quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Qualificação para CAN Gabão/Guiné-Equatorial – 2012: Moçambique no caminho da Zâmbia, Líbia e Ilhas Comores

Viva! Blogueiros do Desportugal. Andei um pouco sumido porque estava a tratar de assuntos pessoais, mas fim em cheio e com toda a disponibilidade para deixar ficar aquilo que são as grandes emoções do desporto moçambicano, incluíndo os Campeonatos Províncias que antecedem o Moçambola, prova máxima de futebol em Moçambique.


A selecção Nacional de Futebol de Moçambique, Os Mambas, calhou num grupo dificil na qualificação para o Campeonato Africano das Nações – CAN de 2012, a realizar-se no Gabão e Guiné-Equatorial, segundo ditou o sorteio realizado sexta-feira última, em Lubumbashi, na República Democrática do Congo.

Os Mambas, estão integrados no grupo C juntamente com as selecções da Zâmbia, Líbia e Ilhas Comores, sendo que a primeira tem sido um bicho de sete cabeças para o combinado nacional, que nunca os venceu, já as outras, estão ao alcançe dos moçambicanos.

A selecção Nacional de Moçambique, inicia a prova defrontando a Líbia, no estádio da Machava, em Maputo, a 5 de Setembro.

A ida de Moçambique para o CAN de 2012, tem um grande adversário, a Zâmbia, que vão disputar o primeiro lugar do grupo, uma vez que apenas o primeiro classificado tem o passaporte garantido para o CAN, sendo que o segundo deverá ser um dos 3 melhores dos 11 agrupamentos para estar entre as 16 equipas que vão disputar a prova.

No sorteio do CAN – 2012, que vai-se disputar no sistema de todos contra todos em duas voltas, Os Mambas, foram colocados no Pote B, o que obrigou o cruzamento com umas das grandes selecções de África, que estão inseridos no Pote A, calhando neste caso a Zâmbia.

As outras 10 selecções do Pote A, que foram as melhores do último CAN, realizado no mês de Janeiro, em Angola, são o Egipto, Ghana, Nigéria, Argélia, Camarões, Amgola, Costa do Marfim, Burkina Faso, Mali e Tunisia.

As restantes selecções sorteadas foram colocadas nos potes em função da sua posição no Raking da FIFA, sendo assim no Pote B, ficaram Marrocos, Benin, Uganda, África do Sul, Malawi, Moçambique, Guiné-Conacri, Senegal, Gâmbia, Cabo Verde e Congo.

Ruanda, Tânzania, Sudão, Namíbia, RD Congo, Quénia, Líbia, Zimbabwe, Botswana, Etiópia e Serra Leoa, ficaram no Pote C e no Pote D estão as selecções de Suazilândia, Chade, Burundi, Madagáscar, Libéria, Níger, Ilhas Comores, Maurícias, Mauritânia, República Centro Africana e Guiné-Bissau.

No total foram 44 selecções envolvidas no sorteio, uma vez que Gabão e Guiné-Equatorial, como países organizadores, já tem presenças garantidas no CAN – 2012, enquanto que Togo, que está suspenso, Djibuti, Eritreira, Lesoto, São Tomé e Princípe, Seychelles e Somália, não se increveram.

Angola e Guiné-Bissau, dois países falantes da língua portuguesa, vão defrontar-se no Grupo J, juntamente com o Uganda e o Quénia. O Cabo Verde ficou integrado no Grupo A, com Mali, Zimbabwe e Libéria.

O tri-campeão africano e detentor de maior número de CAN conquistado, um total de 7 títulos, o Egipto, vai enfrentar no Grupo G, a África do Sul, que vai acolher o mundial – 2010, Serra Leoa e o Níger.

Moçambique, tem de um certo modo bom calendário, começa a jogar em casa, recebendo a Líbia a 5 de Setembro deste ano, deslocando-se depois para as Ilhas Comores entre os dias 6, 7 ou 8 de Outubro, a seguir recebe a Zâmbia, entre 25, 26 ou 27 de Março de 2011.

Na segunda volta, os Mambas deslocam-se primeiro a Zâmbia no dia 3,4 ou 5 de Junho de 2011, desloca-se á Líbia no 2,3 ou 4 de Setembro de 2011 e finalmente recebe as Ilhas Comores entre 7, 8 ou 9 de Outubro do próximo ano.

Texto: Michael Cesar (correspondente e colaborador do Desportugal em Moçambique)

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas