Hora de voltar aos trabalhos, meus caros. As férias se foram, alguns quilos a mais vieram, e a Taça Libertadores da América 2010 está por começar. Os clubes brasileiros terão atenção especial aqui no Desportugal.
Com o arrasador placar de 7 a 0, o Cruzeiro garantiu sua vaga para a fase de grupos, no confronto contra os bolivianos do Real Potosí, válido pela etapa preliminar. Na primeira partida, na altitude de Potosí, houve empate por 1 a 1. Kleber, que esteve próximo de um acerto com o FC Porto recentemente, fez um dos sete tentos. Libertad (Paraguai), Juan Aurich (Peru) e Racing (Uruguai) também se classificaram. Ainda há duas vagas em disputa.
Na noite de quarta-feira, a Raposa não deu chances ao Potosí. Ao fim do primeiro tempo, vencia por 4-0, gols de Wellington Paulista, Thiago Ribeiro, Kleber e Jonathan. Na etapa final, o time visitante teve duas expulsões, facilitando ainda mais as coisas para a equipe local. Eliandro, Bernardo e Guerrón finalizaram o escore. O Cruzeiro, treinado por Adilson Baptista, estará na chave 7, ao lado de Vélez (Argentina, onde estreia dia 10), Deportivo Italia (Venezuela) e Colo-Colo (Chile).
O Cruzeiro manteve a base do time vice-campeão na edição anterior. Ainda chegaram os promissores Pedro Ken, do Coritiba, e Anderson Lessa, do Náutico, além do experiente meia Roger, ex-Corinthians, que se juntam a Fábio, Gilberto, Marquinhos Paraná, Jonathan, Henrique, Kleber e Wellington Paulista, jogadores da confiança do técnico Adilson. Há ainda dois jovens que devem se firmar como titulares neste ano: o lateral-esquerdo Diego Renan e o meia Bernardo.
Em Assunção, o Libertad teve muito mais sofrimento para garantir sua vaga na chave 4. Ao perder o jogo de ida contra o Táchira, na Venezuela (1-0), os paraguaios necessitavam de um triunfo por pelo menos dois gols de diferença. E saíram atrás no placar (gol de Boada), mas viraram com Gamarra e Velazquez (duas vezes). O Libertad tem como maiores glórias em Taças Libertadores duas aparições nas semifinais, em 1977 e 2006.
Os peruanos do Juan Aurich superaram os mexicanos do Tecos com duas vitórias, garantindo-se no grupo 3. Na ida, vitória do time da cidade de Chiclayo por 2 a 0. Nesta quarta, no México, triunfo por 2 a 1, gols de Tejada e Ciciliano. Será a segunda participação do clube na competição - a primeira fora no distante ano de 1969.
Em Montevidéu, o Racing eliminou o Atlético Junior, da Colômbia, vencendo por 2 a 0 depois de um empate a dois na primeira partida. Quiñonez e Brasesco fizeram os gols uruguaios, que irão estrear este ano na Libertadores. Também será a primeira participação do clube em torneios sul-americanos. A equipe vem em ascensão, tendo ganhado a segunda divisão nacional em 2008.
Deste modo, ficam faltando apenas dois times para fechar os 32 competidores do estágio de grupos. No próximo dia 9, a Universidad Católica (Chile) recebe o Colón (Argentina), precisando reverter a derrota de 3-2 fora de casa. Por fim, no dia 11, Emelec (Equador) e Newell’s Old Boys buscam a vaga após empatar sem gols na Argentina.
A fase de grupos terá uma modificação para a temporada. Como os mexicanos Chivas e San Luís desistiram da disputa nas oitavas-de-final no ano passado por conta da gripe suína (H1N10), a Conmebol, numa decisão inédita e, cá entre nós, equivocada, resolveu colocá-los diretamente nesta fase de mata-mata para 2010. Com isso, os dois piores segundos colocados do estágio de grupos não avançarão para as oitavas.
Os demais brasileiros
O atual campeão brasileiro Flamengo pouco contratou para a temporada que está começando. Mas uma dessas contratações empolgou demais o torcedor: Vagner Love, de passagem frustrada no Palmeiras. Ele e o “Imperador” Adriano são a esperança de gols da torcida, no que já é chamado de Império do Amor. De 2009, permanecem principalmente o goleiro Bruno, os laterais Juan e Léo Moura, o volante Maldonado e o veterano meia Petkovic. Ainda chegaram o volante Fernando (Goiás) e o lateral Felipe Alvim (Wolfsburg). Por outro lado, saíram Aírton, vendido para o Benfica, e Zé Roberto, que retornou para o Schalke, entre outros.
No ano em que completa 100 anos, o Corinthians, do técnico Mano Menezes, não poupou esforços em contratações visando a Libertadores. O lateral-esquerdo Roberto Carlos, 36 anos, veio como principal nome, juntando-se ao “Fenômeno” Ronaldo. Três meias ainda vieram: Tcheco, ex-Grêmio, Danilo, ex-São Paulo e Iarley, ex-Goiás. Outro fator que pode ajudar o Timão é que não houve perdas vitais entre os principais atletas. O goleiro Felipe, os zagueiros William e Chicão, os meias Elias e Defederico e os atacantes Jorge Henrique e Dentinho são apostas dos adeptos para a disputa da competição sul-americana.
O São Paulo trouxe um pacotão do Barueri: o meia Fernandinho e os zagueiros André Luiz e Xandão. Léo Lima (Goiás), Cléber Santana (Atlético de Madrid) e Rodrigo Souto (Santos) também foram anunciados. Mas foram dois retornos que mais chamaram a atenção: o meia Marcelinho Paraíba, que estava no Coritiba, e o zagueiro Alex Silva, do Hamburgo, chegam para reforçar o time treinado por Ricardo Gomes. Entre as principais perdas, saíram Hugo e Borges, para o Grêmio, e Arouca, para o Santos.
O Internacional volta à Libertadores depois de um ano onde ficou com três vices no último ano - Copa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Brasileirão. O técnico mudou: o uruguaio Jorge Fossati, campeão da Recopa contra o próprio Inter. Os laterais Nei e Bruno Silva chegaram para disputar posição na direita, assim como Thiago Humberto no meio e Kleber Pereira na frente. Não houve grandes perdas, e as principais peças do elenco de 2009 permanecem: Sandro, Guiñazu, D’Alessandro, Giuliano e Andrezinho, além do (contestado) atacante Alecsandro.
Os grupos
Grupo 1 - Corinthians, Cerro Porteño (PAR), Ind. Medellín (COL) e Racing (Uruguai);
Grupo 2 - São Paulo, Nacional (PAR), Once Caldas (COL) e Monterrey (MEX);
Grupo 3 - Estudiantes (ARG), Alianza Lima (PER), Bolívar (BOL) e Juan Aurich (PER);
Grupo 4 - Lanús (ARG), Universitário (PER), Blooming (BOL) e Libertad (PAR);
Grupo 5 - Internacional, Cerro (URU), Deportivo Quito (EQU) e Emelec (EQU)/Newell’s (ARG); Grupo 6 - Nacional (URU), Banfield (ARG), Morelia (MEX) e Deportivo Cuenca (EQU);
Grupo 7 - Cruzeiro, Colo-Colo (CHI), Vélez (ARG) e Deportivo Italia (VEN);
Grupo 8 - Flamengo, Caracas (VEM), Univ. de Chile (CHI) e Univ. Católica (CHI)/Colón (ARG).
Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra, Uol]
Página Inicial
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Bem vindo gordito Matheus! ahahah
ResponderEliminarEssa dos mexicanos não sabia, belo arranjinho sim senhor!
Abraço e 1 churrasco! ehehhe
Vinicius foi o grande responsável pela vitória do flamengo...
ResponderEliminarhttp://cronicasazuis.blogspot.com/