quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

HCB de Songo vence torneio quadrangular, em Chimoio

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa de Songo, conquistou domingo último, em Chimoio, o torneio quadrangular de futebol, organizado pelo Núcleo Provincial de Treinadores de Manica, ao derrotar na final o Matchedje da Beira, por 3-0.


Os golos dos tetenses, foram da autoria de Maninho, Amílcar e Gito, aos 6, 45+3 e 84 minutos respectivamente.

O evento, tinha como propósito rodar as equipas participantes, estarão na Liga Moçambicana, vulgo Moçambola e Campeonato Provincial de Futebol edição 2010, e angariar fundos para o recém-criado Núcleo Provincial de Treinadores de Manica.

Os militares do Chiveve, mostraram um futebol organizado e que estavam para levar a melhor perante um adversário que notabilizou-se no Moçambola do ano passado, tendo válido a experiência e rodagem da HCB para chegar a vitória.

Na primeira partida de domingo, entre vencidos do dia anterior, o Vilanculos FC, venceu os Atletas Sem Clube de Chimoio, por 1-0, tento anotado na primeira metade do jogo, por intermédio de Bila.

No sábado, os vencedores dos dois desafios, foram emcontrados na marcação de grande penalidades depois de empates no final dos tempo regulamentar.

No entanto, o Matchedje da Beira, empatou a uma bola com os Atletas Sem Clubes de Chimoio, tendo Mavô, inaugurou o marcador aos 50 minutos para os militares da Beira, e Árabe, deixou tudo igual quando decorriam 69 minutos.

Por causa de tempo em que derby terminou, logo que acabou os 90 minutos recorreu-se as grandes penalidades, onde cada turma chutou 13 vezes, tendo falhado cinco penalties, terminando empatados a oito bolas.

Perante esta situação, os organizadores desidiram atribuir vitória a formação vindo da cidade da Beira, o qual trasintou para a final de domingo.

Na outra partida, que pós frente a frente duas equipas que vão disputar o Moçambola-2010, a HCB de Songo e Vilankulo FC, também empataram a uma bola, golos marcados por Sérgio, aos 2 minutos, para a turma de Euroflin da Graça, e Mavô, aos 56’ para a equipa orientada por Mussá Osman.

Já na marcação de grandes penalidades, a HCB de Songo saiu mais feliz marcando 9 vezes contra 8 do adversário, vindo da chamada Terra de Boa Gente, Inhambane.

O objectivo era rodar a equipa – Mussá Osman

Mussá Osman, treinador da HCB do Songo, disse que o objectivo não foi de ganhar o torneio, mas sim preparar a equipa para o Moçambola, afirmando que “em casa não temos jogos, tentamos organizar todos os nossos sectores, tenho um sector que não está como eu quero, o defensivo, mas só jogando é que eu podia ver o que é que tenho e o que não tenho”.

Mussá, frisou que há muito trabalho por fazer, tendo em conta que identificou muitos erros na equipa, que devem ser corrigidos antes do ínicio do Moçambola, a 20 de Março.

Depois de participar neste torneio, a equipa da Hidroeléctrica de Cahora Bassa de Songo, vai continuar com a sua preparação da pré-época na Zâmbia, onde efectuará algumas partidas com equipas locais.

Vamos trabalhar mais – Zefanias Massimbe

O treinador do Matchedje da Beira, Zefanias Massimbe, que se prepara para o Campeonato Provincial de Futebola de Sofala, mostrou-se satisfeito pelo convite efectuado por Núcleo Provincial de Treinadores de Manica, pois com os jogos conseguiu observar o nível da equipa.

Massimbe, começou por parabenizar o Núcleo pela iniciativa, para depois explicar que “neste jogo da final, a minha equipa cometeu erros de marcação, fizemos uma brilhante segunda parte, sinceramente mostramos um futebol clássico, demos um show de bola, o resultado é enganador, mas estou bastante satisfeito com os meus rapazes, são rapazes com potencial”.

O treinador dos militares do Chiveve, prometeu mais trabalho para melhorar a prestação da sua colectividade, que pretende lutar pelo título provincial deste ano, a pensar no Moçambola de 2011.

Objectivos alcançados

Miguel Júnior, presidente do Núcleo Provincial de Treinadores de Manica, considerou de positivo os objectivos alcançados no torneio, acrescentando que o mais importante era preparar as equipas que estarão envolvidas no futebol de alta competição, particularmente o Moçambola.

Miguel, sublinhou que a prova pecou por não estar presente o Textáfrica de Chimoio, único representante da província de Manica na máxima prova do desporto rei nacional.

“É por isso que incluimos o Textáfrica de Chimoio, só que esta equipa não quis participar e tivemos de chamar o Matchedje da Beira”, rematou Miguel Júnior.

“Conseguimos angariar pouco dinheiro que servirá para a compra de material de escritório, nomeadamente, carimbo, resma e livro de facturas, para que o seu organismo possa iniciar com o trabalho”, finalizou Júnior.

Texto: Michael Cesar (correspondente e colaborador do Desportugal em Moçambique)

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas