sexta-feira, 15 de maio de 2009

Taça Libertadores - Palmeiras elimina Sport nos pênaltis; Grêmio e Cruzeiro, sem problemas.

O Palmeiras contou com a inspiração do veterano goleiro “São” Marcos para se classificar às quartas-de-final da Taça Libertadores da América. O arqueiro de 35 anos, campeão da competição em 1999 com o Verdão, fez belas defesas nos 90 minutos e ainda pegou três pênaltis para ajudar a equipe a eliminar o Sport, após derrota por 1 a 0 no tempo normal e vitória por 3 a 1 nas penalidades. O Palmeiras encara agora o Nacional, com o jogo decisivo em Montevidéu.

Já os outros brasileiros - lembramos que o São Paulo avançou sem jogar, pela desistência do Chivas - tiveram vidas mais fáceis. O Grêmio fez 2 a 0 no San Martín e fechou o placar geral em 5-1; enquanto o Cruzeiro ganhou da Universidad de Chile por 1 a 0, concluindo em 3-1 no geral.

O jogo foi tenso na Ilha do Retiro, em Recife. O Sport começou pressionando, precisando reverter o desaire em São Paulo. Aos 8’, Paulo Baier cabeceou para boa defesa de Marcos. Aos 41’, a melhor chance do Sport na etapa inicial, novamente com Baier. Em passe de Ciro, ele ficou na cara de Marcos, mas chutou para fora.

O segundo tempo manteve o mesmo ritmo: Sport atacando e Palmeiras defendendo. O goleiro Marcos seguiu trabalhando e, por vezes, contando com a falta de pontaria do “Leão”. Até que, aos 81’, não teve jeito: Luciano Henrique passou pela marcação e cruzou para Wilson marcar. Era o necessário para o Sport se atirar ainda mais ao ataque, em busca agora da classificação sem necessidade de pênaltis.

E ela quase veio. Aos 89’, Ciro arriscou da entrada da área e Marcos fez belíssima defesa, e a bola ainda bateu na trave. Após o canto, Igor cabeceou com perigo, mas também ficou no quase. Fim de jogo, 1 a 0.

Camisa 12 foi decisivo
Nas penalidades, Mozart foi o primeiro a bater, e Magrão (completando 200 jogos pelo Sport) defendeu. Porém, logo depois, Luciano Henrique cobrou para defesa de Marcos. Marcão, do Palmeiras, e Igor, do Sport, foram os primeiros a acertar as redes.

Danilo botou o Palmeiras em vantagem, e Marcos mais uma vez apareceu para evitar o gol, na batida de Fumagalli. Armero deixou o time de Vanderlei Luxemburgo com dois gols de vantagem. E, por fim, Dutra bateu para nova defesa de “São” Marcos, que classificou o Palmeiras para as quartas.

Num jogo muito mais morno, disputado num gramado encharcado, o Grêmio fez 2 a 0 nos peruanos do San Martín e avançou para encarar o Caracas, da Venezuela. Jonas abriu o placar aos 17 minutos depois de cruzamento de Fábio Santos, e Herrera fechou o placar na etapa final após assistência de Maxi Lopez.

Jonas fez o primeiro do Grêmio

O Grêmio também confirmou a contratação do técnico Paulo Autuori, ex-Benfica. Autuori foi campeão da Libertadores em 1997 pelo Cruzeiro, e em 2005, pelo São Paulo. No clube paulista também foi campeão mundial de clubes, no mesmo ano, contra o Liverpool.

Já o Cruzeiro perdeu muitos gols, e venceu a Universidad de Chile apenas por 1 a 0, no Mineirão. Foram várias oportunidades, mas que esbarravam no goleiro Miguel Pinto, em especial no primeiro tempo. No segundo, os chilenos se atiraram ao ataque para reverter a desvantagem no confronto, e deram ainda mais espaços à Raposa.

Cruzeiro avançou para encarar São Paulo

Foi assim que Thiago Ribeiro aproveitou brecha na defesa chilena para achar Ramires. Este, por sua vez, passou para Kléber chegar chutando. Miguel Pinto falhou e deixou a bola passar, 1 a 0. Com isso, já são oito meses sem derrotas cruzeirenses no estádio Mineirão. O técnico Adílson Batista chegou a 11 vitórias pelo Cruzeiro em Taças Libertadores, igualando a marca de Zezé Moreira, campeão pelo clube em 1976. Para tentar superar Zezé, o time de Adílson terá pela frente o São Paulo.

Noutros jogos, destacamos a goleada do Caracas sobre o Deportivo Cuenca por 4 a 0, garantindo passagem para um venezuelano nas quartas pela terceira vez na história. Já o Estudiantes avançou ao empatar com o Libertad, depois de ter feito 3 a 0 no primeiro jogo.

Primeiro jogo, aliás, que disputaram Defensor e Boca Juniors, nesta quinta, em Montevidéu. O Boca esteve vencendo por 2 a 1 até aos 85 minutos, quando, numa desatenção da defesa, permitiu o empate num gol de Mora. A decisão da vaga será na próxima quinta-feira.


Resultados das oitavas-de-final da Taça Libertadores da América 2009

Jogo de ida
Defensor - Boca Juniors, 2-2 (Gaglianone 45’, Mora 85’; Palermo 3’, Palacio 57’)

Jogo de volta
Sport - Palmeiras, 1-0 [1-3 pênaltis] (Wilson 81’)
Caracas - Dep. Cuenca, 4-0 (Figueroa 23’, Prieto 42’, Rentería 50’, Rey 73’)
Grêmio - San Martín, 2-0 (Jonas 17’, Herrera 74’)
Cruzeiro - Univ. de Chile, 1-0 (Kléber 74’)
Libertad - Estudiantes, 0-0
Nacional vs. San Luís [cancelado]
São Paulo vs. Chivas [cancelado]

Vídeos

Sport 1-0 Palmeiras [1-3 pên.]


Grêmio 2-0 San Martín


Cruzeiro 1-0 Univ. de Chile


Caracas 4-0 Cuenca


Defensor 2-2 Boca Jrs.


Add to Technorati Favorites

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

1 comentário:

  1. EPOCA 2008/2009


    CONVOCATORIA PARA O 3ºTREINO DA SELECÇÃO DE SUB.15 FUTEBOL 11 DA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE LISBOA A REALIZAR NO DIA 18 DE MAIO DE 2009 PELAS 19.00 HORAS NO CAMPO DO C.A.CULTURAL(PONTINHA).


    ATLETAS CONVOCADOS:

    C.F.BELENENSES:
    ANDRE RODRIGUES
    GONÇALO BARROSO
    GONÇALO RIBEIRO
    HUGO VINHA
    JOAO FERREIRA
    TOMAS GREGORIO

    G.I.M.D.ABOBODA:
    RICARDO PEREIRA

    F.C.ALVERCA:
    BRYAN CERQUEIRA

    C.F.ESTRELA DA AMADORA:
    JORGE GAMA
    LUIS LUCAS

    ATLETICO C.P:
    FRANCISCO MARQUES
    RENATO GONÇALVES

    A.C.CACEM:
    VASCO NUNES

    C.A.CULTURAL:
    DIOGO MARTINS
    JOAO DUARTE
    RAFAEL DIOGO

    G.D.ESTORIL-PRAIA:
    DUARTE REBELO
    GONÇALO PINHEIRO
    RUI PINHEIRO

    G.S.LOURES:
    RAPHAEL CRUZ

    ODIVELAS F.C:
    BRUNO CAROLINO
    GREGOIRE GOUVENAUX
    NELSON RODRIGUES

    A.D.OEIRAS:
    ANTONIO CAMPOS
    CLAUDIO MARQUES
    EDI OLIVEIRA
    GONÇALO SOARES
    JOAO ALBUQUERQUE
    JOAO MAXIMO
    MARCOS PEREIRA
    RODRIGO LYON

    REAL S.C:
    RODRIGO GONÇALVES

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas