segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Liga Portuguesa ( Bwin Liga) : 9ª jornada - Fartura de golos na semana em que o FC Porto cedeu os primeiros pontos.

9º Jornada da Liga Portuguesa foi de muitos golos

A nona jornada da BwinLiga revelou-se até ao momento a mais produtiva, marcando-se em apenas 8 jogos, a excelente marca de 30 golos com uma média de 3 tentos por partida. É caso para dizer que afinal "eles" até sabem onde ficam as balizas. Depois de eu tanto ter critícado aqui, as tácticas ultra-defensivas e os jogos chatos para o zero-a-zero, fiquei abismado com o sucesso deste fim-de-semana. Agora só pedimos que continuem, porque quem fica a ganhar é o futebol português e quem assiste aos jogos.

Antes de partir para a análise permonorizada dos jogos, queria aqui referir o péssimo serviço que os sites dos clubes participantes na BwinLiga e da própria Liga Portuguesa prestam aos seus adeptos e curiosos. É contar pelo dedos de uma mão, um site que disponibilize informação decente das respectivas equipas, crónicas aos jogos ou que tenha galerias fotográficas (multímédia) dos últimos jogos.

A exemplo, a Liga Portuguesa poderia olhar para o site da Premiership Inglesa e retirar boas ideias, porque afinal o site da principal competição serve de imagem para todo o Mundo. Quanto a clubes, poderia sugerir um site como o do Inter de Milão, em que nada falta (informações na hora, ilustradas com todos o tipo de secções multimédia).

Com esta conversa toda, vou pedir-vos um desafio. Não tenho fotos, tirando a dos "grandes" para ilustrar os posts sobre a Liga Portuguesa, então e que tal, para aqueles que vão aos estádios da BwinLiga ou Vitalis tirarem as vossas fotos e enviarem para o email do Desportugal.
Seria um excelente contributo da vossa parte e caso esta iniciativa tivesse algum sucesso, poderíamos fazer um concurso para a melhor fotografia (foto de telemóvel basta) e que depois seria premiada aqui por todos nós. Isto apenas para aqueles que vão aos estádios, alinharem.

Agora voltando à jornada, o FC Porto cedeu os primeiros pontos, ainda assim dispõe de segura vantagem sobre Benfica, Sporting e Vitória de Guimarães, que hoje venceu na Madeira o Marítimo por 0-1.

ps. (Os posts do "grandes" às jornadas, podem ser consultados na categorias de notícias do Desportugal, na parte lateral do blog.)

O Boavista continua sem ganhar na Liga portuguesa. Ontem a equipa de Jaime Pacheco voltou a ceder um empate, desta feita frente ao Vitória de Setúbal. Ainda assim, no Bessa, assistiu-se a um bom jogo de futebol, com a equipa da casa a estar em vantagem no marcador, por 2-0, no entanto, os sadinos que continuam a surpreender deram mesmo a volta ao marcador, com Marcelão a fixar o resultado final em três a três.

A Académica de Coimbra e o Estrela da Amadora empataram também a três, no Estádio Cidade de Coimbra. Uma grande exibição de Lito, que marcou os três golos dos “estudantes” não chegou para impedir que o Estrela da Amadora arrancasse o empate em Coimbra. Pela equipa de Daúto Faquirá marcaram Maurício, Anselmo e ainda Wagnão, num jogo bem disputado e com um resultado justo.

O Leixões está de parabéns, já que somou a primeira vitória na principal Liga do nosso futebol, depois de vários anos de ausência. A vitíma acabou por ser nada mais, nada menos que o Sporting de Braga que saiu do Estádio do Mar com três golos no saco. É já indisfarçável que para os lados da cidade dos arcebispos as coisas não vão nada bem e nem com a saída de Jorge Costa do comando técnico a equipa reagiu.

Outra formação que vai de mal a pior é a União de Leiria, que voltou a perder e em casa com o Nacional da Madeira por 1-3. Nem com os mais de 3000 adeptos (loucura!) presentes no Municipal, a equipa de Paulo Duarte (" o Patriota") deu um pontapé na crise. A verdade é que no final do jogo o técnico da cidade de Lis demitiu-se e Vítor Oliveira é o senhor que se segue.

Agora é desejar às equipas portuguesas presentes nas competições europeias os maiores sucessos e vão-se a eles sem medo.

Resultados da 9ª jornada da Liga Portuguesa - Bwin Liga 2007/2008

FC Porto - Belenenses, 1-1 (Hélder Postiga 21'; Zé Pedro 50')
Paços Ferreira - Benfica, 1-2 (Tiago Valente 29; Cristian Rodrigues 21' e Katsouranis 86')
Sporting - Naval, 4-1 (João Moutinho 10', Liedson 62', Vukcevic 85' e Gladstone 94'; Diego 28')
Marítimo - Vitória Guimarães, 0-1 (Ghilas 71')
União Leiria - Nacional, 1-3 (Paulo César 89'; Juliano 7', Juninho 52' e Fellype Gabriel 83')
Boavista - Vitória Setúbal, 3-3 (Fleurival 19', Jorge Ribeiro 24' e Marcelão 71'; Pitbull 46', Auri 57' e Edinho 61')
Académica - Estrela Amadora, 3-3 (Lito 26', 47' e 57'; Maurício 36', Anselmo 60' e Wagnão 88')
Leixões - Sp. Braga, 3-0 (Roberto 36', Bruno China 46' e Jorge Gonçalves 73')

Classificação da Liga Portuguesa - BwinLiga 2007/2008

1º FC Porto, 25 pontos
2º Benfica, 19 pontos
3º Sporting, 18 pontos
4º Vitória Guimarães, 18 pontos
5º Vitória Guimarães, 15 pontos
6º Marítimo, 14 pontos
7º Belenenses, 12 pontos
8º Sp. Braga, 11 pontos
9º Nacional, 10pontos
10º Leixões, 9 pontos
11º Estrela Amadora, 8 pontos
12º Académica, 8 pontos
13º Boavista, 6 pontos
14º Naval, 6 pontos
15º Paços Ferreira, 5 pontos
16º União Leiria, 3 pontos

Vídeos

Golos de FC Porto, Benfica e Sporting nesta 9º jornada


Marítimo 0-1 Vitória Guimarães
Ghilas 71'



Boavista 3-3 Vitória Setúbal
Fleurival 19'
Jorge Ribeiro 24'
Pitbull 46'
Auri 57'
Edinho 61'
Marcelão 71'


Académica 3-3 Estrela Amadora
Lito 26', 47' e 57'
Maurício 36'
Anselmo 60'
Wagnão 88'


União Leiria 1-3 Nacional
Juliano 7'
Juninho 52'
Fellype Gabriel 83'
Paulo César 89'


Leixões 3-0 Sp. Braga
Roberto 36'
Bruno China 46'
Jorge Gonçalves 73'



Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Foto: Arquivo

Página Inicial

1 comentário:

  1. Tudo bem Gonçalo.

    Quando for ver o próximo jogo do Leixões no Mar, enviou-te uma foto.

    Abraço!

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas