 em 10 jogos. Em Milão, os comandados do técnico Carlo Ancelotti mantiveram-se sem vencer jogos em casa. A Roma, mesmo sem Francesco Totti, esteve sempre melhor no relvado, e não fosse a actuação do guarda-redes Dida, os romanistas estariam em vantagem já na primeira parte.

Mas o golo surgiu aos 71 minutos. Cicinho levantou para Vucinic, substituto de Totti, cabecear para o fundo da baliza, 1 a 0. Dez minutos depois, Ambrosini viu o cartão vermelho ao cometer penalty. Na cobrança, De Rossi finalizou para fora bisonhamente. Mesmo assim, foi a quarta vitória da Roma em cinco jogos fora da cidade eterna.

Já o Milan... Termina a jornada em 13º, já com 11 pontos de desvantagem para o rival Inter. Esta empatou no reduto do Palermo a zero, mesmo criando boas ocasiões de golo (paradas com belas defesas do arqueiro Fontana - 41 anos).

No sábado, a Juventus perdeu a sua invencibilidade ao cair no estádio San Paolo ante o Napoli. Domizzi bisou, ambos tentos em conversões de grande penalidade (discutíveis), sendo o destaque do cotejo. Assim, o último invicto é o time da Fiorentina, que segurou o empate sem golos em Génova.

Nos demais encontros, a Lazio perdeu para a Udinese no estádio Olímpico de Roma. Os perdedores seguem em campanha ruim, atrás do Milan na classificação. O time de Udine assumiu o quinto posto na tabela. Outro que começou bem a época é o Catania, que está em sétimo.

O time da Sicília derrotou a Sampdoria por 2 a 0. Mas o destaque ficou por conta de Antonio Cassano, da Samp. Após ser chutado por um adversário e ver que o árbitro não marcou falta, ele simplesmente saiu do relvado, obrigando o treinador da equipa a promover uma alteração inesperada. Sensacional!

Resultados da 9ª jornada da Liga Italiana 2007/2008
Torino – Cagliari, 2-0 (Rosina 71’, Ferri [auto-golo] 86’)
Napoli - Juventus, 3-1 (Gargano 49’, Domizzi 62’, 70’; Del Piero 46’)
Siena – Reggina, 0-0
Parma – Livorno, 3-2 (Morrone 10’, Paci 54’, Morfeo 74’; Tavano 23’, 50’)
Palermo – Internazionale, 0-0
Lazio – Udinese, 0-1 (Gyan 88’)
Empoli – Atalanta, 0-1 (Doni 75’)
Catania – Sampdoria, 2-0 (Mascara 2’, Martinez 43’)
Milan – Roma, 0-1 (Vucinic 71’)
Genoa – Fiorentina, 0-0

Classificação
1. Internazionale 21 pontos
2. Roma 18 pontos
3. Fiorentina 17 pontos
4. Juventus 17 pontos
5. Udinese 15 pontos
6. Napoli 14 pontos
7. Atalanta 14 pontos
8. Catania 13 pontos
9. Palermo 13 pontos
10. Genoa 13 pontos
11. Torino 11 pontos
12. Sampdoria 11 pontos
13. Milan 10 pontos
14. Lazio 10 pontos
15. Parma 9 pontos
16. Cagliari 8 pontos
17. Empoli 8 pontos
18. Siena 7 pontos
19. Reggina 5 pontos
20. Livorno 2 pontos


Vídeo de todos os golos da 9ª jornada da Liga Italiana - Série A


Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Foto: Correio de la Sierra

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil)

Página Inicial

Liga Espanhola: 9ª jornada - Real Madrid e Barcelona, sem sustos.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Com o nosso estimado líder Nuno Gonçalo em viagem para Inglaterra, cabe a mim a atualização de alguns dos posts das ligas européias neste momento. Antes de mais nada, perdoem o português um tanto falho, afinal, é difícil um brasileiro escrever para os tugas no vosso português. Vamos ao post, ora pois!

Após serem derrotados na jornada anterior, Real Madrid e Barcelona venceram seus compromissos contra Deportivo La Coruña e Almería, respectivamente, na 9ª jornada da Liga Espanhola, neste final de semana. O Villarreal, que era vice-líder, foi goleado no estádio La Romareda, em Zaragoza: 4 a 1.

No Santiago Bernabéu, foi o Deportivo quem saiu na frente. Xisco passou facilmente por Metzelder e não deu chances ao arqueiro Casillas: 0-1. Seis minutos depois, Van Nistelrooy converteu penalty que ele mesmo sofreu, 1 a 1.

O jogo “esfriou”, e os golos voltaram apenas aos 78’, quando Guti lançou Nistelrooy. Este rolou para Raúl virar o marcador. Por fim, aos 89 minutos, mais uma vez Guti armou a jogada para o brasileiro Robinho driblar espetacularmente arqueiro e defesa adversários, para fechar o placar em 3-1. Os galácticos são líderes, com 22 pontos.

Perseguindo de perto o Real vem o seu grande rival, Barcelona. Os comandados de Frank Rijkaard venceram tranquilamente no recebimento ao Almería, recém-promovido da Segunda Divisão. O mexicano Giovanni dos Santos foi o destaque da partida, participando dos gols na
vitória por 2 a 0.

Foi ele quem fez boa jogada para o francês Henry abrir o placar, depois de 38 minutos sem golos. A rede balançou novamente apenas aos 80’. Giovanni sofreu penalty e o argentino Lionel Messi (que substituiu Ronaldinho Gaúcho na segunda parte) fechou o placar.

O Sevilla, terceiro colocado na última época, enfim mostrou serviço nessa temporada de La Liga. Arrebataram um 3-0 sobre o Valencia, que sofre outra derrota após os 0-2 contra o Rosenborg, na Liga dos Campeões. Enquanto isso, o português Dady, ex-Belenenses, bisou no empate de seu Osasuna contra o Valladolid.

Resultados da 9ª jornada da Liga Espanhola 2007/2008
Mallorca – Espanyol, 2-2 (Arango 2’, Guiza 69’; Arango [auto-golo] 21’, Tamudo 27’)
Athletic de Bilbao – Betis, 0-0
Murcia – Recreativo, 1-0 (Regueiro 47’)
Levante – Atlético de Madrid, 0-1 (Forlán 27’)
Zaragoza – Villarreal, 4-1 (Ricardo Oliveira 36’, Oscar Gonzalez 49’, Diego Milito 66’, Sergio Garcia 78’; Pires 81’)
Racing – Getafe, 2-0 (Serrano 39’, Lopez 74’)
Osasuna – Valladolid, 2-2 (Dady 72’, 78’; Alvaro 36’, Sesma 51’)
Real Madrid – Deportivo, 3-1 (Van Nistelrooy 7’, Raúl 78’, Robinho 89’)
Barcelona – Almería, 2-0 (Henry 38’, Messi 81’)
Sevilla – Valencia, 3-0 (Kanouté 10’, Poulsen 74’; Luís Fabiano 86’)

Classificação
1. Real Madrid 22 pontos
2. Barcelona 20 pontos
3. Villarreal 18 pontos
4. Valencia 18 pontos
5. Atlético de Madrid 17pontos
6. Espanyol 17 pontos
7. Mallorca 15 pontos
8. Racing 15 pontos
9. Zaragoza 14 pontos
10. Sevilla 12 pontos
11. Murcia 12 pontos
12. Almería 11 pontos
13. Athletic Bilbao 10 pontos
14. Osasuna 9 pontos
15. Betis 8 pontos
16. Recreativo 8 pontos
17. Deportivo 8 pontos
18. Valladolid 6 pontos
19. Getafe 5 pontos
20. Levante 1 ponto


Vídeo de todos os golos da 9ª jornada da Liga Espanhola - La Liga


Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Foto: Real Madrid

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil)

Página Inicial

domingo, 28 de outubro de 2007

Liga Inglesa : 11ª jornada - Goleadas gordas de Chelsea e Manchester United. Nani voltou a marcar.

Nani comemora golo, perante o olhar de Cristiano Ronaldo

O que os ingleses têm a mais (golos e espectáculo) nós em Portugal temos de menos. Bastam apenas dois jogos da Premiership, para superar a média de golos numa só jornada inteira da Bwin Liga ! É obra !

A décima primeira jornada embora incompleta, falta jogar o escaldante Liverpool-Arsenal, foi propicia a grandes goleadas, como comprova os 6-0 brindados pelo Chelsea ao Manchester City de Sven-Göran Eriksson e os 4-1 do Manchester United sobre o Middlesbrough, que deixa os red devils na liderança à condição com mais um ponto do que os gunners.

Se repetissem a chapa quatro em 4 jogos consecutivos, a equipa de Ferguson escrevia o seu nome na história. E, claro está, nem hesitaram em fazê-lo... com pronúncia portuguesa. O golo madrugador de Nani, logo aos 03', com um tiro de fora de área, era o prenúncio de um dia para mais tarde recordar.

Jeremie Aliadiere ainda empatou logo a seguir, aos cinco minutos, mas a tarde era dos comandados de Alex Ferguson. O 2-1 surgiria pouco depois da meia-hora, com Nani a servir Rooney, que não perdoou. Na segunda parte, foi a vez do internacional argentino Carloz Tévez brindar a imensa massa adepta de Old Tarfford com dois golos, aos 54 e 84 minutos. Cristiano Ronaldo, deste vez, até ficou em branco, aliás tal como o ex-portista Andersson, também ele titular e muito interventivo na partida.

Chelsea esmagou City com 6-0

Na melhor exibição do Chelsea pós-Mourinho, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira foram titulares na goleada sobre o Manchester City, por 6-0. O primeiro tento foi apontado logo aos 15 minutos por Essien, a passe de Lampard, que efectuou uma grande partida. Drogba fez o segundo pouco depois da meia-hora, de novo a passe de Lampard, e o costa-marfinense fez o 3-0, aos 54 minutos. Joe Cole fez o quarto pouco depois dos 60 minutos e Kalou o quinto. A contagem foi fechada por Shevchenko perto do final, ele que agora conta com um preparador fisíco pessoal.

Nas outras partidas, destaque para o triunfo do Reading, em casa, sobre o surpreendente Newcastle, por 2-1, bem como para o empate do Portsmouth na recepção ao West Ham, a zero. Pedro Mendes foi titular pelos da casa, com Luís Boa Morte a jogar pelos forasteiros. O Birmingham bateu o Wigan por 3-2, enquanto o Sunderland recuperou de desvantagem e empatou em casa, 1-1, com o Fulham.

Resultados da 11ª jornada da Liga Inglesa - Premiership 2007/2008

Chelsea - Manchester City, 6-0 (Essien 16', Drogba 31', 56', Joe Cole 60', Salomon Kalou 75', Shevchenko 90')
Manchester United - Middlesbrough, 4-1 (Nani 3', Rooney 33', Tévez 55', 85'; Aliadière 6')
Birmingham - Wigan, 3-2 (Kapo 26' gp, 81, Ridgewell 67'; Marcus Bent 23', 59')
Reading - Newcastle, 2-1 (Kitson 53', Long 84'; Duberry 77' ag)
Sunderland - Fulham, 1-1 (Jones 86', Davies 32')
Portsmouth - West Ham, 0-0
Bolton - Aston Villa, domingo
Derby County - Everton, domingo
Tottenham - Blackburn, domingo
Liverpool - Arsenal, domingo

Classificação da Liga Inglesa

1º Manchester United, 26 pontos
2º Arsenal, 25 pontos
3º Manchester, City 22 pontos
4º Chelsea, 21 pontos
5º Portsmouth, 19 pontos
6º Liverpool, 19 pontos
7º Blackburn, 18 pontos
8º Newcastle, 17 pontos
18º Tottenham, 7 pontos
19º Derby County, 6 pontos
20º Bolton, 5 pontos

Vídeos

Manchester United 4-1 Middlesbrough
Nani 3'
Aliadière 6'
Rooney 33'
Tévez 55',85'




Chelsea 6-0 Manchester City
Essien 16'
Drogba 31', 56'
Joe Cole 60'
Salomon Kalou 75'
Shevchenko 90'



Sunderland 1-1 Fulham
Jones 86'
Davies 32'




Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Fotos: AP

Página Inicial

Sporting empata 0-0 na Madeira frente ao Nacional

Liedson não resolveu e Sporting empatou na Choupana

O Sporting voltou a ceder pontos na Liga Portuguesa, empatanto 0-0 no Funchal frente ao Nacional, num jogo medíocre que valeu pelos últimos minutos.
Com este resultado o Sporting iguala o Vitória de Guimarães na tabela classificativa e pode ser ultrapassado por Marítimo ou Benfica e ver o FC Porto aumentar a sua larga vantagem na liderança do campeonato.

Para uma equipa com as ambições do Sporting, que chegava à Choupana "escaldada" com duas derrotas consecutivas (Carlsberg/Champions) e um atraso considerável para o FC Porto, e somente aos 39 minutos faz o seu primeiro remate à baliza, espelha bem as grandes dificuldades dos leões neste momento da época.

O Nacional entrou melhor no jogo, conseguindo criar boas tentativas de chegar ao golo, nomeadamente através de contra-ataques perigosos, face à facilidade em ultrapassar o meio-campo do Sporting. De qualquer forma, os madeirenses revelavam dificuldades ao nível do último remate, como é exemplo um remate muito ao lado de Juninho, ao minuto 10, após excelente passe de Fellype Gabriel, que fintara dois jogadores do Sporting.

Pouco depois, Ávalos obrigou Stojkovic a defender para a frente, valendo Miguel Veloso, depois de um remate fortíssimo do nacionalista. Já antes, aos oito minutos, só a posição irregular de Cássio, que ainda introduz a bola na baliza, impediu o golo na sequência de uma excelente jogada de entendimento entre Juninho e Fellype Gabriel.

As oportunidades continuaram a pertencer ao Nacional, que perto da meia hora de jogo viu Fellype Gabriel atirar perto do poste direito da baliza leonina, na cobrança de um livre.
O Sporting só aos 40 minutos logrou chegar perto da baliza de Diego, mas Benaglio defendeu bem um cabeceamento de Yannick Djaló que continua a passar por um péssimo momento de forma. Após 45 minutos de um fraco espectáculo de futebol, esperava-se nova dinâmica, nomeadamente por parte dos verde-brancos, que revelavam muita falta de imaginação na saída para o ataque e veleidades no miolo do terreno. Era muito pouco para uma equipa que precisava de encurtar distâncias para o F. C. Porto...

Miguel Veloso na luta pela posse da bola

Na segunda metade, esperava-se que o Sporting melhorasse o seu jogo, pois fazer pior do que tinha feito na primeira parte parecia ser difícil. Paulo Bento mexeu na equipa, retirou Marian Had e fez entrar Ronny. Mas nada se modificou para melhor, pois foi o Nacional que voltou a criar a primeira oportunidade de perigo, com um remate de Fellype Gabriel.

O Nacional continuava o seu jogo e o Sporting continuava a mostrar-se impotente para mudar o rumo dos acontecimentos. Paulo Bento voltou a mudar, apostando em Purovic e Pereirinha para os lugares de Izmailov e Vukcevic, respectivamente. Os leões até melhoraram um pouco, mas as substituições de Paulo Bento pecaram por tardias.

Os madeirenses até poderiam ter marcado ao minuto 85, por Edú Sales, que, isolado, proporcionou grande defesa a Stojkovic. O Sporting respondeu, logo de seguida, por Liedson, que arrancou do seu meio-campo, mas rematou às malhas laterais. Até ao final, a partida ficou mais equilibrada, com o Sporting a esforçar-se para sair da Madeira com os três pontos. E tal até podia ter acontecido, mas internacional suíço, Diego defendeu tudo o que havia para defender.

Vídeo

Nacional 1-1 Sporting


Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Fotos: Reuters

Página Inicial

sábado, 27 de outubro de 2007

Mas que raio é um blogue?

Desportugal - Blog de Notícias Desportivas

Como nasceu o Blog Desportugal

Recuando dois e anos e qualquer coisa, eu não tinha a vaga ideia do que era um blogue, a sério! Nem me passava pela cabeça escrever sobre seja o que for, ainda para mais colocar textos online.
Pois bem, certo dia, o meu irmão chega perto de mim e mostra-me uma página pessoal, daquelas do MSN. Fiquei a olhar para aquilo e achei curioso. Então fiz uma pesquisa no google pela palavra blogue e o primeiro link que me saiu em sorte, foi o já extinto Terceiro Anel, do jornalista João Malheiro. Analisei bem o que se fazia por ali e gostei bastante do que estava a ver. Conheci depois outras páginas e confirmei uma nova realidade, até então desconhecida.

Resolvi então passar à acção e construir o meu próprio blogue. Registei-me na blogspot e nasceu o Desportugal. Como o nome indica – Desporto Portugal – a ideia era simples, dar azo às principais notícias desportivas, mas com meu cunho pessoal. Outra das premissas que me guiei e não sendo jornalista, foi ao longo deste tempo tentar escrever de uma maneira isenta e objectiva, havendo neste ponto muita gente que aqui vem, que aposto não saber qual o meu clube. Talvez somente por uma ocasião, não aguentei a emoção e revelei as minhas cores. Estamos a falar de 1642 postagens, desde 16 de Julho de 2005. Se quiserem descobrir, tentem procurar no meio de todos esses arquivos. (piada!)

Blog Desportugal- actual layout

Evolução do Desportugal

Não sei se alguns que me visitam, se recordam ainda da primeira layout deste blogue (improvável). Era uma daquelas simplórias fornecidas pela blogspot e que não deve ter durado mais um mês( aqui). Depois a segunda, era em fundo azul (aqui) e seguiu-se esta actual, com a ajuda de um amigo.

Outras das evoluções mais visíveis que o Desportugal seguiu, foi a quase especialização em Ligas Internacionais. Além do futebol nacional, competições europeias, selecções e outras modalidades (especialmente o Andebol), que caracterizou os primeiros tempos deste blog, o futebol internacional passou a tomar grande relevo, com as crónicas às principais ligas europeias e brasileirão (Matheus Rocha) todas as semanas. Além disso, temos o Òscar Vieira com os seus artigos de Prospecção e Táctica ao Milímetro, além de um post semanal às sextas feiras sobre cultura, dos carissímos Magnuspetrus e Gonçalo Veiga.

Talvez muitos de vocês não saibam, mas o Desportugal, foi um dos primeiros a introduzir complementos às crónicas dos jogos com vídeos dos mesmos. A excelente ideia partiu de blogues espanhóis, que conciliavam artigos escritos com audiovisual.

Blogosfera - Retrato actual

Realidade da Blogosfera Portuguesa

Para finalizar, gostava só de dar um retrato actual da blogosfera desportiva e não só, dizendo que ao longo destes 2 anos tenho assistido a uma evolução qualitativa muito acentuada, quer em conteúdos (artigos publicados) ou layouts.

A blogosfera não substitui de maneira nenhuma a imprensa escrita, mas é já uma certeza incontornável em Portugal e no Mundo.
Se de início houve uma desconfiança porventura excessiva dos media tradicionais em relação ao fenómeno, agora acontece precisamente o contrário. Estamos em plena blogomania: os jornais de referência citam os blogues e dedicam-lhes editoriais; há destaques, reportagens e perfis de «bloggers» a aparecer por todo o lado; entrevistas em programas de rádio e até referências na TV, como acontece recentemente na SIC Notícias no “Tempo Extra” com o jornalista Rui Santos.

Uma coisa é certa: a blogosfera, com todas as suas potencialidades e limitações, veio para ficar. Talvez ainda não justifique tanta exposição mediática (sobretudo se tivermos em conta que os blogues mais frequentados registam uma média de apenas 500 visitas diárias), mas a verdade é que está a nascer ali qualquer coisa radicalmente nova, entusiasmante, criativa, paradoxal, livre e (talvez por isso) muitíssimo bela

Temos a certeza que enquanto houver pessoas a visitar o Blog Desportugal, ele nunca acabará, pois nós ( somos uma equipa) vamos continuar a actualiza-lo e a fazer de tudo para que cada vez mais pessoas o visitem e que aqueles que o visitam regularmente, o continuem a visitar.

A todos um muito obrigado, e um grande bem haja e já agora parabéns a todos os bloggers portugueses!

Nuno Gonçalo
Desportugal

Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)

Página Inicial

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Dia C


E eis que mais um fim de semana está aí à porta e eu solto-me do Alentejo profundo para vir até este blogue mandar bitaites.

Pois o desta semana é que vão à Feira Nacional de Gastronomia de Santarém. Vão. Peguem nas vossas trouxas, enfiem-se dentro do carro e vão conhecer um pouco mais do nosso país, que vai desde os bolos de figo do Algarve às papas de sarrabulho do Minho, sem esquecer o queijo da Serra ou a Sopa de Cação alentejana.

Quem é que não gosta de comer?

Vá, levantem lá o braço?
E quem é acha que a gastronomia não é cultura?

Apesar da entrada de 2,5€ por pessoa que não dá direito a absolutamente nada lá dentro, esta é uma oportunidade única de poderem conhecer aquilo de melhor se fazendo no país.
E estejam descansados que com a ASAE por aí, os produtos são todos certificados, não havendo lugar para os grandes enganos de há uns anos.
Dica: vão com calma e apetite!
Para fazer a digestão, aconselho vivamente um passeio até às portas do sol e uma pequena caminhada por um centro histórico repleto de igrejas e recantos verdadeiramente mágicos. Saiam da poltrona e ousem descobrir!


Página Inicial

Taça UEFA : Resultados da 1ª jornada - Braga empata 1-1 com Bolton. Bayern opera reviravolta frente ao Estrela Vermelha

Jailson festeja o golo do empate frente ao Bolton (Home)

O Sporting de Braga começou com um resultado positivo a participação no Grupo F da Taça UEFA, empatando 1-1 em Bolton, num Reebok Stadium muito despido de público (10 mil pessoas). A carreira do clube inglês tem sido uma decepção esta temporada, encontrando-se no último lugar da Premiership. El Hadji Diouf e Jailson saltaram do banco para marcar. Pela primeira vez, os arsenalistas deixam Inglaterra sem uma derrota.

O primeiro sinal de perigo apareceu pelos ingleses aos 8 minutos, com o francês Anelka a tentar a sorte num livre. No mesmo minuto Jorginho assustou Jaaskelainen, mas o remate furou as nuvens. Até aos 20 minutos, o Sporting de Braga dominou a partida através da “sociedade” formada a meio-campo por Vandinho e Castanheira. Aos 12’ César Peixoto aqueceu pela primeira vez as mãos ao guarda-redes finlandês. O Bolton respondia através de um futebol primário, tipicamente à inglesa. Aos 21’ Kevin Davies cabeceou por cima, e aos 23’ Anelka, isolado, fez umchapéu curto para a mãos de Paulo Santos. O Braga respondeu com dois remates de Wender.

Na segunda parte, o Braga foi-se encolhendo, principalmente depois da entrada do senegalês Diouf, que marcou aos 66’, de cabeça, aproveitando uma “cratera” aberta na área. Mal sofreu o golo, Jorge Costa lançou Zé Manuel, que pouco depois sofreu um penálti, não assinalado pelo árbitro. Peixoto ainda obrigou Jaaskelainen a boa defesa, mas já perto do fim João Pereira encontrou a cabeça de Jailson (emprestado pelo Benfica), que fez o merecido empate. Na próxima jornada o Braga folga, recebendo depois na 3ª jornada o colosso Bayern de Munique no Municipal.

Getafe bateu Tottenham em Londres

Já o Bayern Munique apanhou um valente susto em Belgrado, mas acabou por bater o Estrela Vermelha, por 2-3. Apontado como grande favorito à vitória na Taça UEFA, o Bayern Munique só no último minuto dos descontos (94´) conseguiu chegar à vantagem. Para isso contou com a colaboração do guarda-redes do Estrela Vermelha, que deixou passar uma bola perfeitamente defensável num livre de Kroos. O Estrela Vermelha, com Lucas a tempo inteiro, esteve duas vezes na frente do marcador, graças aos golos de Koromam (16 m) e Milijas (75 m). O bis de Klose (20 e 86 m) evitou o escândalo, mas os alemães ainda chegariam ao triunfo quando já ninguém o esperava.

O destaque vai para as vitórias fora do Zurique (Grupo E) e do Getafe (G), que superaram o Sparta Praga e o Tottenham, respectivamente, ambos por 2-1, depois de terem estado a perder. A consequência da derrota da equipa de Ricardo Rocha foi Imediata, com o treinador Martin Jol a demitir-se. O Tottenham é que não perdeu tempo e já tem sucessor do holandês, nada mais do que Juande Ramos, ex-treinador do Sevilha e campeão das últimas edições da Taça UEFA.

Além do Bayern Munique, só mais três equipas conseguiram ganhar fora de portas - o Hamburgo (1-0 em Brann) e os já referidos Zurique (Suíça) e Getafe (Espanha). Ao todo registaram-se dez vitórias e seis empates, todos com golos.

Entre os portugueses, Carlitos foi titular na vitória do Basileia (1-0 ao Rennes), enquanto Nuno Valente não saiu do banco no triunfo do Everton sobre o Larissa (3-1). Simão, substituído aos 69 minutos, e Maniche, que jogou os últimos 15 minutos, ajudaram o Atlético Madrid a empatar (3-3) com o Lokomotiv, em Moscovo. Geraldo e Manú, que saiu ao intervalo, contribuíram para o empate (1-1) do AEK em Elfsborg.O Panatinhaikos de José Peseiro conseguiu a vitória mais expressiva da primeira jornada com 3-0 sobre os escoceses do Aberdeen.

Resultados da 1ª jornada da fase de grupos da Taça UEFA 2007/2008

Grupo A

Zenit - AZ Alkmaar, 1-1 (Tymoschuck 43' gp; Ari 20')
Everton - Larissa, 3-1 (Cahill 14', Osman 50', Anichebe 85'; Cleiton 65')

Grupo B

Panathinaikos - Aberdeen, 3-0 (Goumas 11', Papadopoulos 73', Salpiggidis 77')
Lokomotiv Moscovo - Atlético Madrid, 3-3 (Bilyaletdinov 27', Odemwingie 61', 63'; Agüero 16', 85', Forlán 46')

Grupo C

Elfsborg - AEK Atenas, 1-1 (Mobaeck 15'; Pappas 49')
Villarreal - Fiorentina, 1-1 (Capdevila 88'; Vieri 48')

Grupo D

Brann Bergen - Hamburgo, 0-1 (Kompany 62')
Basileia - Rennes, 1-0 (Streller 55')

Grupo E

Sparta Praga - Zurique, 1-2 (Slepicka 24'; Kondé 38', Alphonse 62')
Bayer Leverkusen - Toulouse, 1-0 (Kiessling 34')

Grupo F

Bolton - Sp. Braga, 1-1 (Diouf 65'; Jailson 86')
Estrela Vermelha - Bayern Munique, 2-3 (Koroman 15', Milijas 75'; Klose 20', 85', Kroos 92')

Grupo G

Tottenham - Getafe, 1-2 (Defoe 17'; Del la Red 20', Nobrega 70')
Anderlecht - Hapoel Telavive, 2-0 (Frutos 35', 70')

Grupo H

Helsingborg - Panionios, 1-1 (Larsson 83'; Goundoulakis 46')
Bordéus - Galatasaray, 2-1 (Cavenagi 52', Chamakh 64'; Hasan Sas 22' gp)

Vídeos

Bolton 1-1 Sp. Braga
Diouf 65'
Jailson 86'


Villarreal 1-1 Fiorentina
Vieri 48'
Capdevila 88'


Tottenham 1-2 Getafe
Defoe 17'
Del la Red 20'
Nobrega 70'


Estrela Vermelha 2-3 Bayern Munique
Koroman 15'
Klose 20', 85'
Milijas 75'
Kroos 92'


Brann Bergen 0-1 Hamburgo
Kompany 62'


Bayer Leverkusen 1-0 Toulouse
Kiessling 34'


Everton 3-1 Larissa
Cahill 14'
Osman 50'
Cleiton 65'
Anichebe 85'


Lokomotiv Moscovo 3-3 Atlético Madrid
Agüero 16', 85'
Bilyaletdinov 27'
Forlán 46'
Odemwingie 61', 63'


Bordéus 2-1 Galatasaray
Hasan Sas 22'
Cavenagi 52'
Chamakh 64'



Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Fotos: AP + Às

Página Inicial

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Liga dos Campeões : Resultados da 3ª jornada - Liverpool em apuros. Hugo Almeida decisivo pelo Bremen.

Hugo Almeida marcou golo da vitória do Bremen (Home)

Neste segundo dia da 3ª jornada da Liga dos Campões, destaque para o internacional português, Hugo Almeida, que voltou a marcar na vitória do Werder Bremen sobre a Lázio de Roma. O esquerdino apontou o segundo tento dos verdes, aos 54 minutos, na vitória diante de um rival directo na luta pelo segundo lugar do grupo. Este foi um tento importante porque a Lazio ainda reduziu de 2-0 para 2-1 a seis minutos do final.

O Werder Bremen somou os primeiros pontos na prova e já só está a um ponto de uma posição de acesso aos oitavos-de-final da prova. Na próxima jornada, no Olímpico de Roma, o Werder Bremen vê-se obrigado a não perder para depois decidir a sua sorte na Grécia.

No grupo B, o sensacional Rosenborg venceu, sem grande contestação mas com surpresa, o Valência de Miguel, que actuou 78 minutos - Caneira não saiu do banco e Manuel Fernandes ficou de fora do boletim de jogo. Em apenas oito minutos, entre os 53 e os 61, o Rosenborg arrumou a questão pontual. A derrota do Schalke 04 em Stamford Bridge diante do Chelsea dos titulares Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira possibilitou ao Rosenborg, que como se sabe já tinha empatado em Londres no último encontro de José Mourinho como treinador do Chelsea, a ascensão ao segundo lugar, e isto depois de começar a jornada na derradeira posição do grupo.

Milan goleou Shakhtar

O Valência, cujo treinador Quique Flores tem o posto cada vez menos seguro, precisa obrigatoriamente de triunfar no Mestalla, dentro de 15 dias. E mesmo que vença nada fica garantido porque a luta pelo segundo lugar do grupo continuará sempre aberta também ao Schalke 04.

No grupo do Benfica, o Shakhtar pagou a factura da derrota caseira do AC Milan na última jornada da Série A, frente ao Empoli. Dois golos de Gillardino, mais dois golos do eterno Seedorf, chegaram e sobraram para a equipa sediada na Ucrânia com com forte tempero a Brasil. Curiosamente foi um italiano a apontar o golo de honra dos ucranianos: Lucarelli, o homem que Fernando Santos queria na Luz mas foi parar a terras do Leste. O que fica é a vitória rossonera. Um bom resultado para o Benfica, sem dúvida.

Resultados da 3º jornada da Liga dos campeões - 24-Oct-2007

Grupo A

Besiktas - Liverpool, 2-1 (Hyypiä pb 13', Bobô 82'; Gerrard 85')
Marselha - FC Porto, 1-1 (Niang 70', Lucho González 79')

Grupo B

Rosenborg - Valencia, 2-0 (Koné 53', Riseth 61')
Chelsea - Schalke 04, 2-0 (Malouda 4', Drogba 47')

Grupo C

Werder Bremen - Lazio, 2-1 (Sanogo 28', Hugo Almeida 54'; Manfredini 82')
Real Madrid - Olympiacos, 4-2 (Raúl 1', Robinho 68', 83', Balboa 93'; Galletti 7', Júlio César 47')

Grupo D

Benfica - Celtic, 1-0 (Cardozo 87')
AC Milan - Shakhtar Donetsk, 4-1 (Gilardino 6', 14', Seedorf 62', 69; Lucarelli 51')

Vídeos

Besiktas 2-1 Liverpool
Hyypiä pb 13'
Bobô 82'
Gerrard 85'


AC Milan 4-1 Shakhtar Donetsk
Gilardino 6', 14'
Lucarelli 51'
Seedorf 62', 69



Real Madrid 4-2 Olympiacos
Raúl 1'
Galletti 7'
Júlio César 47'
Robinho 68', 83'
Balboa 93'


Chelsea 2-0 Schalke 04
Malouda 4'
Drogba 47'


Werder Bremen 2-1 Lazio
Sanogo 28'
Hugo Almeida 54'
Manfredini 82'


Rosenborg 2-0 Valencia
Koné 53'
Riseth 61'


Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Fotos: Às

Página Inicial

Benfica venceu Celtic por 1-0 e pode ainda sonhar com classificação

Cardozo marcou golo da vitória do Benfica (Home)

O Benfica venceu o Celtic por 1-0, num jogo a contar para a terceira jornada do grupo D da Liga dos Campeões, com um golo solitário de Óscar Cardozo ao cair do pano, estavam decorridos 86 minutos. O Benfica mereceu por inteiro esta vitória, já que foi superior aos escoceses durante toda a partida, tendo até criado oportunidades de golo suficientes para garantir um resultado idêntico ao da época passada (link).

A primeira parte não fazia prever que o paraguaio calasse os críticos. Os encarnados entraram bem, é verdade, e nos primeiros minutos revelaram o que Camacho lhes tinha pedido no balneário: atitude, trocar a bola com tranquilidade e procurar o erro do adversário. A ideia era mostrar ao Celtic que na Luz manda o Benfica e que o 3-0 de há um ano não tinha sido um acidente. O jogo começar bonito e com perspectivas de um bom resultado. Os escoceses, no primeiro quarto de hora, quase não passaram do meio-campo.

Mas trocar bem a bola não chega, como os adeptos encarnados já sabem há muito. É preciso saber o que fazer com ela. E a criatividade não abunda para os lados da Luz. Então quando Rui Costa está em dia não, como ontem, não existe de todo. E esse quarto de hora de bom presságio passou sem um único lance que aquecesse as bancadas.

Foi a vez então de os católicos de Glasgow mostrarem ao que vinham: sem grande esforço, adormeceram a macia equipa do Benfica para, pouco a pouco, quase sem se dar por eles, se afoitarem até à baliza de Quim. Foram eles a criar a primeira situação de perigo, aos 14 minutos, com um remate de Donati a gelar o público.

O Benfica não se amedrontou e colocou até umpouco mais de velocidade no seu jogo. Muito graças à vontade de Léo e de Nuno Assis que, à esquerda e à direita tentavam furar a muralha escocesa. O Benfica acordava da letargia em que se tinha deixado cair e o jogo animava um pouco. Também devido à influência crescente de Binya, que era o único que rematava. Até ao intervalo, pouco mais aconteceu, à excepção de uma excelente saída de Quim, até ao meio-campo, e de um grande remate de Katsouranis, de cabeça, para ainda melhor defesa de Boruc.

Luisão tenta controlar o escocês

Acreditariam os escoceses que os portugueses reentrariam em campo como tinham iniciado a partida: com lentidão e a jogar pelo seguro. Enganaram-se. Logo de início se percebeu que agora o jogo era outro. O Benfica subiu as linhas de meio-campo, aumentou a pressão e, acima de tudo, carregou no acelerador. Mudou da noite para o dia. Até parecia que o frio tinha desaparecido.

E apareceu Cardozo. Primeiro com um remate fez estremecer a barra, depois com outro que encontrou o poste pela frente, e mais dois só parados pelo guarda-redes.
O público animava-se com a fome do paraguaio. Mas o tempo passava e a sorte nada queria com ele.

Oscar Cardozo marcou e fez vibrar os 35 mil no Estádio da Luz

O jogo estava aberto, mas era o Benfica quem mandava. Adivinhava-se a vitória. Mas o tempo passava e os adeptos desesperavam. Camacho imprimia ainda mais velocidade ao Benfica, com a entrada de Di María e Adu. Os escoceses tremiam. Até que, finalmente, faltavam três minutos para os 90, Òscar Cardozo conseguiu o que sonhava desde que chegara à Luz: um excelente golo, que levantou o estádio e recolocou o Benfica na luta pela continuação na Liga dos Campeões. Uma nota muito positiva também para o desempenho do costa-marfinense Binya, que se vem afirmando no meio-campo do Benfica. Um jogador de grande qualidade e que vai dar que falar.

Bonito foi mais uma vez a actitude dos adeptos do Celtic, que perante a derrota, cantaram "You'll Never Walk Alone", um exemplo para todos que vão aos estádios por esse mundo fora.

Resultados do Grupo D da Liga dos Campeões 2007/2008

Benfica - Celtic, 1-0 (Cardozo 87')
AC Milan - Shakhtar Donetsk, 4-1 (Gilardino 6', 14', Seedorf 62', 69; Lucarelli 51')

Classificação do Grupo D

1º AC Milan, 6 pontos
2º Shakhtar Donetsk, 6 pontos
3º Benfica, 3 pontos
4º Celtic, 3 pontos

Vídeo

Benfica 1-0 Celtic
Oscar Cardozo 87'



Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Fotos: AP + Às

Página Inicial

FC Porto empata 1-1 em Marselha e mantém segundo lugar.

Lucho marcou de penalti o golo do Porto em Marselha (Home)

O FC Porto continua sem perder na Liga dos Campeões, mas podia ter conseguido bem melhor do que um empate 1-1 em Marselha. No entanto, face à derrota do Liverpool em Istambul, os dragões continuam em boa posição para chegar aos oitavos de- final. Até porque agora há dois jogos seguidos no Dragão, com o Marselha e o Besiktas. O ponto somado acaba por ser positivo, mas os bicampeões desperdiçaram uma boa hipótese de ter saído de França na frente do grupo.

Depois de vários dias (17) sem competir, o FC Porto voltou ao activo e logo com uma surpresa no onze. Jesualdo concedeu, pela primeira vez, a titularidade a Mariano González, deixando Sektioui no banco. O resto da equipa foi a prevista, tal como no Marselha, com Faty a render o lesionado Rodriguez.

Logo no primeiro minuto, um remate de Assunção mostrou que o dragão estava virado para o ataque. Uma entrada a todo o gás surpreendeu o Marselha e Raul Meireles, após bela jogada de Bosingwa, calou o Vélodrome com um tiraço frontal que Mandanda desviou a custo para o poste (10’). Jesualdo Ferreira tinha prometido discutir a vitória e a equipa confirmava a ideia do treinador.

As linhas muito juntas do FC Porto não deixavam os franceses jogar e o domínio era claramente dos dragões. Em cima dos 20’, voltaram a acertar no ferro. Outra vez Meireles e novamente Mandanda, com a ponta dos dedos, a evitar o golo com a ajuda do poste. Até parecia uma repetição do primeiro lance! Entretanto, Helton era um tranquilo espectador – interviu apenas aos 35’ num livre de Zenden.

O ritmo de jogo baixou então um pouco e também a qualidade do espectáculo. O Porto optava pelo futebol directo, facilitando a tarefa dos gauleses, mas criava perigo quando acelerava. O meio-campo – especialmente Lucho e Meireles – funcionava bem, a defesa cumpria e só o ataque destoava. Mariano mostrava falta de ritmo, Quaresma era presa fácil para Bonnart e Lisandro recebia poucas vezes a bola.

Quaresma travado pela defensiva do Marselha

Ao intervalo, Jesualdo Ferreira lançou Postiga, que voltou quase dois meses depois do clássico com o Sporting, e fez Lisandro descair para o flanco. O FC Porto voltou a entrar bem e Mandanda continuou a ser decisivo, travando uma boa cabeçada de Lisandro López. Pouco depois, Postiga, isolado, teve nos pés o golo, mas errou um nada a pontaria.

O Marselha parecia adormecido, mas acordou com um remate de Niang que Helton parou a custo. O senegalês escapou à expulsão por duas vezes – entradas maldosas sobre Raul Meireles e Quaresma – e acabaria por emendar com êxito um centro de Cissé, abrindo o marcador no melhor período dos franceses.

Lucho partia para o golo

O Porto não baixou os braços e Leandro Lima entrou para dar alegria ao meio-campo.
Os franceses recuaram e o empate chegou (79’) de penálti. Lucho isolou Lisandro, que foi derrubado por Mandanda, e El Comandante marcou, apagando a injustiça no marcador.

Nos últimos minutos, o jogo descaracterizou-se, com a bola a saltar muito de equipa para equipa, o que fez com que o resultado não sofresse mais alteração.
Porque esteve a perder, o FC Porto pode dar-se por feliz pelo empate. Mas, pelo que fez na maior parte do encontro, deveria e merecia ter somado os três pontos.

Resultados do Grupo A da Liga dos Campeões 2007/2008

Marselha - FC Porto, 1-1 (Niang 70', Lucho González 79')
Besiktas - Liverpool, 2-1 (Hyypiä pb 13', Bobô 82'; Gerrard 85')

Classificação do grupo A

1º Marselha, 7 pontos
2º FC Porto, 5 pontos
3º Besiktas, 3 pontos
4º Liverpool, 1 ponto

Vídeo

Marselha 1-1 FC Porto
Niang 70'
Lucho González 79'


Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Fotos: AP

Página Inicial

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Liga dos Campeões : Resultados da 3ª jornada - Manchester e Cristiano Ronaldo em grande. Arsenal aplica goleada histórica.

Cristiano Ronaldo esteve em grande na Ucrânia  (Home - Página Inicial)

O resultado mais surpreendente da terceira jornada da Liga dos Campeões foi alcançado pelo Arsenal, que, em casa, alcançou um goleada histórica de 7-0 sobre o Slávia de Praga. Este resultado enriquece as páginas de ouro dos gunners, que regista o seu melhor score nas provas europeias.

Também outra equipa inglesa em destaque foi o Manchester United, que mantém manteve-se no comando do grupo F, com um percurso cem por cento vitorioso, enquanto o Sporting sofreu o segundo desaire e viu escapar os romanos no segundo lugar( link), agora com três pontos de vantagem sobre os lisboetas.

Para vencer na Ucrânia, o Manchester United voltou a beneficiar da inspiração de Cristiano Ronaldo, que marcou os dois últimos tentos britânicos, aos 41 (grande cabeçeamento) e 68 minutos (o último de grande penalidade), num encontro em que Nani também actuou, substituindo o argentino Tevez aos 73.

Além do Manchester, apenas o rival Arsenal apresenta o impressionante saldo de três vitórias consecutivas, depois decilindrar por 7-0 o Slávia de Praga, com ''bis'' de Fabregas e Walcott, mantendo o comando da ''poule'' H a salvo do ataque do Sevilha, que se impôs por 2-1 na recepção ao Steaua de Bucareste.

Cristiano Ronaldo e Fabregas juntaram-se ao holandês Ruud van Nistelrooy (Real Madrid) na liderança dos melhores marcadores, com três remates certeiros, enquanto o Arsenal igualou a maior goleada desde que a prova assumiu o formato de ''liga milionária'', reeditando os 7-0 aplicados pela Juventus ao Olympiacos a 10 de Dezembro de 2003.

No Inter, o médio português Luís Figo cumpriu com distinção o 100º jogo na Liga dos Campeões: foi totalista embora tenha ficado pela negativa uma entrada feia sobre Berezutski, que o obrigou a sair com a perna a sangrar. Pela positiva, assistiu o argentino Samuel para o segundo golo do Inter de Milão (no frango impensável), o que permitiu ao clube italiano consumar a reviravolta no reduto do CSKA de Moscovo (1-2), depois de ter estado em desvantagem.

A equipa transalpina ascendeu à liderança do agrupamento G, capitalizando o empate 0-0 do Fenerbahçe de Deivid, anterior comandante, no estádio dos holandeses do PSV Eindhoven, mas os turcos continuam a ser os únicos ainda sem conhecer o sabor da derrota.

Glasgow Rangers e Barcelona também ainda não perderam, ficando-se por um consensual ''nulo'' que lhes permite manter a liderança conjunta do grupo E, enquanto o defesa luso Fernando Meira foi totalista, mas impotente para evitar a derrota por 0-2 do Estugarda, último classificado, na recepção ao Lyon que volta a acreditar.

Resultados da 3º jornada da Liga dos campeões - 23-Oct-2007

Grupo E

Glasgow Rangers - Barcelona, 0-0
Estugarda - Lyon, 0-2 (Fábio Santos 56' e Benzema 79')

Grupo F

Dínamo Kiev - Manchester United, 2-4 (Diogo Rincón 34' e Bangoura 78'; Rio Ferdinand 10', Rooney 18' e Cristiano Ronaldo 41' e 66' g.p.)
AS Roma - Sporting, 2-1 (Juan 15' e Vucinic 69'; Liedson 18')

Grupo G

PSV Eindhoven - Fenerbahce, 0-0
CSKA Moscovo - Inter, 1-2 (Jô 32'; Crespo 52', Samuel 80')

Grupo H

Sevilha - Steaua Bucareste, 2-1 (Kanoute 5' e Luiz Fabiano 17'; Petre 63')
Arsenal - Slavia Praga, 7-0 (Fàbregas 5' e 58', Hubacek 24', Walcott 41' e 55'; Hleb 51' e Bendtner 89')

Vídeos

Dínamo Kiev 2-4 Manchester United
Rio Ferdinand 10'
Rooney 18'
Diogo Rincón 34'
Cristiano Ronaldo 41' e 66'
Bangoura 78'


Arsenal 7-0 Slavia Praga
Fàbregas 5' e 58'
Hubacek 24'
Walcott 41' e 55'
Hleb 51'
Bendtner 89'


CSKA Moscovo 1-2 Inter
Jô 32'
Crespo 52
Samuel 80'


Sevilha 2-1 Steaua Bucareste
Kanoute 5'
Luiz Fabiano 17'
Petre 63'


Estugarda 0-2 Lyon
Fábio Santos 56'
Benzema 79'



Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Foto: Às

Página Inicial