sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Taça UEFA : Resultados da 1ª eliminatória - Braga, Belenenses, Leiria e Paços de Ferreira todos derrrotados

Luca Toni marcava o único golo do Bayern frente ao Belenenses

A primeira eliminatória da Taça UEFA 2007/2008 foi negra para as equipas portuguesas, que somaram por derrotas os jogos efectuados. A juntar às prestações dos "grandes" na Liga dos Campeões, Portugal deve ter obtido dos piores resultados de sempre numa semana europeia. Sinceramente e analisando friamente o que se passou, não é estranhar o sucedido, isto porque tivémos pela frente algumas das melhores equipas europeias. Esperamos então que daqui a duas semanas a sorte que não tivémos esta semana, seja compensada com a passagem de algumas equipas à fase de grupos da Taça UEFA.

Análise aos jogos da equipas portuguesas na UEFA

Ao contrário do que era esperado a equipa bávara não conseguiu «desmontar» a estratégia montada por Jorge Jesus, excepto numa ocasião. Fica tudo em aberto para o jogo da segunda-mão. Tendo em conta que o Bayern apresenta um orçamento de 400 milhões de euros e uma equipa recheada de internacionais era esperado que perante o seu público alcançasse uma vitória por números inquestionáveis.

Só que o Belenenses esteve muito acertado em termos defensivos e foi conseguindo suster o ímpeto do adversário, com a excepção a acontecer ao 34 minutos. Van Bommel cruzou a bola para a área, onde Luca Toni, no limite do fora-de-jogo, pára o esférico no peito e quando Costinha sai da baliza rematou com sucesso para o fundo da baliza “azul”.
Na segunda parte o Belenenses começou a acercar-se da baliza de Khan com mais perigo e obrigou inclusive o experiente guarda-redes alemão a realizar duas boas defesas.
No entanto também é verdade que Luca Toni, Podolski e Altintop tiveram ocasiões para dilatar a vantagem.
Só que não estiveram felizes na finalização para benefício da equipa portuguesa.
O Belenenses ao perder apenas por 1-0 tem ainda hipóteses de, em casa, conseguir a reviravolta, mesmo sabendo de antemão que não é uma tarefa nada fácil, em virtude da inegável qualidade individual de jogadores com Ribery, Luca Toni, Podolski e Zé Roberto entre outros.

Paços de Ferreira merecia muito melhor sorte

O Paços de Ferreira perdeu por 0-1, na recepção aos holandeses do AZ Alkmaar, em jogo da primeira mão da primeira eliminatória da Taça UEFA em futebol, disputado no Estádio do Bessa, no Porto.
Se a derrota seria um resultado previsível para alguns críticos do meio, aqueles que fizeram questão de seguir os acontecimentos no Estádio do Bessa (jogo não foi televisionado) não esperariam tamanho castigo. Ainda para mais, se tivermos em linha de conta que durante os 90 minutos o encontro estava empatado, mas já em período de compensações, eis que o cinismo do AZ Alkmaar, equipa extremamente experiente, foi compensado com um golo solitário da autoria do defesa Pognoli, que entrou no jogo já a meio do segundo tempo. Resultado que acaba por ser extremamente penalizador para os pupilos de José Mota, que tudo fizeram para conquistar um outro score, bem mais animador para o confronto da segunda mão, em território inimigo. Agora, tudo indica que a aventura pacense na Europa conhecerá apenas mais um capítulo... E ponto final.

Surpresa eata derrota do Braga na Suécia

O Sporting de Braga estreou-se na Taça UEFA em futebol com uma derrota por 2-1 no reduto dos suecos do Hammarby, na primeira eliminatória, mas manteve "à vista" a qualificação para a fase de grupos.
O clube minhoto sucumbiu à eficácia do avançado sueco Petter Andersson, autor dos dois golos dos anfitriões, aos 50 e 65 minutos, mas o tento do austríaco Linz permite à equipa portuguesa encarar com optimismo o segundo encontro, marcado para 4 de Outubro, em Braga.
Em Estocolmo, na casa emprestada do Hammarby, pois o estádio do clube nórdico não foi homologado pela UEFA, o Braga apresentou uma equipa bastante diferente da que perdeu no fim-de-semana passado no reduto do Vitória de Setúbal, por 3-1.
Mesmo sem o ter o ritmo do adversário - o campeonato sueco já leva 21 jornadas contra apenas quatro do português -, o Braga cedo assumiu o comando do jogo e, aos 14 minutos, apenas o poste da baliza do Hammarby evitou que o remate de cabeça de Frechaut resultasse no primeiro golo do jogo.
Aos 34 minutos, foi a vez de Linz ver o poste devolver um colocado desvio de cabeça, mas o "nulo" subsistiu ao intervalo e foi mesmo o Hammarby que inaugurou o marcador, os 50, na sequência da boa jogada individual de Andersson, finalizada com um poderoso remate à entrada da área.
O Sporting de Braga reagiu de imediato e demorou apenas nove minutos a restabelecer a igualdade, aos 59, graças à persistência de Linz, que encontrou espaço no interior da área anfitriã para desferir um forte remate rasteiro.
Os minhotos descansaram sobre o empate e o Hammarby também não se mostrou muito ameaçador, mas conseguiu assegurar o triunfo aos 65 minutos com a colaboração do guarda-redes "arsenalista" Dani Mallo, que deixou escapar de forma comprometedora um livre indirecto de Andersson.

Leiria não teve capacidade para suster farmacêuticos

Na tarde de ontem, na Alemanha, a União de Leiria foi a primeira a entrar em acção sendo batida pelo Bayer Leverkusen por 3-1, com 2-1 ao intervalo.
Não esteve feliz a formação liderada por Paulo Duarte ("O Patriota") neste confronto com os alemães. Num jogo feio (na segunda parte) onde o próprio técnico leiriense foi expulso do «banco» por parte do árbitro eslovaco Vladimir Hrinak, este jogo da primeira «mão» da primeira eliminatória da Taça UEFA foi assinalada por uma série de cartões amarelos (e dois vermelhos) terminando as equipas com dez unidades em campo.
Quanto ao jogo em si, não houve surpresa. A maior capacidade do Bayer Leverkusen era antecipadamente reconhecida e a União de Leiria, acusando visivelmente a responsabilidade ao defrontar uma das mais fortes equipas alemãs, também não conseguiu produzir aquilo que normalmente faz. A equipa portuguesa passou por situações de muito apuro para a sua baliza cabendo a Fernando evitar o pior. O marcador foi inaugurado por Kiessling à passagem dos 19 minutos, com o avançado germânico a ter tempo de passar a bola do pé direito para o esquerdo e atirar para o fundo das malhas. A esperança renascia, por momentos, no Bay Arena com um golo de João Paulo aos 29 minutos mas, dois minutos volvidos, era a vez de Rolfes na sequência de uma bola bombeada para cima da área, de saltar mais alto e bater Fernando.
Na segunda parte a União de Leiria parecia querer rectificar o que esteve mal até ao intervalo, as marcações eram efectuadas com maior rigor, havia maior coesão mas foi sol de pouca dura. O Bayer Leverkusen voltou a acelerar, o seu fortíssimo meio campo mostrava-se perfeitamente mecanizado e surgiu o 3-1 aos 78 minutos com Kiessling a bisar, desviando de cabeça uma bola enviada para a área depois da marcação de um livre. Os últimos minutos foram de desespero para os portugueses. Com 3-1 no marcador, receava-se que os alemães aumentassem a contagem a qualquer momento dado que dispuseram de pelo menos duas claras oportunidades para o fazer. Felizmente que tal não sucedeu mas reconhece-se que só uma União de Leiria bem mais forte poderá fazer com que esta desvantagem possa vir a ser neutralizada na partida da segunda «mão».

Resultados da 1ª eliminatória (1ª mão) da Taça UEFA 2007/2008

Spartak Moscovo - Hacken, 5-0
Larisa - Blackburn Rovers, 2-0
Bayer Leverkusen - União de Leiria, 3-1
Groclin Grodzisk - Estrela Vermelha, 0-1
Zenit - Standard de Liège, 3-0
Tampere United - Bordéus, 2-3
AEK - Salzburgo, 3-0
Mlada Boleslav - Palermo, 0-1
Dínamo Zagreb - Ajax, 0-1
Sochaux - Panionios, 0-2
Hammarby - Sporting de Braga, 2-1
Brann - Club Brugges, 0-1
Bayern Munique - Belenenses, 1-0
Dínamo Bucareste - Elfsborg, 1-2
Lokomotiv Sofia - Rennes, 1-3
Rabotnicki - Bolton Wanderers, 1-1
FK Sarajevo - Basileia, 1-2
Midtjylland - Lokomotiv Moscovo, 1-3
Sparta Praga - Odense, 0-0
Artmedia Petrzalka - Panathinaikos, 1-2
Sion - Galatasaray, 3-2
Toulouse - CSKA Sofia, 0-0
Groningen - Fiorentina, 1-1
Aris Salónica - Saragoça, 1-0
Anderlecht - Rapid Viena, 1-1
Heerenveen - Helsingborg, 5-3
Nuremberga - Rapid Bucareste, 0-0
Sampdoria - Aalborg, 2-2
Austria Viena - Valerenga, 2-0
Atlético de Madrid - Erciyespor, 3-0
Hapoel Telavive - AIK Solna, 0-0
Getafe - FC Twente, 1-0
Empoli - Zurique, 2-1
Tottenham - Anorthosis Famagusta, 6-1
Aberdeen - FC Dnipro, 0-0
Everton - Metalist, 1-1
Villarreal - BATE Borisov, 4-1
Paços de Ferreira - AZ Alkmaar, 0-1
Litex Lovech - Hamburgo , 0-1
Lens - FC Copenhaga, 1-1

Vídeos

Bayern Munique 1-0 Belenenses


Hammarby 2-1 Sporting de Braga


Paços de Ferreira 0-1 AZ Alkmaar


Bayer Leverkusen 3-1 União de Leiria


Larisa 2-0 Blackburn Rovers


AEK 3-0 Salzburgo


Groningen 1-1 Fiorentina


Dínamo Zagreb 0-1 Ajax


Heerenveen 5-3 Helsingborg


Atlético de Madrid 3-0 Erciyespor


Villarreal 4-1 BATE Borisov



Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Fotos: AP

Página Inicial

7 comentários:

  1. Daqui a 2 semanas até os comemos.Vai tudo passar amigo.

    No Fear!

    ResponderEliminar
  2. Todos não direi, mas pelo menos Braga e o Belenenses (estes se jogarem como jogaram na Alemanha passarão concerteza)

    E destaque para o Larsia que venceu o Blackburn por 2-0

    ResponderEliminar
  3. Os clubes portugueses, com 4 derrotas não há muito a dizer. Enaltecer a atitude daqueles que tinham jogos mais dificeis (P.Ferreira, Belenenses, Leiria) e que não hipotecaram totalmente as sua hipóteses de passar, excepto a equipa da capital móvel que perdeu em casa.

    Muito má prestação do Braga que tinha obrigação e qualidade do melhor. Acabará por passar com maior ou menor dificuldade mas não devia correr este tipo de riscos, e uma melhor atitude podia ter dado uns pontinhos extras a Portugal.

    ResponderEliminar
  4. É verdade que os resultados eram prevísiveis (exceptuando talvez o do Braga) mas Portugal desceu para o nono lugar do Ranking que só da lugar a uma (!) equipa na pré-eliminatória (!) da liga dos campeões de 2009/2010. Pior do que isso este ranking ainda conta com os brilhantes resultados do Fc Porto aquando da vitória da ligas dos campeões mas essas pontuações irão desaparecer no próximo ano antevendo um futuro ainda mais negro para as equipas portugueses.

    Não quero ser pessimista mas se nenhuma equipa portuguesa conseguir chegar a uma meia-final ou a uma final europeia este ano, aproveitando assim os pontos extras por ultrapassar as eliminatórias iremos regressar a um passado não muito distante e não muito agradável.

    ResponderEliminar
  5. ter 4 ou 7 equipas é igual ao litro, pois o nível das equipas classificadas do Braga para baixo é inferior à grande parte dos clubes presentes na UEFA. Ainda assim, há várias atenuantes nesta primeira jornada de competições europeias:

    - Milan, Man Utd, Liverpool, Bayern, Bayer e AZ são equipas de outras andanças respectivamente aos seus adversários.

    ResponderEliminar
  6. Perfeitamente previsível !
    As equipas Portuguesas estão mais preocupadas com "Apitos Dourados" e guerra aberta com os seus adversários internos do que modernizarem o seu futebol e prepará-lo para os desafios do presente e do futuro. Enquanto assim for, só muito esporadicamente é que poderemos fazer algum "brilharete" na Europa.
    Para aquilo que o futebol Português é actualmente, acho que são equipas a mais nas competições Europeias, penso que o normal serão 2 na Liga dos Campeões e 3 na Taça UEFA.

    Os resultados positivos irão aparecer mas não acredito que as equipas que neste momento estão actualmente na Taça UEFA passem a eliminatória seguinte. O único que tem maiores probabilidades será o Braga, mas mesmo assim, têm de estar bem inspirados.

    ResponderEliminar
  7. Olhando de forma mais consisa podemos ver que os 3 grandes defrontaram as equipas mais fortes dos grupos, Leiria, Belenenses e Paços já se esperava e fico com a impressão que o Braga podia ter feito melhor embora das equipas da UEFA deve ser a única que pode rectificar o resultado.

    Cumps.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas