
Sobrou emoção na 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Ao intervalo dos jogos, já eram 25 gols nas dez partidas. Ao final, foram 44, sendo dois que deixaram o Flamengo muito próximo de quebrar um jejum de 17 anos, desde o último título (dos cinco) de campeonato nacional - o rubro-negro fez 2 a 0 sobre o Corinthians. Pela primeira vez na liderança deste Brasileirão, o Fla na última rodada receberá o Grêmio, no Maracanã.
O São Paulo levou 4 a 2 do Goiás, enquanto Internacional e Palmeiras venceram e empataram com o atual tricampeão em número de pontos. Assim como o Sport, o conterrâneo pernambucano Náutico acabou rebaixado.
Atuando no estádio Brinco de Ouro, em Campinas (25.775 pagantes), o Corinthians recebeu o Flamengo, desfalcado de Adriano, lesionado. O Timão teve o desfalque de Ronaldo a partir dos 24 minutos, também por lesão. Melhor em campo, os cariocas quase abriram o placar com quatro minutos: Álvaro cabeceou na trave. Aos 26’, o gol saiu depois de bom passe de Toró para Zé Roberto, que desviou de Felipe, 1 a 0.

Na etapa final, o Corinthians enfim se mostrou presente no ataque, fazendo o goleiro Bruno aparecer bem em lances de Defederico e Paulo André. Mas as coisas complicaram aos 63’, com a expulsão do capitão Chicão, por falta em Fierro.
O jogo se arrastou sem grandes momentos até os 90 minutos. Leo Moura foi à linha de fundo, foi puxado e o árbitro marcou pênalti. Antes da batida, um torcedor invadiu o gramado e trocou agressões com o auxiliar. Na cobrança, Leo Moura não errou: 2 a 0 e gritos de “é campeão” nas bancadas.
No Serra Dourada (28.574 pagantes), o heptacampeonato ficou mais difícil para o São Paulo, que chegou líder na jornada e saiu como quarto colocado. Os 4-2 sofridos ante o Goiás fazem com que o Tricolor dependa de uma provável vitória sua contra o Sport, no Morumbi, mas ainda de tropeços dos três times à sua frente.
Os comandados de Ricardo Gomes começaram bem a partida, contudo. Aos 15’, Hernanes levantou na área, Jorge Wagner desviou, Harlei deu rebote e Washington abriu o placar. O empate não demorou: Vitor dominou na área, cortou pro meio e mandou uma bomba aos 21 minutos, 1 a 1. Melhor em campo, o Goiás virou aos 37’ em belo lance. Léo Lima ajeitou para Rithelly chegar na corrida e finalizar com precisão, 2 a 1.

O tricolor paulista voltou pro segundo tempo em busca do empate, mas deixou muitos espaços para os contragolpes goianos. E, aos 66’, foi fatal: Vitor cruzou da direita e Fernandão cabeceou com estilo para ampliar a vantagem dos donos da casa. Quatro minutos depois, o São Paulo voltou à partida, quando Rafael Tolói errou e Washington aproveitou para descontar.
Porém, um minuto depois, tudo foi por água abaixo. Léo Lima fez jogada individual e bateu no canto esquerdo de Rogério Ceni, 4 a 2. Nos minutos finais, o São Paulo pressionou, mas o arqueiro Harlei teve boas intervenções. Ao fim do jogo, o superintendente de futebol são-paulino, Marco Aurélio Cunha, disse não acreditar mais no título de sua equipe.
O Internacional assumiu a vice-liderança num jogo com mais sofrimento do que esperava contra o rebaixado Sport, em Recife. De virada, fez 2 a 1 e depende de uma vitória sobre o Santo André, em casa, e de, pelo menos, um empate do arqui-rival Grêmio contra o Flamengo.
Atuando na Ilha do Retiro, o primeiro tempo do Internacional foi de completa apatia, contra um adversário com sete desfalques e desmotivado. Algumas chances foram criadas, mas apenas uma incomodou o goleiro Magrão - Alecsandro cabeceou e o camisa 1 fez ótima defesa. Aos 40’, o Sport abriu o escore com Vandinho (impedido), após cruzamento na área.

Na etapa final, as coisas mudaram. O Inter fez valer sua maior capacidade técnica e logo empatou a partida, aos 67 minutos. Giuliano tocou para Kléber, que bateu cruzado: 1 a 1. A pressão continuou, e Alecsandro acertou a trave aos 73’. Por fim, aos 84 minutos, a redenção. Andrezinho cobrou falta com precisão e deixou seu time na torcida pelo Grêmio.
No Palestra Itália (25.402 pagantes), o Palmeiras voltou a vencer após quatro rodadas, e sepultou as chances do Atlético MG - que, por sua vez, completou quatro derrotas seguidas - de chegar à Taça Libertadores: 3 a 1, com direito a um verdadeiro golaço quase do meio campo anotado por Diego Souza.
O Verdão iniciou o jogo a mil e, com um minuto, anotou o primeiro. Cleiton Xavier escorou cruzamento de Deyvid Sacconi, 1 a 0. O empate mineiro não demorou: Diego Tardelli aproveitou lançamento de Éder Luís e deixou tudo igual. A partida estava em ritmo muito forte e teve seu terceiro gol aos 16 minutos. E foi um dos gols mais bonitos do campeonato. O goleiro Carini interceptou a bola fora da área e Diego Souza, perto do meio de campo, chutou por cobertura: 2 a 1.

O Atlético se manteve no ataque, mas não criou chances claras. A resposta palmeirense veio aos 45’: Vagner Love chutou com precisão e fez 3-1, após cinco jogos sem marar. O segundo tempo foi de maior posse de bola dos donos da casa, mas sem grandes lances. E o placar acabou mesmo 3 a 1.
Na parte de baixo da tabela, o Fluminense saiu da zona de rebaixamento pela primeira vez desde a 10ª rodada. Ao golear o Vitória por 4-0, no Maracanã (52.408 pagantes), o time pulou para o 15º lugar, dependendo de si para não cair. Na rodada final, visita o Coritiba, que está uma posição atrás. Antes disso, recebe a LDU, na volta da final da Copa Sul-Americana. Por sinal, 4 a 0 é um placar que levaria essa decisão para a prorrogação, após os 5 a 1 impostos pelos equatorianos na primeira partida.
Contra o Vitória, o Flu começou massacrando e, em cinco minutos, começou a definir o confronto. Aos três, Alan recebeu na área e abriu o placar; aos cinco, Fred mandou da entrada da área e fez um golaço. Depois disso, os donos da casa optaram por apostar nos contra-ataques, deixando o Vitória atacar - e quase descontar, em boas chegadas com Leandro Domingues, Magal e Vanderson.

Na volta para a segunda parte, o tricolor do Rio matou o jogo aos 60 minutos. Em jogada de argentinos, Equi Gonzalez deu ótima assistência para Conca fazer o terceiro. O quarto foi novamente de Conca, já quando o Vitória tinha um a menos (Fábio Ferreira fora expulso). Depois da partida, houve confusão entre os atletas de ambos os times, resultando na expulsão de Diguinho, do Flu, e Leandrão, dos visitantes.
Quem entrou na zona de rebaixando no lugar do Fluminense foi o Botafogo, derrotado na visita ao Atlético PR por 2 a 0 (21.592 pagantes na Arena da Baixada). O Furacão, por sua vez, livrou-se de qualquer chance de cair. O sistema defensivo botafoguense foi eficaz durante boa parte da primeira etapa. Boa parte: aos 39 minutos, a defesa errou na saída de bola e Paulo Baier assistiu Wallyson, que abriu o placar.
Sem forças, o Botafogo esteve longe de ameaçar o gol atleticano. Dessa forma, os comandados de Antônio Lopes definiram o confronto aos 64 minutos. Agora, Wallyson deu a assistência e Paulo Baier concluiu. O Fogão precisará bater o Palmeiras, em casa, para não cair.
Isso porque ocorrerá, como dissemos, o confronto entre Coritiba e Fluminense, no Paraná. O empate pode livrar ambos, caso o Botafogo não ganhe. Mas o Coxa preocupa sua torcida após levar sua segunda goleada consecutiva, desta vez para o Cruzeiro, no Mineirão (4 a 1, para 27.291 pagantes). Ainda que tenha aberto o placar com Jeci, aos oito minutos, levou a virada aos 43’ e aos 45’, em gols de Henrique e Jonathan.

Afobado, o Coritiba se complicou ainda mais aos 56 minutos, num pênalti cometido por Cleiton. Wellington Paulista converteu e aumentou a vantagem da Raposa. Pouco depois, Eliandro recebeu de Thiago Ribeiro e concretizou a goleada. Com 59 pontos, o Cruzeiro precisará ganhar do Santos, fora de casa, e torcer para que um dos três acima dele (Inter, Palmeiras ou São Paulo) não ganhe. Assim, garantirá vaga na Libertadores.
No duelo com mais gols na jornada, o Náutico foi rebaixado levando 5 a 3 do Santo André, que agoniza, mas ainda tem chances de permanecer na Série A. Para evitar a queda, o time andreense precisa ganhar do Internacional, em Porto Alegre, e torcer contra Botafogo e Coritiba. Os gols foram marcados por Nunes e Wanderley, duas vezes cada um. O Timbu descontou com Carlinhos Bala, Anderson Lessa e Nilson, mas volta para a Série B depois de duas temporadas passando sufoco na elite (15º em 2007, 16º em 2008).

No estádio Olímpico, o Grêmio se tornou o primeiro time desde 2003, quando o sistema de pontos corridos foi implantado, a encerrar o Brasileirão invicto em casa - 14 vitórias e cinco empates. Em meia hora de jogo, a equipe fez 3 a 0 sobre o Barueri, que descontou com Val Baiano (duas vezes). Maxi Lopez fechou o placar em 4 a 2 para os mandantes. Neste jogo, o meia Tcheco, 33 anos, se despediu do Grêmio após três temporadas - ele irá para o Corinthians.
Em Florianópolis, Avaí e Santos empataram por 2 a 2. Foi a penúltima partida do técnico Paulo Silas sob o comando dos catarinenses. Ele deve trocar o Avaí pelo Grêmio.
Como vimos, a rodada final terá o grande jogo entre Flamengo e Grêmio, no Maracanã, com o
Fla precisando de uma simples vitória. O Grêmio atuará também por Internacional (recebe o Santo André), Palmeiras (visita o Botafogo) e São Paulo, que encaram equipes que lutam para não cair - exceto o São Paulo, contra o rebaixado Sport, no Morumbi.
Resultados da 37ª jornada do Campeonato Brasileiro 2009
Cruzeiro - Coritiba, 4-1 (Henrique 43’, Jonathan 45’, W. Paulista 56’, Eliandro 66’; Jeci 8’)
Corinthians - Flamengo, 0-2 (Zé Roberto 26’, Leo Moura 90’)
Atlético PR - Botafogo, 2-0 (Wallyson 39’, Paulo Baier 64’)
Goiás - São Paulo, 4-2 (Vitor 21’, Rithelly 37’, Fernandão 66’, Léo Lima 71’; Washington 15’, 70’)
Grêmio - Barueri, 4-2 (Douglas Costa 7’, Adílson 18’, Souza 32’, Maxi Lopez 90’; Val Baiano 57’, 79’)
Palmeiras - Atlético MG, 3-1 (Cleiton Xavier 1’, Diego Souza 16’, Vagner Love 45’; Diego Tardelli 12’)
Avaí - Santos, 2-2 (Cristian 3’, 9’; Kléber Pereira 28’, Paulo Henrique 84’)
Sport - Internacional, 1-2 (Vandinho 40’; Kléber 67’, Andrezinho 84’)
Fluminense - Vitória, 4-0 (Alan 3’, Fred 5’, Conca 60’, 88’)
Santo André - Náutico, 5-3 (Nunes 4’, 75’, Wanderley 20’, 38’, Rômulo 58’; C. Bala 30’, Anderson Lessa 61’, Nilson 80’)
Classificação

Vídeos
Corinthians 0-2 Flamengo
Sport 1-2 Internacional
Palmeiras 3-1 Atlético MG
Goiás 4-2 São Paulo
Cruzeiro 4-1 Coritiba
Fluminense 4-0 Vitória
Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]
Página Inicial



































