O Palmeiras contou com a inspiração do veterano goleiro “São” Marcos para se classificar às quartas-de-final da Taça Libertadores da América. O arqueiro de 35 anos, campeão da competição em 1999 com o Verdão, fez belas defesas nos 90 minutos e ainda pegou três pênaltis para ajudar a equipe a eliminar o Sport, após derrota por 1 a 0 no tempo normal e vitória por 3 a 1 nas penalidades. O Palmeiras encara agora o Nacional, com o jogo decisivo em Montevidéu.
Já os outros brasileiros - lembramos que o São Paulo avançou sem jogar, pela desistência do Chivas - tiveram vidas mais fáceis. O Grêmio fez 2 a 0 no San Martín e fechou o placar geral em 5-1; enquanto o Cruzeiro ganhou da Universidad de Chile por 1 a 0, concluindo em 3-1 no geral.
O jogo foi tenso na Ilha do Retiro, em Recife. O Sport começou pressionando, precisando reverter o desaire em São Paulo. Aos 8’, Paulo Baier cabeceou para boa defesa de Marcos. Aos 41’, a melhor chance do Sport na etapa inicial, novamente com Baier. Em passe de Ciro, ele ficou na cara de Marcos, mas chutou para fora.
O segundo tempo manteve o mesmo ritmo: Sport atacando e Palmeiras defendendo. O goleiro Marcos seguiu trabalhando e, por vezes, contando com a falta de pontaria do “Leão”. Até que, aos 81’, não teve jeito: Luciano Henrique passou pela marcação e cruzou para Wilson marcar. Era o necessário para o Sport se atirar ainda mais ao ataque, em busca agora da classificação sem necessidade de pênaltis.
E ela quase veio. Aos 89’, Ciro arriscou da entrada da área e Marcos fez belíssima defesa, e a bola ainda bateu na trave. Após o canto, Igor cabeceou com perigo, mas também ficou no quase. Fim de jogo, 1 a 0.
Nas penalidades, Mozart foi o primeiro a bater, e Magrão (completando 200 jogos pelo Sport) defendeu. Porém, logo depois, Luciano Henrique cobrou para defesa de Marcos. Marcão, do Palmeiras, e Igor, do Sport, foram os primeiros a acertar as redes.
Danilo botou o Palmeiras em vantagem, e Marcos mais uma vez apareceu para evitar o gol, na batida de Fumagalli. Armero deixou o time de Vanderlei Luxemburgo com dois gols de vantagem. E, por fim, Dutra bateu para nova defesa de “São” Marcos, que classificou o Palmeiras para as quartas.
Num jogo muito mais morno, disputado num gramado encharcado, o Grêmio fez 2 a 0 nos peruanos do San Martín e avançou para encarar o Caracas, da Venezuela. Jonas abriu o placar aos 17 minutos depois de cruzamento de Fábio Santos, e Herrera fechou o placar na etapa final após assistência de Maxi Lopez.
O Grêmio também confirmou a contratação do técnico Paulo Autuori, ex-Benfica. Autuori foi campeão da Libertadores em 1997 pelo Cruzeiro, e em 2005, pelo São Paulo. No clube paulista também foi campeão mundial de clubes, no mesmo ano, contra o Liverpool.
Já o Cruzeiro perdeu muitos gols, e venceu a Universidad de Chile apenas por 1 a 0, no Mineirão. Foram várias oportunidades, mas que esbarravam no goleiro Miguel Pinto, em especial no primeiro tempo. No segundo, os chilenos se atiraram ao ataque para reverter a desvantagem no confronto, e deram ainda mais espaços à Raposa.
Foi assim que Thiago Ribeiro aproveitou brecha na defesa chilena para achar Ramires. Este, por sua vez, passou para Kléber chegar chutando. Miguel Pinto falhou e deixou a bola passar, 1 a 0. Com isso, já são oito meses sem derrotas cruzeirenses no estádio Mineirão. O técnico Adílson Batista chegou a 11 vitórias pelo Cruzeiro em Taças Libertadores, igualando a marca de Zezé Moreira, campeão pelo clube em 1976. Para tentar superar Zezé, o time de Adílson terá pela frente o São Paulo.
Noutros jogos, destacamos a goleada do Caracas sobre o Deportivo Cuenca por 4 a 0, garantindo passagem para um venezuelano nas quartas pela terceira vez na história. Já o Estudiantes avançou ao empatar com o Libertad, depois de ter feito 3 a 0 no primeiro jogo.
Primeiro jogo, aliás, que disputaram Defensor e Boca Juniors, nesta quinta, em Montevidéu. O Boca esteve vencendo por 2 a 1 até aos 85 minutos, quando, numa desatenção da defesa, permitiu o empate num gol de Mora. A decisão da vaga será na próxima quinta-feira.
Resultados das oitavas-de-final da Taça Libertadores da América 2009
Jogo de ida
Defensor - Boca Juniors, 2-2 (Gaglianone 45’, Mora 85’; Palermo 3’, Palacio 57’)
Jogo de volta
Sport - Palmeiras, 1-0 [1-3 pênaltis] (Wilson 81’)
Caracas - Dep. Cuenca, 4-0 (Figueroa 23’, Prieto 42’, Rentería 50’, Rey 73’)
Grêmio - San Martín, 2-0 (Jonas 17’, Herrera 74’)
Cruzeiro - Univ. de Chile, 1-0 (Kléber 74’)
Libertad - Estudiantes, 0-0
Nacional vs. San Luís [cancelado]
São Paulo vs. Chivas [cancelado]
Vídeos
Sport 1-0 Palmeiras [1-3 pên.]
Grêmio 2-0 San Martín
Cruzeiro 1-0 Univ. de Chile
Caracas 4-0 Cuenca
Defensor 2-2 Boca Jrs.
Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]
Página Inicial
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
EPOCA 2008/2009
ResponderEliminarCONVOCATORIA PARA O 3ºTREINO DA SELECÇÃO DE SUB.15 FUTEBOL 11 DA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE LISBOA A REALIZAR NO DIA 18 DE MAIO DE 2009 PELAS 19.00 HORAS NO CAMPO DO C.A.CULTURAL(PONTINHA).
ATLETAS CONVOCADOS:
C.F.BELENENSES:
ANDRE RODRIGUES
GONÇALO BARROSO
GONÇALO RIBEIRO
HUGO VINHA
JOAO FERREIRA
TOMAS GREGORIO
G.I.M.D.ABOBODA:
RICARDO PEREIRA
F.C.ALVERCA:
BRYAN CERQUEIRA
C.F.ESTRELA DA AMADORA:
JORGE GAMA
LUIS LUCAS
ATLETICO C.P:
FRANCISCO MARQUES
RENATO GONÇALVES
A.C.CACEM:
VASCO NUNES
C.A.CULTURAL:
DIOGO MARTINS
JOAO DUARTE
RAFAEL DIOGO
G.D.ESTORIL-PRAIA:
DUARTE REBELO
GONÇALO PINHEIRO
RUI PINHEIRO
G.S.LOURES:
RAPHAEL CRUZ
ODIVELAS F.C:
BRUNO CAROLINO
GREGOIRE GOUVENAUX
NELSON RODRIGUES
A.D.OEIRAS:
ANTONIO CAMPOS
CLAUDIO MARQUES
EDI OLIVEIRA
GONÇALO SOARES
JOAO ALBUQUERQUE
JOAO MAXIMO
MARCOS PEREIRA
RODRIGO LYON
REAL S.C:
RODRIGO GONÇALVES