quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Benfica venceu Celtic por 1-0 e pode ainda sonhar com classificação

Cardozo marcou golo da vitória do Benfica (Home)

O Benfica venceu o Celtic por 1-0, num jogo a contar para a terceira jornada do grupo D da Liga dos Campeões, com um golo solitário de Óscar Cardozo ao cair do pano, estavam decorridos 86 minutos. O Benfica mereceu por inteiro esta vitória, já que foi superior aos escoceses durante toda a partida, tendo até criado oportunidades de golo suficientes para garantir um resultado idêntico ao da época passada (link).

A primeira parte não fazia prever que o paraguaio calasse os críticos. Os encarnados entraram bem, é verdade, e nos primeiros minutos revelaram o que Camacho lhes tinha pedido no balneário: atitude, trocar a bola com tranquilidade e procurar o erro do adversário. A ideia era mostrar ao Celtic que na Luz manda o Benfica e que o 3-0 de há um ano não tinha sido um acidente. O jogo começar bonito e com perspectivas de um bom resultado. Os escoceses, no primeiro quarto de hora, quase não passaram do meio-campo.

Mas trocar bem a bola não chega, como os adeptos encarnados já sabem há muito. É preciso saber o que fazer com ela. E a criatividade não abunda para os lados da Luz. Então quando Rui Costa está em dia não, como ontem, não existe de todo. E esse quarto de hora de bom presságio passou sem um único lance que aquecesse as bancadas.

Foi a vez então de os católicos de Glasgow mostrarem ao que vinham: sem grande esforço, adormeceram a macia equipa do Benfica para, pouco a pouco, quase sem se dar por eles, se afoitarem até à baliza de Quim. Foram eles a criar a primeira situação de perigo, aos 14 minutos, com um remate de Donati a gelar o público.

O Benfica não se amedrontou e colocou até umpouco mais de velocidade no seu jogo. Muito graças à vontade de Léo e de Nuno Assis que, à esquerda e à direita tentavam furar a muralha escocesa. O Benfica acordava da letargia em que se tinha deixado cair e o jogo animava um pouco. Também devido à influência crescente de Binya, que era o único que rematava. Até ao intervalo, pouco mais aconteceu, à excepção de uma excelente saída de Quim, até ao meio-campo, e de um grande remate de Katsouranis, de cabeça, para ainda melhor defesa de Boruc.

Luisão tenta controlar o escocês

Acreditariam os escoceses que os portugueses reentrariam em campo como tinham iniciado a partida: com lentidão e a jogar pelo seguro. Enganaram-se. Logo de início se percebeu que agora o jogo era outro. O Benfica subiu as linhas de meio-campo, aumentou a pressão e, acima de tudo, carregou no acelerador. Mudou da noite para o dia. Até parecia que o frio tinha desaparecido.

E apareceu Cardozo. Primeiro com um remate fez estremecer a barra, depois com outro que encontrou o poste pela frente, e mais dois só parados pelo guarda-redes.
O público animava-se com a fome do paraguaio. Mas o tempo passava e a sorte nada queria com ele.

Oscar Cardozo marcou e fez vibrar os 35 mil no Estádio da Luz

O jogo estava aberto, mas era o Benfica quem mandava. Adivinhava-se a vitória. Mas o tempo passava e os adeptos desesperavam. Camacho imprimia ainda mais velocidade ao Benfica, com a entrada de Di María e Adu. Os escoceses tremiam. Até que, finalmente, faltavam três minutos para os 90, Òscar Cardozo conseguiu o que sonhava desde que chegara à Luz: um excelente golo, que levantou o estádio e recolocou o Benfica na luta pela continuação na Liga dos Campeões. Uma nota muito positiva também para o desempenho do costa-marfinense Binya, que se vem afirmando no meio-campo do Benfica. Um jogador de grande qualidade e que vai dar que falar.

Bonito foi mais uma vez a actitude dos adeptos do Celtic, que perante a derrota, cantaram "You'll Never Walk Alone", um exemplo para todos que vão aos estádios por esse mundo fora.

Resultados do Grupo D da Liga dos Campeões 2007/2008

Benfica - Celtic, 1-0 (Cardozo 87')
AC Milan - Shakhtar Donetsk, 4-1 (Gilardino 6', 14', Seedorf 62', 69; Lucarelli 51')

Classificação do Grupo D

1º AC Milan, 6 pontos
2º Shakhtar Donetsk, 6 pontos
3º Benfica, 3 pontos
4º Celtic, 3 pontos

Vídeo

Benfica 1-0 Celtic
Oscar Cardozo 87'



Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Fotos: AP + Às

Página Inicial

7 comentários:

  1. Vi o resumo, e acho que o Benfica esteve a um melhor nível. Houve mais garra e vontade de vencer, e alguma infelicidade na conclusão de alguns lances. O Cardozo merecia aquele golo, pelas oportunidades que teve.

    ResponderEliminar
  2. acho que o Benfica fez um bom jogo. O Cardozo (finalmente) marcou e fez, provavelmente, o melhor jogo pelo Benfica desde que cá chegou. Não fosse aquelas duas bolas à trave.....

    Não vi muito do Celtic, mas aproveito para realçar a enorme qualidade do seu guarda-redes, Boruc. Era com cada defesa, então aquela ao cabeceamento do Katsoranis, fantástica mesmo.

    ResponderEliminar
  3. acho que o Benfica fez um bom jogo. O Cardozo (finalmente) marcou e fez, provavelmente, o melhor jogo pelo Benfica desde que cá chegou. Não fosse aquelas duas bolas à trave.....

    Não vi muito do Celtic, mas aproveito para realçar a enorme qualidade do seu guarda-redes, Boruc. Era com cada defesa, então aquela ao cabeceamento do Katsoranis, fantástica mesmo.

    ResponderEliminar
  4. Bem..aquele falhanço do Cardozo com a baliza escancarada..mal era se não tivesse marcado, não saía do Estádio vivo ! Ah ah

    ResponderEliminar
  5. Foi sem duvida a melhor exibição deste época até agora do Benfica, acabamos a primeira parte com 67% de posse de bola. Jogámos bem, merecemos a vitória, que estava a ver que não aparecia.

    Aquele Berguessio, só faz porcaria, inacreditável. E o Cardozo, fez um golo, teve bons lances, mas quantas oportunidades precisou para marcar. Com 5 ou 6 fez um golo, não está assim tão bem, mas sempre é melhor que Purovic's e Edgar's ...

    Adeptos Escoceses Aquilo é que são supporters Perderam e ainda fizeram a festa no fim, acabaram a cantar o hino, e a bater palmas.

    ResponderEliminar
  6. Pelo que vi o Benfica merecia ter ganho por 3 ou 4 (todos do Cardozo). Em todo o caso foi uma boa vitória.

    ResponderEliminar
  7. É uma vitória muito importante mas se perdem no Celtic, ficam bastante mal. Ir á Ucrânia + Milan é lixado.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas