terça-feira, 24 de novembro de 2009

Brasileirão: 36ª jornada - Embolou de vez: São Paulo (62 pontos), Flamengo (61), Inter (59), Palmeiras (59)...

O complemento da 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, que havia iniciado na quarta-feira, com a derrota do Palmeiras na visita ao Grêmio, deixou quatro equipes separadas por apenas três pontos nas primeiras colocações do certame. O próprio Palmeiras, que dissemos não crer mais em título no último post, voltou a aspirar esse sonho. O líder São Paulo levou 3 a 2 do Botafogo, em grande tarde do atacante Jobson, enquanto o vice Flamengo apenas empatou com o Goiás no Maracanã (0 a 0). O Internacional passou pelo Atlético MG em confronto direto, e também sonha com a taça.

Começamos pelo grande jogo da rodada, disputado no estádio Engenhão (26.513 pagantes). O São Paulo começou em ritmo lento contra um Botafogo que luta para não cair, e pagou por isso aos 14 minutos. Foi quando Jobson recebeu na ponta esquerda, passou por Renato Silva e mandou uma bomba no ângulo de Rogério Ceni, 1 a 0.

A vantagem fez o Fogão recuar, e o Tricolor acordar. Mas apenas aos 42 minutos conseguiu uma clara oportunidade de gol, que Jefferson defendeu em conclusão de Marlos. Miranda acertou a trave pouco depois e, no quinto minuto de acréscimo do primeiro tempo, não houve jeito: Washington subiu mais que a defesa e deixou tudo igual.
Camisa 9 do Fogão teve atuação destacada

Na etapa final, o São Paulo seguiu em busca do gol da virada. Chegou lá aos 55 minutos. Depois de cobrança de lateral, Washington ajeitou para Jorge Wagner bater forte, 2 a 1. Contudo, nem houve tempo de maiores comemorações: dois minutos depois, Jobson foi à linha de fundo e encontrou Renato sem marcação, 2 a 2. Os visitantes reclamaram, sem razão, de impedimento.

Aos 70’, Richarlyson cometeu falta e levou seu segundo amarelo, deixando o líder do campeonato com um a menos. Mesmo assim, foi o São Paulo quem quase marcou, quatro minutos depois - Hernanes acertou o travessão. Aos 38’, o Botafogo teve Juninho expulso. Num jogo que já era dramático, o Fogão assegurou a vitória em mais um belo lance de Jobson, aos 89 minutos. O camisa 9 recebeu de Victor Simões, driblou Miranda e finalizou com precisão, 3 a 2. Nos acréscimos, ainda houve tempo para o botafoguense Rodrigo Dantas ser expulso, mas os comandados de Estevam Soares garantiram o triunfo mesmo assim.

A derrota são-paulina "incendiou" os torcedores no Maracanã, para a partida do Flamengo contra o Goiás, que começou depois do confronto no Engenhão. Foram 78.639 pagantes, recorde do campeonato, sendo que a grande maioria rubro-negra formou um belo mosaico antes do jogo se iniciar. A ansiedade de se tornar líder atrapalhou o time carioca, contudo.
Moscaico flamenguista dizia 'A maior torcida do mundo faz a diferença'

Bem marcado, o sérvio Petkovic pouco produziu nos primeiros minutos. E foi o Goiás quem ameaçou primeiro, numa batida de Fernandão que Bruno mandou pra escanteio, aos 18escanteio, aos 7ou prao, numa batida de Fernandtos. aioria rubro-negra formou um belo mosaico antes do jogo se iniciar, com a f minutos. Dois minutos depois, o camisa 43 do Fla finalmente deu as caras: bateu falta e quase abriu o placar. Antes do final do primeiro tempo, os goianos tiveram outra oportunidade, que Bruno pegou novamente. Na etapa final, a equipe visitante se postou definitivamente na defesa, em busca de segurar empate.
Adriano parou na marcação goiana

Usando da mesma tática do Goiás, o Internacional acertou um contra-ataque e venceu o Atlético MG no Mineirão (41.842 pagantes) por 1 a 0, concretizando a terceira derrota seguida do Galo nesta reta final. O gol foi logo no início: aos 15', Alecsandro recebeu na área, passou pelo arqueiro Carini e concluiu na trave. Na sobra, Giuliano abriu o placar. A partir de então, o Atlético buscou levantar a bola na área em busca do artilheiro Diego Tardelli. Assim, nenhuma grande chance foi criada no primeiro tempo para os donos da casa.


Internacional volta a pensar em título

No contra-golpe, o Inter ficou no quase aos 46 minutos. Taison chutou na saída de Carini e quase ampliou. Depois disso, só deu Atlético, que até chegou a empatar, mas o gol de Alessandro foi corretamente anulado por impedimento. Foram 20 minutos de intensa pressão - infrutífera - atleticana. O goleiro Lauro segurou as pontas e o Colorado pode comemorar uma vitória que o deixa muito próximo da vaga à Libertadores, e mais vivo na briga pelo título.

Título que para Atlético e Cruzeiro ficou impossível. A Raposa se manteve invicta fora de casa neste segundo turno, mas a equipe de Adilson Batista apenas empatou na visita ao Atlético PR e permaneceu na sexta posição, três pontos atrás do quarto colocado Palmeiras. Num jogo muito fraco tecnicamente na Arena da Baixada (17.686 pagantes), onde o Furacão tentou pressionar mas em poucos momentos ameaçou a meta defendida por Fábio, a emoção ficou para o final.

Aps 73 minutos, Paulo Baier deu ótima assistência para Marcinho, livre, abrir o placar para os comandados de Antônio Lopes. Em busca da igualdade, o Cruzeiro se atirou à frente e foi recompensado já nos acréscimos: escanteio da esquerda que Leonardo Silva completou de cabeça, 1 a 1. O cruzeirense Gilberto ainda acabou expulso no final, mas o ponto estava assegurado. Com 44 pontos, Coritiba, Atlético PR e Botafogo neste momento aparecem fora da zona de rebaixamento, mas ainda fortemente ameaçados pelo Fluminense, que chegou aos 42.

O Flu passou por cima do rebaixado Sport, em Recife, na oitava vitória seguida do Flu, contando aí a participação na Copa Sul-Americana. Os 3 a 0 tiveram ainda o 11º gol de Fred nas últimas 12 partidas. O goleiro do time da casa, Cléber, foi o grande responsável pelo zero a zero na primeira parte, negando gols a Dieguinho, em duas oportunidades, e Conca. O camisa 12 apareceu bem mais uma vez aos 46', parando a conclusão de Maurício e o rebote de Conca.

As coisas começaram a ficar mais fáceis a partir dos 62 minutos, com a expulsão de Moacir, do Sport. Quatro minutos depois, Conca levantou na área e Zé Antônio cabeceou contra a própria meta, 1 a 0. Pouco depois, em contra-ataque, os cariocas ampliaram: Conca para Fred, Fred para o gol.
Fluminense venceu, mas não saiu da zona

Faltando dez minutos para o final, Ciro também foi expulso e os donos da casa ficaram com nove atletas. O placar foi encerrado aos 85', em mais uma participação decisiva do argentino Conca. O camisa 11 avançou livre e mandou uma bomba da entrada da área, 3 a 0. Como ainda há confrontos diretos entre os candidatos ao rebaixamento, o Flu treinado por Cuca depende apenas de seus resultados (ou seja, duas vitórias) para não cair. Lembramos que, nesta quarta, o Flu viaja ao Equador encarar a LDU, na primeira partida da final da Sul-Americana. Os titulares estão confirmados para o confronto.

Em Santos, o Coritiba foi arrasado pela equipe da casa, que venceu por claros 4-0. Somente no primeiro tempo, os santistas tiveram 15 finalizações à meta defendida por Vanderlei. Em duas delas, o goleiro nada pode fazer (Madson, aos 22', e Kléber Pereira, aos 26'). Na segunda parte, Vanderlei ainda pegou um pênalti, batido por Kléber Pereira, mas não impediu dois gols de Neymar, um deles um golaço de cobertura. No ano de seu centenário, o Coxa segue na batalha contra a despromoção.

Com 38 pontos, Santo André e Náutico respiram por aparelhos, mas ainda respiram na expectativa de escapar da segunda divisão. Só que para isso ocorrer, teriam de ganhar seus dois jogos (o que seria impossível para ambos, já que se enfrentam na próxima jornada, em São Paulo) e ainda torcer para que algum dos três times com 44 pontos não some mais nenhum ponto. Os pernambucanos conseguiram uma bela remontada no jogo contra o Corinthians, sábado, no Pacaembu (14.154 pagantes). Depois de sair na frente e levar a virada - com um gol de Ronaldo - o Timbu logrou o empate aos 84', com Carlinhos Bala aproveitando cruzamento da esquerda. Nessa altura, os visitantes já tinham um a menos, pela expulsão de Bruno Mineiro.
Náutico se manteve vivo

Mesmo o empate já rebaixava antecipadamente o Náutico, que se mandou ao ataque nos cinco minutos finais. E, aos 90', Aílton foi puxado fora da área por Escudero, mas o árbitro Alício Pena Jr. assinalou pênalti. Na cobrança, o mesmo Aílton bateu e converteu, no 1000º gol deste campeonato.

Em Santo André, no pior público da jornada (pouco mais de mil pagantes), o time andreense bateu o Avaí por 4 a 2, com destaque para Camilo, autor de dois gols. Os catarinenses, por sua vez, já estão de férias. Em Salvador, o Vitória fez 2-1 no Barueri e se livrou de qualquer chance de rebaixamento.

A penúltima rodada será no domingo, às 17h, com Grêmio-Barueri, Corinthians-Flamengo (em Campinas), Palmeiras-Atlético MG, Atlético PR-Botafogo, Goiás-São Paulo, Fluminense-Vitória, Cruzeiro-Coritiba, Sport-Internacional, Avaí-Santos e Santo André-Náutico.

Série B - Sobem Vasco, Ceará, Guarani e Atlético GO
A Segunda Divisão brasileira definiu neste fim de semana seus últimos três promovidos à elite, com uma rodada de antecedência. O Vasco, já campeão, estava assegurado desde a última semana. No sábado, o Ceará ganhou da Ponte Preta por 2-1 e retornará para a primeira divisão depois de 17 anos. o Guarani perdeu para o Bahia por 0-2, mas confirmou o acesso depois de seis temporadas desde sua última participação na Série A. Já o Atlético Goianiense (a qual chamaremos de Atlético GO) é o clube há mais tempo afastado da elite: foram 24 anos de ausência, que acabaram na vitória sobre o Juventude por 3 a 1.

Na outra ponta da tabela, o Fortaleza, que figurou na Série A pela última vez em 2006, perdeu para o São Caetano (1-2) em casa e acabou rebaixado à Série C, onde já estavam confirmados ABC e Campinense. Faltando apenas uma jornada, resta uma vaga para a queda pra terceira divisão. Hoje, seria o Juventude (44 pontos), que visita o Guarani. Ainda estão ameaçados América RN (45, visita o Ceará), Brasiliense (45, recebe o Vila Nova) e Ipatinga (44, recebe o Vasco).

Resultados da 36ª jornada do Campeonato Brasileiro 2009
Grêmio - Palmeiras, 2-0 (Rafael Marques 45’, Maxi Lopez 70’)
Atlético PR - Cruzeiro, 1-1 (Marcinho 73’; Leonardo Silva 90’)
Corinthians - Náutico, 2-3 (Ronaldo 49’, Elias 70’; Bruno Mineiro 39’, Carlinhos Bala 84’, Aílton 90’)
Botafogo - São Paulo, 3-2 (Jobson 14’, 89’, Renato 57’; Washington 45+5’, Jorge Wagner 55’)
Santo André - Avaí, 4-2 (Marcelinho Carioca 22’, Wanderley 54’, Camilo 66’, 90’; Muriqui 57’, Marquinhos 75’)
Santos - Coritiba, 4-0 (Madson 22’, Kléber Pereira 26’, Neymar 65’, 88’)
Sport - Fluminense, 0-3 (Zé Antônio [contra] 66’, Fred 74’, Conca 85’)
Vitória - Barueri, 2-1 (L. Domingues 46’, Roger 56’; Val Baiano 90’)
Flamengo - Goiás, 0-0
Atlético MG - Internacional, 0-1 (Giuliano 15’)

Classificação

Classificação


Vídeos

Botafogo 3-2 São Paulo



Flamengo 0-0 Goiás



Atlético MG 0-1 Internacional



Atlético PR 1-1 Cruzeiro



Sport 0-3 Fluminense



Corinthians 2-3 Náutico


Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

4 comentários:

  1. Ainda acredito que o Inter possa la chegar nestas duas ultimas jornadas mas vamos la ver,foram muitos tiros nos pés,tinham tudo pra ser campeoes com aqueles dois jogos a menos e com e a 1 ponto da liderança tinham de ter aproveitado mas nao e agora é ganhar os dois proximos jogos e esperar que os da frente percam pelo menos 1

    ResponderEliminar
  2. Depois dessa rodada, só nao esperava a derrota do galo..

    O SP deve perder para o BOM Time do goias no serra dourada.. o flamengo devera tem um jogo muito complicado..

    o Grande favorito é o INTER... quem diria eim..
    eles pegam dois times da zona do rebaixamento..
    o Sport em PE e o santo andre no Beira Rio,,,

    Eu apostaria no Palmeiras.. mas sabendo o que acontece la dentro.. nao tenho tanta confiança... MAs sou torcedor ne.. quem sabe...
    Depender daqueles Safados, com briga interna, é FODA...

    E se o meu PAlmeiras nao for campeao..
    PRefiro 100% que de o Inter.. Não quero Bambizada... nem Mulambada "flamerda"

    Se ficar entre os bambis e fla.. Que vença o Fla..

    MAs o inter é forte candidato agora..

    Se o PAlmeiras vencer o Galo no Palestra, eu torcerei por um tropeço do inter..
    pq, o sp e fla nao vencem na prox rodada
    Ai o Palmeiras volta s ser lider e vai p ultima rodada, dependendo so de si..

    que campeonato LOUCOOOOOOOOOOOO

    A cada topeço dos rivais, eu fico com muiiito mais RAIVA.. de saber que era para o Palmeiras ja estar comemorando o Campeonato a TEMPOS..

    ResponderEliminar
  3. Gostava que ainda desse para o Inter ser campeão!
    Ter que escolher entre São Paulo, Flamengo e Palmeiras, é dose! 3 dos clubes que menos aprecio no Brasil! Não gosto nada do São Paulo, mas quando vejo o grande Ricardo Gomes á beira do «gramado», não consigo torcer contra eles!

    Grande banhada deu o Flamengo, depois de o tricolor paulista ter perdido, e com o Maracanã mais do que cheio... Parece-me que os jogadores do rubronegro cederam à pressão do momento!

    ResponderEliminar
  4. Minha análise pro final do campeonato:

    Acho que dá 1x1 São Paulo e Goiás. O interesse é tão grande que eu acho que o Corinthians vai perder pro Flamengo: resultado magro, 1x0. Inter deve vencer o Sport fácil na Ilha do Retiro.

    Fica:

    Flamengo 64
    São Paulo 63
    Inter 62

    Na última rodada, o Flamengo tem o Grêmio. Com o Rospide o time melhorou muito, vem jogando da forma que os gremistas queriam. Com certeza vai segurar o Flamengo. Acho que dá 0x0 ou o Flamengo vence por 1x0. São Paulo, jogando no Morumbi ou em outro lugar vence o Sport, e de goleada. Inter ganha do Santo André.

    Flamengo vence o Grêmio - campeão
    Caso o Flamengo empate com o Grêmio e o São Paulo vença o Sport - São Paulo campeão
    Inter vence o Santo André, Flamengo e São Paulo empatam - Inter campeão

    Acho que vai ser mais ou menos assim.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas