quarta-feira, 27 de maio de 2009

Brasileirão: 3ª jornada - Inter segue 100%; Grêmio e Flamengo vencem primeira; Palmeiras e SP no zero.

O Internacional, após três jogos no Campeonato Brasileiro, é o único time com 100% de aproveitamento. A equipe venceu o Goiás por 1 a 0, no sábado, e se isolou na liderança graças à derrota do Vitória para o Cruzeiro (2-0). Já Grêmio e Flamengo venceram pela primeira vez no campeonato, enquanto o clássico paulista entre Palmeiras e São Paulo acabou empatado pelas boas atuações dos goleiros Marcos e Dênis. Também é preciso destacar a bela virada do Náutico contra o Atlético PR.

No Serra Dourada, com o pior público da rodada (7.274), o Internacional jogou com apenas quatro titulares contra o Goiás - poupando para a semifinal da Copa do Brasil -, e mesmo assim saiu vencedor. O jogo esteve muito abaixo de quaisquer expectativas, com poucos lances de perigo. No primeiro tempo, apenas um de destaque: Felipe cruzou, a bola desviou em Sorondo e Lauro fez bela defesa para salvar o Inter.

Na segunda etapa, o jogo mudou com a entrada de Taison aos 56 minutos. E aos 76, o gol: Marcelo Cordeiro cruzou para o mesmo Taison desviar de cabeça, 1 a 0. Os goianos partiram para o ataque a partir de então, mas não criaram chances reais de gol. E o jogo terminou assim mesmo.

No estádio Bruno José Daniel (8.819 pagantes), o Flamengo reencontrou o Santo André, clube que o vencera na final da Copa do Brasil de 2004. Os andreenses, com um time veterano, começaram em cima, tendo até um gol anulado por infração de Nunes. Mas foi o Fla quem alcançou o gol: Josiel subiu mais alto que a zaga e abriu o placar aos 31 minutos. Minutos depois, o time da casa empatou. Nunes escorou para Ricardo Conceição acertar uma bomba, 1 a 1.
Josiel abriu o placar para o Fla

O jogo tinha oportunidades para ambos os lados quando, aos 65’, o Flamengo deu o golpe fatal. Ibson lançou Josiel, que avançou sem marcação e encobriu o goleiro Neneca. O time carioca continuou melhor e perdeu chance de marcar o terceiro gol com Everton Silva, numa defesa do goleiro. E a partida terminou com a primeira vitória dos rubro-negros no campeonato.

No Olímpico (25.894 pagantes), dia de estreias no Grêmio. O uniforme de 2009 e o técnico Paulo Autuori apareceram pela primeira vez, e também houve a primeira vitória no Brasileirão: 2-0 contra o Botafogo. O time gaúcho não deu chances ao Fogão, e desperdiçou boas chances na primeira etapa - invariavelmente em chutes para fora, além de um na trave.

Grêmio venceu na estreia de Autuori


Mas na etapa final não teve jeito e Jonas abriu o placar aos 58 minutos. Aos 78’ um belo lance definiu o placar: Douglas Costa cruzou, Maxi Lopez passou de calcanhar para Fábio Santos marcar.

Um público decepcionante de 12.023 pagantes acompanhou, no Palestra Itália, o clássico sem gols entre Palmeiras e São Paulo. Apesar do placar, o jogo foi cheio de alternativas. Na etapa inicial, os são-paulinos estiveram perto de marcar, mas o veterano Marcos apareceu e impediu os gols com seguras aparições. Já no segundo tempo, melhor para o Verdão. Entretanto, também não conseguiu passar pelo goleiro Dênis, terceiro goleiro do São Paulo (Rogério Ceni e Bosco estão lesionados).

Já na Arena da Baixada (14.981 pagantes), o Náutico se superou e reverteu uma desvantagem de dois gols para vencer o Atlético PR por 3 a 2. Foi a segunda derrota do Furacão em casa. O primeiro tempo foi promissor para o time local, abrindo vantagem com dois gols do jovem Wallyson. Mas tudo mudou nos 45 minutos finais. Aos 49’, Gladstone pegou rebote e acertou um bonito chute da entrada da área para descontar. Aos 57’, o goleiro Galatto falhou e Anderson Lessa empatou. E, aos 86’, Gilmar deu passe para Lessa confirmar o segundo triunfo consecutivo do Timbu.

Éder Luís marcou um golaço para o Galo

Quem também venceu pela segunda vez seguida foi o Atlético MG, igualmente fora de casa e por 3 a 2, contra o Sport (15.315 pagantes na Ilha do Retiro). O Galo contou com um golaço de Éder Luís para abrir o placar aos cinco minutos: ele foi lançado no campo de defesa, avançou na corrida, passou por três rivais e chutou no canto. Se o Galo se encontra em boa fase, o Sport parece ainda sentir a eliminação na Taça Libertadores nos pênaltis para o Palmeiras, e tem apenas um ponto na tabela.

A goleada da rodada ficou por conta do Santos, 4 a 1 contra o Fluminense em pleno Maracanã. As críticas ao Flu e ao técnico Carlos Alberto Parreira desencadearam em confusão nesta terça-feira. Torcedores invadiram o treino do time e agrediram o volante Diguinho, que se encontra com tuberculose e não vem treinando, mas, segundo os adeptos, estaria saindo em boates na noite carioca.

Invasão e agressões no treino do Fluminense

Por sua vez, o Cruzeiro venceu o Vitória com facilidade, no Mineirão, na última partida antes dos confrontos contra o São Paulo pelas quartas-de-final da Libertadores. Por sinal, Cruzeiro e São Paulo se enfrentarão também no próximo domingo, pela quarta rodada do Brasileirão.
O Corinthians venceu o Barueri por 2 a 1, conquistando assim sua primeira vitória no retorno à Série A. Em Florianópolis, Avaí e Coritiba seguiram sem vitórias com o empate em 2-2.

Taça Libertadores da América

Como dito, Cruzeiro e São Paulo se enfrentam nesta quarta-feira, na partida de ida das quartas-de-final da competição sul-americana. O jogo será no Mineirão. Em Caracas, na Venezuela, o time da casa recebe o Grêmio. O Palmeiras atua na quinta-feira, em casa, contra os uruguaios do Nacional. No outro jogo, Defensor e Estudiantes se enfrentam na quinta, em Montevidéu.

Copa do Brasil

Também nesta quarta-feira, iniciam as semifinais da Copa do Brasil, que dá ao vencedor uma vaga na próxima Libertadores. No Beira-Rio (cerca de 47 mil bilhetes vendidos), em Porto Alegre, enfrentam-se Internacional e Coritiba. No Maracanã (60 mil), teremos Vasco e Corinthians. Na próxima semana ocorrerão os jogos de volta.


Resultados da 3ª jornada do Campeonato Brasileiro 2009

Cruzeiro - Vitória, 2-0 (Kléber 21’, 32’)
Goiás - Internacional, 0-1 (Taison 76’)
Corinthians - Barueri, 2-1 (Souza 17’, Jean 47’; Daniel Marques 90’)
Fluminense - Santos, 1-4 (Mariano 9’; Molina 37’, Madson 51’, Kléber Pereira 84’, 86’)
Atlético PR - Náutico, 2-3 (Wallyson 25’, 37’; Gladstone 49’, Anderson Lessa 57’, 83’)
Palmeiras - São Paulo, 0-0
Grêmio - Botafogo, 2-0 (Jonas 58’, Fábio Santos 78’)
Santo André - Flamengo, 1-2 (R. Conceição 43’; Josiel 32’, 65’)
Avaí - Coritiba, 2-2 (Muriqui 34’, Ricardinho 73‘; Hugo 35’, Marcelinho Paraíba 53’)
Sport - Atlético MG, 2-3 (Jonílson [contra] 45’, Dutra 90’; Éder Luís 5, 10’, M. Araújo 42’)

Classificação
do Brasileirão 2009

Classificação após 3 rodadas

Vídeos

Goiás 0-1 Internacional


Santo André 1-2 Flamengo


Grêmio 2-0 Botafogo


Atlético PR 2-3 Náutico


Sport 2-3 Atlético MG


Fluminense 1-4 Santos


Add to Technorati Favorites

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

1 comentário:

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas