sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Marta - A nova estrela do futebol mundial

´Home - Página Inicial do Desportugal


O Brasil está em mais uma final de Copa do Mundo. E sua craque chama-se Marta, a número dez da Seleção. Não, ninguém aqui ficou insano. Quem assistiu o Mundial de futebol feminino, jogado na China, sabe do que estamos falando. Na última quinta-feira, o Brasil contou com show dela para arrasar os Estados Unidos por 4-0, pelas semifinais (meia-final).

Marta amassou a seleção norte-americana, por muitos considerada a melhor do mundo, com dribles desconcertantes e gols maravilhosos, de encher os olhos dos chinenes.

Mas afinal, quem é Marta? E principalmente, como pode uma seleção sem nenhum prestígio no seu próprio país (seja de torcida ou de dirigentes, que sequer organizam algum torneio de futebol feminino em âmbito nacional, desde 2001) chegar tão longe num Mundial?

Até pela falta de apoio, a alagoana Marta Vieira da Silva buscou a sorte no time sueco do Umea. Em 2003, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos. Três anos depois, o reconhecimento máximo pela FIFA: foi eleita a melhor jogadora do mundo, após duas tentativas frustradas.

Neste ano de 2007, foi a artilheira da edição dos Jogos Pan-Americanos, ao marcar 12 gols e contribuir enormemente para a medalha de ouro do Brasil. Como agradecimento, ela entrou para o “Hall da Fama” do Maracanã, deixando a marca de seus pés ao lado das de jogadores como Zico e Junior.


Home - Página Inicial do Desportugal

Na última quinta-feira, contra os Estados Unidos, na revanche da final dos Jogos Olímpicos de 2004, a Seleção Brasileira fez o primeiro gol aos 20’, com Osbourne (“auto-golo”). Aos 27 minutos, Marta mostrou sua capacidade. Driblou duas adversárias e finalizou com precisão, 2 a 0. Aos 56’, Cristiane - justiça seja feita, outra excepcional jogadora - fez o terceiro.

O melhor ficou reservado para o fim. Aos 78’, a brasileira, de costas para a marcadora, puxou a bola para trás, fintou a americana, e driblou outra adversária antes de chutar cruzado. Que golaço! O sétimo de Marta neste Mundial concretizava a terceira vitória do Brasil em jogos contra as americanas.

No domingo, a adversária é a Alemanha. É a chance de conferir esse time que nem emprego no Brasil tem direito contra uma seleção com um planejamento exemplar. Independentemente do resultado, o Brasil vive o surgimento para o mundo de Marta, a nossa camisa 10.

Vídeos

Brasil 4-0 Estados Unidos


Jogadas de Marta



Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Foto: AP

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil)

Página Inicial

O Dia C

E este fim de semana?



O que é que ele nos reserva?



Apesar de estar a ler um prémio Nobel que até seria capaz de vos recomendar, as minhas atenções encontram-se focadas no dia de amanhã pelas 19h15.



Sim.



O grande dérbi lisboeta de amanhã irá centrar a minha intenção quase por completo.



Não será por completo, pois espero estar rodeado de uma simpática Leffe Ruiva, feita pelos sábios artesãos do mosteiro belga com o mesmo nome e que a todos recomendo uma simpática visita (e isto apesar de nunca lá ter estado).



Bem, durante os quinze minutos lerei um pouco mais de A Recusa de Imre Kertész , sendo que só aconselho aquem já leu Sem Destino que só é um daqueles livros que me marcou profundamente.



Tanto quase como se o resultado do Benfica for assim mais para o negativo.



No fundo, é para isso que leio. Para esquecer a maior parte dos resultados benfiquistas.



Mas às 19h15 os meus olhos estarão centrados num ecrã, esperando ansiosamente não ter tempo para ler. Sim, porque se o jogo for mau, serei forçado a ler durante o jogo, andando depois por aí, sem destino, a recusar a justiça divina do futebol.




Página Inicial

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Liga Espanhola : 5 ª jornada - Real Madrid vence Bétis de Ricardo e assume 1º lugar. Carlos Martins e Nunes marcaram

Home - Página Inicial do Desportugal

Bastou esperar um dia para o Real Madrid retirar a liderança da Liga Espanhola ao Villarreal, que durante 24 horas, foi pela primeira vez na sua história primeiro. Os merengues no jogo que encerrou a quinta jornada, recebeu e venceu o Bétis de Ricardo por 2-0.

Ainda sem derrotas no campeonato, tal como o Barcelona, a equipa de Madrid começou o jogo do Santiago Bernabéu de forma lenta e até podia ter chegado ao intervalo a perder. No entanto, Mark Gonzalez rematou por cima quando estava em boa posição e David Rivas cabeceou à barra, naquelas que foram as duas melhores oportunidades do Bétis. Aos 66 minutos, os anfitriões chegaram ao golo na transformação de um penalti, a castigar uma falta de Rivas sobre Raúl, que este converteu.

O Bétis, que contou com Ricardo na baliza, continuou a mostrar pouco respeito pelo ilustre adversário e teve mais duas bolas nos ferros, num período de três minutos de intensa pressão. Primeiro, Diarra desviou a bola para a própria baliza, acertando na barra, e depois Gonzalez rematou ao poste, de ângulo difícil, a 14 minutos do fim. Os visitantes perceberam que não estavam numa noite de sorte e, aos 85 minutos, o resultado ficou definido com um golo espectacular de pontapé de bicicleta por Júlio Baptista.

O Villarreal assume agora o segundo lugar com a vitória sobre o Racing em Santander por 0-2. Nihat colocou o "submarino-amarelo" na frente do marcador antes do intervalo, com o avançado italiano Giuseppe Rossi a marcar mais tarde o seu quarto tento da prova, confirmando assim a vitória ante um Racing que terminou com menos um jogador.

O Valencia também somou 12 pontos em cinco encontros, depois de ganhar ao Getafe, por 2-1, no Mestalla, com Miguel a titular e Manuel Fernandes a ser suplente utilizado. David Villa e David Silva marcaram os golos do Valência, com Braulio a reduzir para a equipa treinada por Michael Laudrup.

Home - Página Inicial do Desportugal

O Barcelona com Lionel Messi a assinar mais uma soberba exibição na vitória em casa, por 4-1, sobre o Saragoça. O internacional argentino de 20 anos está a ser decisivo no relançar de uma época que não começou bem e, na ausência de Ronaldinho, assumiu o papel principal nos três triunfos somados nos últimos sete dias. Messi, que aos 11 minutos de jogo já tinha bisado, foi ainda o autor da jogada do terceiro tento, marcado por Andres Iniesta. Rafael Marquez marcou o quarto tento antes do intervalo de uma partida em que Deco jogou até ao minuto 72. O Saragoça, que ainda logrou chegar ao empate por Zapater, não conseguiu posteriormente evitar a goleada.

O Atlético de Madrid subiu ao quinto lugar, com oito pontos, depois da vitória por 0-2 na casa do Athletic Bilbao, com Maniche e Simão a jogarem de início, o mesmo não acontecendo com Zé Castro, que entrou na segunda parte. Com os mesmo pontos está também o Maiorca, que perdia ao intervalo por 2-0, mas um golo de Nunes iniciou a reviravolta que terminou com um triunfo por 4-2 na recepção ao Valladolid, com Juan Arango a bisar.

O Recreativo de Huelva também ganhou fora, por 0-2, no Riazor, ante o Deportivo com Carlos Martins a estrear-se a marcar em Espanha ao abrir o activo logo no minuto 12, num encontro em que Varela e Beto também jogaram de início.


Resultados da 5ª jornada da Liga Espanhola - La Liga 2007/2008

Real Madrid - Betis, 2-0 (Raúl 67' g.p., Júlio Baptista 85')
Barcelona - Saragoça, 4-1 (Messi 5', 11', Iniesta 22', Marquez 46'; Zapater 9')
Valencia - Getafe, 2-1 (Silva, 16', David Villa, 32'; Braulio, 76')
Athletic Bilbao - Atlético Madrid, 0-2 (Agüero 12'; Forlán 78')
Sevilha - Espanyol, 2-3 (Torrejon 61' p.b., Koné 69'; Cervera 29', Luis Garcia 54', Tamudo 88')
Deportivo - Recreativo, 0-2 (Carlos Martins, 12', Javi Guerrero, 47')
Osasuna - Levante, 4-1 (Pandiani, 31', 52', Juanfran, 57', Javi Garcia 77'; Ettien, 34')
Santander - Villarreal, 0-2 (Nihat, 40', Rossi, 79')
Mallorca - Valladolid, 4-2 (Nunes, 48', Arango, 50', 87', Victor, 83'; Ogbeche, 6', Victor, 26')
Murcia - Alméria, 0-1 (Felipe Melo, 43')

Classificação da Liga Espanhola

1º Real Madrid, 13 pontos
2º Villarreal, 12 pontos
3º Valencia, 12 pontos
4º Barcelona, 11 pontos
5º Maiorca, 8 pontos
6º Atlético Madrid, 8 pontos
7º Recreativo Huelva, 8 pontos
8º Espanyol, 7 pontos
9º Almería, 7 pontos
10º Sevilha, 6 pontos
11º Saragoça, 5 pontos
12º Murcia, 5 pontos
13º Athletic Bilbao, 5 pontos
14º Deportivo, 5 pontos
15º Valladolid, 5 pontos
16º Racing Santander, 5 pontos
17º Osasuna, 5 pontos
18º Getafe, 2 pontos
19º Betis, 2 pontos
20º Levante, 1 ponto

Vídeos

Real Madrid 2-0 Betis
Raúl 67'
Júlio Baptista 85'



Barcelona 4-1 Saragoça
Messi 5', 11'
Zapater 9'
Iniesta 22'
Marquez 46'


Deportivo 0-2 Recreativo Huelva
Carlos Martins, 12'
Javi Guerrero, 47'



Maiorca 4-2 Valladolid
Ogbeche, 6'
Victor, 26'
Nunes, 48'
Arango, 50' 87'
Victor 83'


Athletic Bilbao 0-2 Atlético Madrid
Agüero 12'
Forlán 78´


Valencia 2-1 Getafe
Silva, 16'
David Villa, 32'
Braulio, 76'


Santander 0-2 Villarreal
Nihat, 40'
Rossi, 79´













Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Fotos: Marca

Página Inicial

Liga Italiana : 5 ª jornada - Inter com Figo em destaque recupera 1º lugar. Miccoli deu vitória ao Palermo sobre o Milan

Home - Página Inicial do Desportugal

A Liga Italiana está novamente a seduzir os amantes do futebol com grandes jogos e golos de deslumbrar. A quinta jornada, que decorreu ontem, foi prova disso com o Inter a alcançar a Roma no topo da classificação. Notas muito positivas para Figo e Miccoli que ajudaram os seus repectivos clubes com golos e vitórias importantes.

No estádio Giuseppe Meazza, o Inter foi mais forte que a Sampdória e venceu com três golos sem resoposta. Ibrahimović marcou um golo em cada parte, com Luís Figo a fazer o outro tento da equipa de Milão, que assim continua sem derrotas ao cabo de cinco jornadas.

A AS Roma também ainda não perdeu, mas depois de três triunfos consecutivos consentiu o segundo empate, desta feita ante a Fiorentina. Depois do empate em casa (2-2) frente à Juventus, no passado domingo, a Roma adiantou-se no marcador no Artemio Franchi, na sequência de um belo "chapéu" de Mancini no minuto 19.

No entanto, a vantagem duraria apenas cinco minutos, com o defesa Alessandro Gamberini a empatar após um canto de Montolivo. Giuly colocou os “giallorossi” de novo na frente do marcador depois do intervalo, mas Mutu fez o resultado final, de grande penalidade, a dez minutos do final, naquele que é o seu quarto tento da temporada.

Home - Página Inicial do Desportugal

O AC Milan, confirmou o seu mau início de temporada ao ser derrotado, por 2-1, na sua visita ao Palermo, isto apesar de ter tomado a dianteira por Seedorf. Os “rossoneri”, que apenas venceram um dos cinco encontros disputados na Série A, desperdiçaram dez oportunidades claras de golo e saíram derrotados, com Aimo Diana e Fabrizio Miccoli a marcarem, tendo o tento do antigo avançado benfiquista surgido já nos descontos de livre. Com esta vitória, o Palermo subiu ao terceiro posto, juntamente com a Juventus e o Nápoles, que bateram, respectivamente, a Reggina (4-0) e o Livorno (1-0). Os “bianconeri”, com Tiago a alinhar os 90 minutos, marcaram todos os golos na segunda parte, por Legrottaglie, Salihamidžić,Trezeguet e Palladino. Já o Nápoles precisou de um golo tardio do avançado argentino Roberto Sosa para vencer no San Paolo.

A Lazio conseguiu o primeiro triunfo da temporada, com golos de Rocchi (2) e Pandev a darem a vitória por 3-1 sobre o Cagliari no Olímpico. O Parma (com Fernando Couto a titular) e o Catania também ganharam, ao baterem, respectivamente, o Torino e o Empoli. Também o Génova ganhou o seu primeiro jogo da temporada, ao derrotar a Udinese por 3-2, graças a um “hat-trick” de Boriello, enquanto a Siena e a Atalanta de Costinha empataram a um golo.

Resultados da 5ª jornada da Liga Italiana - Série A 2007/2008

Inter - Sampdoria, 3-0 (Ibrahimovic 23', 49', Figo 58')
Siena - Atalanta, 1-1 (Loria 31'; Doni 61' g.p.)
Nápoles - Livorno, 1-0 (Sosa 85')
Juventus - Reggina , 4-0 (Legrottaglie 48', Salihamidzic 50', Trezeguet 75', Palladino 90')
Palermo - AC Milan, 2-1 (Diana 73', Miccoli 90'+3; Seedorf 10')
Génova - Udinese, 3-2 (Borriello 20', 47', 74' g.p.; Asamoah 50', Mesto 77')
Parma - Torino, 2-0 (Reginaldo 61', Corradi 63')
Lazio - Cagliari, 3-1 (Rocchi 48', 84', Pandev 60'; Acquafresca 70')
Catania - Empoli, 1-0 (Martinez 48')
Fiorentina - AS Roma, 2-2 (Gamberini 23', Mutu 78'; Mancini 18', Giuly 36')

Classificação da Liga Italiana

1º Inter de Milão, 11 pontos
2º AS Roma, 11 pontos
3º Palermo, 10 pontos
4º Nápoles, 10 pontos
5º Juventus, 10 pontos
6º Atalanta, 9 pontos
7º Fiorentina, 9 pontos
8º Udinese, 7 pontos
9º AC Milan, 6 pontos
10º Parma, 6 pontos
11º Lazio, 6 pontos
12º Génova, 6 pontos
13º Sampdória, 5 pontos
14º Catania, 5 pontos
15º Torino, 4 pontos
16º Cagliari, 4 pontos
17º Siena, 3 pontos
18º Reggina, 2 pontos
19º Livorno, 2 pontos
20º Empoli, 2 pontos

Vídeo de todos os golos da 5ª jornada da Liga Italiana (Série A)



Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Fotos: AP

Página Inicial

Taça da Liga (Carlsberg Cup) - Resultados da 3 ª eliminatória - Fátima, Portimonense, Beira-Mar e Paços de Ferreira foram as grandes sensações

Home - Página Inicial do Desportugal

Apenas hoje estou a dar eco aos jogos de ontem referentes à Terceira eliminatória da Taça da Liga Portuguesa, mas foi de todo imposível ter sido mais célere. Por esse facto espero a vossa compreensão. Já agora, fotos da Carsberg Cup é coisa rara. Tive que recorrer à página do jornal "A Bola".

A qualidade do futebol da 3º eliminatória foi de super-baixo nível e os jogos para quem teve oportunidade de assistir foi deprimente e quase só resolvidos na maioria pelos penáltis.

A grande surpresa veio de Fátima, capital do catolicismo em Portugal, onde a sua equipa de futebol afastou o campeão nacional FC Porto nas grandes penalidades.
Jesualdo Ferreira tinha avisado que não queria facilidades, mas acabou por ser pela terceira vez derrotado em competições a eliminar por equipas de escalões inferiores –Gondomar (ao serviço do Benfica) e Atlético, na época passada, ambas na Taça de Portugal.
Depois de um nulo, a decisão foi para a marca das grandes penalidades. E aí, mesmo com o guarda-redes Paulo Duarte lesionado, o Fátima foi mais feliz, beneficiando dos falhanços de Lino e Mariano González para vencer por 4-2. Um pequeno milagre para uma equipa que esta época se estreia em competições profissionais.

No jogo mais apelativo, o Sporting sofreu imenso para eliminar o Vitória de Guimarães, só o conseguindo na marcação de pénaltis, depois de 0-0 aos 90’. Foram precisas 20 grandes penalidades para se encontrar um vencedor e acabou por ser João Alves – há um ano estava em Alvalade e está em definitivo no Minho com o passe a pertencer a Guimarães, Braga e… Sporting – a atirar ao lado o pontapé decisivo. Os guarda-redes brilharam no jogo e no mata-mata: Nilson defendeu três penáltis, Tiago parou dois (viu uma bola ir à barra e outra ao lado), e apontou um.

Quanto ao Benfica, bem pode agradecer ao excesso de visão do árbitro auxiliar Vítor Lima para continuar na Taça da Liga. O Estrela da Amadora esteve em vantagem durante 55 minutos graças a um golo de Maurício, mas quando já cantava vitória o árbitro assinalou um penálti por alegada mão de Wagnão, quando a bola bateu na cabeça do brasileiro. Freddy Adu aproveitou a benesse e levou o jogo para o desempate por grandes penalidades. Aí as águias foram mais felizes, vencendo por 5-4.

Em Setúbal, o Vitória confirmou o bom momento que atravessa e bateu o Sporting de Braga por 2-0, valendo o cabeceamento certeiro de Matheus (81 minutos) e o estupendo remate de Leandro (88'). Bem mais dramática foi a decisão em Aveiro, com o Beira-Mar a levar a melhor (4-3) sobre o Paços de Ferreira apenas no desempate por grandes penalidades, isto após o nulo ao cabo dos 90 minutos. A União de Leiria também garantiu a presença na fase seguinte da prova, fruto de um triunfo por 2-0 no terreno do Leixões, equipa que ainda não tinha perdido na presente temporada. Maciel (15 minutos) e Jessuí (75', de grande penalidade) assinaram os tentos dos visitantes, sendo que o Leixões terminou com dez jogadores, na sequência da expulsão de Roberto.

Surpreendente foi a eliminação do Nacional da Madeira, que perdeu por 1-0 em Penafiel. Guedes apontou o tento solitário da equipa que milita na Liga de Honra. Quem também disse adeus à prova foi o Belenenses, derrotado (4-3) pelo secundário Portimomense no desempate por grandes penalidades, isto depois do 1-1 registado no final dos 90 minutos.

Agora segue-se uma eliminatória a ser disputada a duas mãos. Os quatro “sobreviventes” decidem depois os dois finalistas, no todos contra todos.

Sorteio dos quartos de final da Taça da Liga (Carlsberg Cup) 2007/2008

Sporting – Fátima
Portimonenses – Beira-Mar
Benfica – Vitória de Setúbal
Penafiel – União de Leiria


Resultados da 3ªeliminatória da Taça da Liga (Carlsberg Cup) 2007/2008

Leixões 0-2 União de Leiria (Maciel, 15', Jessuí do Nascimento, gp, 75')
Penafiel 1-0 Nacional (Guedes, 21')
Portimonense 1-1 [4-3 nas g.p.] Belenenses (Paulo Sérgio, 82'; Fernando Moura, 66')
V.Sétubal 2-0 Sp.Braga (Matheus, 80', Leandro Branco, 88')
Beira-Mar 0-0 [4-3 nas g.p.] P.Ferreira
Fátima 0-0 [4-2 nas g.p.] FC Porto
E.Amadora 1-1 [4-5 nas g.p.] Benfica (Maurício, 36'; Freddy Adu, gp, 92')
V.Guimarães 0-0 [6-7 nas g.p.] Sporting

Vídeos

Fátima 0-0 [4-2 nas g.p.] FC Porto


E.Amadora 1-1 [4-5 nas g.p.]Benfica
Maurício, 36'
Freddy Adu, 92'




V.Sétubal 2-0 Sp.Braga (misturado com outros resumos)
Matheus, 80'
Leandro Branco, 88'





Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Foto: A Bola

Página Inicial

Taça da Liga Inglesa : Coventry afastou Manchester United em Old Trafford. Chelsea goleou

Home - Página Incial do Desportugal

Na terceira eliminatória da Taça da Liga Inglesa a grande surpresa foi a eliminação do Manchester United em pleno Old Trafford frente ao histórico Coventry por 0-2, equipa que anda agora pela 2º divisão, depois de várias décadas na Premiership.

O nome do maltês Michael Mifsud dificilmente será esquecido por Sir Alex Ferguson, que apostou na juventude de Nani, Anderson e entre outros para sofrer uma humilhante derrota com dois golos desse desconhecido jogador. O avançado maltês Mifsud marcou no minuto 27 e colocou o Coventry na frente, aumentando a vantagem a 20 minutos do fim. Só a título de curiosidade o Coventry levou 11 mil adeptos ao teatro dos sonhos!

O novo Chelsea de Avraham Grant derrotou o Hull City por 0-4. O técnico israelita, que substituiu José Mourinho na quinta-feira passada, deixou Hilário no banco, não convocou Paulo Ferreira por opção e Ricardo Carvalho por lesão, mas incluiu vários internacionais para este jogo em Hull. Contudo, foi o jovem de 18 anos, Scott Sinclair, quem abriu o activo no minuto 36, naquele que foi o seu primeiro golo pelos “blues”. Salomon Kalou e Steve Sidwell marcaram antes do intervalo e resolveram a contenda, com o avançado costa-marfinense a ainda ter tempo para bisar a nove minutos do final. Preocupante, tanto para o Chelsea como para a selecção inglesa, foi o facto do extremo Wright-Phillips ter saído devido a uma provável lesão muscular na coxa.

O Arsenal e Liverpool levaram a melhor sobre Newcastle e Reading respectivamente e segue para a quarta ronda. O Everton, com Nuno Valente em campo até aos 64 minutos, ganhou por 3-0 ante o Sheffield Wednesday, do segundo escalão, enquanto o Tottenham (Ricardo Rocha não saiu do banco) derrotou o Middlesbrough por 2-0. O Blackburn venceu em casa (3-0) o Birmingham, com o Bolton a ganhar por 2-1 no reduto do Fulham, após prolongamento. Com Luís Boa Morte a titular, o West Ham sofreu para bater por 1-0 o Plymouth, enquanto Martin O'Neill passou mais um mau bocado no comando do Aston Villa, pois foi derrotado em pleno Villa Park pelo Leicester.

Resultados da 3.ª eliminatória da Taça da Liga Inglesa 2007/2008

Aston Villa - Leicester City, 0-1
Hull City - Chelsea, 0-4
Sheffield Wednesday - Everton, 0-3
West Ham - Plymouth Argyle, 1-0
Blackburn Rovers - Birmingham City, 3-0
Fulham - Bolton Wanderers, 1-2
Manchester United - Coventry City, 0-2
Tottenham Hotspur - Middlesbrough, 2-0
Arsenal - Newcastle United, 2-0
Blackpool - Southend United, 2-1
Burnley - Portsmouth, 0-1
Luton Town - Charlton Athletic, 3-1
Manchester City - Norwich City, 1-0
Reading - Liverpool, 2-4
Sheffield United - Morecambe, 5-0
West Bromwich Albion - Cardiff City, 2-4

Vídeos

Arsenal 2-0 Newcastle United


Tottenham Hotspur 2-0 Middlesbrough


Hull City 0-4 Chelsea


Reading 2-4 Liverpool


Manchester United 0-2 Coventry City



Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Foto: Coventry

Página Inicial

Liga Alemã : 7ª jornada - Bayern aplica goleada das antigas. Leverkusen sobe ao 2º lugar

Home - Página inicial do Desportugal

A Liga Alemã teve ontem a 7º jornada com o Bayern de Munique a mostrar mais uma vez que este ano não está para contemplações e aplicou uma goleada das antigas ao Cottbus por 5-0, assumindo o primeiro lugar.

Depois de uma primeira parte sem golos, o Bayern, adversário do Belenenses na terceira eliminatória da Taça UEFA, resolveu o jogo frente ao último classificado do campeonato no início da segunda parte, com três golos em dez minutos. Klose abriu o marcador aos 59 minutos e Demichelis fez o 2-0 quatro minutos depois. Luca Toni apontou o terceiro do Bayern, o quinto da conta pessoal desta época, aos 69 minutos, antes de Klose marcar o seu sétimo e oitavo golos da temporada na parte final do encontro. O Bayern já marcou 21 golos em sete jogos do campeonato alemão.

O Bayern conta com três pontos de avanço sobre Bayer Leverkusen, conjunto adversário da União de Leiria na Taça UEFA e que subiu ao segundo lugar, graças ao triunfo por 1-2 obtido no estádio do Nurenberga, actual penúltimo classificado. Kiessling desfez o nulo a seis minutos do intervalo, mas Mintál restabeleceu a igualdade aos 73 minutos, na transformação de um penalty. Logo a seguir, Barnetta deu a terceira vitória consecutiva ao Leverkusen. O campeão Estugarda esqueceu a derrota sofrida no jogo de sábado contra o Werder Bremen com um triunfo por 1-0 sobre o Bochum. Hilbert foi o autor do golo da equipa de Fernando Meira, que jogou os 90 minutos.

Guarda redes do Karlsruher esmurra o colega após a vitória em Frankfurt

Nas outras partidas da noite, o Hannover derrotou o Arminia Bielefeld por 2-0, tendo o segundo golo sido apontado pelo português Sérgio Pinto aos 85 minutos, apenas dois minutos depois de ter entrado em campo. O Werder Bremen empatou a uma bola no terreno do Wolfsburgo com Diego a marcar mais um golo. Já o Karlsruher subiu ao sexto lugar da tabela, mercê da vitória por 0-1 conseguida no estádio do Eintracht Frankfurt. No final da partida houve o acto 3 com dois jogadores do Karlsruher a envolveram-se em agressões. Imaginem se perdessem!

Resultados da 7.ª jornada da Liga Alemã - Bundesliga 2007/2008

Wolfsburgo - Werder Bremen, 1-1 (Josué Oliveira 66'; Diego 49')
Hertha Berlim - Hansa Rostock, 1-3 (Pantelic 2'; Rahn 41', Hahnge 54', Dorn 74')
Duisburgo - Schalke 04, 0-2 (Halil Altintop 3', Kuranyi 75')
Borussia Dortmund - Hamburgo, 0-3 (Guerrero 7', Van der Vaart 42', Olic 64')
Nuremberga - Bayer Leverkusen, 1-2 (Mintal 73' g.p.; Kiessling 40', Barnetta 76')
Arminia Bielefeld - Hannover , 0-2 (Huszti 54' g.p., Sérgio Pinto 85')
Bayern Munique - Energie Cottbus, 5-0 (Klose 59', 75', 89', Demichelis 63', Toni 69')
Eintracht Frankfurt - Karlsruhe, 0-1 (Franz 51')
Estugarda - Bochum, 1-0 (Hilbert 50')

Classificação da Liga Alemã 2007/2008

1 Bayern Munique, 17 pontos
2 Bayer Leverkusen, 14 pontos
3 Schalke, 13 pontos
4 Hamburgo, 13 pontos
5 Hertha, 12 pontos
6 Karlsruhe, 12 pontos
7 Werder Bremen, 11 pontos
8 Eintracht, 11 pontos
9 Hannover, 10 pontos
10 Estugarda, 10 pontos
11 Arminia, 10 pontos
12 Dortmund, 9 pontos
13 Wolfsburgo, 8 pontos
14 Bochum, 8 pontos
15 Hansa, 6 pontos
16 Duisburgo, 6 pontos
17 Nurenberga, 5 pontos
18 E. Cottbus, 2 pontos

Vídeos

Wolfsburgo 1-1 Werder Bremen
Diego 49'
Josué Oliveira 66'


Bayern Munique 5-0 Energie Cottbus
Klose 59', 75', 89'
Demichelis 63'
Toni 69'


Borussia Dortmund 0-3 Hamburgo
Guerrero 7'
Van der Vaart 42'
Olic 64'


Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Foto: AP

Página Inicial

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Terminou a aventura dos "Lobos" no Mundial de râguebi

Home - Página Inicial do Desportugal

A Selecção Nacional de râguebi despediu-se do Mundial 2007, em França, com uma derrota frente à Roménia por 14-10. Os “Lobos” chegaram a sonhar com a vitória, depois de chegarem ao intervalo a vencer por 7-0, graças um ensaio do pilar Joaquim Ferreira aos 18’, seguido da conversão de Cardoso Pinto. Mas na segunda parte o maior poderio físico da formação romena impediu Portugal de somar uma vitória histórica na sua primeira participação em Mundiais. Mesmo assim, os nossos jogadores saíram do estádio de Toulouse aplaudidos pelo público e até pelos adversários. Outro grande feito foi terem conquistado a simpatia geral dos portugueses.

A única equipa amadora abandonou a competição com um ponto, pois perdeu o jogo com a equipa do Leste por menos de sete pontos. Outro prémio de consolação foi o facto de ter marcado um ensaio em todos os jogos, incluindo aquele contra a Nova Zelândia.
O encontro marcou também a despedida de vários jogadores veteranos, entre eles Joaquim Ferreira, que devido à lesão de Vasco Uva.

Home - Página Inicial do Desportugal

À semelhança dos três encontros anteriores, Portugal entrou em campo sob grande pressão. A Roménia tentou impor imediatamente a superior condição física, mas os lusos travaram a primeira onda atacante. Uma grande arrancada do defesa António Aguilar deu origem ao ensaio de Joaquim Ferreira, que finalizou da melhor forma uma jogada de insistência do “quinze” luso. Cardoso Pinto concretizou a respectiva transformação.

Após o intervalo, a Roménia voltou a atacar em força e Portugal cedeu finalmente ao poderio físico. Os três pontos de Gonçalo Malheiro, com uma penalidade, ainda fizeram pensar numa vitória, mas os romenos fizeram valer a força dos seus pilares, com Cordeanu a concretizar dois ensaios neste segundo tempo.

Classificação do Grupo C do Mundial de Râguebi 2007

1º Nova Zelândia 15 pontos
2º Escócia 10 pontos
3º Itália 8 pontos
4º Roménia 5 pontos
5º Portugal 1 pontos

Vídeo do ensaio de Portugal frente à Roménia


Fotos: www.rugbyworldcup.com

Página Inicial

Liga Holandesa: 5ª jornada - PSV arrasa Feyenoord

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Ajax e PSV Eindhoven tornaram-se os líderes da Eredivisie após a quinta jornada disputada no fim de semana. O Ajax foi a Alkmaar e derrotou o AZ por 2-3, enquanto o PSV levou de vencida o Feyenoord por 4-0, na primeira ronda com clássicos na Holanda na actual época.

No estádio DSB, o AZ recebeu o Ajax, que saiu na frente num golo apontado por Huntelaar. Ele cobrou falta sem chances para o guarda-redes adversário aos 33 minutos. O uruguaio Luis Suarez ampliou a vantagem aos 43’. Dois minutos depois, De Zeeuw descontou.

Na segunda parte, o Ajax fez o 1-3 aos 65’, com Suarez a bisar. Nos minutos finais, Dembele marcou o segundo tento do AZ, mas foi tarde para uma reacção. A equipa de Amsterdão chegou aos 13 pontos e 18 golos marcados.

Já o PSV destroçou o Feyenoord de Makaay e Van Bronckhorst, ao fazer 4 a 0. Com 13 pontos, o PSV perde a liderança no número de tentos marcados (18 a 12). Aos 33’, Perez chutou forte na pequena área, sem chances para Timmer, e marcou o primeiro.

Quatro minutos, o equatoriano Mendez finalizou após cruzamento da direita e ampliou a vantagem. Aos 42’, Perez chutou para grande defesa de Timmer, que mandou para córner. Na cobrança, a defesa afastou mal, o mesmo Perez pegou o rebote, driblou o defensor e mandou uma bomba: 3 a 0. Na segunda parte, já aos 88’, Koevermans saiu livre, na cara do arqueiro, e finalizou com precisão. Quatro a zero, placar final.

Nos demais embates, destaque-se a boa campanha do De Graafschap. A equipa, que levou 1-8 do Ajax na primeira jornada, venceu no sábado o Vitesse (0-2 - um dos golos de Frankel, ex-jogador do próprio Vitesse) e assumiu o quinto lugar na tabela. O quarto é o Twente, que recebeu o NEC Nijmegen e ganhou facilmente por 3 a 0.

Resultados da 5ª jornada da Liga Holandesa Eredivisie 2007/2008
VVV Venlo – NAC Breda, 1-3 (Linssen 82’; Lurling 1’, Zwaanswijk 68’, de Graaf 89’)
Willem II – Roda JC, 1-0 (Kargbo 45’)
Vitesse – De Graafschap, 0-2 (Frankel 68’, Powel 90’)
Sparta Rotterdam – Heracles Almelo, 1-1 (Boukhari 31’; Everton 63’)
AZ – Ajax, 2-3 (de Zeeuw 45’, Dembele 90’; Huntelaar 33’, Suarez 43’, 65’)
FC Twente – NEC Nijmegen, 3-0 (Wielaert 6’, N’Kufo 14’, Wilkshire 57’)
SC Heerenveen – FC Utrecht, 2-3 (Bradley 50’, Sulejmani 85’; Nelisse 2’, 83’, Rossini 90’)
Excelsior – FC Groningen, 1-3 (Den Ouden 40’; Nevland 45’, Berg 55’, Levchenko 63’)
PSV – Feyenoord, 4-0 (Perez 35’, 43’, Mendez 39’, Koevermans 88’)

Classificação
1. Ajax 13 pontos
2. PSV 13 pontos
3. Feyenoord 12 pontos
4. Twente 11 pontos
5. De Graafschap 10 pontos
6. Vitesse 9 pontos
7. NAC Breda 9 pontos
16. Heracles Almelo 1 ponto
17. NEC 1 ponto
18. Excelsior 0 ponto


Vídeos

PSV 4-0 Feyenoord
Perez 35', 43'
Mendez 39'
Koevermans 88'



AZ 2-3 Ajax
Huntelaar 33'


Demais golos


Willem II 1-0 Roda JC
Kargbo 45'



Excelsior 1-3 Groningen
Den Ouden 40'
Nevland 45'
Berg 55'
Levchenko 63'



Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Foto: PSV

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil)

Página Inicial

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Comunicado

Comomunicado do blog Desportugal

Vêm por este meio os contribuidores do Desportugal esclarecer os seus assíduos visitantes de vários pontos que importam clarificar para que este blog possa continuar a pautar-se pelos mesmos princípios que o têm transformado no que é actualmente, isto é, um relevante meio de difusão de notícias desportivas portuguesas, internacionais e afins “On-Line”.

Temos vindo a ser informados que existe um Blog (cujo link é : http://kumbayah01.blogspot.com/) que constantemente e sem qualquer apreço pelos autores do Desportugal tem vindo a copiar deste , integralmente e sem citar a fonte, os mais vários artigos de opinião e de informação. Ora, como podem imaginar não podemos compactuar com estes factos, desta forma este comunicado dirige-se integralmente ao autor do blog supra-citado.

Vamos começar por pontos:

1. O Desportugal é, para fins legais, uma obra multimédia (ou seja é uma combinação de um conjunto de elementos [texto, sons, imagens, fixas ou em movimento] expresso num formato único digital, processado por um programa de computador de forma interactiva) o que significa que assim sendo tem dois graus de interactividade, no Sentido amplo – possibilidade de acesso aos conteúdos disponíveis em rede desde o local e no momento livremente escolhidos pelo utilizador e no Sentido estrito – conformação pessoal da utilização do multimédia. Assim sendo, segundo a lei geral e tendo em conta que é uma criação do intelecto dos vários contribuidores, os ”posts” do Desportugal afirmam-se enquanto obras cobertas por originalidade, obras colectivas e compóstitas, pois, criadas por uma pluralidade de pessoas são afinal pertença dos que as produzem, isto é são pertença dos titulares. Assim sendo reafirma-se o facto de que são obras individuais incluindo-se portanto no regime legal aplicável aos direitos de autor.

2. O Desportugal, ao publicar faz uso dos seus Direitos patrimoniais de “colocação à disposição do público” e para além de possuir, enquanto entidade colectiva o “direito exclusivo de dispor da sua obra e de fruí-la e utilizá-la, ou autorizar a sua fruição ou utilização por terceiro, total ou parcialmente” possui ainda o exclusivo de exploração económica, o que, como se pode imaginar, acarreta consigo o principio da liberdade de Poder exclusivo de “escolher livremente os processos e as condições de utilização e exploração da obra”

3. O que é feito pelo Blog http://kumbayah01.blogspot.com/ é uma cópia integral de várias obras de criação do Desportugal.Como se pode verificar em :

http://kumbayah01.blogspot.com/2007/09/resultados-dos-jogos-de-qualificao-para.html

http://kumbayah01.blogspot.com/2007/09/brasileiro-so-paulo-oito-jogos-sem.html

http://kumbayah01.blogspot.com/2007/09/air-race-world-series-no-porto-fotos.html

http://kumbayah01.blogspot.com/2007/08/liga-dos-campees-composio-dos-grupos.html

http://kumbayah01.blogspot.com/2007/08/copenhaga-benfica-1-2-1-mo.html

Gostariamos de informar o autor deste blog que possuímos:

-Os originais de todos estes “posts” feitos pelo “Desportugal” (colectivamente falando) bem como as datas de modificação dos mesmos

-Os vários ip´s utilizados pelo “autor” daquele blog (que afinal é um usurpador) bem como as horas, os minutos e os segundos em que o mesmo acedeu ao Desportugal.

-Print-screens e backups do blog http://kumbayah01.blogspot.com/ para usar como meio de prova

4. O Desportugal é uma pessoa colectiva, podendo actuar judicialmente.

5. O Desportugal não é uma mera recreação, o Desportugal não tem fins lucrativos o que significa que os seus autores retiram tempo às suas vidas para fazerem algo de que gostam e para satisfazer tanto quanto possível os seus leitores, não obstante este facto, o Desportugal irá agir em conformidade caso:

  • Não sejam apagados todos os posts copiados
  • Não seja feito um pedido de desculpas, seja por que meio for (e-mail, publicação no blog, etc..) aos colaboradores do Desportugal.

Daremos a partir deste momento (24 de Setembro de 2007) uma semana para que sejam satisfeitos os dois requisitos acima referidos.

Caso isso não se suceda, entregaremos uma queixa tendo em conta a legislação penal da “Lei da Criminalidade Informática” e a legislação aplicável a “Direitos de Autor”.

Mais informamos que é Proibida qualquer reprodução ou copia, parcial ou não, sem a expressa autorização dos colaboradores deste blog e que em qualquer outro caso similar não teremos a passividade tida até agora.

Um Abraço a todos, continuaremos a trabalhar para vocês, aliás, como sempre.

Os colaboradores:

Página Inicial

Brasileirão: Adivinhe, o São Paulo venceu...

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


O São Paulo FC já pode ser declarado pentacampeão nacional. Ainda não é oficial, mas o futebol que o time vem apresentando não permite imaginar outra conclusão neste Campeonato Brasileiro. No sábado, pela 27ª rodada, o Tricolor do Morumbi passou sem problemas pelo Figueirense, com um golaço de Leandro que merece ser visto várias vezes.

Jogando em casa para quase 40 mil pessoas, o time de Muricy Ramalho não deu chances ao Figueira, chegou aos 60 pontos, venceu por 2 a 0 e alcançou a marca de 101 gols neste ano. Logo aos 15’, Alex Silva aproveitou falha da marcação para marcar o primeiro.

Aos 30 minutos, um verdadeiro show de Leandro. Ele recebeu lançamento em profundidade, deixou o zagueiro e o goleiro adversários no chão e tocou para o fundo das redes, 2-0. O São Paulo ainda perdeu bela chance aos 44’, após Dagoberto chutar para boa defesa do goleiro Wilson. A etapa final teve menos lances, com o time da casa administrando sua vantagem.

Também no sábado, em confronto direto pela luta à classificação para a Taça Libertadores, o Grêmio derrotou o Santos por 1-0, no estádio Olímpico. Com isso, o time gaúcho pulou para o terceiro lugar, deixando os santistas em quinto.

A equipe treinada por Mano Menezes mereceu a vitória, principalmente pelas grandes chances criadas no primeiro tempo. Mas o gol saiu apenas aos 55 minutos: Marcel, ex-Benfica, cobrou falta e Fábio Costa não alcançou. O goleiro argentino Saja, por sua vez, fez grandes intervenções e evitou o empate do time de Vanderlei Luxemburgo.

No domingo, destaque para o clássico entre Palmeiras e Corinthians. E, com um gol de Nen, o Verdão conquistou a terceira vitória neste clássico em 2007, sequer tendo sofrido algum gol, além de botar o Timão na zona de rebaixamento. O Palmeiras esteve sempre melhor em campo, e só não abriu o placar no primeiro tempo pelas grandes defesas do goleiro Felipe.
Porém, aos 59’, não teve jeito: Caio cruzou e Nen cabeceou sem chances para o arqueiro corintiano. E foi só, 1 a 0.

Nos clássicos da rodada, vitória dos mandantes. Em Pernambuco, o Náutico saiu da zona de rebaixamento após mais de dez rodadas com a vitória sobre o Sport (2-0); no Paraná, o Atlético derrotou o Paraná num jogo em que o zagueiro paranista Neguette foi o destaque positivo e negativo.

No primeiro gol dos atleticanos, ele desviou o cabeceio de Marcelo Ramos para a própria rede. Neguette ainda empatou a peleja aos 23’. Mas, aos 32’, o mesmo Neguette se atrapalhou ao sair jogando errado, e resultou no gol da vitória do Atlético, mais uma vez por Marcelo Ramos (80º gol de Marcelo na história dos campeonatos brasileiros).

A tabela de classificação ficou embolada, exceção feita ao líder São Paulo. A luta pela Libertadores divide o terceiro colocado (Grêmio) do oitavo (Vasco) em apenas quatro pontos, sempre lembrando que o Fluminense, campeão da Copa do Brasil, já está garantindo na competição internacional. Na parte de baixo, três pontos separam Internacional (9º) do Corinthians (17º e hoje rebaixado).

Resultados da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro 2007
São Paulo FC – Figueirense, 2-0 (Alex Silva 15’, Leandro 30’)
Grêmio – Santos, 1-0 (Marcel 55’)
Goiás – América de Natal, 1-1 (Paulo Baier 35’; Leandro Sena 85’)
Náutico – Sport, 2-0 (César 37’, 77’)
Juventude – Flamengo, 2-2 (Vanzini 25’, Cavalcante 59’; Léo Moura 21’, Leonardo 51’)
Atlético Mineiro – Internacional, 2-2 (Almeida 86’, Vanderlei 89’; Gil 56’, Fernandão 62’)
Palmeiras – Corinthians, 1-0 (Nen 59’)
Vasco – Cruzeiro, 0-2 (Ramires 15’, Martinelli 75’)
Atlético Paranaense – Paraná, 2-1 (Marcelo Ramos 21, 32’; Neguette 23’)
Botafogo – Fluminense, 0-2 (Thiago Neves 3’, Davi 17’)

Classificação
1. São Paulo FC 60 pontos
2. Cruzeiro 51 pontos
3. Grêmio 44 pontos
4. Palmeiras 43 pontos
5. Fluminense 43 pontos
6. Santos 42 pontos
7. Botafogo 42 pontos
8. Vasco 40 pontos
9. Internacional 36 pontos
10. Sport 36 pontos
11. Atlético Paranaense 35 pontos
12. Goiás 34 pontos
13. Figueirense 34 pontos
14. Flamengo 34 pontos
15. Atlético Mineiro 33 pontos
16. Náutico 33 pontos
17. Corinthians 33 pontos
18. Paraná 31 pontos
19. Juventude 27 pontos
20. América de Natal 12 pontos


Vídeos

São Paulo 2-0 Figueirense
Alex Silva 15'
Leandro 30'



Grêmio 1-0 Santos
Marcel 55'


Atlético Paranaense 2-1 Paraná
Marcelo Ramos 21', 32'
Neguette 23'



Palmeiras 1-0 Corinthians
Nen 59'


Vasco 0-2 Cruzeiro
Ramires 15'
Martinelli 75'


Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Foto: UOL Esporte

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil)

Página Inicial

domingo, 23 de setembro de 2007

Liga Italiana : 4ª jornada - Roma empata com Juventus. Inter desperdiça empatando em Livorno

Roma e Juventus empataram no Olimpico

A quarta jornada da Liga Italiana proporcionou o reencontro de dois colossos do futebol italiano, com o líder AS Roma a receber a Juventus e a empatar a uma bola, num jogo marcado pela grave lesão de Jorge Andrade. Este resultado permite aos giallorossi conservar o primeiro posto, tudo porque o Inter não foi além de um empate a duas bolas em Livorno.

A formação romana, adversária do Sporting na Liga dos Campeões, viu a "Vecchia Signora" marcar logo aos 17 minutos, graças a um golo do francês Trezeguet. Ainda assim, o capitão Totti colocou os homens da capital em vantagem, com golos aos 30 e 36 minutos. Del Piero, a quem Buffon pediu para "cantar" no Olimpíco, poderia ter empatado a partida aos 49’, mas falhou a conversão de uma grande penalidade. Aos 52 minutos, o azar bateu à porta do português Jorge Andrade, já que o defesa-central foi forçado a sair do jogo de maca, devido a lesão. Tiago ficou no banco da Juve, que viria a empatar o encontro a três minutos dos 90, por culpa de um golo de Iaquinta (ex-Udinese).

Já o Inter de Milão, com Luís Figo no banco, não foi além de um empate no reduto do Livorno de Luís Vidigal (castigado). Daniele De Vezze deu vantagem aos homens da casa logo no primeiro minuto, mas Ibrahimovic empatou a contenda à passagem dos 35’. Massimo Loviso voltou a dar vantagem ao Livorno, de grande penalidade, aos 65 minutos, mas o sueco Ibrahimovic sentenciou o resultado final aos 72’, também de grande penalidade.

O AC Milan, depois da vitória sobre o Benfica na jornada inaugural da Liga dos Campeões (2-1), recebeu o Parma de Fernando Couto (grande exibição) e não foi além de um empate a uma bola no San Siro. Os milaneses adiantaram-se no marcador aos 44 minutos, por intermédio de Clarence Seedorf, mas Andrea Pisanu restabeleceu a igualdade aos 73 minutos.

Nos outros jogos, Di Natale voltou a ser fundamental na vitória da Udineses frente ao Reggina marcando os dois golos do jogo. Este internacional italiano tem estado imparável desde que ajudou a sua selecção no triunfo na Ucrânia.

A Fiorentina subiu ao terceiro lugar, graças ao romeno Mutu que marcou o único golo na vitória viola em Catania. O Palermo de Miccoli também somou os três pontos na vitória miníma em Cagliari. O Nápoles desta vez não venceu e foi travado em Empoli (0-0).

Mais logo joga-se o escaldante derby de Génova (Genoa-Sampadória) e pelo que já vi nos jornais online, incidentes entre claques nas ruas tem sido o prato forte. ( Fotos neste Link )

Resultados da 4.ª jornada da Liga Italiana - Série A 2007/2008

Udinese - Reggina, 2-0 (Di Natale 5' e 62')
AC Milan - Parma, 1-1 (Seerdorf, 44'; Pisanu, 73')
AS Roma - Juventus, 2-2 (Totti, 30', 36'; Trezeguet, 17', Iaquinta, 87')
Atalanta - Lazio, 2-1 (Langella, 43', Zampagna, 90'; Mutarelli, 69')
Cagliari - Palermo, 0-1 (Zaccardo, 15')
Catania - Fiorentina, 0-1 (Mutu, 4')
Empoli - Nápoles, 0-0
Livorno - Inter Milão, 2-2 (Vezze, 1', Loviso, 62' gp; Ibrahimovic, 35', 72' gp)
Torino - Siena, 1-1 (Dellafiore, 24': Maccarone, 53')
Sampdoria - Génova, mais logo

Classificação da Liga Italiana - Série A

1º AS Roma, 10 pontos
2º Atalanta, 8 pontos
3º Fiorentina, 8 pontos
4º Inter de Milão, 8 pontos
5º Nápoles, 7 pontos
6º Udinese, 7 pontos
7º Palermo, 7 pontos
8º Juventus, 7 pontos
9º AC Milan, 6 pontos
10º Torino, 4 pontos
11º Cagliari, 4 pontos
12º Sampdoria, 4 pontos (-1 jogo)
13º Lázio, 3 pontos
14º Parma, 3 pontos
15º Génova, 2 pontos (- 1 jogo)
16º Livorno, 2 pontos
17º Catania, 2 pontos
18º Reggina, 2 pontos
19º Empoli, 2 pontos
20º Siena, 2 pontos

Vídeo de todos os golos da 4ª jornada da Liga Italina - Série A


Foto: Corriere della Sera

Página Inicial

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

"Anyone can be clever, the trick is not to think that the other guy is stupid"

"José Mourinho chegou a acordo com o Chelsea e vai abandonar o comando técnico do clube. A saída do português estará relacionada com os maus resultados da equipa nos últimos tempos, avança a imprensa britânica de hoje."

in Público Online

Quando li isto, contrariamente a grande parte da população amante do futebol, esbocei um sorriso. Mais um treinador despedido. Nada de anormal, o mundo do futebol é feito de despedimentos e contratações, o renovamento nas equipas de futebol é uma coisa banal que não deve, nem pode, alarmar seja quem for, enfim, são ciclos, tudo o que começa têm necessariamente um fim, e isto é uma verdade "la palissiana". Desta vez calhou a Mourinho a fava e à parte do facto de ele ter feito do Chelsea o grande clube que é actualmente, foi despedido. O Chelsea ganhou mais em 4 anos do que nos últimos 50, ora, quer queiramos quer não, isso faz com que se caia nas “boas graças” dos adeptos. É legítimo e compreensível. Em certas situações é difícil encontrar uma razão para o despedimento de certos e determinados treinadores, mas desenganem-se, isso é algo que não se passa nesta situação.

Uma questão de saias

"There are only two ways for me to leave Chelsea.

One way is in June 2010 when I finish my contract and if the club doesn’t give me a new one. It is the end of my contract and I am out.

The second way is for Chelsea to sack me."

Por José Mourinho

Não, o contrato de Mourinho não acabou e ele não foi despedido por maus resultados, nem pelos (habituais) desentendimentos com Abramovich, de certo que não foi também pelo salário que auferia, o Special One foi despedido por causa de uma mulher. Espantem-se os mais desatentos, na realidade uma mulher tirou o emprego a Mourinho, o treinador e pessoa mais obstinada e implacável de que há memória. A bem da verdade não foi uma mulher qualquer, foi a mulher mais opulenta e abastada do mundo...o, não estamos a falar de Angela Merkel, nem de Condoleezza Rice, antes de Irina Abramovich.

É do conhecimento geral que Abramovich se divorciou por ter sido apanhado por Irina em situações “mais intimas” com uma modelo russa de seu nome Daria Zhukova, ora Irina saiu vitoriosa do óbvio litígio que se formou com o divórcio e ficou com grande parte da fortuna de multi-bilionário russo. Não tendo sido o Chelsea muito rentável neste último ano e meio e estando o russo arredado de grande parte da sua fortuna só tinha duas opções ou esperava por melhores resultados financeiros e desportivos do clube londrino (conquista da Champions League) ou o vendia, e tendo em conta que o russo não comprou o Chelsea para perder dinheiro e que ele é por natureza um capitalista e um argentário a escolha parece ser óbvia. Roman Abramovich acabou mesmo por vender o clube, ou pelo menos por aliena-lo a investidores Israelitas por forma a no mesmo ser injectado dinheiro, assim, deixou de ser o patrão do Chelsea de forma plena, o que levava a que Mourinho a ficar no clube se tivesse de submeter a ordens de alguém que está alheio do balneário dos Blues e que iria mandar "de fora para dentro".

Avram Grant será o novo sucessor do português, o antigo director desportivo do Chelsea quando foi contratado teve uma grande influência na famosa compra do pack “Shevchenko e Ballack” à revelia de Mourinho, Grant tem sido uma espécie de informador do milionário russo, intrometendo-se no trabalho do técnico português que acaba por sair porque existem princípios dos quais não abdica e também por não permitir interferências no seu trabalho. É fácil de compreender.

Futuro do Chelsea……e de Mourinho

Há dois dias atrás o Chelsea era uma equipa, agora é um simples grupo de jogadores. Por onde Mourinho passa cria elos com os jogadores, elos de amizade, de trabalho e de respeito que por ninguém são esquecidos, a carapaça dura que ele tanto se orgulha de mostrar ao mundo esconde lá dentro um homem amigo dos seus jogadores e preocupado com as contingências da vida destes…ora Mourinho tem ainda uma coisa fabulosa, apesar de não ser um estratega nato, é um excelente gestor de pessoas e recursos sabendo sempre o momento em que deve aplaudir os seus jogadores e critica-los, tudo no intuito de deles tirar todo o potencial que têm. Isso é algo que é sentido por todos eles. Mourinho transforma jogadores que eram banais até à sua intervenção em estrelas do futebol, Ricardo Carvalho, Cech, Obi Mikel, Joe Cole, Maniche, Paulo Ferreira, Drogba, Essien são exemplos perfeitos disso mesmo, desta forma é normal que os atletas apreciem e estimem o técnico português, até porque no final os principais beneficiados serão eles mesmos.

Nesta senda são engraçadas as declarações à imprensa de Malouda que chegou esta época ao Chelsea e que afirma que se saiu do Lyon foi precisamente por causa de Mourinho e que está “furioso” ou de Drogba e de Lampard que querem sair da equipa de Londres. Advinha-se uma ruptura no balneário do Chelsea, não gosto de fazer previsões mas o futuro não deverá ser risonho para Avram Grant, pelo menos com estes atletas..Uma coisa é certa, agora Ballack e Shevchenko vão ser titulares indiscutíveis. O deadline de Grant é Janeiro, até lá veremos o que se sucede.

Mourinho pegou na sua família, nas suas malas e nos 25 ou 30 ou ainda 35 milhões de euros, que recebeu de indemnização e vai, creio eu, passar umas boas férias até Janeiro, após isto há três destinos que se afiguram como possíveis para o Special One, a saber, Real Madrid, Inter de Milão ou Selecção Nacional. Creio ser injusto e de muito má fé apontar Mourinho para a Selecção neste momento delicado de Scolari, e tenho a certeza que se vai falar muito nesse assunto mas somente para destabilizar, até porque a menos que Scolari aceite, por sua iniciativa, fazer uma rescisão amigável de contrato com a FPF, não será decerto Gilberto Madail a faze-lo, por maior que seja a pressão da comunicação social sobre ele. Além do mais Mourinho não deverá querer ser selecionador neste momento da sua carreira.


Deixo-vos com algo que foi dito no Chat do Site do Chelsea:

"Espero que todos os adeptos do Chelsea se vistam de preto ou usem fumo negro nos dias dos jogos e que continuem a entoar os cânticos de José Mourinho por,pelo menos, três meses. Contribuirei pondo uma tarja apropriada que expresse o nosso amor por Mourinho"

Agora com Mourinho desempregado….Cuidado Gordon Brown

Um Abraço a todos.

Página Inicial

Taça UEFA : Resultados da 1ª eliminatória - Braga, Belenenses, Leiria e Paços de Ferreira todos derrrotados

Luca Toni marcava o único golo do Bayern frente ao Belenenses

A primeira eliminatória da Taça UEFA 2007/2008 foi negra para as equipas portuguesas, que somaram por derrotas os jogos efectuados. A juntar às prestações dos "grandes" na Liga dos Campeões, Portugal deve ter obtido dos piores resultados de sempre numa semana europeia. Sinceramente e analisando friamente o que se passou, não é estranhar o sucedido, isto porque tivémos pela frente algumas das melhores equipas europeias. Esperamos então que daqui a duas semanas a sorte que não tivémos esta semana, seja compensada com a passagem de algumas equipas à fase de grupos da Taça UEFA.

Análise aos jogos da equipas portuguesas na UEFA

Ao contrário do que era esperado a equipa bávara não conseguiu «desmontar» a estratégia montada por Jorge Jesus, excepto numa ocasião. Fica tudo em aberto para o jogo da segunda-mão. Tendo em conta que o Bayern apresenta um orçamento de 400 milhões de euros e uma equipa recheada de internacionais era esperado que perante o seu público alcançasse uma vitória por números inquestionáveis.

Só que o Belenenses esteve muito acertado em termos defensivos e foi conseguindo suster o ímpeto do adversário, com a excepção a acontecer ao 34 minutos. Van Bommel cruzou a bola para a área, onde Luca Toni, no limite do fora-de-jogo, pára o esférico no peito e quando Costinha sai da baliza rematou com sucesso para o fundo da baliza “azul”.
Na segunda parte o Belenenses começou a acercar-se da baliza de Khan com mais perigo e obrigou inclusive o experiente guarda-redes alemão a realizar duas boas defesas.
No entanto também é verdade que Luca Toni, Podolski e Altintop tiveram ocasiões para dilatar a vantagem.
Só que não estiveram felizes na finalização para benefício da equipa portuguesa.
O Belenenses ao perder apenas por 1-0 tem ainda hipóteses de, em casa, conseguir a reviravolta, mesmo sabendo de antemão que não é uma tarefa nada fácil, em virtude da inegável qualidade individual de jogadores com Ribery, Luca Toni, Podolski e Zé Roberto entre outros.

Paços de Ferreira merecia muito melhor sorte

O Paços de Ferreira perdeu por 0-1, na recepção aos holandeses do AZ Alkmaar, em jogo da primeira mão da primeira eliminatória da Taça UEFA em futebol, disputado no Estádio do Bessa, no Porto.
Se a derrota seria um resultado previsível para alguns críticos do meio, aqueles que fizeram questão de seguir os acontecimentos no Estádio do Bessa (jogo não foi televisionado) não esperariam tamanho castigo. Ainda para mais, se tivermos em linha de conta que durante os 90 minutos o encontro estava empatado, mas já em período de compensações, eis que o cinismo do AZ Alkmaar, equipa extremamente experiente, foi compensado com um golo solitário da autoria do defesa Pognoli, que entrou no jogo já a meio do segundo tempo. Resultado que acaba por ser extremamente penalizador para os pupilos de José Mota, que tudo fizeram para conquistar um outro score, bem mais animador para o confronto da segunda mão, em território inimigo. Agora, tudo indica que a aventura pacense na Europa conhecerá apenas mais um capítulo... E ponto final.

Surpresa eata derrota do Braga na Suécia

O Sporting de Braga estreou-se na Taça UEFA em futebol com uma derrota por 2-1 no reduto dos suecos do Hammarby, na primeira eliminatória, mas manteve "à vista" a qualificação para a fase de grupos.
O clube minhoto sucumbiu à eficácia do avançado sueco Petter Andersson, autor dos dois golos dos anfitriões, aos 50 e 65 minutos, mas o tento do austríaco Linz permite à equipa portuguesa encarar com optimismo o segundo encontro, marcado para 4 de Outubro, em Braga.
Em Estocolmo, na casa emprestada do Hammarby, pois o estádio do clube nórdico não foi homologado pela UEFA, o Braga apresentou uma equipa bastante diferente da que perdeu no fim-de-semana passado no reduto do Vitória de Setúbal, por 3-1.
Mesmo sem o ter o ritmo do adversário - o campeonato sueco já leva 21 jornadas contra apenas quatro do português -, o Braga cedo assumiu o comando do jogo e, aos 14 minutos, apenas o poste da baliza do Hammarby evitou que o remate de cabeça de Frechaut resultasse no primeiro golo do jogo.
Aos 34 minutos, foi a vez de Linz ver o poste devolver um colocado desvio de cabeça, mas o "nulo" subsistiu ao intervalo e foi mesmo o Hammarby que inaugurou o marcador, os 50, na sequência da boa jogada individual de Andersson, finalizada com um poderoso remate à entrada da área.
O Sporting de Braga reagiu de imediato e demorou apenas nove minutos a restabelecer a igualdade, aos 59, graças à persistência de Linz, que encontrou espaço no interior da área anfitriã para desferir um forte remate rasteiro.
Os minhotos descansaram sobre o empate e o Hammarby também não se mostrou muito ameaçador, mas conseguiu assegurar o triunfo aos 65 minutos com a colaboração do guarda-redes "arsenalista" Dani Mallo, que deixou escapar de forma comprometedora um livre indirecto de Andersson.

Leiria não teve capacidade para suster farmacêuticos

Na tarde de ontem, na Alemanha, a União de Leiria foi a primeira a entrar em acção sendo batida pelo Bayer Leverkusen por 3-1, com 2-1 ao intervalo.
Não esteve feliz a formação liderada por Paulo Duarte ("O Patriota") neste confronto com os alemães. Num jogo feio (na segunda parte) onde o próprio técnico leiriense foi expulso do «banco» por parte do árbitro eslovaco Vladimir Hrinak, este jogo da primeira «mão» da primeira eliminatória da Taça UEFA foi assinalada por uma série de cartões amarelos (e dois vermelhos) terminando as equipas com dez unidades em campo.
Quanto ao jogo em si, não houve surpresa. A maior capacidade do Bayer Leverkusen era antecipadamente reconhecida e a União de Leiria, acusando visivelmente a responsabilidade ao defrontar uma das mais fortes equipas alemãs, também não conseguiu produzir aquilo que normalmente faz. A equipa portuguesa passou por situações de muito apuro para a sua baliza cabendo a Fernando evitar o pior. O marcador foi inaugurado por Kiessling à passagem dos 19 minutos, com o avançado germânico a ter tempo de passar a bola do pé direito para o esquerdo e atirar para o fundo das malhas. A esperança renascia, por momentos, no Bay Arena com um golo de João Paulo aos 29 minutos mas, dois minutos volvidos, era a vez de Rolfes na sequência de uma bola bombeada para cima da área, de saltar mais alto e bater Fernando.
Na segunda parte a União de Leiria parecia querer rectificar o que esteve mal até ao intervalo, as marcações eram efectuadas com maior rigor, havia maior coesão mas foi sol de pouca dura. O Bayer Leverkusen voltou a acelerar, o seu fortíssimo meio campo mostrava-se perfeitamente mecanizado e surgiu o 3-1 aos 78 minutos com Kiessling a bisar, desviando de cabeça uma bola enviada para a área depois da marcação de um livre. Os últimos minutos foram de desespero para os portugueses. Com 3-1 no marcador, receava-se que os alemães aumentassem a contagem a qualquer momento dado que dispuseram de pelo menos duas claras oportunidades para o fazer. Felizmente que tal não sucedeu mas reconhece-se que só uma União de Leiria bem mais forte poderá fazer com que esta desvantagem possa vir a ser neutralizada na partida da segunda «mão».

Resultados da 1ª eliminatória (1ª mão) da Taça UEFA 2007/2008

Spartak Moscovo - Hacken, 5-0
Larisa - Blackburn Rovers, 2-0
Bayer Leverkusen - União de Leiria, 3-1
Groclin Grodzisk - Estrela Vermelha, 0-1
Zenit - Standard de Liège, 3-0
Tampere United - Bordéus, 2-3
AEK - Salzburgo, 3-0
Mlada Boleslav - Palermo, 0-1
Dínamo Zagreb - Ajax, 0-1
Sochaux - Panionios, 0-2
Hammarby - Sporting de Braga, 2-1
Brann - Club Brugges, 0-1
Bayern Munique - Belenenses, 1-0
Dínamo Bucareste - Elfsborg, 1-2
Lokomotiv Sofia - Rennes, 1-3
Rabotnicki - Bolton Wanderers, 1-1
FK Sarajevo - Basileia, 1-2
Midtjylland - Lokomotiv Moscovo, 1-3
Sparta Praga - Odense, 0-0
Artmedia Petrzalka - Panathinaikos, 1-2
Sion - Galatasaray, 3-2
Toulouse - CSKA Sofia, 0-0
Groningen - Fiorentina, 1-1
Aris Salónica - Saragoça, 1-0
Anderlecht - Rapid Viena, 1-1
Heerenveen - Helsingborg, 5-3
Nuremberga - Rapid Bucareste, 0-0
Sampdoria - Aalborg, 2-2
Austria Viena - Valerenga, 2-0
Atlético de Madrid - Erciyespor, 3-0
Hapoel Telavive - AIK Solna, 0-0
Getafe - FC Twente, 1-0
Empoli - Zurique, 2-1
Tottenham - Anorthosis Famagusta, 6-1
Aberdeen - FC Dnipro, 0-0
Everton - Metalist, 1-1
Villarreal - BATE Borisov, 4-1
Paços de Ferreira - AZ Alkmaar, 0-1
Litex Lovech - Hamburgo , 0-1
Lens - FC Copenhaga, 1-1

Vídeos

Bayern Munique 1-0 Belenenses


Hammarby 2-1 Sporting de Braga


Paços de Ferreira 0-1 AZ Alkmaar


Bayer Leverkusen 3-1 União de Leiria


Larisa 2-0 Blackburn Rovers


AEK 3-0 Salzburgo


Groningen 1-1 Fiorentina


Dínamo Zagreb 0-1 Ajax


Heerenveen 5-3 Helsingborg


Atlético de Madrid 3-0 Erciyespor


Villarreal 4-1 BATE Borisov



Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Fotos: AP

Página Inicial