quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Sporting perde 2-1 com Manchester United e vai para a Taça UEFA

Cristiano Ronaldo rodeado de ex-colegas do Sporting

O Sporting perdeu frente ao Manchester United no "Teatro dos Sonhos" (Old Trafford) por 2-1, com um golo nos descontos do "pesadelo" Cristiano Ronaldo, que só à sua custa levou retirou 6 pontos à sua ex-equipa e que a deixa na Taça UEFA.

Como dizem os Gato Fedorento, nem que o Sporting ganhasse 0-15, o destino na Europa dos leões seria outro, porque a Roma bateu na Ucrânia o Dínamo de Kiev por 1-4 e garantiu logo à partida vaga nos oitavos-de-final juntamente com os red devils.

Quem viu o último jogo do Sporting para a Liga dos Campeões, frente à Roma, já sabia que o destino não permite aos leões começar a respirar de alívio nos minutos finais. O último fôlego do encontro em Old Trafford voltou a ser fatal para a equipa de Paulo Bento. E a ferida foi tão mais profunda quanto o carrasco de serviço voltou a ser Cristiano Ronaldo, aos 92 minutos. Ele, que já em Alvalade tinha pedido desculpa aos adeptos que o viram nascer para o futebol, penitenciou-se novamente. No caso, por um livre directo superiormente marcado sem hipóteses para Rui Patrício.

O Manchester pegou no jogo, impôs-lhe o ritmo não muito forte (1ªparte) e foi alternando entre as alas esquerda e direita para tentar romper a defesa do Sporting. Seria, porém, pelo meio do terreno que Ronaldo (quem mais?) irromperia no primeiro lance de verdadeiro perigo do jogo: arrancada, drible irrepreensível e...uma assistência desbocada em vez do remate que se impunha.

Abel marcava em Old Trafford

Insistia o Manchester, defendia o Sporting. E foi justamente numa altura em que os “leões” ainda procuravam acertar as marcações que Abel decidiu arrancar sem travões pelo lado direito. Galgou terreno, aproximou-se da área e cruzou. Ou terá rematado intencionalmente? Para o guarda-redes Kuszczak (e para os adeptos), isso será um pormenor. A bola encaminhou-se mesmo para a baliza e o Sporting abriu o activo. Alex Ferguson tinha desafiado a equipa portuguesa a divertir-se? Pois bem, só os sportinguistas sorriam nesta altura em Old Trafford.

Ganhou consistência e, sobretudo, confiança o meio-campo leonino. Aliás, na disciplina táctica dos homens de Paulo Bento esteve a origem do domínio ao longo de quase todo o primeiro tempo.
A bola passou a rolar mais rente à relva, o espaço entre sectores parecia ter diminuído e o Manchester tinha mais dificuldade em atacar. Não foi, por isso, de estranhar que Liedson tenha desviado, antes da meia-hora de jogo, para dentro da baliza aquele que seria o segundo golo da noite, não estivesse o dianteiro brasileiro em milimétrico fora-de-jogo.

Daí até ao minuto 61, foi um pulo. Passou o intervalo, o Manchester regressou com vontade de pressionar no meio-campo leonino e o perigo começou a rondar a grande área do Sporting. E a equipa de Paulo Bento até parecia estar a controlar o ímpeto ofensivo dos “red devils”, até ao momento em que o lateral Evra decidiu estragar-lhe os planos. Surgiu na esquerda, bateu Abel, cruzou atrasado para Ronaldo, que rematou mal. A infelicidade do número 7 português foi a felicidade de Tevez (e o infortúnio de Marian Had). O argentino viu a bola ressaltar no seu pé esquerdo e acabar no fundo da baliza de Rui Patrício.

Cristiano Ronaldo e Anderson comemoram golo da vitória

A partir desse momento, era fácil adivinhar como seria a última meia-hora do encontro. Pressão, pressão e mais pressão da linha atacante britânica. O Sporting tentou sacudi-la e, com maior ou menor dificuldade, foi conseguindo afastar o perigo até aos 80’, período em que a sede de vitória do Manchester se intensificou. Evra tentava furar, Anderson encostava mais à grande área leonina, Giggs driblava como ninguém. Tonel e Polga faziam (e bem) o que podiam. Chegavam para as encomendas. Para os lances de bola corrida.

Até que o fantasma do jogo com a Roma voltou a pairar sobre a equipa. Passava já dos 92 minutos. Livre directo, descaído sobre o lado esquerdo da grande área. Cristiano Ronaldo ajeitou a bola, recuou, desferiu um remate seco. O estádio tremeu. O protegido de Alex Ferguson tinha voltado a trair o Sporting. Mais do que ninguém, Ronaldo sabia-o. Por isso, assim que soou o apito final desdobrou-se em abraços de consolação. É provável que os adeptos do Sporting o perdoem. Afinal de contas, nessa altura os “leões” tinham já garantido a Taça UEFA.

Resultados do Grupo F da Liga dos Campeões 2007/2008

Manchester United - Sporting, 2-1 (Tévez 61', Cristiano Ronaldo 92'; Abel 21')
Dínamo Kiev - AS Roma, 1-4 (Bangoura 63'; Panucci 4', Vucinic 36', 77', Giuly 32')

Classificação do Grupo F

Classificação do Grupo F

Vídeo

Manchester United 2-1 Sporting (resumo)
Abel 21'
Tévez 61'
Cristiano Ronaldo 92'


Golo de Abel





Golo de Cristiano Ronaldo





Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Fotos: Às + Kicker

Página Inicial

6 comentários:

  1. O Paulo Bento surpreendeu-me, de início. Com um onze todo prá frentex. Sem medos! É mesmo assim! Não havia nada a perder...

    Aproveitando o facto do Man Utd ter andado a passear no 1º tempo, o Sporting foi melhor e era merecedor da vantagem.

    Ao intervalo Ferguson resolveu "dar um murro na mesa" e um puxão de orelhas aos jogadores. Fez duas substituições e mandou os rapazes correr.

    E que fez o Paulo Bento? Nada. Se calhar rezou... se calhar escondeu-se com medo que o céu lhe caísse em cima da cabeça. Não tomou uma única medida para se adaptar à mudança do 4-3-3 para 4-4-2 do Manchester. E depois de várias jogadas perigosas surgiu o inevitável empate. Só aí o Paulo Bento acordou da letargia e resolveu mudar. E mudou... para pior.

    Conclusão: o Ferguson queria ganhar o jogo, fez por isso e ganhou-o; o Paulo Bento queria ganhar o jogo, não fez nada por isso durante os 90 minutos e perdeu-o. E duvido que ele saiba porque é que isso lhe aconteceu.

    ResponderEliminar
  2. Na 1ªparte jogamos bem, taco-a-taco com o United. Surpreendeu-me de certa maneira...

    Na 2ª, a história inverteu-se completamente. MU queria mesmo ganhar o jogo e foi visível o desnível entre as duas equipas. Só as substituições foram um autêntico luxo. A partir daí começaram a jogar numa velocidade estonteante e para o Sporting, já não dava mais...

    Creio que o Patrício não teve culpa no livre, foi para a direcção onde a bola inicialmente ia mas com o efeito tdo marado que o CR lhe deu, era impossível fazer melhor. E essa cena do Farnerud, sinceramente nem reparei :X

    É pena, mamamos um golo mesmo no fim mas são coisas do futebol...

    Btw, que venha a Taça UEFA!

    ResponderEliminar
  3. Um dia resolve o liedson outro dia o paulo bento.Não mereciam perder mas com um treinador assim Só aquela dele chamar o abel a linha lateral,o saha é que é tosco por senão queria ver ahahah

    ResponderEliminar
  4. Parabéns Sporting, tenho gostado de vos ver na Europa, não têm deixado má imagem de Portugal mesmo com sucessivas faltas de sorte. Boa sorte agora para a Uefa, que cheguem aí ao Quartos ...

    Quanto ao jogo, não sei se foi de propósito ou não, a mim não me pareceu que fosse, por isso o primeiro golo foi uma grande sorte, mas o primeiro golo do Manchester também foi um grande sorte, e até me pareceu que foi o Had (melhor jogador) a metê-la lá dentro. O golo do Ronaldo fez com que valesse a pena ficar a ver o jogo até ao fim.

    ResponderEliminar
  5. Sporting jogou bem, teve uma boa atitude, mas o que conta é o resultado final.

    Na generalidade todos os jogadores jogaram bem, embora existam erros que se pagam caro e nesta competição basta 1 ou 2... Apenas Vukcevic entrou mal em jogo.

    Enfim, estamos na Taça Uefa e somos um sério candidato à conquista dessa competição.

    Agora com o Leiria, espero que tenham a mesma vontade que tiveram ontem.

    ResponderEliminar
  6. jogámos como nunca perdemos como sempre. Ao menos não irá acontecer com na rábula do ano passado, a UEFA tá garantida.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas