sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Taça Libertadores - Estreias positivas para Inter, Corinthians e Fla; recuperação do Cruzeiro e derrota são-paulina.

Finalmente ocorreram as estreias de Internacional, Corinthians e Flamengo na Taça Libertadores da América 2010. E os três se deram bem: diante de suas torcidas, conseguiram importantes - e difíceis - vitórias. Já o Cruzeiro, que perdera na estreia para o Vélez, se recuperou com goleada sobre o Colo-Colo. O São Paulo foi o único a perder, na visita aos colombianos do Once Caldas.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Qualificação para CAN Gabão/Guiné-Equatorial – 2012: Moçambique no caminho da Zâmbia, Líbia e Ilhas Comores

Viva! Blogueiros do Desportugal. Andei um pouco sumido porque estava a tratar de assuntos pessoais, mas fim em cheio e com toda a disponibilidade para deixar ficar aquilo que são as grandes emoções do desporto moçambicano, incluíndo os Campeonatos Províncias que antecedem o Moçambola, prova máxima de futebol em Moçambique.

HCB de Songo vence torneio quadrangular, em Chimoio

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa de Songo, conquistou domingo último, em Chimoio, o torneio quadrangular de futebol, organizado pelo Núcleo Provincial de Treinadores de Manica, ao derrotar na final o Matchedje da Beira, por 3-0.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Angola rescinde com Manuel José


O Tecnico angolano Zeca Amaral foi designado treinador interino da selecção nacional de futebol de Angola após a rescisão amigável do contrato do português Manuel José, anunciou o secretário-geral da Federação Angolana de Futebol (FAF), Augusto Silva, sábado em Luanda.

Afrotaças-2010: Missão cumprida na primeira “mão” - Ferroviário e Costa do Sol venceram por margens tranquilizadoras


O Costa do Sol de Maputo, venceu ontem, no seu reduto, o Santos do Botswana, por 2-0, em partida da primeira “mão” da pré-eliminatória da Taça CAF.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Taça Libertadores - São Paulo começa bem; Cruzeiro perde a cabeça na Argentina.

Dois brasileiros entraram em campo na primeira semana de jogos pela fase de grupos da Taça Libertadores 2010. O São Paulo começou bem, vencendo os mexicanos do Monterrey num jogo sem grandes emoções: 2 a 0. Pelo mesmo placar, o Cruzeiro foi derrotado na visita ao Vélez Sarsfield, tendo dois jogadores expulsos ainda no primeiro tempo. Destaque ainda para a estreia do atual campeão Estudiantes, que goleou o Juan Aurich (5-1).Diante de 35.523 pagantes no Morumbi, o São Paulo estreou no grupo 2 passando pelo Monterrey - que usou muitos reservas, priorizando a disputa do campeonato mexicano. Aos 13’, Jorge Wagner cruzou da esquerda e Cervantes mandou para o próprio gol, mas o árbitro deu o gol para Washington. O São Paulo então diminuiu o ritmo, vendo os visitantes terem duas chances de empatar.

Washington - decisivo para o SP
Na segunda parte, o jogo seguiu em ritmo lento. Aos 56 minutos, Rogério Ceni bateu falta para defesa do arqueiro Ortiz. Aos 75’, o Monterrey não escapou. Washington mostrou oportunismo e desviou para as redes depois de um desvio de Jorge Wagner. O São Paulo ainda contou com o retorno do lateral Cicinho, recém trazido da Roma.

Em Buenos Aires, pela chave 7, o Cruzeiro chegou à marca de três expulsões em três jogos - Gilberto levara cartão vermelho contra o Potosí, na estreia na fase preliminar. E Gilberto foi novamente expulso logo com dois minutos, após acertar Sebá no meio-campo. Mas podia piorar, e três minutos depois, Cabrera mandou para a área e Silva abriu o placar.

Cruzeiro segue com muitas expulsões
O jogo estava ríspido, tanto que, apenas no primeiro tempo, foram seis amarelos para jogadores do Vélez. Mas vermelho mesmo, apenas mais um, e para os mineiros: Gil, zagueiro que fez falta dura aos 36 minutos.

Mesmo com 11 contra 9, o Vélez não conseguiu transformar a vitória em goleada graças às boas intervenções do arqueiro Fábio e à falta de pontaria argentina. Mas Fábio não impediu o segundo gol, aos 77 minutos. Morales para Martinez, este para o gol, 2 a 0. Na próxima semana, ocorre o outro jogo da primeira rodada deste grupo: Colo-Colo vs. Dep. Itália.

Se nesta Libertadores já são três expulsões, no ano passado o Cruzeiro teve cinco na fase de grupos. Levaram cartão vermelho Kleber (dois), Fabrício (dois) e Wellington Paulista - todos seguem no clube em 2010.

Estudiantes, de Verón (11), ganhou fácil
O Estudiantes iniciou com goleada sua caminhada na Libertadores. Mesmo sem atuar no seu estádio, a equipe passou por cima dos peruanos do Juan Aurich, em Quilmes. O time visitante teve um jogador expulso ainda na primeira etapa, o que facilitou os trabalhos dos atuais campeões. Destaque para o atacante Boselli, que marcou três vezes no placar de 5 a 1.

Com muito sofrimento, o Nacional de Montevidéu ganhou do Deportivo Cuenca por 3 a 2, no grupo 6. O terceiro gol veio aos 84 minutos, num pênalti convertido por Morales.

Por incrível que possa parecer, apenas nesta semana, onde jogos da fase de grupos já aconteciam, ficaram definidos os dois últimos participantes deste estágio. A Universidad Católica passou pelo Colón nos pênaltis e estreará visitando o Flamengo, pelo grupo 8, no dia 24. O Emelec eliminou o Newell’s Old Boys e visitará o Internacional no dia 23, na chave 5.

Novos equipamentos de Portugal para o Mundial 2010

Post actualizado

Algumas selecções apresentaram os novos kits

Ainda sem confirmação oficial por parte da federação portuguesa de futebol ou da Nike (fornecedor), um site estrangeiro publicou os desenhos daqueles que serão os equipamentos principais e secundários de Portugal para o campeonato do Mundo 2010 e fase de qualificação para o Euro 2012. Também, selecções e vários clubes são desvendados os novos kits para os próximos dois anos.


Fica à vossa consideração.

Nani com o novo equipamento secundário de Portugal para o Mundial 2010

Equipamento principal de Portugal para o Mundial 2010

Equipamento secundário de Portugal

Fonte: www.footballshirtculture.com

Página Inicial

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Copa do Brasil - Um empate para a história de um recém saído do amadorismo.

Festa pelo primeiro gol em competições nacionais
Permitam-me aqui no Desportugal um post não muito comum para os que costumo publicar. A Copa do Brasil geralmente só tem acompanhamento no blog em sua reta final, com os jogos das semifinais e finais. Mas permitam, só desta vez, uma exceção. Na última quarta-feira (10), o clube da minha cidade, Gravataí (Rio Grande do Sul), estreou em competições nacionais. O Cerâmica, que disputa a segunda divisão do nosso Estado, empatou por 1 a 1 com o Paraná, da segunda divisão brasileira.

Com isso, o Cerâmica Atlético Clube, ou apenas CAC, disputará a “segunda mão”, em Curitba. Um fato comemorado para o clube que está apenas no seu terceiro ano como profissional, após 58 anos como amador. Havia garantido a vaga na Copa do Brasil com vice-campeonato na Copa Rio Grande do Sul em 2008.

Como o estádio Antônio Vieira Martins não tem capacidade para sediar uma partida deste porte (6 mil lugares), o jogo foi realizado no Passo D’Areia, em Porto Alegre, diante de mais de 500 torcedores do time da casa - entre eles, este que escreve o post.

Para as duas primeiras fases da competição, que reúne 64 clubes, se a equipe da casa perder por dois ou mais gols de diferença, é eliminada sem haver o confronto de volta. Evitar esse desaire era o claro objetivo ceramista. E começou a ser alcançado já com 11 minutos, quando Bruno Alex mandou de longe e abriu o placar. Aos poucos, o Paraná foi naturalmente tomando conta do jogo, tendo um gol anulado no meio da etapa inicial. Aos 37’, não houve jeito: após lance na direita, Pará deixou tudo igual.
Paraná, de branco, foi o adversário do CAC

No segundo tempo, o Cerâmica novamente ensaiou uma pressão nos primeiros minutos, mas, no principal lance, Bruno Alex acertou a trave. Assim como no primeiro tempo, os visitantes retomaram o controle do jogo e, graças também a um melhor condicionamento físico, fizeram do goleiro ceramista Donizetti o melhor em campo. O CAC ficou com um há menos com dez minutos para o final, com a expulsão de Aguinaldo. Mesmo assim, o clube conhecerá o estádio Durival de Britto, no próximo dia 24.


Vídeo

Cerâmica 1-1 Paraná


Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Cerâmica A.C.]

Página Inicial

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Van Gaal recusa Nigéria

O holandês Louis van Gaal, actualmente no comando do Bayern Munique, revelou que recusou recentemente um convite para assumir a selecção da Nigéria.

“Recebi uma proposta da Nigéria, mas rejeitei. Penso que o Bayern é um desafio enorme para mim neste momento”, afirmou o técnico holandês, que ainda assim não descura a possibilidade de vir a trabalhar dentro em breve numa selecção. “O Bayern poderá ser o meu último clube. Gostaria muito de estar num Campeonato do Mundo ou num Campeonato da Europa”, disse.

Van Gaal, que tem contrato com o Bayern até ao Verão de 2011, já orientou a selecção holandesa, entre 2000 e 2002.

Texto: Michael Cesar (correspondente e colaborador do Desportugal em Moçambique)

Página Inicial


FPD quer elevar capacidade de investimento desportivo

O Fundo de Promoção Desportiva (FPD) de Mocambique, quer elevar a sua capacidade de investimento às infra-estruturas nacionais públicas e privadas nos próximos anos, o que passa pela busca de novas parcerias e consolidação das já conseguidas para a sua auto-suficiência, ou seja, para que não continue a depender apenas do Orçamento do Estado.

Consciente dos desafios que tinha pela frente desde a sua criação para promover o desenvolvimento desportivo no contexto infra-estrutural e competitivo, o Conselho de Administração do FPD preconizou a criação de novas fontes de receitas a nível de parcerias com empresas e mobilização de fundos dos empreendimentos que tem estado a realizar.

Porém, segundo o director executivo do FPD, José Gabriel Dava, os frutos não são visíveis. A instituição pretende aumentar a sua quota na SOJOGO para a melhoria da sua posição a nível daquela sociedade, a partir deste ano.

A quota do FPD na SOJOGO está neste momento ao nível de 7,9 porcento e quer atingir entre 10 e 12 porcento no ano em curso de modo que tenha maior peso dentro de parcerias daquela sociedade.

Segundo Dava, a melhoria da posição do FPD poderia influenciar positivamente para que se consiga novos investimentos junto da sociedade e novas parcerias. Em síntese, poderia influenciar o direccionamento do mercado e, por fim, conseguir o dinheiro para investir nos vários projectos desportivos. Sublinhou que é preciso investir para obter melhores resultados. Realçar que a SOJOGO é até ao momento o único parceiro do FPD.

A outra estratégia do FPD é a aposta na gestão profissional de infra-estruturas, ou seja, colocar as instalações como fontes de rendimento. Esta iniciativa poderá surtir efeitos a partir deste ano, por ter falhado o início da experiência no ano passado no Parque dos Continuadores porque não houve injecção dos fundos prometidos pelo Governo, através do FPD.

A ideia é que, para além do desporto de rendimento, as infra-estruturas desportivas possam acomodar outras actividades, como por exemplo a manutenção física, áreas comerciais e culturais para atrair o público pagante. A experiência-piloto será no Parque dos Continuadores e estava prevista para o ano passado, mas não se concretizou devido à falta de investimento.

Chamou a atenção para que todas as actividades sejam feitas sem prejudicar os interesses desportivos.

“Para este ano queremos consolidar a questão do parque com um investimento a ser feito no âmbito das comparticipações do Governo através do FPD. Será uma experiência-piloto e vamos avaliar o resultado para que, no futuro, possamos estender este tipo de projectos a outras instalações públicas. No que respeita a instalações privadas, seria uma questão de parceria. Porém, a prioridade são as instalações públicas, porque as privadas, com maior ou menor dificuldades, estão a ser geridas”, salientou.

NÃO ABANDONÁMOS PROJECTOS PRIVADOS

José Gabriel negou que o FPD tenha abandonado os projectos privados, reiterando que aquela instituição passou apenas a ter como focos de investimento as instituições públicas no âmbito das prioridades estabelecidas pelo Governo.

Esclareceu que existem alguns casos de instituições privadas que têm beneficiado do investimento do FPD, sendo o exemplo mais recente o campo do Atlético de Montepuez. A sua escolha teve como princípio o facto de ser a única infra-estrutura desportiva de que dispõe aquele distrito.

Dava contou que houve uma parceria com o município de Montepuez para a gestão do recinto durante cinco anos renováveis, o que influenciou para a eleição daquela infra-estrutura. O FPD investiu na reabilitação e vedação do campo e melhoramento do sistema de abastecimento de água.

2009 MUITO FRACO EM INVESTIMENTO

As intervenções do FPD em 2009 limitaram-se apenas a projectos iniciados e inacabados, caso do Estádio Municipal de Pemba, sendo deste modo considerado o ano mais fraco em investimento. Esta infra-estrutura devia ter sido concluída no ano passado, mas a previsão da entrega tornou-se uma incógnita, como deu a entender Dava.

Das obras previstas no projecto, foram até agora concluídos os campos de treino polivalentes e de futebol mais as instalações para serviços administrativos. O pavilhão principal e a piscina ainda não estão concluídos. Entretanto, já se iniciaram as obras do campo principal de futebol e do parque de estacionamento.

Na manga está o Parque dos Continuadores, cujo investimento está assegurado para este ano. O Centro de Excelência do Clube Ferroviário de Gondola, a ser instalado com fundos do MJD, no âmbito do acordo com a empresa Caminhos de Ferro de Moçambique, também terá algum desenvolvimento a partir deste ano.

No que respeita a instalações municipais, ainda estão por ser avaliadas as propostas. Mas a grande aposta são infra-estruturas municipais, nomeadamente os campos de futebol de Manjacaze, Chidenguele e Manhiça, cujos investimentos estavam previstos no orçamento de 2009.

No entanto, o projecto do Complexo Municipal de Tete foi cancelado e será reaberto este ano. O cancelamento deveu-se à falta de cumprimento de algumas cláusulas do concurso e os concorrentes elegíveis apresentavam pacotes acima do previsto.

ORÇAMENTO PARA 2010 ESTIMADO EM 100 MILHÕES

O orçamento deste ano está estimado em mais de 100 milhões de meticais. José Gabriel Dava afirmou que já foram feitos os orçamentos indicativos e, em princípio, correspondem aos limites do ano passado e vão igualmente dar continuidade aos projectos iniciados e outros cujo arranque estava previsto para 2009.

O orçamento de investimento (para infra-estruturas) situa-se em 59 milhões e de funcionamento (para federações) em 50 milhões.

Texto: Michael Cesar (correspondente e colaborador do Desportugal em Moçambique)

Página Inicial

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Supertaça : Céu volta a pintar-se de verde-e-branco


O Ferroviario de Maputo, começou o ano de 2010 da mesma forma como terminou a temporada passada: em festa. Mais um troféu, desta feita a Supertaça, foi encaixado na sua rica vitrina, após a histórica vitória, na tarde de ontem, sobre o Costa do Sol por 5-1.

O triunfo gordo não engana, pois os “locomotivas”, que na época passada fizeram a “dobradinha”, conquistando Moçambola e Taça de Moçambique, já começaram a carburar e os “canarinhos”, que ainda estão à procura do seu melhor onze, foram brutalmente atropelados.

Houve muito Ferroviário para muitíssimo pouco Costa do Sol. Tal facto foi evidente ao longo de quase todo o jogo. Os comandados de Chiquinho Conde, com um futebol muito mais mecanizado e dinâmico, foram sempre a equipa que se acercou mais da área contrária, procurando gizar a baliza à guarda de Antoninho. Houve momentos de jogo em que tudo funcionou na perfeição, com Whisky, Momed Hagy e Danito Parruque a formarem um triângulo de luxo que chegava e sobrava para alimentar o trio de ataque: Luís, Ítalo e Jerry, que estiveram, diga-se de passagem, numa tarde em grande.

Tirando a primeira meia-hora, período em que os “canarinhos”, mesmo sem brilharem, assumiram uma postura mais condizente com o seu estatuto, os “locomotivas” tiveram sempre o jogo na mão. Aliás, o Costa do Sol fez o único golo no seu melhor momento. Tó, a passe de Josimar, aproveita a desatenção dos “centrais” Jotamo e Tony para inaugurar o marcador, à passagem dos 37 minutos.

Enganou-se quem pensou que os “canarinhos”, galvanizados pelo golo, arrancariam para uma exibição que lhes valesse o troféu, porque funcionou justamente ao contrário. Foi o Ferroviário que, ferido no seu orgulho e no estatuto que goza de bicampeão nacional, se transfigurou por completo, como da água para o vinho, e, volvidos três minutos, Jerry fez o golo de empate, a passe de Luís.

Foi a partir do golo de empate que se começou-se a assistir a um verdadeiro “show” da turma “locomotiva”. Com a bola a circular de pé para pé, sempre rente à relva, o Ferroviário construiu uma goleada que não estava nas previsões nem dos mais pessimistas. Luís e Jerry, sempre muito perigosos no ataque, tiveram a oportunidade de colocar a turma verde-e-branca a ganhar por 3-1 ainda antes do intervalo. O destino assim o não quis, mas, afinal, o “massacre” estava mesmo reservado para a segunda parte.

Com uma equipa mais compacta e os sectores mais interligados, não dando qualquer espaço de manobra aos jogadores mais habilidosos da turma contrária, caso de Josimar, o Ferroviário assumiu por completo as rédeas do jogo. Por isso, não foi de estranhar que, aos 56 minutos, Luís, de cabeça, tenha colocado os “locomotivas” em vantagem.

O cerco se apertou ainda mais para os “canarinhos”, que não encontravam formas de se livrar da teia montada pelo adversário. Eram os pupilos de Chiquinho Conde a passear a sua classe e reduzindo o Costa do Sol a uma equipa modesta.

No dia em que o Ferroviário conquistou a Supertaça, Ítalo, a nova estrela do ataque, tratou de conquistar os adeptos. Foram fortes os aplausos ao brasileiro ido do Textáfrica de Chimoio, quando saiu para dar lugar a Michael.

Quer parecer que o “mister” o substituiu mais para ganhar aquela viva ovação, porque Ítalo estava a ser um dos melhores jogadores em campo e tinha marcado o terceiro golo, de cabeça, após cruzamento de Luís.

O tento do avançando brasileiro veio coroar o futebol de alto nível que os bicampeões nacionais estavam a praticar.

A tarde de ontem foi uma daquelas em que tudo correu de feição para os “locomotivas”. Parecia impossível algo sair errado. O dia permitia dar oportunidades aos que menos chances têm tido para se mostrarem. Michael, pouco utilizado na época passada, no Maxaquene, saltou do banco a meio da segunda parte e, na terceira vez que tocou na bola, desferiu de fora da área um remate forte e colocado que só parou no fundo da baliza de Antoninho, que não podia fazer nada para evitar o 4-1.

O extremo esquerdo deu mote para a goleada, que só viria a parar aos 90 minutos, mesmo no final, e por intermédio de Luís, que marcou o segundo na sua conta pessoal e o quinto para os “locomotivas”, os quais deixaram o campo do Costa do Sol com um sorriso rasgado.

Houve até quem dissesse que se tinha tratado de um bom ensaio para o jogo das Afrotaças, frete ao AC Mitsamoulis, das Comores na sexta-feira. O certo é que o “canário” foi humilhado no seu ninho, por uma “locomotiva” que poderia até ter construindo uma vitória mais volumosa, se não tivesse reduzido a aceleração em alguns períodos.

Texto: Michael Cesar (correspondente e colaborador do Desportugal em Moçambique)

Página Inicial


sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Taça Libertadores - Cruzeiro arrasa e se classifica para fase de grupos. Libertad, Juan Aurich e Racing também chegam lá.

Hora de voltar aos trabalhos, meus caros. As férias se foram, alguns quilos a mais vieram, e a Taça Libertadores da América 2010 está por começar. Os clubes brasileiros terão atenção especial aqui no Desportugal.

Com o arrasador placar de 7 a 0, o Cruzeiro garantiu sua vaga para a fase de grupos, no confronto contra os bolivianos do Real Potosí, válido pela etapa preliminar. Na primeira partida, na altitude de Potosí, houve empate por 1 a 1. Kleber, que esteve próximo de um acerto com o FC Porto recentemente, fez um dos sete tentos. Libertad (Paraguai), Juan Aurich (Peru) e Racing (Uruguai) também se classificaram. Ainda há duas vagas em disputa.



Na noite de quarta-feira, a Raposa não deu chances ao Potosí. Ao fim do primeiro tempo, vencia por 4-0, gols de Wellington Paulista, Thiago Ribeiro, Kleber e Jonathan. Na etapa final, o time visitante teve duas expulsões, facilitando ainda mais as coisas para a equipe local. Eliandro, Bernardo e Guerrón finalizaram o escore. O Cruzeiro, treinado por Adilson Baptista, estará na chave 7, ao lado de Vélez (Argentina, onde estreia dia 10), Deportivo Italia (Venezuela) e Colo-Colo (Chile).

Kleber foi para Portugal, mas retornou à Raposa
O Cruzeiro manteve a base do time vice-campeão na edição anterior. Ainda chegaram os promissores Pedro Ken, do Coritiba, e Anderson Lessa, do Náutico, além do experiente meia Roger, ex-Corinthians, que se juntam a Fábio, Gilberto, Marquinhos Paraná, Jonathan, Henrique, Kleber e Wellington Paulista, jogadores da confiança do técnico Adilson. Há ainda dois jovens que devem se firmar como titulares neste ano: o lateral-esquerdo Diego Renan e o meia Bernardo.

Em Assunção, o Libertad teve muito mais sofrimento para garantir sua vaga na chave 4. Ao perder o jogo de ida contra o Táchira, na Venezuela (1-0), os paraguaios necessitavam de um triunfo por pelo menos dois gols de diferença. E saíram atrás no placar (gol de Boada), mas viraram com Gamarra e Velazquez (duas vezes). O Libertad tem como maiores glórias em Taças Libertadores duas aparições nas semifinais, em 1977 e 2006.

Os peruanos do Juan Aurich superaram os mexicanos do Tecos com duas vitórias, garantindo-se no grupo 3. Na ida, vitória do time da cidade de Chiclayo por 2 a 0. Nesta quarta, no México, triunfo por 2 a 1, gols de Tejada e Ciciliano. Será a segunda participação do clube na competição - a primeira fora no distante ano de 1969.

Em Montevidéu, o Racing eliminou o Atlético Junior, da Colômbia, vencendo por 2 a 0 depois de um empate a dois na primeira partida. Quiñonez e Brasesco fizeram os gols uruguaios, que irão estrear este ano na Libertadores. Também será a primeira participação do clube em torneios sul-americanos. A equipe vem em ascensão, tendo ganhado a segunda divisão nacional em 2008.

Deste modo, ficam faltando apenas dois times para fechar os 32 competidores do estágio de grupos. No próximo dia 9, a Universidad Católica (Chile) recebe o Colón (Argentina), precisando reverter a derrota de 3-2 fora de casa. Por fim, no dia 11, Emelec (Equador) e Newell’s Old Boys buscam a vaga após empatar sem gols na Argentina.

A fase de grupos terá uma modificação para a temporada. Como os mexicanos Chivas e San Luís desistiram da disputa nas oitavas-de-final no ano passado por conta da gripe suína (H1N10), a Conmebol, numa decisão inédita e, cá entre nós, equivocada, resolveu colocá-los diretamente nesta fase de mata-mata para 2010. Com isso, os dois piores segundos colocados do estágio de grupos não avançarão para as oitavas.

Os demais brasileiros
O atual campeão brasileiro Flamengo pouco contratou para a temporada que está começando. Mas uma dessas contratações empolgou demais o torcedor: Vagner Love, de passagem frustrada no Palmeiras. Ele e o “Imperador” Adriano são a esperança de gols da torcida, no que já é chamado de Império do Amor. De 2009, permanecem principalmente o goleiro Bruno, os laterais Juan e Léo Moura, o volante Maldonado e o veterano meia Petkovic. Ainda chegaram o volante Fernando (Goiás) e o lateral Felipe Alvim (Wolfsburg). Por outro lado, saíram Aírton, vendido para o Benfica, e Zé Roberto, que retornou para o Schalke, entre outros.
Love fará dupla de ataque com Adriano

No ano em que completa 100 anos, o Corinthians, do técnico Mano Menezes, não poupou esforços em contratações visando a Libertadores. O lateral-esquerdo Roberto Carlos, 36 anos, veio como principal nome, juntando-se ao “Fenômeno” Ronaldo. Três meias ainda vieram: Tcheco, ex-Grêmio, Danilo, ex-São Paulo e Iarley, ex-Goiás. Outro fator que pode ajudar o Timão é que não houve perdas vitais entre os principais atletas. O goleiro Felipe, os zagueiros William e Chicão, os meias Elias e Defederico e os atacantes Jorge Henrique e Dentinho são apostas dos adeptos para a disputa da competição sul-americana.
Jorge Henrique (centro) põe velocidade no ataque do Corinthians

O São Paulo trouxe um pacotão do Barueri: o meia Fernandinho e os zagueiros André Luiz e Xandão. Léo Lima (Goiás), Cléber Santana (Atlético de Madrid) e Rodrigo Souto (Santos) também foram anunciados. Mas foram dois retornos que mais chamaram a atenção: o meia Marcelinho Paraíba, que estava no Coritiba, e o zagueiro Alex Silva, do Hamburgo, chegam para reforçar o time treinado por Ricardo Gomes. Entre as principais perdas, saíram Hugo e Borges, para o Grêmio, e Arouca, para o Santos.

Washington (9) é o finalizador são-paulino

O Internacional volta à Libertadores depois de um ano onde ficou com três vices no último ano - Copa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Brasileirão. O técnico mudou: o uruguaio Jorge Fossati, campeão da Recopa contra o próprio Inter. Os laterais Nei e Bruno Silva chegaram para disputar posição na direita, assim como Thiago Humberto no meio e Kleber Pereira na frente. Não houve grandes perdas, e as principais peças do elenco de 2009 permanecem: Sandro, Guiñazu, D’Alessandro, Giuliano e Andrezinho, além do (contestado) atacante Alecsandro.
Promissor Giuliano é uma das apostas coloradas

Os grupos


Grupo 1 - Corinthians, Cerro Porteño (PAR), Ind. Medellín (COL) e Racing (Uruguai);
Grupo 2 - São Paulo, Nacional (PAR), Once Caldas (COL) e Monterrey (MEX);
Grupo 3 - Estudiantes (ARG), Alianza Lima (PER), Bolívar (BOL) e Juan Aurich (PER);
Grupo 4 - Lanús (ARG), Universitário (PER), Blooming (BOL) e Libertad (PAR);
Grupo 5 - Internacional, Cerro (URU), Deportivo Quito (EQU) e Emelec (EQU)/Newell’s (ARG); Grupo 6 - Nacional (URU), Banfield (ARG), Morelia (MEX) e Deportivo Cuenca (EQU);
Grupo 7 - Cruzeiro, Colo-Colo (CHI), Vélez (ARG) e Deportivo Italia (VEN);
Grupo 8 - Flamengo, Caracas (VEM), Univ. de Chile (CHI) e Univ. Católica (CHI)/Colón (ARG).



Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra, Uol]

Página Inicial

O dia C: Quinta da Lapa e Gil Scott-Heron

Mais uma sexta, mais um dia C.

Desta feita dedicar-me-ei a tudo aquilo que acho que não vale a pena fazer neste próximo fim de semana.

O primeiro será beber um Quinta da Lapa. Situada numa zona em que luta entre ser um vinho da extremadura ou ribatejano, lá ganhou o Ribatejo, mas sem grande consistência. Apesar de um sedutor conjunto de castas (Touriga Nacional, Castelão, Syrah e um mais duvidoso Merlot), consegue ser um vinho bastante pouco consistente, onde predomina o travo amargo e pouco saboroso do Merlot. O próprio Castelão merecia melhor acompanhamento a nível de castas.

Portanto, não se atrevam a bebê-lo este fim de semana. Nem no próximo. Não o bebam. Pela vossa saúde.

Uma outra coisa que também não vos recomendo particularmente é o recente trabalhho de Gil Scott-Heron. A questão que se prende com esta minha relutância é tremendamente simples: qual a validade de um cantor de intervenção hoje?

Podemos argumentar que sempre são precisos e que é necessário abrir a nossa consciência e alertar-nos para o que está à nossa volta, mas acredito que a mesma estrutura musical dos anos 70 já não será capaz de seduzir ninguém nos dias que correm. Ou se ouve enquanto um momento historicamente delimitado (com todo o imenso valor inerente) ou então soa a bacoco.

Esta é a minha principal reticência.



Claro está que também não vos aconselho visitas exaustivas (ou até mesmo qualquer tipo de visita) aos variados centros comerciais deste país que seguramente estarão pejados de pessoas em fato de treino, crianças embirrentas, lojas sobrepovoadas, empregados mal pagos e impacientes e barrotes de comida de plástico para enganar uma fome e encher-nos que nem brutos.

Para a semana que vem, já espero que o bom humor tenha regressado e já vos possa recomendar algo de aprazível para o fim de semana.

Página Inicial

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Contra o Togo no CAN de Angola: UA exige detenção de autores do ataque



A União Africana (UA) instou os países não africanos onde foi organizado, concebido e reivindicado o ataque terrorista contra a Selecção do Togo em Angola a colaborarem com o Governo angolano na detenção e no julgamento dos responsáveis pelo acto, soube a PANA em Addis-Abeba, capital da Etiópia.

De acordo com uma decisão da 14ª Cimeira da UA realizada entre 31 de Janeiro e 2 de Fevereiro deste ano na capital etíope, os líderes africanos condenaram "veementemente" o acto perpetrado a 8 de Janeiro e exigiram a cooperação destes países para a detenção e o julgamento dos autores do ataque contra a selecção togolesa de futebol que devia disputar o 27º Campeonato Africano das Nações (CAN-2010).

"Os países não africanos onde o acto terrorista em causa foi organizado, concebido e finalmente reivindicado devem colaborar com o Governo de Angola na detenção e no julgamento dos responsáveis pelo acto", refere o texto das decisões da conferência.

Por outro lado, pede-se a todos os países, africanos e não africanos, que se abstenham de "promover, proteger, apoiar e abrigar grupos terroristas", lembrando que o terrorismo "é um acto abominável e condenável que visa desestabilizar a paz e a segurança de todos os povos".

Os países não africanos são igualmente convidados a não permitir a residência em seus territórios de cidadãos naturalizados com conhecidos antecedentes terroristas, bem como a tomar medidas para prevenir o uso do seu espaço geográfico para a preparação de tais actos.

O ataque contra o autocarro que transportava a delegação da selecção togolesa ocorreu dois dias antes do início do CAN, após um estágio no Congo-Brazzaville. O acto foi perpetrado por rebeldes armados próximo da fronteira com Angola.

Esta acção foi reivindicada, a partir da capital francesa, Paris, pela Frente de Libertação do Enclave de Cabinda (FLEC), um grupo separatista que reclama pela independência desta província rica em petróleo no norte de Angola e fronteiriça com o Congo-Brazzaville.

Após o ataque, que causou a morte do treinador-adjunto da seleccção togolesa, Abalo Amelete, do assessor de Imprensa da equipa, Stanislas Ocloo, e de um cidadão angolano, o Governo togolês decidiu repatriar a sua equipa.

Na sequência desta decisão das autoridades togolesas a Confederação Africana de Futebol (CAF) suspendeu a Selecção do Togo dos CAN de 2012 e 2014, indicando que a decisão de repatriar a equipa, apesar de os jogadores manifestarem a vontade de disputar o CAN, transgride os regulamentos deste órgão reitor do futebol continental.

De acordo com o regulamento do CAN, "a ausência declarada a menos de 20 dias do início da competição final ou durante o torneio implicará uma multa de 50 mil dólares e a suspensão da Selecção Nacional das duas edições seguintes do CAN".

Mas o Governo togolês exprimiu a sua indignação e reprovação pela decisão da CAF de suspender a sua Selecção Nacional do CAN durante quatro anos.

"O Togo acolheu com indignação e reprovação a decisão da CAF de suspender dos dois próximos CAN a nossa equipa nacional com uma multa", indicaram as autoridades togolesas numa declaração. O mesmo documento diz tratar-se duma "decisão surpreendente que pode ser interpretada como sendo igualmente a expressão dum desdém total face ao que o Togo e o povo togolês viveram como um drama".

Explicando os motivos que o levaram a retirar a Selecção Nacional do CAN, o Governo togolês afirmou que a retirada não resultou duma vontade manifesta da selecção, muito menos do Governo, mas do facto de que "as condições de segurança não estavam reunidas".

Por isso, as autoridades togolesas pretendem levar o caso diante do Tribunal Arbitral do Desporto em Lausanne, na Suíça, para interpor recurso pela decisão.

A Selecção do Togo deveria disputar o Grupo B do CAN-2010, na província de Cabinda, no norte de Angola, com as suas similares da Costa do Marfim, do Burkina Faso e do Gana.

Cimeira Adiada

Entretanto, a próxima cimeira ordinária da União Africana (UA) inicialmente programada para finais de Junho a princípios de Julho deste ano vai ser adiada para o fim deste último mês por coincidir com o Mundial de 2010 na África do Sul, soube a PANA terça-feira em Addis-Abeba (Etiópia).

A Federação Internacional de Futebol (FIFA) fixou a fase final do Campeonato do Mundo de 2010, o primeiro na história do futebol mundial a realizar-se em solo africano, para 11 de Junho a 11 de Julho de 2010.

De acordo com fonte próxima da 14ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da UA decorrida de 31 de Janeiro a 2 de Fevereiro deste ano em Addis-Abeba, a 15ª sessão ordinária desta conferência deverá realizar-se de 19 a 27 de Julho de 2010.

A fonte indica que os chefes de Estado africanos aceitaram a proposta apresentada pelo Uganda durante a 11ª Cimeira da UA decorrida em 2008 na cidade egípcia de Charm El-Cheikh, para albergar a 15ª sessão ordinária da organização em Kampala.

A União Africana considera necessário prestar todo o apoio à África do Sul enquanto organizadora do Mundial de 2010, durante o qual deverão ser exibidos "não só produtos do artesanato cultural de África como também da arte africana em geral".

Por isso, numa das suas recomendações ao Conselho Executivo da UA no quadro desta 14ª cimeira da organização panafricana, os embaixadores africanos reunidos no Comité de Representantes Permanentes (COREP) sugeriram que a próxima conferência não coincidisse com o Mundial 2010.

"As datas da fase final da Copa do Mundo a ter lugar na África do Sul em 2010 devem ser tidas em conta na fixação das datas para a próxima cimeira da União Africana agendada para Junho a Julho de 2010", refere o relatório do COREP submetido ao Conselho Executivo.

A segunda cimeira ordinária anual da UA é normalmente realizada entre os finais de Junho e princípios de Julho fora da sede da organização panafricana que está situada na capital etíope, Addis-Abeba.

Texto: Michael Cesar (correspondente e colaborador do Desportugal em Moçambique)


Página Inicial


Futebol – Final do Torneio “O Treinador”: Heróis maxaquenenses


EM pleno 3 de Fevereiro, Dia dos Heróis Moçambicanos, os maxaquenenses foram os grandes heróis da primeira competição futebolística da temporada 2010, o Torneio “O Treinador”, cujo epílogo teve lugar ontem, no seu campo.

Numa final emocionante, apesar de as equipas terem evidenciado alguma ausência de entrosamento face à entrada de jogadores novos, o Maxaquene conquistou esta prova pela segunda vez consecutiva, mercê da sua vitória sobre o Ferroviário por uma bola sem resposta, tento da autoria do ex-atacante dos “locomotivas” do Chiveve, Tony, quando eram decorridos 69 minutos.

Tendo os “tricolores” como vencedores – receberam o respectivo troféu – o segundo lugar da prova coube aos campeões nacionais, o terceiro ao Matchedje e o quarto e último ao Desportivo.

Nesta altura do princípio da época, a principal curiosidade dos adeptos residia na identificação dos reforços, observar como a sua equipa actua e começar já a fazer conjecturas em relação ao futuro. No caso da partida de ontem, o facto de se tratar de uma final teve o seu peso e, nas quatro linhas, o empenho dos artistas foi irrefutável. Imprimindo velocidade ao desafio, ambos os conjuntos procuraram sempre estar próximos da baliza contrária, mas o que se viu, essencialmente, foi uma concentração do jogo na zona nevrálgica, onde se travaram grandes batalhas.

Mesmo assim, algumas fugas para a frente atacante eram protagonizadas, do lado “tricolor” por Tony, que parece estar a encaixar-se perfeitamente no esquema de jogo da turma de Arnaldo Salvado, Hélder Pelembe e Eboh; pela banda “locomotiva” através de Jerry, no entanto, sem grande impacto, pois a sua muleta Luís, incompreensivelmente, jogava longe do seu lugar habitual, daí que o apoio ao jovem ponta-de-lança acabava sendo produto da acção dos meio-campistas Danito Parruque, Momed Hagy e Ítalo, este último a fazer as delícias dos adeptos com os seus geniais toques de bola.

A desfrutar, globalmente, do maior quinhão de lances de ataque, o Maxaquene viria a construir a vitória num lance de extraordinário envolvimento de Tony, senão vejamos: primeiro, remata forte para uma defesa de recurso do guarda-redes Muhamad, cedendo pontapé de canto; depois, na sequência deste, a nova aquisição “tricolor” mete a cabeça à bola e atira vitoriosamente.

O esforço do Ferroviário para também chegar ao golo foi uma realidade, só que as duas formações, nessa altura, já jogavam com segundas equipas, devido às intermináveis substituições que efectuaram, para além das constantes paragens no jogo e sua consequente quebra de ritmo.

O juiz da partida, ao que tudo indica, ainda está de férias. Atrapalhou-se incrivelmente em relação às faltas, tendo os “tricolores” sido os mais prejudicados.

Ficha o Jogo

Maxaquene – Samito; Vovito, Dércio, Nito e Eusébio; Eládio (Kito), Alvarito (Mustafá) e Eboh (Liberty); Hélder (Clarêncio), Tony (Aníbal) e Macamito (Reginaldo)

Ferroviário – Pinto (Muhamad); Butana (Rafael), Zabula, Tony e Michael (Fred); Whisky, Momed Hagy (Valdo), Danito Parruque (Tchaka) e Ítalo (Mendes); Luís e Jerry (Imo)

Texto: Michael Cesar (correspondente e colaborador do Desportugal em Moçambique)

Página Inicial


terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Federação Moçambicana de Natação: Três listas concorrem à eleição da nova direcção



Tres nomes concorrem para o cargo de presidente da Federação Moçambicana de Natação (FMN), cujas eleições se realizam na tarde da próxima sexta-feira no Comité Olímpico de Moçambique, no decurso da assembleia geral daquela instituição que tem igualmente como pontos de agenda a aprovação dos respectivos estatutos.

Trata-se de Momed Essaque, que representa o Núcleo dos Amigos da Natacão, e que é um dos membros da Comissão Administrativa da FMN, Gilberto Mendes, antigo nadador e proprietário da Companhia de Teatro Gungú, e Hélder Vasco Nguluve, antigo praticante, juiz e cronometrista.

O Conselho Nacional do Desportos confirmou, ontem, a entrada das três listas concorrentes na secretaria daquele órgão que, na ausência da Mesa da Assembleia Geral, vai orientar a reunião magna que culminará com a escolha de uma nova direcção, o que acontecerá depois de sensivelmente três anos de vazio de poder, desde que foram impugnadas as últimas eleições realizadas em 2007 devido a irregularidades.

No entanto, o escrutínio será antecedido da aprovação do regimento eleitoral que vai orientar as eleições. O regimento eleitoral tem como objectivo conferir a legitimidade dos concorrentes e das respectivas listas no cumprimento dos requisitos.

Como se pode depreender, este será o escrutínio mais concorrido na vida da modalidade, facto que tem a ver com a sensibilidade que alguns dos fazedores da modalidade e antigos praticantes têm com a causa da natação que nos últimos anos está votado ao fracasso, devido à crise de dirigismo.

Gilberto Mendes, por exemplo, disse à nossa Reportagem que vai concorrer em respeito da vontade expressa por aqueles que com ele nadaram no passado, período em que a natação era referência no país, tendo igualmente ficado sensibilizado com o facto de a modalidade estar a registar uma fase muito crítica e que é a causa dos fracos resultados que se verificam nas competições internas e internacionais.

Por seu turno, Momed Essaque salientou que ficou motivado pela experiência e convivência que teve durante cerca de um ano ligado à Comissão Administrativa e reiterou ter aprendido muito sobre a modalidade, sobretudo pelo facto de movimentar maioritariamente crianças. É da opinião que, com os problemas que a natação vive, é preciso encontrar e envolver as grandes figuras que fizeram a história da modalidade com o objectivo de torná-la mais profissionalizada.

Hélder Nguluve, por seu turno, pretende que sejam envolvidos todos aqueles que ao longo dos anos demonstraram que é possível movimentar a modalidade, mesmo com as carências provocadas pela própria conjectura histórica para que, através dessa experiência e união de forças, se possa partir para os desafios que se colocam, nomeadamente elevar a qualidade competitiva tendo como alicerce a aposta na formação.

Texto: Michael Cesar (correspondente e colaborador do Desportugal em Moçambique)

Página Inicial


segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

CAN ANGOLA-2010 - Uma vez Faraó… sempre Sua Majestade!

Egipto marcava  e vencia Taça das Nações Africanas 2010 em Angola

Cairo, Alexandria, Ismailia, Port Said, Suez e outras grandes e pequenas cidades do Egipto dormiram acordadas ontem à noite. O motivo não podia ser outro: festejar exuberantemente a conquista, pela terceira vez consecutiva, do título continental de futebol. A 27ª edição do Campeonato Africano das Nações Angola-2010, que terminou em beleza e em ambiente colorido e indescritível no Estádio 11 de Novembro, em Luanda, viu os “Faraós” subirem novamente ao pedestal de honra, mercê do triunfo na magnífica final com o Gana por 1-0.

O solitário e vitorioso tento teve a assinatura de Gedo, aos 85 minutos, na sequência de uma primorosa combinação com Zidan, pelo lado esquerdo. Já na grande área e vendo a saída precipitada do guarda-redes Kingson para diminuir o ângulo, o considerado suplente dourado, em virtude de sempre sair do banco para marcar, rematou com a parte interna do pé direito, colocando o esférico para uma zona de difícil alcance para o “keeper” ganês.

Era o momento mais sublime da partida e também de verdadeiro contraste: os “Faraós”, que nessa altura até vinham sofrendo uma forte pressão por parte do adversário, iniciavam uma inequívoca festa, tendo em conta que dificilmente o Gana poderia chegar à igualdade e forçar o prolongamento; e as “Estrelas Negras”, que então brilhavam nos céus luandenses, viam uma seta venenosa espetar-se impiedosamente no seu peito, deitando-se abaixo todo o seu rosado castelo que estava sendo construindo, sobretudo pela forma como se estavam exibindo no segundo tempo da contenda.

Este desafio, sem ter sido uma final de sonho, não deixou de ser espectacular e disputada com todo o ardor pelos artistas das duas formações. O futebol pragmático dos egípcios encontrou ontem um opositor à altura de detê-lo, daí as imensas dificuldades que os seus intérpretes tiveram para explaná-lo. Com uma defesa bastante compacta, os ganeses não ofereceram espaço de manobra aos matreiros e perspicazes Meteeb e Zidan, nem tão pouco ao “play-maker” Ahmed Hassan para armar o jogo ofensivo da sua equipa.

O mago Hassan Shehata, o técnico fortemente contestado quando passou a dirigir a equipa e hoje venerado por “todo o mundo”, ensaiou várias mutações de ordem táctica, na perspectiva de furar a estratégia adversária, que consistia numa linha intermediária bastante pressionante e uma retaguarda sem contemplações, no entanto, sem sucesso, acabando por chegar às mãos de Kingson bolas praticamente mortas.

Mas, também com um meio-campo muito povoado, através da colocação de quatro a cinco homens, o Egipto também não permitiu veleidades aos ganeses, mesmo com o grande tecnicismo demonstrado por Asamoah Gyan, autor de vários remates susceptíveis de golo, bem secundado pelo incansável André Ayew, um verdadeiro quebra-cabeças para a defesa afro-árabe.

Infangível Gedo


Na etapa complementar da partida, se os egípcios detinham a maior posse de bola, era o Gana, entretanto, que mais se aproximava do golo, mercê do seu claro domínio na zona nevrálgica e numa altura em que se jogava a uma velocidade alucinante, principalmente por parte das “Estrelas Negras”, a tirar partido de uma certa exaustão dos “Faraós”.

Só que, ao que tudo indica, Hassan Shehata tem substituições imprescindíveis e que normalmente têm um efeito positivo: lançou Abdelshafi e Gedo, duas unidades bem dotadas tecnicamente e desequilibradoras. E a sua acção não se fez esperar, pois o Egipto recuperou algum espaço que havia perdido a favor do Gana, para além do momento fatal ocorrido aos 85 minutos.

A combinação entre Gedo e Zidan é magnífica, principalmente pela inteligência evidenciada por Gedo, que apenas precisou do seu colega para servir de tabela, isto é, foi ele que iniciou o lance, fez o passe para Zidan e este, prontamente, devolveu o esférico ao suplente dourado, baralhando por completo a defesa ganesa. Com o difícil praticamente feito, já na área foi somente colocar a bola no melhor sítio, para gáudio dos egípcios, que dessa forma construíam o golo que lhes levaria ao pedestal de honra pela terceira vez consecutiva e pela sétima no seu historial.

Com o tento a surgir no momento de maior inspiração das “Estrelas Negras”, apesar do evidente conformismo de ambas as partes, projectando os 30 minutos suplementares, o Gana ainda teve tempo e espaço para protagonizar um lance que poderia ter produzido o empate e, consequentemente, o prolongamento, porém, sem êxito. O último apito do árbitro só veio confirmar a já iniciada festa rija dos egípcios, unanimemente considerados a melhor e mais forte selecção presente no CAN Angola-2010.

Invencíveis



Únicos invictos na prova, os “Faraós”, adstritos ao Grupo “C”, em Benguela, ganharam, na primeira fase, sucessivamente à Nigéria (3-1), Moçambique (2-0) e Benin (2-0). Na etapa subsequente, a sua senda vitoriosa continuou diante dos Camarões (3-1), nos quartos-de-final, Argélia (4-0), nas meias-finais, e ontem, perante o Gana (1-0), na final. Tendo marcado 15 golos em seis partidas, cinco das quais disputadas em Benguela, os egípcios apenas sofreram dois tentos, curiosamente em desafios em que, tendo visto a Nigéria e os Camarões se adiantarem no marcador, acabaram por efectuar um magnífico volte-face, vencendo pelo mesmo “score” de 3-1.

Na sua extraordinária e espectacular caminhada, Egipto enfrentou quatro selecções apuradas para o Campeonato do Mundo África do Sul-2010: Nigéria, Camarões, Argélia e Gana, sempre se saindo com sucesso e demonstrando que também merecia um lugar nessa grandiosa competição. Aliás, o embate das meias-finais, frente à rival Argélia e seu “carrasco” nas eliminatórias para o “Mundial”, serviu claramente como uma vingança e demonstração de forças, zombando o adversário com uma goleada por 4-0, o desfecho mais desnivelado nesta prova.

Nas duas edições anteriores, designadamente Egiopto-2006 e Gana-2008, os “Faraós” bateram na final a Costa do Marfim por 4-2, após o desempate através de pontapés da marca de grande penalidade, na sequência do nulo ao cabo dos 120 minutos, e os Camarões por uma bola sem resposta, respectivamente.

Os outros quatro títulos foram ganhos na primeira edição, em 1957, no Sudão, com vitória sobre Etiópia pela marca de 4-0; na segunda, em 1959, no Egipto, mercê do 2-1 diante do Sudão; na décima quinta, em 1986, novamente mo Egipto, ao bater Camarões por 5-4, por penates, depois do 0-0; e na vigésima sétima, em 1998, no Burkina Faso, com triunfo perante a África do Sul por 2-0.

Ontem, coube ao capitão Ahmed Hassan receber o troféu de campeão africano das mãos do Chefe do Estado angolano, José Eduardo dos Santos, nesta cerimónia acompanhado pelos presidentes da FIFA, Sepp Blatter, e da CAF, Issa Hayatou. Ahmed Hassan, 36 anos, foi galardoado com o título de melhor jogador do CAN Angola-2010, no epílogo de uma brilhante carreira e com mais de uma centena de internacionalizações. O seu colega da baliza, El-Hadary, foi eleito melhor guarda-redes, enquanto Gedo, 25 anos, foi o melhor marcador da prova com cinco golos e igualmente considerado jogador revelação.

Especificamente em relação à final, Fathy foi o homem do jogo – já o havia sido frente a Moçambique – e Asamoah o jogador “fair-play”.
Com o espectacular fogo-de-artifício a encerrar a 27ª edição do Campeonato Africano das Nações Angola-2010, ainda houve espaço para a passagem do testemunho, com a entrega da bandeira da competição aos responsáveis do próximo CAN, em 2012, co-organizado pelo Gabão e pela Guiné-Equatorial.

Vídeo

Egipto 1-0 Gana




Texto: Michael Cesar (correspondente e colaborador do Desportugal em Moçambique)

Página Inicial


CAN ANGOLA-2010 - Nigéria medalha de bronze

Obiina festejava golo e Nigéria conseguia terceiro lugar na CAN 2010

A Nigéria conquistou a medalha de bronze da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações Angola-2010, ao derrotar, no sábado, a Argélia por 1-0, no Estádio Nacional de Ombaka, em Benguela.

O único golo do encontro foi marcado pelo avançado Obinna, aos 55 minutos, numa bela iniciativa individual.

Vídeo

Nigéria 1-0 Argélia



Texto: Michael Cesar (correspondente e colaborador do Desportugal em Moçambique)

Página Inicial