quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Benfica perde 0-1 com Shakhtar Donetsk na Luz e compromete apuramento

Home - Página Inicial do Desportugal

O Benfica comprometeu as suas aspirações na Liga dos Campeões, ao perder na Luz com os recentes novos milionários do Shakhtar Donetsk por 0-1. Os ucranianos, inspirados pelo samba dos brasileiros, colocaram a nu as fragilidades da equipa de Camacho, onde falta organização, colectivismo e jogadores com talento foram mais uma vez factos relevantes.
Para pior o cenário de qualificação, o Celtic venceu o Milan e agora o Benfica além de ter obrigação de vencer os escoceses na Luz terá de ganhar em campo alheio.

Um jogo da Liga dos Campeões merece as bancadas cheias, mas a Luz foi um palco frio (30 mil), próprio de uma equipa que vinha de quatro jogos sem vencer. Para tentar mudar as coisas, Camacho colocou o paraguaio Cardozo no lugar de Nuno Gomes.

O Shakhtar apresentou-se na Luz comandado pelas estrelas brasileiras. A equipa de Mircea Lucescu era um autêntico bloco que, em situações de ataque (sempre trabalhadas), aparecia com quatro ou cinco jogadores junto da área do Benfica.

Os encarnados eram previsíveis a sair para o ataque e apresentaram uma nova variante no seu jogo: bolas pelo ar à procura de Cardozo. Um verdadeiro farol, por onde as jogadas do Benfica tinham de passar. Era preciso mais rapidez , pois ficava a ideia de que a defesa ucraniana era alérgica à velocidade.

Logo no terceiro minuto, Cristian Rodriguez quase marcou com um remate de longe. Só que aos poucos o Shakhtar foi tomando conta do jogo. Ilsinho conduzia as jogadas pela direita e mantinha a defesa encarnada em sentido. Pairavam fantasmas na Luz até que, ao minuto 28, Di María após jogada individual rematou à barra. Na sequência Katsouranis isolou-se, mas rematou às malhas laterais.

Numa altura em que os encarnados até estavam melhores, aconteceu o que ninguém previa. Nélson perdeu a bola no meio-campo e esta foi para os pés de Fernandinho, que cruzou rasteiro da esquerda para Jadson abrir o marcador. O defesa-direito saiu lesionado e foi rendido por Nuno Gomes.

Nuno Gomes numa tentaviva fustrada do Benfica chegar ao golo

Se na primeira parte o Benfica já havia parecido uma equipa sem colectivo, essa deficiência acentuou-se no segundo tempo. Obrigados a virar o resultado, os encarnados mais pareciam uma banda em que cada um tocava música à sua maneira e com um maestro sem alma.O Shakhtar passava a jogar em contra-ataque e o perigo rondava a baliza de Quim.

Aos 61 minutos, Camacho ouviu a primeira grande assobiadela da noite ao tirar Di María, acabadinho de fazer um remate por cima, e lançar o médio Binya. Estranho?
Nem por isso. O argentino jogava para ele e o Benfica precisava de reconquistar o meio-campo e libertar mais Rui Costa. Não resultou.

Os brasileiros do Shakhtar ainda pregaram um duplo susto a meio da segunda parte, quando Brandão e Fernandinho fizeram tanta cerimónia, que Binya e Quim acabaram por evitar o que parecia certo. Do Benfica viu-se apenas um cabeceamento fraco de Cardozo e outro de Katsouranis ao lado. Depois os muitos ucranianos presentes na Luz fazeram a festa.

Resultados da 2ª jornada do Grupo D da Liga dos Campeões 2007/2008

Benfica - Shakhtar Donetsk, 0-1 (Jadson 42')
Celtic - AC Milan, 2-1 (McManus 62' e McDonald 90'; Kaká 68' g.p.)

Classificação

1.º Shakhtar Donetsk, 6 pontos
2.º Celtic, 3 pontos
3.º AC Milan, 3 pontos
4.º Benfica, 0 pontos

Vídeo

Benfica 0-1 Shakhtar Donetsk
Jadson 42'



Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Fotos: AP

Página Inicial

12 comentários:

  1. Para uma equipa como o Benfica estar 4 jogos a acabar com 0 golos marcados em 8 jogos é muito mau. É cedo para falar em eliminação mas um resultado destes não prevê grande coisa para o futuro.

    De resto um jogo mau de ambas as equipas e que merecia terminar com um nulo no marcador. Só se viu Benfica na altura em que o Shakhtar até fez o golo.

    E para finalizar...que saudades Miccoli...

    ResponderEliminar
  2. O Benfica com sorte ainda consegue ganhar em casa ao Celtic e empatar com o Milan, empatar fora com o Celtic e com o Shaktar e passar a eliminatória...

    ResponderEliminar
  3. fazer "pré-epocas" ja durante o campeonato é o que dá... o Benfica tem grandes jogadores, isso é notorio, mas simplesmente não sabem jogar uns com os outros

    ResponderEliminar
  4. Mau, muito mau... Principalmente a partir do 1º golo do Shakhtar. Antes disso podiamos ter chegado à vantagem por 2 ou 3 ocasiões. A partir do golo, a equipa desnorteou e pareceu que estava tudo perdido em campo, cada um jogava para seu lado, enfim, a confusão total... Depois no final, apesar de que seria injusto, podiamos ter chegado ao 1-1, mas a bola parece que não quer entrar...

    Nota positiva apenas para o Quim, o Katsou e o Rodriguez. A partir de agora penso, sinceramente, que já não será mau um apuramento para a Taça UEFA.

    ResponderEliminar
  5. Em primeiro lugar para a equipa do shaktar. é uma equipa bastante superior a´ do benfica, tanto individualmente como colectivamente.

    O resultado apesar de negativo, até podia ter sido pior, o shaktar teve mais proximo do 0-2 do que o benfica do empate.

    A verdade é que no benfica o unico jogador na sua melhor forma, é o quim. O homem é o que vai valendo actualmente.

    Ah de referir o arbitro, que era tão fraquinho como alguns jogadores que envergaram hoje a camisola do glorioso

    PS: O camacho tb podia ter ficado em ibiza... tirar o di maria que até tava a jogar bem , para por o giles

    ResponderEliminar
  6. Quando todos esperavamos uma reacção do Benfica, eis que levamos um banho de bola.

    Não existe objectividade neste Benfica (por enquanto) mas o problema é que tempo é coisa que escassa pois a Liga dos campeões esta quase arrumada, o Porto ja anda longe, então que objectivos iremos alcaçar este ano?

    O Shaktar veio a Portugal refreiar os animos pois muitos andavam em bicos de pês, inclusive alguns comentadores e comunicação social, que esta sempre a colocar Portugal (seleção e equipas nacionais) la em cima menosprezando os adversarios.

    Quanto ao jogo, como ja disse não ha objectividade. O Benfica pode criar 20 ocasiões sem marcar uma. Vejam em Milão e hoje, quem marca são sempre os outros.

    Não sei de onde vem o problema e confesso que estou cansado de reflectir sobre este problema, quando ha pessoas que são pagas para isso e nem conseguem arranjar as coisas...

    Agora vai sair o Camacho??? Quem sabe, no reino da aguia, nada é normal, esta tudo sempre em crise

    ResponderEliminar
  7. Que terá passado pela cabeça ao LF Vieira para ficar sem Miccoli, Karagounis, Simão ou até mesmo Manuel Fernandes ?
    Mas perante eventuais saídas, estas deveriam ter sido colmatadas com jogadores de alguma classe e já alguma experiência.

    Mudou-se de treinador. Voltou o tão desejado Camacho. Frutos disso ? Até à data zero .

    Podem-me dizer muita coisa, há muito a analisar nesta equipa, mas o principal, o cerne da questão não é a falta de golos que Camacho tanto apregoa. O Cerne é a falta de qualidade da própria equipa. Sendo talvez a ùnica excepção à regra, o jovem Di Maria, que mostra qualidade e uma ingenuidade infantil na hora de rematar à baliza.

    ResponderEliminar
  8. O Benfica não é uma equipa, é um grupo de jogadores que se vestem da mesma cor.

    ResponderEliminar
  9. O Benfica anda mesmo por baixo. Se por um lado existe muita gente nova, relativamente ao ano passado, por outro lado há pouca inteligência na abordagem a este jogo.

    ResponderEliminar
  10. Pouca inteligência na forma de jogar no Benfica, pois os jogadores cansam-se muito a correr com a bola nos pés. Reparem que a equipa ucrâniana dominou o jogo logo desde o início porque simplesmente soube pressionar bem alto os jogadores do Benfica que não souberam sair com rapidez e troca de bola.

    Não existem esquemas ofensivos e jogadas/movimentações de equipa no Benfica e isso deixa-me apreensivo.

    Resta-nos fazer 6 pontos em casa, mais pelo menos 2 pontos fora e rezar para irmos à taça UEFA.

    ResponderEliminar
  11. Este é um resultado que complica MUITO as contas do Benfica. Sem querer falar no jogo, pois acho que o resultado fala por si e o Shaktar foi claramente superior, o Benfica agora apenas para ir à UEFA tem de conseguir vencer ou o Milan ou o Shakthar na Ucrânia. Isto claro, depois de vencer o Celtic pelo menos uma vez (em casa ou fora) e NÃO PERDER o outro jogo.
    Já para passar aos oitavos, arrisco-me a dizer que apenas se pode dar ao luxo de empatar um jogo e vencer os restantes...Vida muito, muito complicada.

    ResponderEliminar
  12. O Benfica ainda vai ter muito trabalho pela frente, porque actualmente um dos 3 melhores jogadores tem 35 anos, os outros 2 são médios defensivos (petit e katsouranis);
    - ou seja, faltam desequilibradores com a qualidade de simão/micolli
    - Até ao momento o Benfica foi o clube onde os jogadores que saíram mais se fizeram notar: Simão e Micolli ainda não encontraram substitutos á altura, nem de perto nem de longe
    - Azar na lesão de David Luiz que vinha dando entrosamento à defesa do benfica;
    - Supostamente, aquele que seria o melhor reforço desta época acabou por ser vendido: Manuel Fernandes;

    - Não se podem lançar tantos jovens de qualidade duvidosa num inicio de época: jogadores como Miguel Vitor, Binya, Romeu Ribeiro são para lançar mais para o fim depois de haver maior entrosamento; Quando digo qualidade duvidosa, não quer dizer que sejam maus, quero dizer que ainda não mostraram o seu real valor e que não o devem fazer ainda;

    - Christian Rodriguez parece-me ser o Grande reforço desta época;

    - Petit não tem substituto á altura para a sua posição;

    - Cardozo tem um pontapé muitissimo bom, mas para mexer uma perna tem que pedir licença á outra; muito pouca mobilidade;

    - Nuno gomes...nem é preciso falar... basta ver o falhanço com o sporting, na linha do que tem feito no ultimo ano...
    CONCLUINDO:

    HÁ MUUUUUIIIIITO TRABALHO PELA FRENTE!

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas