quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Benfica perde 1-0 em Glasgow frente ao Celtic e está fora praticamente da Champions League.

Golo do Celtic- Bola toca em Luisão e acaba por trair Quim

O Benfica fechou praticamente as portas a uma qualificação para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões ao sair derrotado de Glasgow pelo Celtic por 1-0. Com este resultado os encarnados ficam no último lugar com 3 pontos e poderão mesmo ficar afastados da competições europeias já no próximo mês de Dezembro. Para que isso não aconteça, e mesmo assim dependem de terceiros, terão que vencer o AC Milan na Luz e repetir a dose na Ucrânia frente ao Shakhtar Donetsk.

Camacho até encontrou o plano ideal no início do jogo, dando a sensação que podia desmoronar o castelo escocês. Todavia, a falta de eficácia, no plano ofensivo - Cardozo falhou três claras ocasiões de golo -, acabou por marcar a diferença, num confronto ante um adversário pragmático, mas que estava perfeitamente ao alcance dos benfiquistas. As águias foram uma equipa de "homens aguerridos", como exigira o treinador, mas erraram nos momentos fatais e, assim, praticamente, desfizeram a ambição de passar à fase seguinte da prova.

O treinador espanhol introduziu, apenas, uma alteração em relação ao último jogo. Edcarlos regressou ao eixo da defensiva e forçou a passagem de Katsouranis para o meio campo. Nuno Assis foi o elemento preterido.

O técnico espanhol pretendeu apresentar o seu jogo-tipo com transições curtas e temporizadas. Globalmente, as instruções foram cumpridas. Houve personalidade e segurança nas acções defensivas, tentando sempre atacar de forma inteligente, sem correr riscos no passe e em progressões curtas. O objectivo passava por controlar o jogo e esvaziar o balão de euforia que habitualmente empurra o Celtic dentro de campo. O Benfica mostrou, até, alguns sinais de classe. Dispôs de duas oportunidades, logo na fase inicial - Cardozo, isolado, permitiu a defesa de Boruc - e controlou o adversário. A atitude terá surpreendido os católicos que ouviram mesmo algumas vaias, o que é raro.

O Celtic foi, essencialmente, nessa fase, um conjunto pragmático. Aceitou a imposição do adversário, mas também criou situações de perigo, especialmente no jogo aéreo. Quim teve de suster dois remates perigosos.

A objectividade escocesa acabaria por ser premiada, num momento de desconcentração momentânea da defesa benfiquista. Katsouranis desejou transformar uma jogada defensiva numa situação inversa, só que o alívio, em cima do minuto 45, permitiu a McGeady um remate frontal (sem pressão ao jogador, diga-se !). A bola foi desviada por Luisão e traiu Quim. O Benfica não merecia a desvantagem, mas pagou caro uma hesitação do grego.

Desesperto de Cardozo, muito infeliz em Glasgow

A equipa benfiquista não pareceu surgir no segundo tempo afectada com a desvantagem. Todavia, agora passava a lidar com um adversário moralizado e mais confiante. Além disso, era natural que as águias perdessem algum rigor, não só pelo facto de serem forçadas a maior exposição ao contra-ataque dos escoceses, como também pela perda de alguma frescura fisica, casos de Rui Costa, Cristian Rodriguez e Maxi Pereira. Este acabou por ser substituído por Di Maria..

Com Cardozo a desperdiçar nova oportunidade e como a falta de eficácia na finalização parecia transformar-se num obstáculo demasiado penoso para a equipa, isso fortaleceu o ânimo do Celtic, que passou a dominar.

Expulsão de Binya retirou força ao Benfica

Numa última tentativa, Camacho, que tão bem montara a estratégia com que o Benfica controlou grande parte do primeiro tempo, acabou por borrar a pintura com substituições desajustadas e que quebraram o ritmo da equipa. Lançou Nuno Gomes e Bergessio. Mas o conjunto já não encontrou alma para inverter o panorama. Uma situação que se agravou com a expulsão de Binya (entrada brutal/até dói de se ver - vídeo), a cinco minutos do fim. Nada a fazer, pois.

Resultados do Grupo D da Liga dos Campeões 2007/2008

Celtic - Benfica, 1-0 (McGeady 45')
Shakhtar Donetsk - AC Milan, 0-3 (Inzaghi 66' e 90' e Kaké 72')

Classificação do Grupo D

1ºAC Milan, 9 pontos
2ºShakhtar Donetsk, 6 pontos
3ºCeltic, 6 pontos
4ºBenfica, 3 pontos

Vídeo

Celtic 1-0 Benfica (resumo alargado)
McGeady 45'


Youll Never Walk Alone - Celtic/Benfica - espectáculo escocês



Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Fotos: Reuters + Às

Página Inicial

11 comentários:

  1. Perdemos não contra a melhor equipa, mas contra o melhor público do Mundo (esse vídeo diz tudo).

    Portugal ponham os olhos nestes adeptos do CELTIC...lindo!

    Para o ano há mais!

    ResponderEliminar
  2. Perder este jogo foi ridículo.

    De notar que nos últimos 15 min, após o Camacho tirar o Rui Costa, em vez de tirar um trinco (Bynia),ou o Luis Filipe nunca mais pegamos no jogo.

    Para o ano...à +

    ResponderEliminar
  3. Para mi acho que a 2ª parte foi miseravel, e pk? A atitude cambiou radicalmente, na 1ª parte até que estavam a jogar bem apesar daquele golo sofrido, agora nesta parte o que lhes passou não sei, e não venham disser a é do Camacho... Só tenho uma coisa a apontar nele, e que acho que ele a partir de agora vai ter que fazer, é jogar mesmo com 2 pontas, de resto ele é que sabe o que faz se são esses os jogadores que põe em campo são esses e mais nada, não tendo melhor..

    ResponderEliminar
  4. Jogadores com entradas como aquela e com a atitude perante os adversários como o Bynia tem deviam ser irradiados do futebol.

    ResponderEliminar
  5. Sofremos um golo muito injusto e os ultimos 10 minutos de jogo foram a coisa mais nojenta que vi em muito tempo. Houve uma em que o Luis Filipe tinha a bola controlada e esperou uns bons 3 segundos parado até ser desarmado. Adeus €'s, adeus UEFA, agora é ver se ganhamos a taça de portugal

    ResponderEliminar
  6. O Benfica, com esta derrota, está definitivamente arredado da Champions e passar à Uefa não vai ser nada fácil também. Agora é esperar 'milagres'..

    Ah, e a entrada do Bynia.. incrível.

    ResponderEliminar
  7. Começamos muito bem o jogo, a jogar bom futebol e a dominar o Celtic, o Cardozo devia ter aproveitado aquelas oportunidades, quem não marca sofre...

    O golo no fim da primeira parte arruinou tudo.

    ResponderEliminar
  8. Binya - ou um manual de como matar a carreira a um jogador...Pergunto-me se algum dia aquele jovem vai voltar a jogar à bola...É que com o joelho não se brinca...Não sei classificar a entrada - só sei que entraram-me assim num jogo de futsal já aos anos e quando acordo de manhã por vezes ainda sinto dores no joelho.

    Prefiro o Beto dava troço mas nunca entrou maldosamente, ele apenas não sabia distinguir entre bola e perna...Ah e chutava de longe coisa que o Binya é maricas...

    Volta Beto tás perdoado

    ResponderEliminar
  9. Desculpa lá oh Ruii Alexandre. O Binya teve mal, mas pior que o Beto???

    Acho este Binya muito similar ao Makelele e com um agrande margem de progressão. Para mim a melhor surpresa do Benfica, Tem é que aprender a controlar aquelas ganãs de entrar ao adeversário.

    ResponderEliminar
  10. Perdemos 1-0 mas podíamos perfeitamente ter ganho o jogo, com oportunidades falhadas flagrantes, num estádio dificílimo!

    ResponderEliminar
  11. Excelente c´ronica ao jogo.

    Aquele cascol que se vê numa das primeiras imagens dos adeptos do Celtic é lindo.

    Celtica (verde e vermelho)

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas