segunda-feira, 25 de maio de 2009
Rangers campeão escocês pela 52ª vez.
O Rangers FC sagrou-se campeão da Scotland Premier League pela 52ª vez neste último domingo, após vencer o Dundee United por 3 a 0, fora de casa. A conquista interrompe uma série de três títulos consecutivos do rival Celtic, clube que tem agora dez títulos a menos que os Gers. A equipe católica de Glasgow tinha de vencer o Hearts e torcer por um tropeço dos protestantes, mas nada disso ocorreu e o Celtic não saiu do 0 a 0.
Logo aos seis minutos, o time de Walter Smith abriu o placar: Lafferty desviou cruzamento e fez 1-0. Aos 45’, o português Pedro Mendes ampliou, chutando da entrada da área. E, aos 52’, Boyd finalizou o placar, garantindo uma vaga aos Gers para a fase de grupos da próxima Liga dos Campeões. O Celtic terá de jogar a fase preliminar.
Para a Liga Europa, antiga Taça UEFA, classificaram-se Aberdeen e Hearts. O Falkirk, finalista da Taça da Escócia, também tem vaga assegurada. Na parte de baixo da tabela, o Inverness acabou relegado à segunda divisão.
Rangers e Celtic alternam as duas primeiras posições na liga escocesa desde 1996, excetuando a época 2005/06, quando o Hearts ficou em segundo. O último clube fora da dupla de Glasgow a ser campeão foi o Aberdeen, em 1985, comandado por Alex Ferguson. Desde o início da liga, no também longínquo 1891, já foram campeões, além de Rangers e Celtic: Hearts, Hibernian e Aberdeen (quatro conquistas), Dumbarton (duas), Third Lanark, Motherwell, Dundee, Dundee United e Kilmarnock (uma cada).
Destes, destaque para o fato do Third Lanark ter sido extinto em 1967. O Dundee disputa atualmente a segunda divisão nacional, enquanto o Dumbarton está na terceira. Os demais disputaram a primeira divisão na atual época.
Vídeo
Dundee Utd 0-3 Rangers
Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [foto: Rangers FC]
Página Inicial
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas