domingo, 31 de maio de 2009

1º Congresso de Futsal de Formação do Santa Cruz F.C.‏



O nosso ex-colaborador e amigo do Desportugal, Bruno Carmo (FUTSAL), enviou-me um e-mail a dar eco de uma excelente iniciativa que se vai realizar na zona norte, mais concretamente em Matosinhos no dia 13 de Junho (sábado) de 2009. O evento partiu do clube Santa Cruz Futebol Clube, um dos melhores na àrea de formação de FUTSAL e vai juntar muitas pessoas conhecidas desta modalidade, com destaque para o seleccionador nacional Orlando Duarte.

Caso tenham curiosidade em comparecer, deixo o programa que o meu amigo Bruno Carmo me forneceu. Neste momento já contam com 120 inscrições e o limite são 200 (limite da sala). Já estão confirmados pessoas de Chaves a Setubal! A ficha de Inscrição e o folheto oficial estão nos links no final do post.

Grande Abraço Bruno e todo o sucesso para a vossa iniciativa!

Programa Oficial

O I CONGRESSO DE FUTSAL DE FORMAÇÃO DO SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE, tem como objectivo contribuir para o desenvolvimento da formação em Portugal.

Desde 1952 que o Santa Cruz F.C. serve o desporto e desde 1998 que esta centrado no desenvolvimento da formação do Futsal em Portugal. Os cerca de 100 atletas que a instituição tem a praticar futsal é o exemplo do investimento feito. Destaque merecido para a Academia de Futsal Damião que conta com cerca de 20 crianças a praticar Futsal.

Programa Científico

13 de Junho de 2009

08.15 – Abertura do Secretariado

09.00 – Sessão de abertura com a sua Ex. o Sr.Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Drº Guilherme Pinto

Moderador – Francisco Fardilha – Porto Canal





09:20 – Preparação de uma época para 5 escalões de formação – Bruno Carmo (na foto) – Treinador de Futsal Nível II e Coordenador dos escalões de formação do Santa Cruz F.C.

09.40 – Formação do Futsal Feminino em Portugal. Que Perspectivas? – André Teixiera – Treinador de Futsal Nível IV e Treinador da Equipa Senior Feminina dos Restauradores Avintenses.

10:25 – Gestão dos escalões de formação e a integração na equipa senior – Mario Brito – Presidente da A.R.Freixieiro

11:10 – Coffe Break

11:30 – Formação dos Guarda-Redes nos Escalões de Formação – Jorge Bráz – Selecionador Nacional

12:15 – Relação Pedagogica entre Pais, Atletas e Treinadores no Futsal de Formação – João Moreira – Treinador de Futsal Nível II




12:35 – A Formação e a Selecção Nacional – Orlando Duarte – Selecionador Nacional (na foto)

13:15 – Espaço para debate

14:00 – Sessão de Encerramento



Folheto de Inscrição

Poster do Congresso


Página Inicial

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Taça Libertadores - Cruzeiro vence SP; Grêmio empata fora e Palmeiras tropeça pelas quartas-de-final.

Neste meio de semana ocorreram os jogos pela “primeira mão” das quartas-de-final da Taça Libertadores da América. O único brasileiro a vencer foi o Cruzeiro, e contra outro brasileiro: o São Paulo, 2 a 1. O Grêmio jogou mal, mas conseguiu um empate contra o Caracas, na Venezuela (1 a 1). Pelo mesmo placar, o Palmeiras tropeçou em casa contra os uruguaios do Nacional. No outro jogo, o Estudiantes passou pelo Defensor.

O Mineirão recebeu 52.906 espectadores para Cruzeiro e São Paulo. A Raposa começou melhor e logo aos dois minutos perdeu boa chance com Thiago Ribeiro. Aos 22’, Gérson Magrão arriscou e a bola assustou Dênis. O jogo ficou nervoso após um lance ríspido entre Jonathan e Richarlyson, que acertou o adversário quando este estava no chão. Pouco depois, mais um lance de perigo do Cruzeiro: Ramires, já negociado com o Benfica, bateu para defesa de Dênis. E, aos 45’, o gol enfim saiu. Leonardo Silva, após escanteio, escorou e fez 1 a 0.

No segundo tempo, logo aos 56’, o empate. Washington aproveitou rebote do goleiro Fábio e deixou tudo igual. Porém, minutos depois, os cruzeirenses voltaram a ter vantagem. Zé Carlos, que entrara no lugar de Gérson Magrão, chutou forte, da entrada da área, após assistência de Jonathan: 2 a 1.

Cruzeiro poderá empatar em São Paulo

O São Paulo criou ainda duas boas chances de empatar novamente, mas o goleiro Fábio defendeu muito bem as tentativas de Eduardo Costa e André Lima. A partida terminou em 2-1 e o Cruzeiro pode empatar no Morumbi que será semifinalista.

Gramado ruim, torcida inflamada, irrigadores, uma motivada equipe do Caracas e uma má atuação coletiva. Estes foram os principais rivais do Grêmio nesta quarta-feira, contra o Caracas. Ao final, a equipe logrou um bom empate por 1 a 1, para decidir tudo em casa, no próximo dia 17.

O Caracas praticamente começou o jogo vencendo, pois com um minuto de partida, abriu o placar. Rey cobrou falta e Cíchero desviou sem marcação, 1-0. Perdido em campo, o time de Paulo Autuori ainda precisou de uma boa defesa do goleiro Victor para impedir o segundo tento venezuelano.

Irrigadores ativados em Caracas

A etapa final começou do mesmo modo, com pressão dos locais. Aos poucos, entretanto, este ímpeto foi diminuindo até que, aos 74 minutos, o empate. Tcheco cobrou falta e Fábio Santos, livre, cabeceou e fez o 1 a 1. Segundos depois, os irrigadores do “relvado” foram acionados, parando o jogo por cerca de três minutos. E nada de mais relativo a futebol ocorreu, encerrando o placar assim mesmo.

No Palestra Itália, 24.700 pagantes viram uma atuação muito ruim do Palmeiras, que até saiu na frente, mas não conseguiu levar vantagem para o segundo jogo contra o Nacional, no estádio Centenário. A fraca atuação palmeirense rendeu duas alterações por parte do técnico Vanderlei Luxemburgo em menos de meia hora de jogo. Aos 40’, a melhor chance do Palmeiras, quando Keirrison bateu rente à trave.

Palmeiras, de Obina, não passou pelo Nacional

Aos 55 minutos, Keirrison escorou para Diego Souza bater de longe e abrir o placar, 1 a 0. Os uruguaios cresceram no jogo mesmo em desvantagem, e Luxemburgo tirou o único atacante de origem (Keirrison) para botar um volante (Jumar). E, pouco depois, o Nacional empatou com García, que apenas desviou do goleiro Marcos. Ao fim do jogo, muitas vaias (assobios). E comemoração dos atletas do time uruguaio.

Em Montevidéu, o Estudiantes venceu o Defensor e conseguiu boa vantagem para o jogo de volta. Desábato marcou o gol, no primeiro tempo. Os argentinos foram muito superiores, mas esbarraram no goleiro Martín Silva nas tentativas de ampliar o escore.

Copa do Brasil


O Internacional venceu o Coritiba por 3 a 1 (43.363 pagantes no Beira-Rio), e Vasco e Corinthians empataram por 1 a 1, nos jogos de ida das semifinais da Copa do Brasil. O Inter venceu de virada, com gols de Taison, Alecssandro e Andrezinho - Marcos Aurélio abriu o placar. No Maracanã (68.299 pagantes), Dentinho marcou primeiro para o Corinthians, e Rodrigo Pimpão empatou.

Nas partidas de volta, o Colorado pode até perder por 1 a 0 que estará na final. O Corinthians pode empatar sem gols.


Resultados das quartas-de-final da Taça Libertadores da América 2009

Caracas - Grêmio, 1-1 (Cíchero 1’; Fábio Santos 74’)

Cruzeiro - São Paulo, 2-1 (Leonardo Silva 45’, Zé Carlos 65’; Washington 56’)
Defensor - Estudiantes, 0-1 (Desábato 13’)
Palmeiras - Nacional, 1-1 (Diego Souza 55’; García 80’)

Vídeos

Cruzeiro 2-1 São Paulo


Caracas 1-1 Grêmio


Palmeiras 1-1 Nacional


Defensor 0-1 Estudiantes


Copa do Brasil: Vasco 1-1 Corinthians


Copa do Brasil: Internacional 3-1 Coritiba


Add to Technorati Favorites

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Barcelona conquista Liga dos Campeões 2008/2009 ao vencer o Manchester United por 2-0

Barcelona vencedor da Liga dos Campeões 2008/2009

A final da Liga dos Campeões, sonho de clubes e jogadores de todo o mundo, foi este ano decidida a favor da equipa do Barcelona que venceu o Manchester United por 2-0. A equipa espanhola fez valer toda a sua categoria e talento, a exemplo do que demostrou ao longo de uma época inesquecível. Vencedores da Liga Espanhola, Copa do Rei e Champions League, Pepe Guardiola entra na história do futebol do pais vizinho, como mentor do primeiro triplete de um clube espanhol. O Barça venceu 42 dos 61 jogos disputados. Já agora, a Espanha escapou a Itália e Inglaterra e, com 12 conquistas, passou a ser o país com maior número de títulos europeus. Portugal é sexto, com quatro.

Guardiola, de 38 anos, é literalmente um homem da casa. Foi formado no Barça, saiu da sua cantera e assumiu o papel de capitão do clube e da selecção espanhola. Dentro de campo jogava brilhantemente no meio campo (estilo de Xavi), logo à frente dos defesas da sua equipa e sempre foi um estratega. Agora, desde o início da temporada, assumiu o comando da equipa do seu coração e depois de um início um pouco difícil mostrou que foi a melhor escolha colocando o clube no caminho dos títulos e a praticar um futebol bonito e esse é uma das principais características do Pep jogador e do Pep treinador, o futebol bem jogado.

Barcelona e Manchester United - finalistas da Champions League 2008/2009

No Stadio Olimpico de Roma, nova grande conquista para os espanhóis, depois do Campeonato da Europa no ano passado. No entanto, foi o Manchester United que começou melhor. Sempre com o selo de Cristiano Ronaldo. O jogador português esteve em grande destaque nos primeiros 8 minutos, ao protagonizar três lances de perigo para a baliza de Valdés. Logo aos 45 segundos, já estava a desferir uma "bomba", parada de forma pouco ortodoxa pelo guarda-redes espanhol.

Henry depois do golo de Eto´o

Aos 7' a aos 8' rematou de muito longe com perigo. Os red devils avisaram três vezes, mas foram os blaugrana que se adiantaram no marcador, após belo trabalho de Samuel Eto'o, que passou por Vidic de forma espectacular e atirou a contar perante Van der Sar, que podia ter feito algo mais para evitar o golo. A partir do 1-0, os jogadores do Barça sentiram-se nas suas sete quintas: podiam fazer o seu habitual jogo de posse de bola.

Messi, até então escondido, começou a aparecer em acção, com lances deliciosos. Mas o melhor em campo era Xavi, que organizava o jogo ofensivo dos catalães com mestria. Já Cristiano Ronaldo desapareceu um pouco, por culpa da falta de jogo que chegava aos seus pés. O intervalo chegou em boa altura para a equipa inglesa, pois os espanhóis ameaçavam fazer o segundo golo a qualquer momento.

Golo de Messi

O domínio catalão aumentou após o intervalo.Logo nos primeiros minutos após o descanso, Henry, depois de sentar Rio Ferdinand, obrigou Van der Sar a grande intervenção. E Xavi atirou de livre directo ao poste do guarda-redes holandês. Alex Ferguson percebeu que tinha de fazer alguma coisa e fez entrar Berbatov para o lugar de Park, isto depois de já ter substituído Anderson por Tevéz no recomeço. Mas como se sabe, não é por ter muitos avançados em campo que uma equipa fica mais perto de vencer. O Barcelona continuou a dominar em toda a linha e Messi acabou com as esperanças de Cristiano Ronaldo a 20' do final. E da maneira mais improvável: com um fantástico golo de cabeça, a emendar fantástico cruzamento de Xavi, o melhor jogador em campo. No final, uma festa espectacular da festa ao som do hino.

Messi com o troféu

Em destaque esteve igualmente o argentino Lionel Messi, que além de vencer o duelo particular com Cristiano Ronaldo - ao ganhar a final ficou claramente mais próximo de suceder ao português como melhor jogador do Mundo -, sagrou-se também como o melhor marcador desta edição 2008/2009 da Liga dos Campeões, com 9 golos.

Depois de o Manchester United ter falhado o que o AC Milan conseguiu ao conquistar duas Taças dos Campeões consecutivas, em 1989 e 1990 (Benfica), o Barcelona vai estar duplamente determinado em alcançar esse objectivo, que parece inatingível, já que a final de 2010 é no Estádio Santiago Bernabéu!

O Real Madrid continua destacado na liderança da lista de vencedores da Liga dos Campeões, com nove títulos - o último dos quais em 2002 -, mais dois do que o AC Milan, que soma sete e conquistou o troféu pela última vez há duas temporadas. O Liverpool totaliza cinco títulos, mais um que Ajax e Bayern Munique, seguindo-se o Manchester United com três. O Barcelona surge com três troféus, mais um do que outras seis equipas, com dois títulos de campeão europeu no seu palmarés, entre as quais se encontram Benfica e FC Porto.

Sondagem Desportugal

Deixo para o final, o resultado da sondagem do Desportugal, onde estão as vossas escolhas para equipa favorita a vencer a Champions. Parece que a maioria perdeu!!

Sondagem Desportugal

Fotogalerias da final da Liga dos Campeões

- Fotos tiradas por um adepto no Estádio Olimpico de Roma, neste link (excelente qualidade)
- Fotos de outro adepto, mas com imagens da cidade de Roma e no estádio, neste link.
- Fotos tiradas nas ruas de Barcelona ao autocarro que saudava os adeptos, neste link (excelente)
- Fotos do jornal Marca, neste link.
- Fotos do jornal Às, neste link
- Fotos do jornal El Mundo Deportivo, link

Vídeo

Barcelona 2-0 Manchester United (final da Liga dos Campeões 2008/2009)
Eto'o 10'
Messi 70'



Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Brasileirão: 3ª jornada - Inter segue 100%; Grêmio e Flamengo vencem primeira; Palmeiras e SP no zero.

O Internacional, após três jogos no Campeonato Brasileiro, é o único time com 100% de aproveitamento. A equipe venceu o Goiás por 1 a 0, no sábado, e se isolou na liderança graças à derrota do Vitória para o Cruzeiro (2-0). Já Grêmio e Flamengo venceram pela primeira vez no campeonato, enquanto o clássico paulista entre Palmeiras e São Paulo acabou empatado pelas boas atuações dos goleiros Marcos e Dênis. Também é preciso destacar a bela virada do Náutico contra o Atlético PR.

No Serra Dourada, com o pior público da rodada (7.274), o Internacional jogou com apenas quatro titulares contra o Goiás - poupando para a semifinal da Copa do Brasil -, e mesmo assim saiu vencedor. O jogo esteve muito abaixo de quaisquer expectativas, com poucos lances de perigo. No primeiro tempo, apenas um de destaque: Felipe cruzou, a bola desviou em Sorondo e Lauro fez bela defesa para salvar o Inter.

Na segunda etapa, o jogo mudou com a entrada de Taison aos 56 minutos. E aos 76, o gol: Marcelo Cordeiro cruzou para o mesmo Taison desviar de cabeça, 1 a 0. Os goianos partiram para o ataque a partir de então, mas não criaram chances reais de gol. E o jogo terminou assim mesmo.

No estádio Bruno José Daniel (8.819 pagantes), o Flamengo reencontrou o Santo André, clube que o vencera na final da Copa do Brasil de 2004. Os andreenses, com um time veterano, começaram em cima, tendo até um gol anulado por infração de Nunes. Mas foi o Fla quem alcançou o gol: Josiel subiu mais alto que a zaga e abriu o placar aos 31 minutos. Minutos depois, o time da casa empatou. Nunes escorou para Ricardo Conceição acertar uma bomba, 1 a 1.
Josiel abriu o placar para o Fla

O jogo tinha oportunidades para ambos os lados quando, aos 65’, o Flamengo deu o golpe fatal. Ibson lançou Josiel, que avançou sem marcação e encobriu o goleiro Neneca. O time carioca continuou melhor e perdeu chance de marcar o terceiro gol com Everton Silva, numa defesa do goleiro. E a partida terminou com a primeira vitória dos rubro-negros no campeonato.

No Olímpico (25.894 pagantes), dia de estreias no Grêmio. O uniforme de 2009 e o técnico Paulo Autuori apareceram pela primeira vez, e também houve a primeira vitória no Brasileirão: 2-0 contra o Botafogo. O time gaúcho não deu chances ao Fogão, e desperdiçou boas chances na primeira etapa - invariavelmente em chutes para fora, além de um na trave.

Grêmio venceu na estreia de Autuori


Mas na etapa final não teve jeito e Jonas abriu o placar aos 58 minutos. Aos 78’ um belo lance definiu o placar: Douglas Costa cruzou, Maxi Lopez passou de calcanhar para Fábio Santos marcar.

Um público decepcionante de 12.023 pagantes acompanhou, no Palestra Itália, o clássico sem gols entre Palmeiras e São Paulo. Apesar do placar, o jogo foi cheio de alternativas. Na etapa inicial, os são-paulinos estiveram perto de marcar, mas o veterano Marcos apareceu e impediu os gols com seguras aparições. Já no segundo tempo, melhor para o Verdão. Entretanto, também não conseguiu passar pelo goleiro Dênis, terceiro goleiro do São Paulo (Rogério Ceni e Bosco estão lesionados).

Já na Arena da Baixada (14.981 pagantes), o Náutico se superou e reverteu uma desvantagem de dois gols para vencer o Atlético PR por 3 a 2. Foi a segunda derrota do Furacão em casa. O primeiro tempo foi promissor para o time local, abrindo vantagem com dois gols do jovem Wallyson. Mas tudo mudou nos 45 minutos finais. Aos 49’, Gladstone pegou rebote e acertou um bonito chute da entrada da área para descontar. Aos 57’, o goleiro Galatto falhou e Anderson Lessa empatou. E, aos 86’, Gilmar deu passe para Lessa confirmar o segundo triunfo consecutivo do Timbu.

Éder Luís marcou um golaço para o Galo

Quem também venceu pela segunda vez seguida foi o Atlético MG, igualmente fora de casa e por 3 a 2, contra o Sport (15.315 pagantes na Ilha do Retiro). O Galo contou com um golaço de Éder Luís para abrir o placar aos cinco minutos: ele foi lançado no campo de defesa, avançou na corrida, passou por três rivais e chutou no canto. Se o Galo se encontra em boa fase, o Sport parece ainda sentir a eliminação na Taça Libertadores nos pênaltis para o Palmeiras, e tem apenas um ponto na tabela.

A goleada da rodada ficou por conta do Santos, 4 a 1 contra o Fluminense em pleno Maracanã. As críticas ao Flu e ao técnico Carlos Alberto Parreira desencadearam em confusão nesta terça-feira. Torcedores invadiram o treino do time e agrediram o volante Diguinho, que se encontra com tuberculose e não vem treinando, mas, segundo os adeptos, estaria saindo em boates na noite carioca.

Invasão e agressões no treino do Fluminense

Por sua vez, o Cruzeiro venceu o Vitória com facilidade, no Mineirão, na última partida antes dos confrontos contra o São Paulo pelas quartas-de-final da Libertadores. Por sinal, Cruzeiro e São Paulo se enfrentarão também no próximo domingo, pela quarta rodada do Brasileirão.
O Corinthians venceu o Barueri por 2 a 1, conquistando assim sua primeira vitória no retorno à Série A. Em Florianópolis, Avaí e Coritiba seguiram sem vitórias com o empate em 2-2.

Taça Libertadores da América

Como dito, Cruzeiro e São Paulo se enfrentam nesta quarta-feira, na partida de ida das quartas-de-final da competição sul-americana. O jogo será no Mineirão. Em Caracas, na Venezuela, o time da casa recebe o Grêmio. O Palmeiras atua na quinta-feira, em casa, contra os uruguaios do Nacional. No outro jogo, Defensor e Estudiantes se enfrentam na quinta, em Montevidéu.

Copa do Brasil

Também nesta quarta-feira, iniciam as semifinais da Copa do Brasil, que dá ao vencedor uma vaga na próxima Libertadores. No Beira-Rio (cerca de 47 mil bilhetes vendidos), em Porto Alegre, enfrentam-se Internacional e Coritiba. No Maracanã (60 mil), teremos Vasco e Corinthians. Na próxima semana ocorrerão os jogos de volta.


Resultados da 3ª jornada do Campeonato Brasileiro 2009

Cruzeiro - Vitória, 2-0 (Kléber 21’, 32’)
Goiás - Internacional, 0-1 (Taison 76’)
Corinthians - Barueri, 2-1 (Souza 17’, Jean 47’; Daniel Marques 90’)
Fluminense - Santos, 1-4 (Mariano 9’; Molina 37’, Madson 51’, Kléber Pereira 84’, 86’)
Atlético PR - Náutico, 2-3 (Wallyson 25’, 37’; Gladstone 49’, Anderson Lessa 57’, 83’)
Palmeiras - São Paulo, 0-0
Grêmio - Botafogo, 2-0 (Jonas 58’, Fábio Santos 78’)
Santo André - Flamengo, 1-2 (R. Conceição 43’; Josiel 32’, 65’)
Avaí - Coritiba, 2-2 (Muriqui 34’, Ricardinho 73‘; Hugo 35’, Marcelinho Paraíba 53’)
Sport - Atlético MG, 2-3 (Jonílson [contra] 45’, Dutra 90’; Éder Luís 5, 10’, M. Araújo 42’)

Classificação
do Brasileirão 2009

Classificação após 3 rodadas

Vídeos

Goiás 0-1 Internacional


Santo André 1-2 Flamengo


Grêmio 2-0 Botafogo


Atlético PR 2-3 Náutico


Sport 2-3 Atlético MG


Fluminense 1-4 Santos


Add to Technorati Favorites

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Leiria acompanha Olhanense da Liga de Honra à 1ª Liga. Boavista desce novamente

União de Leiria juntou-se ao Olhanense, nas equipas que subiram a 1 Liga

A União de Leiria nem precisou de aquecer muito na Liga de Honra, já que apenas um ano após ter descido, regressou no passado domingo à Primeira Liga, juntando-se ao Olhanense que tinha garantindo na penúltima jornada o regresso e o título de campeão 2008/2009. (Festa do Olhanense, neste Link).

Foi uma tarde cheia de emoções, com alegria e tristeza misturadas entre o drama da possível subida e as equipas que lutavam para evitar a descida aos campeonatos não profissionais (2ª divisão Nacional). O Santa Clara dos Açores, da belissíma Ilha de São Miguel, Ponta Delgada, tinha a faca e o queijo para serem eles a seguir os algarvios à Liga Sagres. Mas na deslocação a Santa Maria da Feira o sonho ficou desfeito ao minuto 65´ quando Jorge Cadete deu a estocada final. As notícias que chegavam do Estádio Mário Duarte em Aveiro nunca foram as melhores, a U.Leiria desde muito cedo (antes dos 27´) já goleava o Beira-Mar por 0-3. Na segunda parte a equipa do Lis haveria de sofrer dois golos e deixar em suspenso a questão da subida, mas a equipa treinada pela ex-glória do Sporting, Manuel Fernandes, não permitiria tal cenário. De louvar o trabalho feito por Manuel Fernandes que pegou neste União de Leiria na penúltima posição e os levou até ao 2ª lugar. De realçar dois jogadores, Carlão e Cássio que juntos na frente de ataque foram decisivos nos objectivos.

Em estado de choque, ficou o país desportivo ao ver o Boavista cair mais uma divisão. À despromoção na secretaria (época 2007/2008, por coacção de árbitros, no àmbito do 'Apito Final') e grave situação financeira juntou-se nova descida de divisão, agora no relvado. As panteras dependiam apenas de sí para se manter na Liga de Honra, mas no Bessa, perderam 1-4 com o Sporting da Covilhã. O Boavista, campeão nacional em 2001, cai assim na II Divisão nacional. Inédito: nunca um campeão descera ao terceiro escalão do futebol nacional. Com um passivo de 90 milhões de euros, 4,5 meses de salários em atraso, só três atletas com contrato para a próxima época: é o cenário bem negro e em situação de colapso financeiro. Com os boavisteiros cai também o Gondomar.

Da Segunda divisão Nacional, Fátima e Desportivo das Chaves regressam à Liga de Honra, depois de vencerem Carregado (1-1 e 4-1) e Penafiel (0-0 e 1-0) respectivamente. A injustiça deste campeonato é por demais evidente. Estas quatros equipas venceram as suas séries, mas apenas 2 têm direito a subir.

Resultados da 30ª jornada (última) da Liga de Honra - Liga Vitalis 2008/2009

Olhanense - Gil Vicente, 1-0 (Toy 17')
Beira-Mar - União Leiria, 2-3 (Fangueiro 50' g.p., Rui Sampaio 73'; Carlão 6', Cássio 17', 27')
Feirense - Santa Clara, 1-0 (Marco Cadete 65')
Varzim - Vizela, 0-2 (Williams 13', André Cunha 41')
Boavista - Sporting da Covilhã, 1-4 (Adriano 79'; Jorge Monteiro 6', 82', Elivelton 51', Paulo Campos 79')
Desportivo das Aves - Estoril, 1-2 (Sérgio Nunes 23'; Nuno Sousa 64', Miguel Rosa 74')
Oliveirense - Gondomar, 1-1 (Sérgio Grilo 19'; Cícero 61')
Portimonense - Freamunde, 1-1 (Garavano 63'; Bock 27')

Classificação final da Liga de Honra (Liga Vitalis) 2008/2009

Classificação final da Liga de Honra 2008/2009

Vídeo

Olhanense 1-0 Gil Vicente
Toy 17'


Beira-Mar 2-3 União Leiria
Carlão 6'
Cássio 17', 27'
Fangueiro 50'
Rui Sampaio 73'



Feirense 1-0 Santa Clara
Marco Cadete 65'


Boavista 1-4 Sporting da Covilhã
Jorge Monteiro 6', 82'
Elivelton 51'
Adriano 79'
Paulo Campos 79'


Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

Rangers campeão escocês pela 52ª vez.

Rangers campeão

O Rangers FC sagrou-se campeão da Scotland Premier League pela 52ª vez neste último domingo, após vencer o Dundee United por 3 a 0, fora de casa. A conquista interrompe uma série de três títulos consecutivos do rival Celtic, clube que tem agora dez títulos a menos que os Gers. A equipe católica de Glasgow tinha de vencer o Hearts e torcer por um tropeço dos protestantes, mas nada disso ocorreu e o Celtic não saiu do 0 a 0.

Logo aos seis minutos, o time de Walter Smith abriu o placar: Lafferty desviou cruzamento e fez 1-0. Aos 45’, o português Pedro Mendes ampliou, chutando da entrada da área. E, aos 52’, Boyd finalizou o placar, garantindo uma vaga aos Gers para a fase de grupos da próxima Liga dos Campeões. O Celtic terá de jogar a fase preliminar.

Para a Liga Europa, antiga Taça UEFA, classificaram-se Aberdeen e Hearts. O Falkirk, finalista da Taça da Escócia, também tem vaga assegurada. Na parte de baixo da tabela, o Inverness acabou relegado à segunda divisão.

Rangers e Celtic alternam as duas primeiras posições na liga escocesa desde 1996, excetuando a época 2005/06, quando o Hearts ficou em segundo. O último clube fora da dupla de Glasgow a ser campeão foi o Aberdeen, em 1985, comandado por Alex Ferguson. Desde o início da liga, no também longínquo 1891, já foram campeões, além de Rangers e Celtic: Hearts, Hibernian e Aberdeen (quatro conquistas), Dumbarton (duas), Third Lanark, Motherwell, Dundee, Dundee United e Kilmarnock (uma cada).

Destes, destaque para o fato do Third Lanark ter sido extinto em 1967. O Dundee disputa atualmente a segunda divisão nacional, enquanto o Dumbarton está na terceira. Os demais disputaram a primeira divisão na atual época.


Vídeo

Dundee Utd 0-3 Rangers


Add to Technorati Favorites

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [foto: Rangers FC]

Página Inicial

domingo, 24 de maio de 2009

Wolfsburgo sagra-se campeão da Liga Alemã (Bundesliga) pela primeira vez

Wolfsburgo campeão da Alemanha 2008/2009

A sensacional campanha do Wolfsburgo na Bundesliga valeu-lhe o inédito título na Liga Alemã 2008/2009, superando o favorito e colossal Bayern de Munique, além do Estugarda e Hertha de Berlim na 34ª e última jornada. A cidade e clube da conhecida marca automóvel Volkswagen, nem cabe em si de contente por este feito histórico e memorável. Além do sucesso colectivo, os "Lobos" como são conhecidos, bateram recordes individuais, com o avançado brasileiro Grafite a conquistar o troféu de melhor marcador com 28 golos num ataque que facturou no total 80 golos! O exito desta formação, deve-se em muito ao seu ataque formado por Grafite e também pelo Bósnio Edin Džek. Estes dois juntos fizeram 54 golos superando a mitíca dupla do Bayern de 1972/1973, Gerd Muller e Uli Hoeneb com 53 tentos.

Grafite foi campeão e melhor marcador da Bundesliga com 28 golos

No ínicio desta última jornada, quatro equipas poderiam ambicionar ser campeã, mas no Volkswagen Arena ninguém queria deixar fugir a oportunidade de saborear tal feito. As coisas foram acontecendo tão rapido, que antes da meia-hora, a equipa dos nossos conhecidos Ricardo Costa (ex-FC Porto), Diego Benaglio (ex-Nacional) e Rodrigo Alvim (ex-Belenenses) batia o Werder Bremen por 3-0. A equipa de Hugo Almeida e Diego, ferida pela desilusão da derrota na final na Taça UEFA com o Shakhtar Donetsk, estava resignada, talvez já com o pensamento no únicio objectivo da época - vencer a Taça da Alemanha e chegar à Liga Europa.

Na segunda parte, mais do golos do Wolfsburgo confirmaram em absoluto o primeiro grande título para esta simples equipa. Fundado em 1945 e apenas na 1ª divisão desde a época 1996/1997, o melhor que os "Lobos" tinham conseguido foi um 5ª lugar na temporada passada. Na próxima época, o Wolfsburgo vai jogar na Liga dos Campeões, mas sem o seu treinador Felix Magath (grande obreiro) que vai orientar o Schalke 04.

Fotos da festa do Wolfsburgo tiradas por um adepto na bancada, neste Link

Mal menor para o Bayern de Munique, que garantiu o segundo lugar e entra directamente na Champions League. A equipa bávara treinada pelo ex- Benfica, Jupp Heynckes, bateu o rival Estugarda por 2-1. Na próxima época, Louis Van Gaal assumirá o comando técnico e deverá ter às suas ordens dois jogadores de nomeada - Mario Gomez e Ivica Olic do Hamburgo. De saída está Lukas Podolski para o Colónia e provavelmente Ribery.

Apesar da derrota, o Estugarda assegurou a terceira posição, lugar que lhe confere a participação na pre-eliminatória da Liga dos Campeões. O Hertha de Berlim, quedou-se pelo quarto lugar, sendo goleado na deslocação ao terreno do Karlsruher, por 4-0, ao passo que Borussia Mönchengladbach e Borussia Dortmund empataram a uma bola. O Eintracht Frankfurt perdeu em casa (2-3) frente ao Hamburgo, enquanto o Schalke 04 foi derrotado também no seu reduto, por 2-3, pela sensação Hoffenheim.

Hertha e Hamburgo apuraram-se para a Liga Europa e descem à segunda divisão o Karlsruher, pese a goleada e o Arminia Bielefeld, que empatou em casa (2-2) com o Hannover de Sérgio Pinto e ficou em último. O Energie Cottbus, único representante da ex-RDA na Bundesliga, bateu em casa o Bayer Leverkusen por 3-0 e irá disputar um "playoff" com o Nuremberga, terceiro classificado da segunda divisão, a presença na 1ª divisão. Sobem da segunda divisão, o Friburgo (campeão) e o Maïnz.

Resultados da 34ª jornada (última) da Liga Alemã - Bundesliga 2008/2009

Wolfsburgo - Werder Bremen, 5-1 (Misimovic 7', Grafite 15' e 56', Prodl 26' p.b. e Dzeko 73'; Diego 31')
Bayern Munique - Estugarda, 2-1 (Boulahrouz 15' p.b. e Van Bommel 52'; Gomez 63')
Arminia Bielefeld - Hannover, 2-2 (Eggimann 3' p.b. e Wichinarek 90'; Stajner 57' e Sérgio Pinto 84')
Eintracht Frankfurt - Hamburgo, 2-3 (Meier 61' e Caio 63'; Jarolim 22', Olic 58' e Trochowski 90')
Borússia Moenchengladbach - Borússia Dortmund, 1-1 (Dante 57'; Blaszczykowski 64')
Cottbus - Bayer Leverkusen, 3-0 (Jula 51' e 70' e Rivic 64')
Colónia - Bochum, 1-1 (Yahia 24' p.b.; Klimovicz 18')
Karlsuhe - Hertha Berlim, 4-0 (Freis 33', Franz 40' e Kennedy 61' e 72')
Schalke 04 - Hoffenheim, 2-3 (Krstajic 30' e Farfan 34'; Ba 26' e Carlos Eduardo 49' e 89' g.p.)

Classificação final da Liga Alemã - Bundesliga 2008/2009

Classificacão final da Liga Alemã 2008/2009

Vídeos

Wolfsburgo 5-1 Werder Bremen
Misimovic 7'
Grafite 15' e 56'
Prodl 26' p.b.
Diego 31'
Dzeko 73'


Bayern Munique 2-1 Estugarda
Boulahrouz 15' p.b.
Van Bommel 52'
Gomez 63'


Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

Andebol: FC Porto domina Benfica no Caixa Dragão no 3ª jogo da final

FC Porto venceu Benfica no terceiro jogo da Final da Liga de Andebol

A final da Liga de Andebol 2008/2009 prosseguiu, esta tarde, com o terceiro jogo da final, onde o FC Porto venceu o Benfica, por 33-26, garantindo vantagem de 2-1 na eliminatória que se decide à melhor de cinco jogos. Uma vitória do Porto na próxima quinta-feira no Pavilhão da Luz (EDP) dará de imediato o título à equipa treinada por Carlos Resende. Caso seja o Benfica a vencer, o quinto e último jogo será decidido no Pavilhão Caixa Dragão no domingo às 16 horas.

O factor casa tem sido determinante nas vitórias de FC Porto e Benfica. No primeiro jogo, os azuis e brancos venceram por 32-25. Na passada quinta feira, em Lisboa, foi a vez dos encarnados responderem da mesma moeda (32-27).

Resta saber, se o Benfica conseguirá novo triunfo, neste que será o último jogo da época na Luz, para haver uma finalissíma. De realçar, que nestes três jogos, os adeptos da equipa visitante não marcaram presença nas bancadas. Apenas sócios do clube da casa tem tido possibilidade de encher os pavilhões.

Quanto ao Sporting, assegurou o terceiro lugar na Liga de Andebol, após vencer a eliminatória a dois jogos com o Madeira Sad. No primeiro encontro disputado no Pavilhão Casal Vistoso, os leões venceram os madeirenses, por 30-26. No Funchal e apesar da derrota por 28-26, o Sporting ficou no último lugar do pódio. Ambas as equipas vão jogar nas competições europeias. Sporting na Taça EHF e o Madeira Sad na Taça Challenge.

Vídeo

FC Porto 33-26 Benfica


Deixo também o vídeo do jogo do Benfica 32-27 FC Porto.



Add to Technorati Favorites

Fotos: Arquivo

Página Inicial

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Taça Libertadores: Boca Juniors é surpreendido e acaba eliminado em casa.

Apenas um jogo pela Taça Libertadores foi disputado nesta semana. Na partida de volta das oitavas-de-final, os uruguaios do Defensor protagonizaram a grande surpresa até o momento da 50ª edição da maior competição de clubes da América: venceram o Boca Juniors, em plena La Bombonera, por 1 a 0, e avançaram às quartas, onde enfrentarão o Estudiantes.

O goleiro Martín Silva foi um dos destaques do início do jogo. Com boas intervenções, ele garantia o empate sem gols - o que, ainda assim, classificava os Xeneízes pelo empate por 2 a 2 em Montevidéu. Até que, aos 27 minutos, o Defensor foi ao ataque e conseguiu o improvável. Diego de Souza passou pela marcação e mandou uma bomba no gol de “Pato” Abbondanzieri.


Capa do diário argentino Olé

A partir de então, maior pressão do Boca. Palermo perdeu grande oportunidade pouco depois do gol uruguaio, numa belíssima defesa de Silva. A etapa final foi de completo desespero para a torcida local, vendo o seu time pressionar, sem sucesso, e ainda o Defensor ameaçando em alguns contra-ataques.

O goleiro Martín Silva ainda fez duas boas defesas, em finalizações de Riquelme e Gaitán, antes do árbitro Sálvio Spínola apitar o encerramento do jogo. Em 16º lugar no campeonato Clausura argentino, o Boca se encontra em péssimo momento. E o Defensor, e sua pequena torcida, ganha forças para encarar o Estudiantes.

As quartas-de-final começam já na próxima semana, com Cruzeiro vs. São Paulo, Caracas vs. Grêmio, Nacional vs. Palmeiras, além do supracitado jogo do Defensor.

Copa do Brasil define semifinalistas

A Copa do Brasil definiu nesta semana seus quatro semifinalistas: Coritiba, Vasco, Corinthians e Internacional. O Coritiba se classificou vencendo a Ponte Preta por 1 a 0, gol do argentino Ariel, após empate por 2 a 2 no primeiro jogo. O Vasco, que goleou o Vitória por 4-0 na primeira mão, garantiu vaga com o 1-1 na volta.

Internacional se classificou aos 88'

O Corinthians, que venceu o Fluminense em casa por 1-0, empatou por 2-2 no Maracanã, após sair vencendo o primeiro tempo por 2 a 0. O jogo mais emocionante aconteceu no Beira-Rio, em Porto Alegre. Após 0-0 no Maracanã, Internacional e Flamengo fizeram um jogo nervoso, e ao final, melhor para os Colorados: com um gol de falta de Andrezinho, aos 88 minutos, venceram por 2 a 1 para festa da maior parte dos 48 mil presentes ao estádio.

Na próxima semana, ocorrem os jogos de ida das “meia-finais”. Internacional e Coritiba se enfrentam na casa do primeiro; enquanto Vasco e Corinthians deverão jogar no Maracanã.


Vídeos

Boca Jrs. 0-1 Defensor


Copa do Brasil: Coritiba 1-0 Ponte Preta


Copa do Brasil: Vitória 1-1 Vasco


Copa do Brasil: Fluminense 2-2 Corinthians


Copa do Brasil: Internacional 2-1 Flamengo


Add to Technorati Favorites

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

O dia C

Eis que mais um fim de semana se aproxima e depois de mais uma breve ausência, lá regressa mais um Dia C.
O fim do meu semestre está a aproximar-se com valentia e eu tenho-me acobardado nestas coisas da escrita.
Mas enfim. Hei-de sobreviver, tal como este fabuloso blogue.

Começo, então, com uma sugestão gastronómica:

No aclamado e mediático Freeport, há um conjunto de restaurantes que prometem ao transeunte uma pequena divagação pela gastronomia dos mais diversos países. De forma a antecipar/fazer um estágio da minha futura ida a Espanha (já falarei disso mais adiante neste mesmo artigo) entrei de forma convicta no Cañas y Tapas. Os meus desejos mais imediatos recaiam para uma tortilla ou para uns huevos rotos.


Optei pela primeira. E quando já tinha despachado a primeira cañita, lá surgiu a almejada tortilla. E qual não foi a minha surpresa quando ela sabia a huevos rotos! Somando isso a uns empregados brasileiros que não dominam os mais básicos termos da cervejística nacional e a umas patatas alioli que eram péssimas, não me posso queixar da experiência. Pelo menos deu para acabar de estudar os meandros do direito de autor (ai de quem copie este fabuloso artigo!!!!) . Portanto se lá forem, optem pelo alemão ou o afrodisíaco.


Mas isto, claro está, aplica-se apenas àqueles que optem pela prática do desporto oficial de fim de semana de tantos e tantos portugueses.


Aos outros, aconselho um pulinho até aos nossos estádios onde na Liga Sagres e na Vitalis se jogará a última jornada de futebol. Esperar-nos-ão longos meses de especulações e jogos treino da treta até voltarmos a ver futebol à séria. Bem sei que há poucas decisões para ver, mas ainda há algumas. O espectáculo poderá não ser o melhor, mas na última jornada costuma sempre haver muitos golos. Vá, vão aos estádios e dêem esse apoio às nossas equipas e pode ser que para o ano já consigam pagar alguns ordenados a tempo.


Em relação à leitura (não podia faltar!!), aconselho um fabuloso livro juvenil saído aqui há uns 2 meses que se chama Diário de um Banana. O norte-americano Jeff Kinney conseguiu criar o diário de um adolescente, intercalando as suas desventuras com tiras de banda desenhada verdadeiramente hilariantes.


De leitura fácil, aconselho-o vivamente para todos os que queiram esboçar um bom sorriso natural.
De resto, digo-vos apenas que irei (assim espero) a Guadalajara, Madrid, participar no Maratón de los Cuentos, mas até lá ainda vos vou moer (deliciosa expressão alentejana) com mais Dias C.


Bom fim de semana para todos os leitores!

Página Inicial

terça-feira, 19 de maio de 2009

Brasileirão: 2ª jornada - Inter lidera mesmo com reservas; São Paulo e Corinthians seguem sem vitórias.

O Internacional, junto com o Vitória, manteve o 100% de aproveitamento no Campeonato Brasileiro ao vencer o Palmeiras por 2 a 0, num Beira-Rio para mais de 33 mil pessoas. Já São Paulo e Corinthians permaneceram sem vencer, com os empates contra Atlético PR e Botafogo, respectivamente. A arbitragem foi uma das personagens da rodada, com o péssimo desempenho de Wilson Seneme no confronto entre Atlético MG e Grêmio, e de Wilton Sampaio no Morumbi.

Foram 29.735 pagantes ao Beira-Rio ver o “mistão” com sete reservas do Internacional (os titulares foram poupados para encarar o Flamengo, no segundo jogo pelas quartas-de-final da Copa do Brasil - na ida, 0 a 0). E o Inter saiu-se muito bem, com uma convincente vitória por 2 a 0. Logo aos 11’, Taison passou pela marcação e cruzou para Danny Morais marcar 1-0.
Inter, de Taison, passou pela marcação do Palmeiras

O Colorado poderia ter ampliado no primeiro tempo, mas não acertou as finalizações. Na etapa final, o Verdão esteve melhor, mas esbarrou na falta de pontaria. Aos 55’, Cleiton Xavier teve sua conclusão cortada por Danilo Silva perto do gol. Nove minutos depois, Diego Souza mandou na trave.

O técnico mandou a campo então os titulares Nilmar e D’Alessandro, que logo fizeram a diferença. O primeiro fez a jogada que resultou na expulsão de Pierre. E o segundo, aproveitou rebote de Marcos já nos acréscimos para ampliar e concluir o placar.

No Morumbi (11.574 pagantes), reclamações da atuação do árbitro Wilton Sampaio. O Atlético PR contou com a boa atuação do goleiro Galatto para segurar o atual tricampeão no primeiro tempo. E, aos 44’, os paranaenses abriram o placar com Rafael Santos. Mas na segunda parte, logo cedo, veio o empate, com Borges.

Aos 69 minutos, o São Paulo errou o gol em cinco tentativas no mesmo lance: Zé Luís, Wellington, Washington, Hernanes e Hugo não conseguiram mandar a bola para as redes. O “castigo” veio rápido, pois aos 73’ Rafael Santos subiu mais alto que a defesa são-paulina e botou o Furacão em nova vantagem.

Então, aos 87’, pouco depois de entrar em campo, o camisa 19 André Lima achou o gol de empate. Washington chutou cruzado e Lima, em impedimento, fez o 2-2. As reclamações de fora de jogo pelo Atlético foram infrutíferas, e o jogo terminou mesmo empatado.

Arbitragem também contestada no Mineirão, na vitória do Atlético MG sobre o Grêmio. A partida estava empatada em 1 a 1 quando, aos 92 minutos, Wilson Seneme assinalou um pênalti inexistente para o Galo (toque na mão de Joílson), convertido por Diego Tardelli. A reclamação gremista fica também por conta de um lance semelhante minutos antes, na área do Atlético.

O Corinthians permaneceu sem marcar gols após o empate com o Botafogo, no Engenhão (14.528 pagantes). O Timão surpreendeu e escalou seu time titular, à exceção do zagueiro William, mesmo tendo jogo pela Copa do Brasil no meio de semana, contra o Fluminense. O atacante Ronaldo teve algumas oportunidades, mas esbarrou no jovem goleiro Renan.

Debaixo de chuva, Náutico venceu Cruzeiro
No Recife, 14.127 pagantes debaixo de intensa chuva viram o Náutico vencer com méritos o Cruzeiro. A equipe de Valdemar Lemos foi superior e só não marcou no primeiro tempo pela boa atuação do arqueiro Fábio. No segundo, não houve jeito. Gilmar foi lançado no meio da defesa mineira e abriu o placar. Já perto do fim, Carlinhos Bala marcou um golaço de cobertura e fechou o escore.

Santo André - quatro pontos em dois jogos
Quem surpreende, de certa forma, é o Santo André. O time do ABC paulista passou pelos reservas do Coritiba com um convincente 2-4, com direito a gol do veterano Marcelinho Carioca. Com quatro pontos, o clube campeão da Copa do Brasil de 2004 está na ponta de cima da tabela. Mesma condição do Vitória, que passou pelo Sport. Na Vila Belmiro, o Goiás somou seu segundo empate por 3-3: agora contra o Santos. E desta vez, os goianos é que buscaram a igualdade após estarem perdendo por 1-3.

Outros dois jogos terminaram sem gols na jornada. O Flamengo seguiu sua sina com a má pontaria no ataque e não conseguiu superar o goleiro Eduardo Martini, do Avaí. Já no primeiro jogo do Barueri em casa pela Série A, apenas duas mil pessoas viram a igualdade contra os reservas do Fluminense.


Resultados da 2ª jornada do Campeonato Brasileiro 2009

Flamengo - Avaí, 0-0
Coritiba - Santo André, 2-4 (Renatinho 4’, M. Paraíba 86’; Escobar 11’, Antônio Flávio 17’, Marcelinho Carioca 37’, Bruno Cesar 82’)
Atlético MG - Grêmio, 2-1 (Thiago Feltri 75’, Diego Tardelli 90’; Herrera 79’)
Santos - Goiás, 3-3 (Kléber Pereira 7’, Rodrigo Souto 11’, 47’; Iarley 37’, Ramalho 60’, Tolói 87’)
São Paulo - Atlético PR, 2-2 (Borges 47’, André Lima 87’; Rafael Santos 45’, 73’)
Internacional - Palmeiras, 2-0 (Danny Morais 10’, D’Alessandro 90’)
Barueri - Fluminense, 0-0
Botafogo - Corinthians, 0-0
Náutico - Cruzeiro, 2-0 (Gilmar 57’, Carlinhos Bala 70’)
Vitória - Sport, 1-0 (Neto Baiano 33’)

Classificação
do Brasileirão 2009

classificação

Vídeos

Inter 2-0 Palmeiras


São Paulo 2-2 Atlético PR


Atlético MG 2-1 Grêmio


Coritiba 2-4 Santo André


Náutico 2-0 Cruzeiro


Add to Technorati Favorites

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Olhanense campeão da Liga de Honra 2008/2009

Olhanense regressa à 1 divisão

O Olhanense acaba de assegurar o seu lugar ao sol entre os maiores do nosso futebol. Foram 35 anos entre a antiga Segunda Divisão Sul, 2ªB e Liga de Honra. O histórico clube do Algarve, volta a recolocar a região mais a Sul de Portugal no mapa do futebol de primeira divisão, depois do Farense ter descido há sete anos e só ter parado nos distritais! A equipa da cidade de Olhão conta com 15 participações na 1ª divisão, a última na época de 1974/1975. O clube treinado pelo ex-capitão do FC Porto, Jorge Costa, além de confirmar a subida, tem já o título de campeão da Liga de Honra 2008/2009. Muitos parabéns!

A subida está garantida e não tardou as diligências dos municípios de Faro/Loulé para que o Olhanense dispute os seus jogos no Estádio do Algarve, recinto que foi palco do Euro 2004. O problema é que os responsáveis do clube campeão, não estão com intenções de abandonar o Estádio José Arcanjo, pretendendo ali disputar todas as suas partidas, inclusive com os "grandes".

Deixo aqui um site de uma página não oficial do Olhanense, onde tem imensas fotos dos jogos e crónicas - Link.

Agora resta uma vaga, que vai ser discutida entre os açorianos do Santa Clara e o União de Leiria. A equipa de Ponta Delgada tem 52 pontos e visita o Feirense. Já a equipa do Lis (51 pontos) desloca-se a Aveiro para defrontar o Beira-Mar.

Na luta pela fuga à despromoção, o Boavista (32 pontos) beneficiou das derrotas do Oliveirense (31 pontos) e Gondomar (29 pontos) e apenas depende de si para evitar a descida de escalão. Na última jornada, os dois últimos (Oliveirense e Gondomar) defrontam-se em Oliveira de Azeméis, mas o resultado desta partida de nada valerá se o Boavista vencer em casa o Covilhã.

Resultados da 29ª jornada da Liga de Honra - Liga Vitalis 2008/2009

Vizela - Portimonense: 2-2
Sp. Covilhã - Varzim: 1-1
Estoril - Boavista: 1-2
Gil Vicente - Desportivo Aves: 1-1
Gondomar - Olhanense: 0-1
Santa Clara - Oliveirense: 3-1
União Leiria - Feirense: 2-1
Freamunde - Beira-Mar: 1-0

Agenda da última jornada (30ª) da Liga de Honra (Liga Vitalis) 2008/2009 (24 de Maio)

Varzim - Vizela
Boavista - Sp. Covilhã
Desportivo Aves - Estoril
Olhanense - Gil Vicente
Oliveirense - Gondomar
Feirense - Santa Clara
Beira-Mar - União Leiria
Portimonense - Freamunde

Classificação da Liga de Honra (Liga Vitalis) 2008/2009

1.º - Olhanense, 55 pontos
2.º - Santa Clara, 52 pontos
3.º - U. Leiria, 51 pontos
4.º - Estoril, 41 pontos
5.º - Freamunde, 40 pontos
6.º - Varzim, 39 pontos
7.º - Feirense, 39 pontos
8.º - Gil Vicente, 38 pontos
9.º - Sp. Covilhã, 37 pontos
10.º - Desp. Aves, 36 pontos
11.º - Beira-Mar, 35 pontos
12.º - Portimonense, 34 pontos
13.º - Vizela, 34 pontos
14.º - Boavista, 32 pontos
15.º - Oliveirense, 31 pontos
16.º - Gondomar, 29 pontos

Vídeo

Gondomar 0-1 Olhanense (jogo + festa)
Toy





Add to Technorati Favorites

Fotos: http://olhanense.adeptos.com/

Página Inicial

domingo, 17 de maio de 2009

Andebol: Porto vence Benfica no primeiro jogo da Final

Antes de mais, queria pedir desculpa pela minha ausência. Deixei vários post´s por fazer, muito por culpa da maratona de trabalho que tenho tido, aliado ao curso que estou a fazer.

FC Porto venceu Benfica no Dragao Caixa no primeiro jogo da final

Dadas as explicações, a Liga de Andebol 2008/2009 já tem os dois finalistas encontrados, depois do Benfica ter afastado o Sporting na negra (2-1) e o FC Porto em apenas dois jogos eliminar o Madeira Sad. Nas meias-finais, as eliminatórias foram disputadas à melhor de 2 vitórias e a emoção prevaleceu mais no encontro entre os rivais de Lisboa. Excelentes espectáculos de andebol, pavilhões cheios e emoção até ao segundo final. Já os portistas, estrearam o seu novo pavilhão - Caixa Dragão - frente aos madeirenses e venceram tranquilamente. Na segunda mão, no Funchal, as coisas foram muito mais difíceis, com o Porto a garantir a final com um triunfo por apenas 1 golo de diferença.

Já esta tarde, no Pavilhão Caixa Dragão, iniciou-se o primeiro jogo da final do campeonato, com o FC Porto a vencer o actual campeão nacional Benfica, por 32-25. Nesta fase, o campeão será encontrado, quando uma equipa vencer 3 jogos à melhor de cinco encontros.

Perante um lotado Dragão Caixa (2010 pessoas, os instantes iniciais da partida forma pautados pelo equilíbrio, como aliás traduzia o resultado ao intervalo com os portistas a saírem para o descanso com uma vantagem de apenas três golos (16-13). No segundo tempo, o Porto entrou mais dominador, mostrando-se também bastante eficaz e conseguiu sempre estar em vantagem. Por isso, os dragões acabaram por saber gerir bem essa superioridade até ao final do desafio e acabaram, assim, por garantir o triunfo por 7 golos de diferença. O desgaste demostrado na parte final pelo Benfica, também não será alheio à intensa meia-final com o Sporting na passada 5ª feira. Destaque individual para Ricardo Moreira, com nove golos, foi o melhor marcador do jogo, seguindo-se Eduardo Filipe com 8 tentos.

O segundo encontro da eliminatória realiza-se já na próxima quinta-feira, no Pavilhão nª 2 do Estádio da Luz.

No que diz respeito à atribuição do terceiro e quarto lugares, o Sporting venceu o Madeira SAD por 30-26, sendo que as duas equipas voltam a encontrar-se no próximo sábado, na Madeira.

Vídeo

FC Porto 32-25 Benfica (1º jogo da Final da Liga de Andebol 2008/2009)


Add to Technorati Favorites

Fotos: FCP

Página Inicial

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Taça Libertadores - Palmeiras elimina Sport nos pênaltis; Grêmio e Cruzeiro, sem problemas.

O Palmeiras contou com a inspiração do veterano goleiro “São” Marcos para se classificar às quartas-de-final da Taça Libertadores da América. O arqueiro de 35 anos, campeão da competição em 1999 com o Verdão, fez belas defesas nos 90 minutos e ainda pegou três pênaltis para ajudar a equipe a eliminar o Sport, após derrota por 1 a 0 no tempo normal e vitória por 3 a 1 nas penalidades. O Palmeiras encara agora o Nacional, com o jogo decisivo em Montevidéu.

Já os outros brasileiros - lembramos que o São Paulo avançou sem jogar, pela desistência do Chivas - tiveram vidas mais fáceis. O Grêmio fez 2 a 0 no San Martín e fechou o placar geral em 5-1; enquanto o Cruzeiro ganhou da Universidad de Chile por 1 a 0, concluindo em 3-1 no geral.

O jogo foi tenso na Ilha do Retiro, em Recife. O Sport começou pressionando, precisando reverter o desaire em São Paulo. Aos 8’, Paulo Baier cabeceou para boa defesa de Marcos. Aos 41’, a melhor chance do Sport na etapa inicial, novamente com Baier. Em passe de Ciro, ele ficou na cara de Marcos, mas chutou para fora.

O segundo tempo manteve o mesmo ritmo: Sport atacando e Palmeiras defendendo. O goleiro Marcos seguiu trabalhando e, por vezes, contando com a falta de pontaria do “Leão”. Até que, aos 81’, não teve jeito: Luciano Henrique passou pela marcação e cruzou para Wilson marcar. Era o necessário para o Sport se atirar ainda mais ao ataque, em busca agora da classificação sem necessidade de pênaltis.

E ela quase veio. Aos 89’, Ciro arriscou da entrada da área e Marcos fez belíssima defesa, e a bola ainda bateu na trave. Após o canto, Igor cabeceou com perigo, mas também ficou no quase. Fim de jogo, 1 a 0.

Camisa 12 foi decisivo
Nas penalidades, Mozart foi o primeiro a bater, e Magrão (completando 200 jogos pelo Sport) defendeu. Porém, logo depois, Luciano Henrique cobrou para defesa de Marcos. Marcão, do Palmeiras, e Igor, do Sport, foram os primeiros a acertar as redes.

Danilo botou o Palmeiras em vantagem, e Marcos mais uma vez apareceu para evitar o gol, na batida de Fumagalli. Armero deixou o time de Vanderlei Luxemburgo com dois gols de vantagem. E, por fim, Dutra bateu para nova defesa de “São” Marcos, que classificou o Palmeiras para as quartas.

Num jogo muito mais morno, disputado num gramado encharcado, o Grêmio fez 2 a 0 nos peruanos do San Martín e avançou para encarar o Caracas, da Venezuela. Jonas abriu o placar aos 17 minutos depois de cruzamento de Fábio Santos, e Herrera fechou o placar na etapa final após assistência de Maxi Lopez.

Jonas fez o primeiro do Grêmio

O Grêmio também confirmou a contratação do técnico Paulo Autuori, ex-Benfica. Autuori foi campeão da Libertadores em 1997 pelo Cruzeiro, e em 2005, pelo São Paulo. No clube paulista também foi campeão mundial de clubes, no mesmo ano, contra o Liverpool.

Já o Cruzeiro perdeu muitos gols, e venceu a Universidad de Chile apenas por 1 a 0, no Mineirão. Foram várias oportunidades, mas que esbarravam no goleiro Miguel Pinto, em especial no primeiro tempo. No segundo, os chilenos se atiraram ao ataque para reverter a desvantagem no confronto, e deram ainda mais espaços à Raposa.

Cruzeiro avançou para encarar São Paulo

Foi assim que Thiago Ribeiro aproveitou brecha na defesa chilena para achar Ramires. Este, por sua vez, passou para Kléber chegar chutando. Miguel Pinto falhou e deixou a bola passar, 1 a 0. Com isso, já são oito meses sem derrotas cruzeirenses no estádio Mineirão. O técnico Adílson Batista chegou a 11 vitórias pelo Cruzeiro em Taças Libertadores, igualando a marca de Zezé Moreira, campeão pelo clube em 1976. Para tentar superar Zezé, o time de Adílson terá pela frente o São Paulo.

Noutros jogos, destacamos a goleada do Caracas sobre o Deportivo Cuenca por 4 a 0, garantindo passagem para um venezuelano nas quartas pela terceira vez na história. Já o Estudiantes avançou ao empatar com o Libertad, depois de ter feito 3 a 0 no primeiro jogo.

Primeiro jogo, aliás, que disputaram Defensor e Boca Juniors, nesta quinta, em Montevidéu. O Boca esteve vencendo por 2 a 1 até aos 85 minutos, quando, numa desatenção da defesa, permitiu o empate num gol de Mora. A decisão da vaga será na próxima quinta-feira.


Resultados das oitavas-de-final da Taça Libertadores da América 2009

Jogo de ida
Defensor - Boca Juniors, 2-2 (Gaglianone 45’, Mora 85’; Palermo 3’, Palacio 57’)

Jogo de volta
Sport - Palmeiras, 1-0 [1-3 pênaltis] (Wilson 81’)
Caracas - Dep. Cuenca, 4-0 (Figueroa 23’, Prieto 42’, Rentería 50’, Rey 73’)
Grêmio - San Martín, 2-0 (Jonas 17’, Herrera 74’)
Cruzeiro - Univ. de Chile, 1-0 (Kléber 74’)
Libertad - Estudiantes, 0-0
Nacional vs. San Luís [cancelado]
São Paulo vs. Chivas [cancelado]

Vídeos

Sport 1-0 Palmeiras [1-3 pên.]


Grêmio 2-0 San Martín


Cruzeiro 1-0 Univ. de Chile


Caracas 4-0 Cuenca


Defensor 2-2 Boca Jrs.


Add to Technorati Favorites

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial