quinta-feira, 4 de outubro de 2007

FC Porto vence Besiktas em Istambul por 0-1 com golo de Quaresma no último segundo

Home - Página Inicial do Desportugal

O FC Porto conseguiu um saboroso triunfo no inferno de Istambul frente ao Besiktas por 0-1, graças a um golo de Quaresma, dois minutos depois dos 90. Com estes três importantes pontos, o FC Porto isolou-se no segundo lugar do grupo A, atrás do líder invicto Marselha que venceu em Liverpool!

Era previsível que Jesualdo Ferreira trocasse Cech por Fucile em relação ao onze que ganhou o dérbi com o Boavista. O técnico apostou no seu lateral preferido, ainda que adaptado, porque aprecia a sua consistência defensiva. No resto, nada de novo, com Sektioui (péssima exibição) a manter a ala direita e Lisandro como único ponta-de-lança.

A primeira jogada de perigo do Besiktas (4’) mostrou quais eram as intenções turcas – aproveitar ao máximo as bolas paradas. Do lado portista, só Quaresma tinha unhas para importunar a defesa contrária. O ciganito arrancou alguns números pela esquerda e assinou um par de centros a que ninguém (Lisandro e Sektioui, no caso) deu sequência. Pouco, porém, para quem tinha prometido atacar os três pontos e anular o empate com o Liverpool.

O que valia aos dragões é que o inferno turco só se fazia sentir nas bancadas. No relvado, o Besiktas era pouco feroz, ainda que tenha pregado dois valentes sustos a Helton, sempre de bola parada. No primeiro, o brasileiro defendeu por instinto uma cabeçada de Bobô e, depois, viu Toraman, na pequena área, atirar para as nuvens. A defesa portista sentia dificuldades no jogo aéreo.

Aqueles dois lances aconteceram no melhor período do Besiktas. O meio-campo português actuava muito perto do sector defensivo e dava espaço para alguns tiros de longe, que, contudo, pecavam na direcção. Só mesmo em livres e cantos é que os turcos ameaçavam. Em cima do intervalo, não fosse Helton o nulo tinha sido desfeito. Num livre frontal, que todos pensavam ser para Tello, Cissé disparou para uma bela estirada do guarda-redes.

Festa portista na Turquia

O segundo tempo arrancou com o FC Porto perto do golo. Lucho trabalhou bem na direita e Raul Meireles não chegou por milímetros ao centro do argentino. Tello com um tiro de longe tentou espevitar o Besiktas, mas Meireles respondeu na mesma moeda, pouco antes de Quaresma desperdiçar uma grande ocasião. Novamente Lucho pela direita a assistir o ciganito, que, na cara do golo, atirou ao lado (62’).

O Besiktas continua a criar perigo apenas de bola parada. E num livre de Tello, Stepanov pôs cobro a uma situação confusa, mas já depois de ter dado mão na área (68’). Valeu que o árbitro não viu. Jesualdo trocou então de avançado e Adriano, servido por Cech, errou o alvo por muito pouco, no primeiro toque na bola.

O jogo estava agora partido. O Besiktas, com mais avançados em campo, optava pelo futebol directo, respondendo os bicampeões nacionais em contra- ataque. Mas foi Helton que voltou a brilhar, defendendo um tiro cruzado do isolado Higuaín (80’).

Os minutos finais apontavam para a manutenção do nulo, mas o FC Porto marcou o golo decisivo no último suspiro do jogo. Leandro Lima abriu na direita, Lucho serviu Quaresma de primeira e o ciganito, frente a Hakan, desta vez não perdoou, calando o inferno de vez.

Resultados da 2ª jornada do Grupo A da Liga dos Campeões 2007/2008

Besiktas - FC Porto, 0-1 (Quaresma 92')
Liverpool - Marselha, 0-1 (Valbuena 77')

Classificação

1.º Marselha, 6 pontos
2.º FC Porto, 4 pontos
3.º Liverpool, 1 pontos
4.º Besiktas, 0 pontos

Vídeo

Besiktas 0-1 FC Porto
Quaresma 92'


Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Fotos: AP

Página Inicial

5 comentários:

  1. Fantástico Vitória a Sangue, Suor e Lágrimas. Foi sofrer até ao fim.

    Leandro Lima está envolvido no lance do golo. Entrou a 3 minutos do fim. Penso que não há dúvidas que devia ter entrado mais cedo. Uma nota para o grande Lucho. Antes tinha feito dois belos passes para Meireles e Quaresma mas não deram em golo, essas jogadas. Mereceu esta assistência para o golo.

    Que orgulho nestes rapazes.

    ResponderEliminar
  2. Fantástico. O Porto a demonstrar ser uma equipa de nivel internacional... já nós Benfica nem para consumo interno.

    Há que dar os parabéns a quem os merece. E nesta jornada, Porto e Sporting, mas principalmente o Porto, demonstrou ser uma equipa co estofo!

    ResponderEliminar
  3. Delicioso. É o típico golo que as equipas portuguesas sofriam frente ao gigantes do futebol europeu há uma década atrás.

    Sangue, suor e lágrimas, literalmente.

    Estou muito orgulhoso da equipa.

    ResponderEliminar
  4. Mais uma vez, a prova de que o futebol tem muito que se lhe diga. Uma equipa que está em crise na Liga Francesa consegue ir ganhar a casa do vice-campeão europeu. Excelente resultado. É importante não perdermos em Marselha.

    ResponderEliminar
  5. Nunca vi uma equipa com tanta caganeira como esta do Porto. Na Europa fico contente que uma equipa portuguesa vença, no campeonato percam todos.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas