sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Taça Libertadores - São Paulo começa bem; Cruzeiro perde a cabeça na Argentina.

Dois brasileiros entraram em campo na primeira semana de jogos pela fase de grupos da Taça Libertadores 2010. O São Paulo começou bem, vencendo os mexicanos do Monterrey num jogo sem grandes emoções: 2 a 0. Pelo mesmo placar, o Cruzeiro foi derrotado na visita ao Vélez Sarsfield, tendo dois jogadores expulsos ainda no primeiro tempo. Destaque ainda para a estreia do atual campeão Estudiantes, que goleou o Juan Aurich (5-1).Diante de 35.523 pagantes no Morumbi, o São Paulo estreou no grupo 2 passando pelo Monterrey - que usou muitos reservas, priorizando a disputa do campeonato mexicano. Aos 13’, Jorge Wagner cruzou da esquerda e Cervantes mandou para o próprio gol, mas o árbitro deu o gol para Washington. O São Paulo então diminuiu o ritmo, vendo os visitantes terem duas chances de empatar.

Washington - decisivo para o SP
Na segunda parte, o jogo seguiu em ritmo lento. Aos 56 minutos, Rogério Ceni bateu falta para defesa do arqueiro Ortiz. Aos 75’, o Monterrey não escapou. Washington mostrou oportunismo e desviou para as redes depois de um desvio de Jorge Wagner. O São Paulo ainda contou com o retorno do lateral Cicinho, recém trazido da Roma.

Em Buenos Aires, pela chave 7, o Cruzeiro chegou à marca de três expulsões em três jogos - Gilberto levara cartão vermelho contra o Potosí, na estreia na fase preliminar. E Gilberto foi novamente expulso logo com dois minutos, após acertar Sebá no meio-campo. Mas podia piorar, e três minutos depois, Cabrera mandou para a área e Silva abriu o placar.

Cruzeiro segue com muitas expulsões
O jogo estava ríspido, tanto que, apenas no primeiro tempo, foram seis amarelos para jogadores do Vélez. Mas vermelho mesmo, apenas mais um, e para os mineiros: Gil, zagueiro que fez falta dura aos 36 minutos.

Mesmo com 11 contra 9, o Vélez não conseguiu transformar a vitória em goleada graças às boas intervenções do arqueiro Fábio e à falta de pontaria argentina. Mas Fábio não impediu o segundo gol, aos 77 minutos. Morales para Martinez, este para o gol, 2 a 0. Na próxima semana, ocorre o outro jogo da primeira rodada deste grupo: Colo-Colo vs. Dep. Itália.

Se nesta Libertadores já são três expulsões, no ano passado o Cruzeiro teve cinco na fase de grupos. Levaram cartão vermelho Kleber (dois), Fabrício (dois) e Wellington Paulista - todos seguem no clube em 2010.

Estudiantes, de Verón (11), ganhou fácil
O Estudiantes iniciou com goleada sua caminhada na Libertadores. Mesmo sem atuar no seu estádio, a equipe passou por cima dos peruanos do Juan Aurich, em Quilmes. O time visitante teve um jogador expulso ainda na primeira etapa, o que facilitou os trabalhos dos atuais campeões. Destaque para o atacante Boselli, que marcou três vezes no placar de 5 a 1.

Com muito sofrimento, o Nacional de Montevidéu ganhou do Deportivo Cuenca por 3 a 2, no grupo 6. O terceiro gol veio aos 84 minutos, num pênalti convertido por Morales.

Por incrível que possa parecer, apenas nesta semana, onde jogos da fase de grupos já aconteciam, ficaram definidos os dois últimos participantes deste estágio. A Universidad Católica passou pelo Colón nos pênaltis e estreará visitando o Flamengo, pelo grupo 8, no dia 24. O Emelec eliminou o Newell’s Old Boys e visitará o Internacional no dia 23, na chave 5.



Resultados da Taça Libertadores da América 2010
Grupo 1
Cerro Porteño - I. Medellín, 1-1 (Zeballos 57’; Gimenez 18’)

Grupo 2
Nacional [PAR] - Once Caldas, 0-2 (Castrillón 23’, Santoya 65’)
São Paulo - Monterrey, 2-0 (Washington 13’, 75’)

Grupo 3
Bolívar - Alianza Lima, 1-3 (Ferreira 89’; Fernandez 72’, 74’, Montano 90’)
Estudiantes - Juan Aurich, 5-1 (Boselli 7’, 59’, 71’, Ré 44’, Gonzalez 89’; Tejada 35’)

Grupo 4
Lanús - Libertad, 0-2 (Gamarra 66’, Velazquez 74’)
Blooming - Universitário, 1-2 (Gómez 88’; Orejuela 53’, Espinoza 76’)

Grupo 5
Cerro - Deportivo Quito, 2-0 (Dadomo 20’, Mora 63’)

Grupo 6
Banfield - Morelia, 2-1 (Rodriguez 56’, Battion 80’; Rey 90’)
Nacional - Deportivo Cuenca, 3-2 (Regueiro 46’, 65’, Morales 84’; Escalada 25’, 68’)

Grupo 7
Vélez - Cruzeiro, 2-0 (Silva 5’, Martinez 77’)

Fase preliminar - Jogos de volta
Univ. Católica - Colón, 3-2 [5-3 pênaltis] (Henriquez 40’, Toloza 75’, Morales 83’; Fabianesi 53’, Fuertes 56’)
Emelec - Newell’s Old Boys, 2-1 (Rojas 46’, Quiñonez 66’; Barrientos 53’)


Vídeos

São Paulo 2-0 Monterrey


Vélez 2-0 Cruzeiro


Estudiantes 5-1 Juan Aurich


Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas