quinta-feira, 29 de novembro de 2007

FC Porto sofre goleada de 4-1 frente ao Liverpool e deixa apuramento em suspense

Gigante Crouch marcava frente ao FC Porto

O FC Porto saiu vergado a uma derrota pesada de 4-1 no mitíco Anfield Road frente ao Liverpool e confirmou que os ares de Inglaterra não são os melhores para o Dragão. Historicamente o melhor que os campeões nacionais trouxeram da terra de "Sua Majestade", foi o célebre empate de Manchester no ano dourado de 2004.

O FC Porto surgiu em Anfield Road com uma equipa bastante diferente do habitual, com a titularidade de Cech, Kazmierczak (que foi, entre as novidades… o menos mau!) e Mariano Gonzalez (inexistente!)no lugar dos habituais Fucile, Raúl Meireles e Tarik Sektioui. Do lado do Liverpool destaque para o fortíssimo trio de ataque composto por Fernando Torres, Voronin e Ryan Babel.

Como se esperava, o Liverpool surgiu pressionante em Anfield Road, perante uma equipa do FC Porto que demorou a entrar no jogo. O ascendente dos "reds" acabou mesmo por render um golo aos 19 minutos, altura em que Fernando Torres cabeceou para o fundo das redes, na sequência de um pontapé de canto apontado por Steven Gerrard. Os dragões acusaram o golpe e precisaram de mais alguns minutos para encontrar o seu ritmo, mas quando isso finalmente aconteceu, os resultados não podiam ter sido mais eficazes.

Lisandro empatava em Anfield Road

A equipa portuguesa começou a trocar melhor a bola no meio-campo e os frutos dessa subida de rendimento redundaram no tento do empate, estavam decorridos 33 minutos. Kazmierczak protagonizou uma incursão pelo lado esquerdo do ataque dos "dragões", antes de cruzar para o coração da área do Liverpool, com Arbeloa a falhar o tempo de salto e a permitir o fantástico cabeceamento de Lisandro Lopez fazer o 1-1.

Feito o empate, acreditou-se, entre as hostes «azuis e brancas» que o triunfo era possível e, aos 35, o mesmo Lisandro, após uma fantástica assistência de Lucho, tem a oportunidade de bisar na partida, mas acaba por, na cara de Reina, atirar a rasar o poste quando tinha Quaresma, mesmo ali ao lado, pronto a tocar a bola para o fundo da baliza. Um golo que seria importante, até porque, um minuto antes, a equipa inglesa quase fazia o 2-0, mas Torres, perante Helton, não quis rematar de primeira e aproveitar mais um erro defensivo, desta feita de Stepanov.
Até ao intervalo, uma ocasião para cada lado, ambas de meia-distância; pelos portitas, aos 37 foi Cech quem assustou; pelos britânicos, Gerrard tirou as medidas à baliza. Felizmente mal, e o 1-1 aceitava-se, até por os «dragões» acabavam a primeira parte aparentemente na mó de cima, não fosse um sector defensivo "intermitente".

Na segunda parte, o Liverpool voltou a entrar melhor, mas desta feita encontrou pela frente um adversário bem mais organizado do que nos primeiros minutos do jogo. O israelita Benayoun foi o primeiro a criar algum perigo aos 54 minutos, quando concluiu de pé direito uma jogada iniciada no guarda-redes Reina. Contudo, o maior tempo de posse de bola dos "reds" não tinha correspondência à altura no último terço de terreno, com o FC Porto a revelar a tranquilidade inerente ao facto de ser líder do grupo e de estar às portas do apuramento.

Insatisfeito com o rumo dos acontecimentos e ciente da necessidade de somar os três pontos, Rafa Benítez não hesitou em lançar Harry Kewell para o lugar do desinspirado Voronin, tendo Jesualdo Ferreira respondido com a entrada de Raul Meireles. Gerrard, até esse momento bastante discreto, apareceu à entrada da área portista em zona frontal, mas o seu forte remate saiu por cima da barra, decorria o minuto 66. A aposta ofensiva dos ingleses ganhou novos contornos aos 71 minutos, quando Peter Crouch se juntou a Torres na frente de ataque.

Gerrard batia Hekton de Penalti

A pressão do Liverpool aumentava à medida que o cronómetro ia avançando e foi sem grande surpresa que chegou o 2-1 para os anfitriões, aos 78 minutos. Kewell passou por dois adversários na esquerda e endossou a bola na direcção de Fernando Torres, que ganhou sobre o seu adversário directo, antes de bater Helton com classe. O FC Porto tentou voltar a reagir, mas Stepanov deitou tudo a perder aos 84 minutos, quando cortou a bola com a mão no interior da sua área. Chamado a converter a correspondente grande penalidade, Gerrard não perdoou e fez o terceiro golo inglês. O pesadelo portista completou-se três minutos depois, altura em que o gigante Crouch cabeceou para golo após mais um canto de Gerrard.

Apesar da goleada, o FC Porto continua a liderar o Grupo A, com oito pontos, mais um do que o Marselha e o Liverpool. Assim, os "dragões" apenas precisam de empatar na recepção aos turcos do Besiktas, em partida relativa à sexta e última jornada e agendada para 11 de Dezembro, para seguirem em frente na prova.

Resultados do Grupo A da Liga dos Campeões 2007/2008

Besiktas - Marselha, 2-1 (Tello 26' e Bobo 88'; Taiwo 65')
Liverpool - FC Porto, 4-1 (Torres 19' e 78', Gerrard 83' g.p. e Crouch 84'; Lisandro López 33')

Classificação do Grupo A

Classificação do Grupo A da Liga dos Campeões à 5ª jornada

Vídeo

Liverpool 4-1 FC Porto
Fernando Torres 19' e 78'
Lisandro López 33'
Gerrard 83'
Crouch 84'




Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Fotos: AP

Página Inicial

5 comentários:

  1. Enfim, o Porto reagiu bem ao golo do Liverpool acabou por fazer uma exibição positiva no primeiro tempo, mas na segunda parte a postura da equipa mudou radicalmente.

    Não houve a capacidade de reagir à pressão inicial do Liverpool na segunda parte, demasiados passes errados, alguns erros cometidos não só pelo Stepanov atenção. O sérvio errou e já começam a ser erros a mais, e foi um erro a sua inclusão no onze nesta altura, mas não foi o único culpado dos erros cometidos hoje pelo Porto.

    Destaque bastante positivo para o Kazmierczak, que esteve muito bem e não merecia ter saído naquela fase, e seria certamente útil também no jogo aéreo. O Lisandro novamente como é seu hábito esteve bastante lutador e lá voltou a facturar.

    O Liverpool acabou por merecer a vitória, foi mais equipa e fez uma excelente segunda-parte, por isso é inquestionável a vitória, apesar de ser por números algo exagerados.

    Agora à que levantar a cabeça, e pensar no jogo de sábado. Acredito que esta equipa dará uma boa resposta, perante um adversário que não será fácil!

    ResponderEliminar
  2. resultado completamente justificado, principalmente pelo que o Porto fez na segunda parte. Há gerir o empate e há outra coisa completamente diferente que é abdicar de jogar, os 3 golos do Liverpool penalizam aquela abordagem incrivelmente medrosa. Então entrar com o Mariano de início é uma decisão de bradar aos céus, mesmo que tenha sido para poupar o Tarik (que só por si é algo incompreensível), já a opção pelo Kaz em vez do Meireles era previsível para alguém que esteja minimamente familiarizado com o pensamento do Jesualdo. E quando entraram Tarik e Postiga era já demasiado tarde para inverter a mentalidade perdedora com que o Porto abordou a segunda parte.

    Já agora, dois golos de bola parada, dois falhanços descomunais do Lucho...

    ResponderEliminar
  3. o Melhor Extremo do Mundo (quaresma) e arredores continua igual a ele mesmo: um autêntico 0,7! Incorpora o 0 de jogador que é, a vírgula que ele tanto gosta de fazer e que nunca dá em nada, e o número do lombo.

    Tive piada, hein!?

    4-1 tá pesado!

    ResponderEliminar
  4. 4 enterrados bem fundo, espero que seja para repetir a dose no sábado.

    ResponderEliminar
  5. Liverpool yeah

    When you walk through a storm
    hold your head up high
    And don't be afraid of the dark.
    At the end of a storm is a golden sky

    And the sweet silver song of a lark.
    Walk on through the wind,
    Walk on through the rain,
    Tho' your dreams be tossed and blown.

    Walk on, walk on with hope in your heart
    And you'll never walk alone,
    You'll never, ever walk alone.
    Walk on, walk on with hope in your heart

    And you'll never walk alone,
    You'll never, ever walk alone.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas