segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Liga Holandesa: 18ª jornada - O líder tropeçou novamente.

Koevermans marcou pelo PSV

Assim como vem acontecendo já faz um certo tempo, o líder da Liga Holandesa acaba tropeçando para perder a ponta jornada após jornada. O líder da vez foi o Feyenoord, que viu o PSV o ultrapassar após este domingo com pouco futebol ao redor do mundo. O actual tricampeão ganhou do NAC, enquanto os de Roterdão apenas empataram em Heerenveen.

Jogando no estádio Phillips, o PSV começou atacando o NAC Breda, mas apenas aos 45 minutos o primeiro golo veio para festa dos adeptos presentes: foi com Koevermans, lançado frente ao guarda-redes Ten Rouwelaar. A festa seria maior ao cair do pano, aos 90’. Foi quando este mesmo arqueiro foi-se ao ataque na seqüência de um canto, mas... A defesa interceptou o tiro e, em alta velocidade, Perez ficou livre para ampliar e fechar o placar.

Com 36 pontos, o PSV tem melhor saldo de golos do que o Feyenoord. A equipa de Bert van Marwijik ficou na igualdade a um, no reduto do Heerenveen. O golo do jovem talento Slory foi respondido aos 88 minutos de partida, com o gigante Sibon.

Já o Ajax parece que ficará mais uma época longe da taça. Os atletas de Adrie Koster lograram um empate por 2-2 contra o modesto VVV, em Venlo. O tento de empate do time da casa veio à passagem do minuto 88, num bonito cabeceamento de Sandro Calabro, dando justiça ao placar [dois minutos depois da expulsão de Ogararu]. Com 33 pontos, a equipa de Amsterdão se afastou dos líderes, tanto em pontos quanto em saldo de golos (critério de
desempate).

A 18ª jornada ficou marcada pelo alto número de cartões vermelhos mostrados: ao total foram quatro (Ogararu, Olsson e Davids, do NEC, e Jenner, do AZ). Já o avançado holandês Rydell Poepon guardou um hat-trick, na vitória do Willem II sobre o NEC

Resultados da 18ª jornada da Liga Holandesa - Eredivisie 2007/2008

Sparta Rotterdam – FC Groningen, 1-3 (de Roover 44’; Nijland 30’, 53’, Lovre 81’)
VVV – Ajax, 2-2 (Ofrany 57’, Calabro 88’; Suarez 37’, Huntelaar 77’)
Willem II – NEC Nijmegen, 3-0 (Poepon 14’, 51’, 84’)
Vitesse – Utrecht, 2-2 (Gommans 3’, Junker 48’; Dickoh 16’, Loval 65’)
Twente – De Graafschap, 2-0 (Huysegems 20’, N’Kufo 34’)
PSV – NAC Breda, 2-0 (Koevermans 45’, Perez 90’)
Heerenveen – Feyenoord, 1-1 (Sibon 88’; Slory 17’)
Excelsior – Roda JC, 1-2 (Voskamp 86’; Cissé 28’, Bodor 74’)
AZ – Heracles Almelo, 1-0 (Steinsson 71’)

Classificação



Vídeos

PSV 2-0 NAC
Koevermans 45'


Perez 90'


Heerenveen 1-1 Feyenoord
Slory 17'
Sibon 88'



Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)

Fotos: PSV/ eredivisie.com

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil)

Página Inicial

domingo, 30 de dezembro de 2007

Vergonha no Futsal Jovem

No passado sabado (29-12-07) a contar para o Campeonato Distrital de Juniores da 2.ª Divisão, realizou-se um jogo entre o primeiro e segundos classificados ou seja Ardegães contra o Amanha da Criança.

Durante 15 dias tivemos informações que iria ser um jogo de alto risco e fomos avisados se acontece-se o pior, ficariamos sem pavilhão para treinar e para jogos oficiais.

Verifiquei que no jogo estavam 10 Agentes da PSP!!!!!
Nunca vi tantos Agentes nem num jogo de séniores ao alto nível a não ser neste jogo a contar para a Taça de Portugal entre o Benfica e o Sporting.

Estavam lá também pessoas ligadas a Camara da Maia e da Associação do Porto para assistir acho eu a UM JOGO DE FUTSAL.

Dois senhores vestidos a rigor e já sabendo do que estava a passar e que bem informados eles tavam, tiveram uma pequena palestra com a minha equipa dizendo que não iam perdoar nada ou seja intimidaram-nos.

Perguntas:
1- Eu pergunto porquê isto tudo?
2- Quem é que preparou isto tudo?
3- Quem pagou tanto policiamento extra?
4- Isto não era um jogo de futsal ?
5- Aconteceu o que muitos esperaram?

Respostas:
1 - Não sei nem quero saber.
2 - Também não quero saber.
3 - O trabalhador que desconta claro.
4 - Claro e foi um bom espectáculo.
5 - Não sei o que queriam.

Bem o jogo terminou por falta de iluminação e só falta dizer que fomos nós que fizemos por isso e ainda bem que estavam as tais pessoas ligadas a camara lá para ver o que se passou e tentar repor a situação.Enfim, todos foram para as suas casas sem nada acontecer.

Faltam 9 minutos para terminar o jogo e estamos a perder por 2-0.

- Eu pergunto e que chato tou a ser eu, será que os mesmos agentes da PSP ou outros tantos vão estar lá 9 minutos, ou seja vão lá estar para ganhar 9 minutos de trabalho.
Se sim, lá vai o trabalhador que desconta pagar.-

Eu pergunto também no jogo da segunda volta vão lá estar tantos agentes da PSP ?

Esta história toda não será uma vergonha para o Futsal, PSP e Camara da Maia?

Tou feliz porque nunca sabia da minha importância no Futsal e principalmente da importância da minha equipa.

Com isto tudo só posso tar orgulhoso com todos os que me rodeiam, directores, atletas e adeptos.

FAÇAM O FAVOR DE SEREM FELIZES

Pedro Costa - Treinador de Futsal
http://pedrocostafutsal.tripod.com/futsal

Página Inicial

Liga Inglesa : 20ª jornada - Arsenal recupera liderança após derrota do Manchester United

Adebayor marcava frente ao Everton

A permanência do Manchester United no primeiro lugar da Liga Inglesa durou apenas 3 dias, já que neste sábado a equipa de Cristiano Ronaldo foi a Londres perder 2-1 no terreno do West Ham e viu o Arsenal golear em Liverpool, o Everton por 1-4, o que lhes permite recuperar a liderança isolada. Destaque também para a dificil vitória do Chelsea em casa perante o Newcastle por 2-1 e o sensasional triunfo do Tottenham por 6-4 diante o Reading.

Na jornada pós-Boxing Day o Arsenal recuperou a liderança da Premiership, lugar que tem sido praticamente seu desde o inicio da competição, interrompida apenas na passada 4º feira quando os gunners empataram com o Portsmouth e o ManUnited venceu e tomou o seu lugar. Mas neste sabádo inverteram os papéis e o Arsenal venceu no campo do Everton por esclarecedores 1-4, embora a vitória tenha assumido números de goleada apenas nos minutos finais e o United perdeu curiosamente em Londres para o West Ham.

Sem Nuno Valente, que ficou no banco, os anfitriões chegaram ao intervalo a ganhar, graças a mais um golo do australiano Cahill, mas depois do intervalo os "gunners" foram imparáveis muito por culpa do brasiliero naturalizado croata, Eduardo da Silva, que à sua conta fez dois em dez minutos, abrindo o caminho para o regresso aos triunfos. Nos instantes finais, Adebayor e Rosicky definiram o resultado, que deixou o Arsenal no primeiro lugar, com dois pontos de vantagem sobre o Manchester United.

Cristiano Ronaldo marcou e falhou penalti em Londres

O Manchester United perdeu pela terceira vez no campeonato ao perder frente ao West Ham por 2-1, num jogo em que Cristiano Ronaldo marcou um golo, mas falhou a conversão de uma grande penalidade.
O jogo começou de feição para os red devils, com o português a facturar o seu 13ª golo na liga logo aos 14 minutos de jogo, num golo de cabeça que lhe confere a liderança na tabela dos melhores marcadores.

Aos 64 minutos, Cristiano Ronaldo desperdiçou a oportunidade de somar mais um tento à conta pessoal, ao falhar a grande penalidade (nem acertou na baliza), e o West Ham, em dois lances de bola parada, deu a volta ao resultado com Ferdinand e Upson a marcarem com cinco minutos de diferença, ambos em falhas de marcação da defesa do United.

Grande jogo para a despedida futebolistica de 2007!

A partida mais emocionante realizou-se em White Hart Lane, onde o Tottenham, ainda sem Ricardo Rocha venceu o Reading, por números mais habituais no hóquei em patins do que no futebol (6-4 = 10 golos). O búlgaro Berbatov foi a grande figura da tarde (Real, Barça, Milan etc, anda tudo a dormir!), marcando quatro dos seis golos dos "spurs", num jogo que só se tornou alucinante na segunda parte, já que ao intervalo se registava uma igualdade a um. A 15 minutos do fim, o Tottenham perdia por 3-4, mas deu a volta à desvantagem sem grandes dificuldades, marcando três golos que transformaram a equipa do ex-treinador do Sevilha Juande Ramos no melhor ataque da Liga Inglesa.

Essien festejava golo frente ao Newcastle

Quanto ao Chelsea de Ricardo Carvalho (não jogou. Castigado), Hilário (titular) e Paulo Ferreira conseguiu somar mais uma vitória, desta feita diante do Newcastle em Londres. A vitória dos «blues» foi tudo menos fácil ado que apenas a três minutos do fim a formação orientada pelo israelita Avram Grant garantiu a soma dos três pontos mercê de um golo de Kalou. O ganês Essien havia inaugurado o marcador ao minuto 28, mas pouco tempo depois do reinício da contenda, o ex- Red devil Nicky Butt restabeleceu o empate.

Nos restantes jogos, o Portsmouth, sem Pedro Mendes, perdeu em casa com o Middlesbrough por 0-1, o Sunderland bateu o Bolton (sem Ricardo Vaz Té) por 3-1, o Wighan foi surpreendido em casa pelo Aston Villa por 1-2, enquanto o Birmingham não foi além de um empate a uma bola frente ao Fulham. Mais logo joga o Liverpool, que tem neste momento menos 11 pontos do que o líder mas menos 2 jogos.

Se não postar mais este ano (depende do tempo) Desejo-vos a todos um Excelente ano de 2008 e que todos os vossos desejos se concretizem!

Abraço
Nuno Gonçalo

Resultados da 20ª jornada da Liga Inglesa - Premiership 2007/2008

West Ham - Manchester United, 2-1 (Ferdinand 77', Upson 82'; Ronaldo 14')
Everton - Arsenal, 1-4 (Cahill 19'; Eduardo 47', 58', Adebayor 79', Rosicky 93')
Chelsea - Newcastle, 2-1 (Essien 29', Kalou 87'; Butt 56')
Manchester City-Liverpool, 0-0
Birmingham - Fulham, 1-1 (Larsson 55'; Bocanegra 8')
Portsmouth - Middlesbrough, 0-1 (Tuncay 20')
Sunderland - Bolton, 3-1 (Richardson 13', Jones 32', Murphy 90'; Diouf 41')
Wigan - Aston Villa, 1-2 (Bramble 28'; Davies 55', Agbonlahor 70')
Tottenham - Reading, 6-4 (Berbatov 7', 63', 73', 83', Malbranque 76', Defoe 79' g.p.; Cissé, Ingimarsson 53', Kitson 69', 74')
Derby County - Blackburn, 1-2 (Oakley 27'; Santa Cruz 39', Bentley 42')

Classificação da Liga Inglesa

Tabela Classificativa da Liga Inglesa

Vídeos

Everton 1-4 Arsenal
Cahill 19'
Eduardo 47', 58'
Adebayor 79'
Rosicky 93'


West Ham 2-1 Manchester United
Cristiano Ronaldo 14'


Chelsea 2-1 Newcastle
Essien 29'
Butt 56'
Kalou 87'


Tottenham 6-4 Reading
Berbatov 7', 63', 73', 83'
Malbranque 76'
Ingimarsson 53'
Kitson 69', 74'
Cissé,
Defoe 79'



Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)

Fotos: AP

Página Inicial

sábado, 29 de dezembro de 2007

Sistemas Defensivos


É o posicionamento em que nossa equipe se colocará dentro da quadra de jogo, quando estiver sem a posse de bola.

Os fatores que influenciam o tipo de marcação que iremos utilizar depende do local em que colocaremos a nossa defesa em relação a quadra de jogo, a intensidade com que a nossa defesa se relacionará com o adversário e os riscos que deveremos correr ao aplicarmos o sistema de defesa, ou seja, o risco calculado.

TIPOS DE MARCAÇÃO

Existem três tipos de marcação que são as mais utilizadas no Futsal:

1) Marcação à zona:
Cada jogador ocupa determinada zona/setor, independente das movimentações dos adversários.
Este tipo de marcação deverá ser intensamente treinado e orientado pelo técnico, pois cada atleta deverá ocupar espaços programados e não poderá deixar o companheiro sobrecarregado.
Como vantagem, propicia pouco desgaste físico.

2) Marcação Individual:
É a mias utilizada no Futsal atual, onde cada jogador marca um oponente por toda a quadra de jogo.
É muita utilizada contra equipes de pouca condição física, facilitando também a identificação dos erros da equipe, por comprometer a cobertura, a equipe deverá ter um bom condicionamento físico.

3) Marcação Mista:
É muito utilizada por equipes do Futsal de alto nível, exige muita coordenação nos movimentos dos atletas.
Neste tipo de marcação onde ocorre uma variação entre a marcação zona e a individual, ocorre uma troca de marcadores em determinados setores da quadra.
Este tipo de marcação facilita o sistema de cobertura e ocorre também pouco desgaste físico, porém os atletas deverão ter um grande poder de concentração para a realização da troca de marcadores.

Abraço aos amantes do desporto e um até já.

Façam o favor de serem felizes.

Pedro Costa - Treinador de Futsal
http://pedrocostafutsal.tripod.com/futsal

Página Inicial

O dia C


Esta semana o dia C chega com um relativo atraso de 24h, mas chega.
Se bem que já seja sábado e muitos dos prováveis leitores deste blogue já se tenham feito à estrada rumo a um qualquer lugar para passarem mais um ano, eu levo a minha determinação avante com a minha proposta deste fim de semana:
gozem os vossos presentes de natal.
Como já poderão ter calculado, tenho uma nespresso a dourar a minha bancada da cozinha e a fazer deliciar o meu paladar com cafés excepcionais. Já o cheiro que fica pela casa é apaixonante.
Sim, bem sei que me arrisco a ficar como o George Clooney e a espalhar charme por aí, mas esse é um risco que estou disposto a correr.
Outra prenda de natal que irei explorar até às últimas horas deste ano será Our Gang (ainda não está traduzido em português) e que porá Nixon como meu companheiro de copos nestes próximos dias. Ah, o autor é o Philip Roth, a quem este ano dediquei várias horas de leitura, sem me ter arrependido de uma única.
A todos os leitores do Desportugal desejo um bom ano de 2008, enquanto eu me prometo ir refundir numa casa com vista para a Arrábida.

Página Inicial

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Liga Holandesa: 17ª jornada - Feyenoord é o ponteiro do momento.

 Feyenoord chega à liderança

O Feyenoord, além de vencer o dérbi da cidade de Roterdão contra o Sparta, assumiu a liderança da Eredivisie após o tropeço do PSV, que actuou em Groningen e perdeu para a equipa local por 2-1. Quem decepcionou novamente foi o Ajax, que ficou num empate a duas bolas no recebimento ao Twente.

No estádio De Kuip, um erro da defesa do Sparta proporcionou o golo de Makaay, à passagem do quarto minuto de jogo. Ficou fácil e o time da casa administrou sem problemas a vantagem, que foi dilatada na segunda parte: Makaay bisou aos 74 minutos, novamente sem chances para o guarda-redes Sander Westerveld (ex-Real Sociedad). Com 35 pontos, o Feyenoord aproveitou-se do desaire do PSV.

A equipa, dona dos últimos três títulos na Terra das Tulipas, até abriu o escore no estádio Euroborg, em Groningen, num verdadeiro golaço do brasileiro Alcides Eduardo, aos 21’. Porém, o PSV caiu na segunda parte: com golos de Lindgren e Berg, ambos em chutes da entrada da área, os campeões ficaram posicionados no segundo lugar.

Quem fez feio mesmo foi o Ajax. A decadente equipa de Adrie Koster não passou de um empate contra o Twente, num jogo em que esteve a ganhar até os 90 minutos e mais alguns acréscimos. Huntelaar bisou, mas os forasteiros lograram a igualdade com o bom jogador suíço Blaise N’Kufo, de 32 anos.

Noutros jogos, destaque a derrota do Heerenveen no campo do Roda em Kerkrade, além da goleada do Utrecht sobre o Excelsior (equipa que batera o Ajax no último final de semana, e que soma agora 46 golos sofridos em 17 jogos). Hoje, o Willem II seria o clube rebaixado, com Sparta e o próprio Excelsior nos playoffs contra times vindos da segunda divisão.

Resultados da 17ª jornada da Liga Holandesa – Eredivisie 2007/2008

NEC Nijmegen – VVV, 2-2 (Janssen 12’, 55’; Kantelberg 70’, Calabro 83’)
Feyenoord – Sparta Rotterdam, 2-0 (Makaay 4’, 74’)
De Graafschap vs. AZ, adiado
FC Groningen – PSV, 2-1 (Lindgren 61’, Berg 77’; Alcides 21’)
FC Utrecht – Excelsior, 4-1 (Nelisse 9’, George 37’, Dickoh 64’, Loval 86’; van Guldener 62’)
Roda JC – SC Heerenveen, 1-0 (Tioté 1’)
NAC Breda – Vitesse, 1-2 (De Graaf 90’; Kolk 41’, Gommans 51’)
Ajax – Twente, 2-2 (Huntelaar 31’, 76’; Huysegems 60’, N’Kufo 90’)
Heracles Almelo – Willem II, 1-0 (Quansah 86’)


Classificação


class_eredivisie_desportugal

Vídeos

Ajax 2-2 Twente
Huntelaar 31', 76'
Huysegems 60'
N'Kufo 90'

Roda 1-0 Heerenveen
Tioté 1'


Utrecht 4-1 Excelsior
Loval 86'


Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)

Fotos: Feyenoord/ eredivisie.com

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil)

Página Inicial

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Liga Inglesa : 19ª jornada - Manchester United goleia e aproveita empate do Arsenal para liderar isolado

Cristiano Ronaldo rematava para mais um golo do Manchester United em Sunderland

O Manchester United aproveitou a tradicional jornada do futebol inglês apelidada de "Boxing Day", disputada por tradição a 26 de Dezembro, para chegar à liderança isolada da Liga Inglesa. A equipa de Alex Ferguson ganhou facilmente em Sunderland por 0-4 e beneficiou do empate cedido pelo Arsenal na deslocação a Portsmouth (0-0), passando a comandar a tabela com um ponto de vantagem sobre os "gunners", sete sobre o Chelsea e mais nove do que o Liverpool que tem um jogo a menos.

O craque português, Cristiano Ronaldo voltou a ser uma das figuras do ManUnited na vitória tranquila que os "red devils" conseguiram sobre a equipa treinada por Roy Keane (ex-capitão do Red Devils), tendo marcado o terceiro golo do jogo, na transformação perfeita de um livre directo, a poucos minutos do intervalo. A inspiração dos MU não foi apenas C.Ronaldo (foi poupado por Alex Ferguson a partir dos 57 minutos, tendo entrado para o seu lugar ao coreano Park, que não competia desde Março). Com Nani entre os titulares, o Manchester United começou a construir a vitória à passagem dos 20 minutos, por intermédio de Rooney. Uma vantagem que dilatou ainda no primeiro tempo, com mais dois golos, um de Saha (29) e outro de Ronaldo (45). Já com o triunfo assegurado, o Manchester abrandou o ritmo e as oportunidades de golo também escassearam, até que Nani foi derrubado na grande área do Sunderland (86) e na conversão da penalidade Saha bisou.

Cristiano Ronaldo reforçou, assim, o primeiro lugar da lista de marcadores da Liga Inglesa, agora com 12 golos, mais dois do que Adebayor (Arsenal), Anelka (Bolton) e Robbie Keane (Tottenham). Recorde-se que o extremo já tinha bisado no jogo de domingo passado com o Everton, garantindo a vitória ao United.

O Arsenal jogou à noite, sabendo que teria de ganhar para conservar o comando da tabela, mas fez uma exibição abaixo do habitual e não foi além do empate no estádio do Portsmouth. Sem Pedro Mendes, que nem no banco esteve, a equipa da casa dominou a primeira parte e também teve uma excelente oportunidade na segunda, mas acabou o jogo a afastar bolas da sua área, tal a pressão que a formação orientada por Arsène Wenger fez nos minutos finais. O golo acabou, no entanto, por não acontecer, e o Arsenal perdeu o primeiro lugar, depois de ter estado na liderança desde o início da época.

Em Stamford Bridge, o Chelsea voltou a perder terreno, ao empatar com o Aston Villa (4-4), num jogo de loucos, cheio de alternâncias no marcador e com três cartões vermelhos, incluindo um mostrado a Ricardo Carvalho, após uma falta duríssima sobre um adversário.

Sem Hilário, que ao contrário do esperado ficou no banco, pois Cech recuperou a tempo de uma lesão, a equipa londrina chegou a estar a perder por 2-0, mas dois golos de Shevchenko (o primeiro na sequência de uma grande penalidade que também resultou no primeiro cartão vermelho da tarde, mostrado a Knight, central do Villa) e um de Alex permitiram-lhe virar o resultado no início da segunda parte. Só que os visitantes não desistiram e voltaram a empatar, ainda antes do lance que ditou a expulsão do central português.

A dois minutos do fim, os "blues" adiantaram-se novamente, com um golo do regressado Ballack (entrou na primeira parte para o lugar do lesionado Lampard), e pareciam ter os três pontos garantidos, mas o jogo ainda não tinha terminado. Nos descontos, o árbitro descobriu uma mão na bola de Ashley Cole dentro da área do Chelsea, assinalando um penálti duvidoso a favor do Aston Villa, que não desperdiçou a oportunidade para restabelecer a igualdade.

No final da partida, os responsáveis do clube londrino queixaram-se da arbitragem devido à jogada do penálti decisivo, mas não da expulsão de Ricardo Carvalho, que até já pediu desculpas pela entrada muito dura que lhe valeu o vermelho. "Nunca foi minha intenção magoar Agbonlahor com a entrada. Ia para a bola e não quero que as pessoas pensem que tentei magoar outro jogador. Não o vi depois do jogo para pedir desculpa, mas pedi que lhe passassem a mensagem", afirmou o internacional português, que não deverá escapar a um castigo da Federação inglesa.

Nos outros jogos de ontem, destaque para o difícil triunfo do Liverpool no terreno do Derby County (2-1), apenas garantido nos minutos finais por um golo de Gerrard. Fernando Torres também facturou, abrindo o marcador para os "reds", que depois permitiram o empate ao Derby, actual último classificado da Premier League, antes do tento decisivo de Gerrard. A equipa de Anfield subiu, assim, ao quarto lugar, aproveitando o facto de o Manchester City só jogar hoje com o Blackburn, na partida que fechará esta 19.ª jornada.

O dia correu igualmente bem ao Tottenham, que goleou o Fulham por 5-1, e também ao Everton, vitorioso na recepção ao Bolton (2-0), num jogo em que Nuno Valente ficou no banco. Sem Boa Morte, o West Ham não fez melhor do que empatar em casa com o Reading a uma bola, enquanto o Newcastle foi um dos grandes derrotados da ronda, ao perder na deslocação ao estádio do Wigan por 1-0.

Resultados da 19ª jornada da Liga Inglesa - Premiership 2007/2008

Sunderland - Manchester United, 0-4 (Rooney 20', Saha 30' e 86' g.p. e Cristiano Ronaldo 47')
Portsmouth - Arsenal, 0-0
Derby County - Liverpool, 1-2 (McEveley 67'; Torres 12' e Gerrard 90')
Chelsea - Aston Villa, 4-4 (Shevchenko 47' gp e 50', Alex 66' e Ballack 88'; Maloney 14 e 44', Laursen 72' e Barry 92' gp)
Everton - Bolton, 2-0 (Phil Neville 51' e Chaill 70')
Birmingham - Middlesbrough, 3-0 (Downing 22' p.b., Forssell 45' e McSheffrey 94' g.p.)
Wigan - Newcastle, 1-0 (Taylor 65')
Tottenham - Fulham, 5-1 (Keane 27' e 62', Huddlestone 46' e 71' e Defoe 90'; Dempsey 60')
West Ham - Reading, 1-1 (Solano 42'; Kitson 60')
Manchester City - Blackburn, 2-2

Classificação da Liga Inglesa

Classificação da Liga Inglesa

Vídeos

Sunderland 0-4 Manchester United
Rooney 20'
Saha 30' e 86'
Cristiano Ronaldo 47'


Chelsea 4-4 Aston Villa
Maloney 14 e 44'
Shevchenko 47' e 50'
Alex 66'
Laursen 72'
Ballack 88'
Barry 92'



Tottenham 5-1 Fulham
Keane 27' e 62'
Huddlestone 46' e 71'
Dempsey 60'
Defoe 90'


Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)

Add to Technorati Favorites

Foto: AP

Página Inicial

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Liga Espanhola: 17ª jornada - Real Madrid vence Barcelona em Camp Nou e reforça liderança

Júlio Baptista combinou com Ruud van Nistelrooy e rematou em jeito para o 0-1, silenciando os adeptos catalães

No clássico mais mediático do Mundo, o Real Madrid foi ganhar ao Camp Nou, por 0-1, e vai despedir-se de 2007 mais líder da Liga Espanhola quanto estão completadas 17 jornadas. Júlio Baptista foi a "besta negra" do Barcelona, interrompendo a carreira 100 % vitoriosa dos catalães no lotado Camp Nou (98.248 espectadores) e aumentando para sete pontos a vantagem dos merengues.

Rijkaard usou todos os craques, dando a titularidade a Ronaldinho e a Deco, mas foi Schuster que recebeu a prenda desejada para o seu 48.º aniversário. Foi a primeira vitória do alemão nos duelos com Rijkaard na Liga e a segunda do Real Madrid em casa do Barça nos últimos 25 anos - ganhara em 2003/04, por 1-2, era Carlos Queiroz o treinador da equipa merengue.

Pepe que fez uma exibição memorável em Camp Nou

Pepe, que fez uma exibição memorável, deixou o primeiro aviso aos 11 minutos, mas o cabeceamento do central, que esteve notável em todo o jogo, saiu directo às mãos de Valdés. O Barça demorou a entrar no jogo e viu-se em desvantagem no seu melhor período da primeira parte. Com o Barcelona a tentar atacar, surgiu o único tento da noite. Na sequência de um rápido contra-ataque, Júlio Baptista combinou com Ruud van Nistelrooy e rematou em jeito para o 0-1, silenciando os adeptos catalães. Um golo fantástico que abanou um pouco a estrutura do Barça até ao intervalo.

Festa merengue em pleno Estádio Camp Nou

Na segunda parte os "catalães" continuaram a dominar territorialmente e a ter mais posse de bola, com o Real a manter a disciplina táctica e a solidez defensiva. Pepe cortou inúmeros lances de perigo nos derradeiros minutos do encontro, transformando-se num dos esteios da equipa, que somou um triunfo simbólico e aumentou para sete os pontos de vantagem sobre o grande rival Barça.

Em grande está a outra equipa da catalã. O Espanhol venceu o Atlético Madrid no Vicente Calderón, por 1-2, e subiu ao terceiro lugar, a um ponto do Barça. Simão, de livre directo (37 m), adiantou os colchoneros, já reduzido a dez, por expulso de Aguero (30 m). Tamudo empatou (52 m) e pouco depois o Atlético ficou a jogar a nove, com Pernía a ver o segundo amarelo. A cinco minutos do fim, Luís Garcia garantiu o triunfo do Espanhol, que ultrapassou a equipa colchonera e o Villarreal, que não foi além de um empate (1-1) na recepção ao Recreativo Huelva, de Carlos Martins - saiu aos 74 minutos.

Quanto ao Sevilha deu um salto na classificação ao golear em casa Racing Santander por 4-1. Por seu turno, o Valencia garantiu um suado empate na deslocação ao terreno do Saragoça, a duas bolas, depois de ter estado a perder por 2-0. Os portugueses Miguel e Marco Caneira foram titulares e Manuel Fernandes não saiu do banco de suplentes orientado por Ronald Koeman, que esta semana foi capa de jornal em Espanha pela dispensa dos 3 dos mais emblemáticos jogadores "Ché" da última década. Falo de Cañizares, Albelda e Angulo.

Também em evidência esteve Hugo Viana, que no seu regresso à competição marcou no triunfo do Osasuna por 3-1, em casa, ante o Maiorca de Nunes. A subir de forma está o Bétis, sem o português Ricardo, que foi empatar a zero ao campo do Valladolid enquanto o Deportivo deu uma sapatada na crise e ganhou 0-1 fora, frente ao "lanterna vermelha" Levante do esquecido Meyong (ex-Belenenses).

Resultados da 17ª jornada da Liga Espanhola - La Liga 2007/2008

Barcelona - Real Madrid, 0-1 (Júlio Baptista 36')
Atlético Madrid - Espanyol, 1-2 (Simão 37'; Tamudo 53' e Luis Garcia 85')
Athletic Bilbao - Murcia, 1-1 (Lertxundi 45'; Baiano 54' g.p.)
Levante - Deportivo, 0-1 (Sergio 85' g.p.)
Osasuna - Maiorca, 3-1 (Font 9', Plasil 47' e Hugo Viana 94'; Guiza 49')
Valladolid - Bétis, 0-0
Villareal - Huelva, 1-1 (Nihat 39'; Camuñas 38')
Sevilha - Santander, 4-1 (Kanoute 26', Chevanton 66', Navas 85' e Correira 90')
Almeria - Getafe, 0-2 (Licht 37' e De la Red 85')
Saragoça - Valencia, 2-2 (Diego Milito 18' g.p. e Mora 30' p.b.; Zigic 76' e Silva 82')

Classificação da Liga Espanhola

Classificação da Liga Espanhola à 17ª jornada

Para terminar, quero endereçar a todos Vocês que visitam o Desportugal - Blog de Notícias Desportivas e meus colegas no Blog (Matheus, Magnuspetrus, Òscar Vieira, Gonçalo Veiga, Bruno Carmo, Pedro Costa, Di e Valente e restantes ex-colegas :

Um Santo e Feliz Natal para Todos !

Abraço e Bjos (para elas!!)
Nuno Gonçalo

Vídeo

Barcelona 0-1 Real Madrid
Júlio Baptista 36'



Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)

Add to Technorati Favorites

Foto: Às

Página Inicial

Liga Italiana : 17ª jornada - Inter vence derby frente ao Milan. Tiago em destaque na Juve

Cambiasso marcou o golo da vitória do Inter sobre o Milan

A 17ª jornada da Liga italiana reservou um escaldante derby da cidade de Milão, entre o Inter e o AC Milan. Os campeões em título, ainda sem o lesionado Figo e com Pelé a entrar nos últimos minutos, levaram a melhor sobre os rivais por 2-1, e são cada vez mais os líderes incontestados da prova. O Milan, por seu turno, está a meio da tabela e fora da rota do título.

Homenagem do Inter aos campeões do Mundo (Milan)

Quanto ao jogo com o Inter, os rossoneri somaram a quarta derrota do campeonato.
Numa partida muito disputada, num estádio de San Siro a abarrotar de público, os campeões da Europa e do Mundo até começaram melhor inaugurando o marcador por intermédio de Pirlo, um livre executado de forma primorosa, sem hipótese de defesa para Júlio César. Contudo, o rival do Milan, que jogou na condição de anfitrião, reagiu e ainda na primeira parte chegou ao empate com um golo de Júlio Cruz.

Festa do Inter pelo empate de Cruz

O intervalo chegou com uma igualdade no marcador e o Milan entrou na segunda parte mais forte, tendo desfrutado de algumas ocasiões de golo, desperdiçadas pelos seus avançados. Mas quem não marca sofre e Cambiasso colocou os nerazzurri em vantagem ao 63 minutos,aproveitando um mau alívio da defensiva contrária e um frango de Dida para fazer o 2-1 para a sua equipa, que segurou a vantagem até final perante a pressão contrária.
O médio-defensivo português Pelé entrou aos 80 minutos e ajudou a garantir mais um triunfo ante o AC Milan, que contribuiu para o aumento da crise da formação orientada por Carlo Ancelotti.

Destaque também para o triunfo da Juventus, em casa, por 2-0, ante o Siena. O primeiro tento foi da autoria do bósnio Salihamidzic, aos 32 minutos, e o segundo apontado pelo francês David Trezeguet, perto da hora de jogo, a concluir um passe do português Tiago, que foi titular. A Juventus mantém-se na perseguição ao Inter

Em destaque continua a Fiorentina, que goleou o "lanterna vermelha" Cagliari por 5-1. Mutu bisou, tal como Santana. Montolivo marcou o que então foi o primeiro golo do jogo (três minutos) e Fini (dois minutos depois) fez o tento de honra dos visitantes, que aguentaram o empate a uma bola até perto do intervalo, mas depois foi o descalabro.

Quanto à Roma recebeu a Sampdoria e venceu por 2-0, com um bis do capitão Francesco Totti.
Com o português Antunes no banco, abriu o activo aos 18 minutos, numa grande penalidade de Totti. A turma da capital transalpina nunca pareceu perto de perder o controlo dos acontecimentos e acabaria mesmo por ampliar a vantagem no derradeiro minuto, de novo por Totti.

Dos restantes portugueses a actuar no calcio, Vidigal (Livorno) ficou de fora por opção técnica e Costinha (Atalanta) está lesionado, num jogo que terminou empatado (1-1). Miguel Garcia também não jogou na vitória do Reggina frente ao Catania (3-1).

Resultados da 17ª Jornada da Liga Italiana - Série A 2007/2008

Inter - AC Milan, 2-1 (Julio Cruz 36' e Cambiasso 63'; Pirlo 18')
Juventus - Siena, 2-0 (Salihamidzic 32' e Trezeguet 59')
Fiorentina - Cagliari, 5-1 (Montolivo 3', Mutu 42' e 45' g.p. e Santana 47' e 79'; Fini 6')
Livorno - Atalanta, 1-1 (Galante 26'; Tissone 33')
Nápoles - Torino, 1-1 (Hamsik 81'; Rosina 36' g.p.)
Palermo - Lazio, 2-2 (Fábio Simplício 34' e Amauri 46'; Firmani 59' e Tare 81')
Reggina - Catania, 3-1 (Vigiani 34', 79' e 94'; Vargas 91')
Udinese - Empoli, 2-2 (Dossena 22' e Di Natale 85'; Raggi 50' e Marzoratti 93')
Roma - Sampdoria, 2-0 (Totti 18' g.p. e 90')
Génova - Parma, 1-0 (Borriello 42' g.p.)

Classificação da Série A



Vídeos

Inter 2-1 AC Milan
Pirlo 18'
Julio Cruz 36'
Cambiasso 63'



Todos os golos da 17ª jornada da Liga Italiana


Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)

Add to Technorati Favorites

Fotos: Gazetta dello Sport

Página Inicial

Liga Inglesa : 18ª jornada - Cristiano Ronaldo leva Manchester à vitória. Arsenal segue na liderança

Cristiano Ronaldo marcou 2 ao Everton e deixa MU na cola do Arsenal

A 18ª jornada da Liga Inglesa ficou marcada por duelos interessantes e também o grito de revolta do nosso Cristiano Ronaldo que "sozinho" levou o Manchester United à vitória sobre o Everton com 2 golos seus. Pessoalmente, acho que o 7 dos red devils mereceria muito mais que um 3ª lugar na nomeação de melhor jogador do Mundo. Tudo o que fez na época passada, dificilmente será superado por outro qualquer jogador e não ter vencido a Liga dos Campeões não devia ser factor impeditivo de premiar aquele que é o Melhor do Mundo. Afinal de contas o grande Káká fez 4 jogos de génio na LC e o Messi ficou imortalizado com 2 golos à Maradona, mas de resto...

Após a vitória de sábado do Arsenal, o Manchester United estava obrigado a ganhar para não deixar fugir o líder da classificação. E a tarefa até começou bem para os da casa, com Cristiano Ronaldo a marcar um grande golo, através de um remate muito colocado, após tirar dois adversários do seu caminho. Decorria o minuto 22. No entanto, os homens de Liverpool, com Nuno Valente a não sair do banco de suplentes, empatou à passagem dos 27 minutos, por Tim Cahill, colocando o resultado num 1-1 demasiado incómodo para o Manchester, e que se arrastou até dois minutos dos 90. Foi nesta altura que Ryan Giggs entrou em acção, tendo sido sobre ele cometida uma falta no interior da grande área do Everton que valeu uma grande penalidade. Chamado à conversão, Ronaldo não desperdiçou e fez o 2-1. Nani não saiu do banco de suplentes.

Quem não desarma é o Chelsea. Com os portugueses Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira a titulares, os "blues" arrancaram um importante triunfo por 0-1 na deslocação ao terreno do Blackburn Rovers. O tento da vitória londrina foi apontado aos 22 minutos por Joe Cole.

O Arsenal continua em grande forma na Premiership, depois de um difícil triunfo no derby de Londres frente ao Tottenham por 2-1.
Os "gunners" começaram melhor a partida e controlaram os acontecimentos durante maior parte do tempo, frente a um Tottenham, sem o lesionado Ricardo Rocha, sempre incómodo. Porém, os golos só viriam a aparecer na etapa complementar. Primeiro foi Emmanuel Adebayor, aos 48 minutos, a colocar os homens da casa na frente, tento que abanou um pouco a estrutura dos Spurs. Porém, os comandados de Juande Ramos tocaram a reunir e decorrido o minuto 66, o búlgaro Berbatov, um dos melhores em campo, restabeleceu a igualdade, lançando o emblema de White Hart Lane para o seu melhor período em todo o encontro.
A reviravolta dos Spurs poderia ter sido completa se Robbie Keane não tivesse desperdiçado, aos 70 minutos, uma grande penalidade, a castigar falta sobre Berbatov. Um falhanço que haveria de se revelar fatal. Dois minutos depois, o recém-entrado Nicklas Bendtner marcou e ditou o resultado final.

O Liverpool continua a demonstrar grande eficácia em frente à baliza e voltou a vencer por margem dilatada, 4-1 frente ao Portsmouth. Com Pedro Mendes a titular, os visitantes não conseguiram travar o ímpeto contrário e aos 16 minutos estavam já a perder por 2-0, tento do israelita Benayoun (13') e autogolo de Sylvain Distin. A segunda parte não foi diferente, com Mwaruwari a reduzir aos 57 minutos, mas a ver "el ninõ" Fernando Torres a bisar aos 67 e 85 minutos.

Nas outras partidas, o Manchester City de Sven-Göran Eriksson, foi empatar 1-1 ao terreno do Aston Villa, enquanto Luís Boa Morte não participou na vitória do seu West Ham United por 1-2, na deslocação ao Middlesbrough. O Newcastle United não foi além de um empate a duas bolas, em casa, ante o fraquinho Derby County. Giles Barnes (6') marcou primeiro para os visitantes, com Viduka a empatar pouco antes da meia-hora. Kenny Miller recolocou os forasteiros na frente (52'), mas Viduka seguraria o empate já perto do fim. Em casa, o Fulham não foi além de um empate a uma bola contra o Wigan, com o Bolton, sem Ricardo Vaz Té, a bater facilmente o Birmingham por 3-0.

Resultados da 18ª jornada da Liga Inglesa - Premiership 2007/2008

Arsenal - Tottenham, 2-1 (Adebayor 48' e Bendtner 75; Berbatov 66')
Blackburn Rovers - Chelsea, 0-1 (Joe Cole 22')
Newcastle - Derby County, 2-2 (Viduka 27' e 86'; Barnes 6' e Miller 52')
Manchester United - Everton, 2-1 (Cristiano Ronaldo 22' e 88' g.p.; Cahill 27')
Aston Villa - Manchester City, 1-1 (Carew 14'; Bianchi 11')
Bolton - Birmingham, 3-0 (Diouf 72' e Anelka 78' e 94')
Fulham - Wigan, 1-1 (Dempsey 78'; Bent 70')
Liverpool - Portsmouth, 4-1 (Benayoun 13', Distin 17' p.b. e Torres 67' e 85')
Middlesbrough - West Ham, 1-2 (Wheater 39'; Ashton 44' e Parker 90')
Reading - Sunderland, 2-1 (Ingimarsson 69' e Hunt 90'; Chopra 82' g.p.)

Classificação da Liga Inglesa



Vídeos

Manchester United 2-1 Everton
Cristiano Ronaldo 22' e 88'
Cahill 27'



Arsenal 2-1 Tottenham
Adebayor 48'
Berbatov 66'
Bendtner 75












Blackburn Rovers 0-1 Chelsea
Joe Cole 22'


Liverpool 4-1 Portsmouth
Benayoun 13'
Distin 17'
Torres 67' e 85'


Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)

Add to Technorati Favorites

Foto: Premiership

Página Inicial

Liga Holandesa - 16ª jornada: PSV lidera com novo tropeço do Ajax.

psv_utrecht_desportugal

O PSV Eindhoven é o líder da vez. No decorrer da 16ª jornada da Liga Holandesa, a ex-equipa de Ronald Koeman contou com uma atuação infeliz do guarda-redes do Utrecht, Grandel, para vencer o adversário por 4-1 e ficar com 33 pontos, na torcida contra o Ajax. E essa torcida deu certo: o time de Amsterdão levou 1-2 do fraco Excelsior, em Roterdão.

No Phillips Stadion, o PSV começou em cima. Aos 16’, Grandel se atrapalhou após cabeceamento e deixou a bola solta para Perez concretizar o 1-0. Na segunda parte, logo com 49 segundos, Leroy George (bom jogador este) ficou livre contra o arqueiro Gomes para empatar, 1 a 1.

Entretanto, novamente o sistema defensivo dos visitantes comprometeu o resto da equipa. Na passagem do minuto 64, Lazovic fez o 2-1 após confusão dos defensores. Pouco depois, em contra-ataque, Perez chutou de longe e dilatou a vantagem. Já perto do final, Grandel salvou o Utrecht em cabeceamento. Mas deu rebote e Koevermans averbou a goleada, 4 a 1.

Em Nijmegen, o Feyenoord pulou para a vice-liderança ao bater o NEC por 0-2. Embora dominado no jogo, a equipa de Roterdão abriu o marcador num erro de Lorenzo Davids. Ele passou errado e a bola ficou com Makaay, que driblou o guarda-redes Babos e cruzou para o canadense De Guzmán mandar para a baliza. Aos 68’, De Guzmán pegou a sobra do goleiro Babos e definiu o placar em 2 a 0.

No pequeno estádio do Excelsior (pouco mais de 3000 acentos), o Excelsior conseguiu vencer o Ajax pela primeira vez nos seus 51 anos de história. Pique (1 min) e Den Ouden (49 min) fizeram os tentos dos vencedores, e Maduro para os derrotados. O Ajax vai ficando moralmente distante da luta pelo título, pelas derrotas contra NAC e agora, Excelsior.

No outro bom jogo da jornada, o Twente levou de vencida n reduto do Heerenveen, 1-2. Isso que os mandantes tiveram a chance de marcar primeiro, mas o “mito” brasileiro Afonso Alves bateu grande penalidade para defesa do experiente Boschker (37 anos). Quem não faz, toma: N’Kufo não desperdiçou pênalti para o Twente, 0-1. Mas Afonso voltaria à cena aos 41 minutos. De falta, empatou o jogo. Porém, o Twente chegou ao triunfo num golo de Denneboom, em falha do defesa Nielsen.

Igualmente ao Inglês, o campeonato holandês não pára neste final de ano. Teremos a 17ª jornada nos dias 26 e 27, e a 18ª em 29 e 30 de dezembro. Aproveitando o espaço, desejo à todos os portugas (ou não) que lêem este blog um feliz natal e um grande 2008, se possível.

Resultados da 16ª jornada da Liga Holandesa – Eredivisie 2007/2008

PSV – Utrecht, 4-1 (Perez 16’, 67’, Lazovic 64’, Koevermans 85’; George 46’)
SC Heerenveen – Twente, 1-2 (Afonso Alves 41’; N’Kufo 33’, Denneboom 65’)
Sparta Rotterdam vs. NAC Breda [adiado]
Heracles Almelo – FC Groningen, 1-2 (Quansah 11’; Nijland 24’, van de Laak 47’)
VVV – Vitesse, 2-0 (Amrabat 54’, 68’)
NEC – Feyenoord, 0-2 (De Guzmán 48’, 60’)
Excelsior – Ajax, 2-1 (Pique 1’, den Ouden 49’; Maduro 63’)
AZ – Roda JC, 1-1 (Pelle 5’; Yulu-Matondo 53’)

Classificação

class_eredivisie_desportugal

Vídeos

PSV 4-1 Utrecht




NEC 0-2 Feyenoord




Heerenveen 1-2 Twente




Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)

Fotos: PSV / eredivisie.com

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil)

Página Inicial

Sporting bate Benfica por 4-0 em Futsal



11ª jornada do Campeonato Nacional I Divisão Fut/Sagres

Jogo grande no pavilhão Paz e Amizade em Loures, que encheu para ver o primeiro desafio entre Sporting e Benfica da época.
A formação leonina levou a melhor sobre o eterno rival, vencendo por números expressivos. Foi um encontro em que a emoção esteve sempre presente, como já vem sido habitual neste duelo de gigantes.O jogo contou com duas expulsões, uma para cada lado, primeiro Deo antes do final da primeira parte e Miguel Almeida logo no início da segunda metade da partida mas a formação comandada por Adil Amarante teve muito azar no encontro, pois perderam dois jogadores muito cedo por lesão. Primeiro Rogério Vilela, na disputa de um lance com Deo e depois Arnaldo, após choque com João Benedito.
Numa primeira parte muito equilibrada e com um nulo no marcador, os “leões” entraram muito bem na segunda metade e, aproveitando a superioridade numérica (expulsão do benfiquista Miguel), chegou à vantagem pelo «capitão», Zézito numa boa jogada.



Os encarnados foram depois atrás do prejuízo, mas pela tinha frente um guarda-redes ao seu melhor nível, João Benedito que foi mantendo a vantagem para a sua equipa.No minuto 32, a equipa da casa acabou por sentenciar o jogo com a obtenção de dois golos, primeiro por Nenê a finalizar uma excelente jogada protagonizada por Alex, passando por tudo e por todos e depois também ele a deixar a sua marca no jogo ao facturar o 3-0 para o Sporting.

Photobucket

O técnico do Benfica fez o que tinha a fazer e arriscou tudo até final, ao colocar Zé Maria como guarda-redes avançado mas sem sorte, acabando mesmo por sofrer mais um golo, apontado por Café.A vitória acaba por assentar bem aos leões num dia em que o Benfica não foi feliz em nada, os números do marcador foram de alguma maneira exagerados.
No próximo sábado as equipas voltam a defrontarem-se para a Taça de Portugal num jogo muito diferente já que é uma prova a eliminar.


Arnaldo está bem e tudo não passou de um susto.

Quando decorria o minuto 12 do num lance casual, João Benedito chocou com Arnaldo, que teve uma queda aparatosa, caindo após o choque perdendo os sentidos. Os momentos que se seguiram foram dramáticos e o pânico instalou-se no pavilhão. (vídeo)
Foi prontamente assistido onde lhe foram administrados os primeiros socorros, foi depois imobilizado e transportado para o Hospital Santa Maria, onde efectuou vários exames.
Os sinais de desespero do guarda-redes do Sporting eram visíveis ao ponto de estar em duvida para continuar na partida.Apesar do grande susto onde se temia o pior os médicos informaram que o ala sofreu apenas uma luxação no ombro esquerdo, tendo agora que repousar durante três dias para depois ser reavaliado.

Videos

Sporting 4 - 0 Benfica


Resultados 11ª jornada do Campeonato Nacional I Divisão de FUTSAL 2007/2008

Sporting 4 - 0 Benfica
Boavista 2 - 6 Freixieiro
Alpendorada 6 - 6 Sassoeiros
S.L. Olivais 6 - 3 Instituto D. João V
Vila Verde 2 - 2 Fundação J.A.
Nogueirense 2 - 3 A.D. Fundão
Belenenses 4 - 1 AAUTAD/Real Fut

Video

Belenenses 4 - 1 AAUTAD/Real Fut


Aproveito para deixar aqui os meus sinceros votos para esta quadra natalícia. Desejo um Feliz Natal para todos, com muita saúde e harmonia. Que o espírito que envolve este período possa manter-se por muito tempo, já que os doentes, pobres, crianças desfavorecidas, etc., continuam a sofrer dos mesmos problemas durante todo o ano.
Boas Festas!!!

Bruno Carmo

Página Inicial

sábado, 22 de dezembro de 2007

FC Porto perde 1-0 frente ao Nacional na sua primeira derrota no Campeonato

Lisandro não marcou e Porto perdeu

Na última jornada de 2007 o líder e campeão, FC Porto, sofreu a primeira derrota (1-0) na Liga Portuguesa. Na Choupana, os portistas realizaram uma fraca exibição e foram surpreendidos por um Nacional que “entrou a medo”, mas que aos poucos equilibrou e passou a acreditar no triunfo. Um só golo, do argentino Marcelo Lipatin, aos 57 minutos, deu a vantagem aos madeirenses, que iria perdurar até final.
Com esta derrota, o líder Porto mantém a sua confortável distância para Benfica, mas desta vez com a margem de 7 pontos.

Numa noite onde o espectáculo não foi de grande qualidade, perante uma fraca assistência, perto de 3000 mil pessoas e em que o Nacional consegue um feito histórico, derrotar o FC Porto pela primeira vez em solo madeirense. Recorde-se que o Nacional apenas tinha vencido os dragões e fora de casa. Uma nos anos 90 por 0-1 e outra em 2005 na goleada de 0-4 ambas na cidade do Porto.

Bosingwa na luta pela posse da bola

Sem Ricardo Quaresma e Tarik Sektioui, o FC Porto não foi feliz na partida no Estádio da Madeira, de nada valendo o facto de ter sido mais dominante e de lhe terem pertencido as melhores oportunidades de golo. O Nacional, sempre muito concentrado e denotando sempre uma fantástica entrega ao jogo, acabou por garantir a vitória aos 57 minutos, quando Lipatin bateu Helton com um excelente remate de fora da área.Antes houve um possível erro do árbitro Pedro Henriques, que transformou um penálti (derrube a Mariano González) num livre. Mariano González que desperdiçou uma soberana ocasião para empatar quatro minutos volvidos, mas o seu remate saiu por cima da barra.

O FC Porto tentou tudo para, pelo menos, chegar ao empate, mas a falta de inspiração e uma boa actuação do guarda-redes internacional suíço do Nacional, Diego Benaglio, ditaram o primeiro sucesso do Nacional em casa frente ao campeão nacional. De destacar ainda a expulsão do defesa do Nacional, Filipe Lopes, que viu o segundo cartão amarelo na recta final do encontro.

Vídeo

Nacional da Madeira 1-0 FC Porto
Lipatin 58'


Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link

Foto: Reuters

Página Inicial

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Taça Uefa : Sorteio dos 16-Avos-de-final e Oitavos-de-final - Braga apanha com Bremen. Benfica e Sporting favoritos.

Estádio do Werder Bremen

Os alemães do Werder Bremen e do Nuremberga e os suíços do Basileia são, respectivamente, os adversários de Sporting de Braga, Benfica e Sporting nos 16 avos-de-final da Taça UEFA 2007/2008. Se Benfica e Sporting são favoritos nos confrontos com o Nuremberga e Basileia, respectivamente, já o Braga será outsider na eliminatória com o Werder Bremen. Com as ligas alemã e suíça paradas, os adversários dos portugueses só voltam a competir oficialmente no início de Fevereiro.

Depois de garantirem a presença nos 16 avos-de-final, com o segundo lugar no Grupo F, atrás do Bayern de Munique, o Sporting de Braga encontra agora outra poderosa equipa germânica, o Werder Bremen, actual segundo classificado da Liga alemã e proveniente da Liga dos Campeões. Aquando da visita a Braga, vão regressar a Portugal três antigos jogadores do FC Porto: Hugo Almeida e os brasileiros Diego e Carlos Alberto.

Estádio do Nuremberga

Mais fácil parece ser a vida do Benfica, que vai defrontar o Nuremberga, vencedor da Taça da Alemanha na última época e que actualmente ocupa o antepenúltimo lugar na Bundesliga. Na equipa germânica actua o internacional grego Charisteas, que regressa ao Estádio da Luz, onde marcou o golo que derrotou Portugal na final do Euro2004.

A presença do Nuremberga na presente edição da Taça UEFA deve-se ao facto de na última temporada ter conquistado a Taça da Alemanha à custa do já campeão Estugarda (3-2, no prolongamento). Na edição deste ano da UEFA, somou apenas duas vitórias (AZ Alkmaar e Larissa), contra três empates (um com o Zenit São Petersburgo e dois com o Rapid de Bucareste, estes na I eliminatória) e uma derrota (2-0, com o Everton).

Os benfiquistas já ultrapassaram o Nuremberga, mas concretamente na época 1961/62, quando conquistaram a segunda Taça dos Campeões Europeus. Perderam na Alemanha (3-1), e depois o Benfica vingou-se na Luz com 6 a 0, atingindo então as meias-finais.
O histórico com equipas alemães é negativo para o Benfica - quatro vitórias, seis empates e nove derrotas, em 19 jogos.

Estádio do Basileia onde o Sporting irá jogar e Portugal no Euro 2008

Já o Sporting é única equipa lusa a não defrontar uma equipa alemã na próxima ronda das competições europeias, mas vai encontrar uma equipa da zona germanófila da Suíça. O Basileia é líder destacado do campeonato suíço e conta no seu plantel com o português Carlitos, que ainda tem ligação contratual com o Benfica.

Será a quinta eliminatória dos leões com equipas helvéticas, sendo que o saldo é muito negativo para os leões, que só uma vez seguiram em frente. O Basileia não perdeu nenhum jogo na presente Taça UEFA, com seis vitórias e dois empates.
O encontro da segunda mão em Basileia será uma pequena amostra da partida entre Portugal e Suíça, da terceira e última jornada do Grupo A do Euro2008, que se disputa a 15 de Junho, no St. Jakob-Park.

Outros jogos

Em relação a outros portugueses envolvidos nesta fase da Taça UEFA, temos que o Atlético de Madrid, de Simão, Maniche e Zé Castro, vai defrontar o Bolton, de Vaz Té, num encontro do qual sairá um possível adversário do Sporting nos oitavos-de-final. Outro dos jogos mais aguardados da ronda será entre o Glasgow Rangers e o Panathinaikos, treinado por José Peseiro, do qual sairá o oponente nos oitavos-de-final do Sporting Braga, caso este consiga o “milagre” de afastar o Werder Bremen.
Caso o Benfica afaste o Nuremberga defrontará o vencedor da partida entre o AEK de Atenas, de Geraldo, e o Getafe, vencedor da Taça do Rei de Espanha.

Nos outros encontros dos 16 avos-de-final, o Everton, de Nuno Valente, foi feliz no sorteio, uma vez que defronta o teoricamente acessível Brann, da Noruega.
Os holandeses do PSV Eindhoven, de Manuel da Costa, encontram os suecos do Helsingborg, enquanto o Tottenham (Inglaterra), de Ricardo Rocha, encontra o Slavia de Praga.

A primeira mão dos 16 avos-de-final joga-se a 13 ou 14 de Fevereiro e a segunda a 21 do mesmo mês.

Quadro de jogos dos 16 avos-de-final da Taça UEFA 2007/2008

Aberdeen (Sco) - Bayern Munique (Ale)
AEK Atenas (Gre) - Getafe (Esp)
Bolton (Ing) - Atlético Madrid (Esp)
Zenit St. Petersburgo (Rus) - Villarreal (Esp)
Galatasaray (Tur) - Bayer Leverkusen (Ale)
Anderlecht (Bel) - Bordéus (Fra)
Brann (Nor) - Everton (Ing)
FC Zurique (Sui) - Hamburgo (Ale)
Glasgow Rangers (Sco) - Panathinaikos (Gre)
PSV Eindhoven (Hol) - Helsingborg (Sue)
Slavia Praga (Rep) - Tottenham (Ing)
Rosenborg (Nor) - Fiorentina (Ita)
Sporting (Por) - FC Basileia (Sui)
Werder Bremen (Ale) - Sp. Braga (Por)
Benfica (Por) - FC Nuremberga (Ale)
Marselha (Fra) - Spartak de Moscovo (Rus)

Quadro de jogos dos Oitavos-de-final da Taça UEFA 2007/2008

Anderlecht-Bordéus / Aberdeen-Bayern Munique
Glasgow-Panathinaikos / Werder Bremen-Braga
Bolton-Atletico Madrid / Sporting-Basileia
Galatasary-Bayer Leverkusen /Zurique-Hamburgo
AEK Atenas-Getafe / Benfica-Nuremberga
Rosenborg-Fiorentina / Brann-Everton
Slavia Praga-Tottenham / PSV-Helsingborg
Marselha-Spartak Moscovo / Zenit-Villarreal

Podem acompanhar tudo sobre a presente edição da Taça UEFA 2007/2008 clicando na etiqueta em baixo ou então na categoria de noticías, que fica no lado direito do blog. Alías está lá tudo também sobre a Liga Alemã entre outras.

Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)

Fotos: AP

Página Inicial

Liga dos Campeões : Sorteio dos Oitavos-de-Final - FC Porto vs Schalke 04

Arena de Gelsenkirchen - local de boas memórias para FC Porto e Selecção Portuguesa

O sorteio dos Oitavos-de-final da Liga dos Campeões 2007/2008 realizou-se esta manhã e quis a sorte, que os alemães do Schalke 04 fossem os adversários do FC Porto numa eliminatória que será jogada em primeiro lugar na Arena de Gelsenkirchen (local de consagração Europeia do FC Porto) a 19 de Fevereiro e depois a 5 de Março no Dragão.

Nos restantes jogos, o destaque vão para os duelos entre italianos e ingleses. O Liverpool finalista no ano passado, vai enfrentar o Inter de Milão, onde actua o português Luís Figo, formação que procura colmatar o sucesso interno com uma vitória na Champions deste ano. A saga das equipas transalpinas continua com a AS Roma, finalista em 1984, a encontrar o renascido Real Madrid, que por nove vezes já venceu a Champions, a última em 2002.

Por seu turno, Cristiano Ronaldo e Nani vão tentar ajudar o Manchester United, que terminou a fase de grupos sem derrotas, a ultrapassar o Lyon, formação que tem passado ao lado do sucesso nas competições europeias, apesar do domínio registado no campeonato francês.

Ao Celtic, novamente responsável pelo "desvio" do Benfica para a Taça UEFA, coube o colosso Barcelona, vencedor em 2006, enquanto que o Chelsea, desta vez sem José Mourinho, vai lutar com o Olympiacos.

Por seu lado, o Sevilha, que venceu a Taça UEFA nas ultimas duas épocas, vai tentar continuar o sucesso nas competições europeias frente ao Fenerbache, que pela primeira vez conseguiu ultrapassar a fase de grupos. É só qualidade e emoção o que nos reserva esta fase final que terá início em meados de Fevereiro.

Analisando o adversário do FC Porto

O Schalke 04, que ficou no segundo lugar do Grupo B da fase de grupos da Champions League, com oito pontos, logo atrás do Chelsea e à frente do Rosenborg e Valência. Liderados pelo “matador” germânico Kevin Kuranyi e pelo ganês naturalizado alemão Gerald Asamoah, os alemães venceram dois jogos na fase de grupos (sempre frente ao Rosenborg) e empatou na Alemanha com o Chelsea e em Espanha com o Valência, tendo marcado cinco golos e sofrido quatro.

O adversário dos dragões são de uma pequena cidade industrial alemã chamada Gelsenkirchen, de gratas memórias para todos os portistas uma vez que foi no seu estádio, o Arena de Gelsenkirchen, que o FC Porto cometeu a proeza de conquistar a única Champions League para Portugal. Foi também aqui que Portugal venceu o México (2-1) na fase de grupos e afastou a Inglaterra dos “quartos” (3-1, nos penaltis) no Campeonato do Mundo de 2006.

Histórico enrte FC Porto e Schalke

No entanto, o passado também nos conta que o Schalke 04 já eliminou o FC Porto na 1ª eliminatória da Taça UEFA, referente à longínqua temporada de 1976/77. Em «casa» emprestada (o jogo realizou-se no Estádio da Luz!), o FC Porto não foi além de um empate (2-2). Aliás, os Alemães chegaram ao 0-2, mas Rodolfo e Cubillas empataram o jogo. Na Alemanha, foi a vez dos Dragões chegarem a uma vantagem de 2 golos, com um «bis» de António Oliveira, mas nos últimos 15 minutos o Schalke marcou 3 golos e passou a eliminatória!

Foto de Equipa do Schalke 2007/2008

Historial

O Schalke 04 (Site) é um clube centenário, fundado em 1904. Já venceu 7 Bundesligas e 4 Taças da Alemanha. Em 1997 obteve o seu resultado mais sonante, ao vencer a Taça UEFA, vencendo na final o super-favorito Inter de Milão. O Schalke 04 já não vence o campeonato alemão desde 1958! E no ano passado esteve quase...na última jornada perderam frente ao arqui-rival da sua região, o Borussia Dortmund, e permitiram que o Estugarda vencesse o campeonato. Foi mais um momento de sofrimento, de uma massa adepta que continua à espera de um título nacional.

O Estádio

A Veltins Arena de Gelsenkirchen é seguramente um dos melhores estádios do mundo. Tem uma capacidade superior a 60 mil espectadores, e geralmente apresenta uma média de espectadores muito próxima da lotação máxima. Para que continue a ser um estádio de boas recordações, o FC Porto terá de puxar dos galões para aí obter um bom resultado, que lhe permita depois resolver a eliminatória no Dragão.

A equipa

A equipa do Schalke 04 é treinada por Mirko Skomka. O plantel é composto pelos seguintes atletas:

GR: Neuer, Fahrmann, Schober, Tapalovic;
DF: Westermann, Abel, Bordon, Rodriguez, Rafinha, Krstajic, Howedes, Pander;
MD: Azaouagh, Kobiashvili, Varela, Ernst, Jones, Rakitic, Ozil, Grossmuller, Bajramovic, Heppke;
AV: Larsen, Lovenkrands, Asamoah, Altintop e Kuranyi.

As figuras mais marcantes desta equipa estão no ataque, com os internacionais Asamoah e Kuranyi. Este último é um dos grandes goleadores do futebol europeu. Já marcou mais de 30 golos internacionais, ao serviço do Stuttgart, Schalke e selecção alemã. Na Bundesliga, já tem mais de 70 golos marcados.

Quadro de jogos dos Oitavos-de-Final da Liga dos Campeões 2007/2008

Schalke 04 (Alemanha) - FC Porto (Portugal)
Celtic (Escócia) - Barcelona (Espanha)
Lyon (França) - Manchester United (Inglaterra)
Liverpool (Inglaterra) - Inter (Itália)
Roma (Itália) - Real Madrid (Espanha)
Arsenal (Inglaterra) - Milan (Itália)
Olympiacos (Grécia) - Chelsea (Inglaterra)
Fenerbahçe (Turquia) - Sevilha (Espanha)

Podem acompanhar tudo sobre a presente edição da Liga dos Campeões 2007/2008 clicando na etiqueta em baixo ou então na categoria de noticías, que fica no lado direito do blog. Alías está lá tudo também sobre a Liga Alemã entre outras.

Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)

Fotos: AP

Página Inicial

O dia C

Numa altura em que milhares de portugueses invadem lojas e centros comerciais na típica e bela esquizofrenia de Natal, proponho-me a não apresentar qualquer tipo de sugestão cultural, mas sim uma pequena lista de desejos natalícios que gostaria de ver cumprida com a maior brevidade possível.
Se o caro e estimado leitor se sentir inspirado pode sempre entrar em contacto comigo.
O primeiro dos pedidos é mesmo uma viagem até Big Sur, terra mítica onde Jack Kerouac se refugiou depois do estrondoso êxito que alcançou com On the road.
As imagen que se seguem explicam este meu súbito desejo.

Caso não veja este tremendo desejo realizado até à noite da próxima segunda-feira, também aceito três garrafas de Barca Velha, independentemente do ano.
Confesso que com certos vinhos não sou particularmente esquisito.
No meio dos pedidos não hesito em admitir que já vi um dos meus desejos satisfeitos, que foi o do SLB não calhar com nenhuma equipa que nos pudesse vencer por mais de 5-0 na Taça UEFA. Suspeito que o Nuremberga não nos ganhará por mais de 3-0. Estou satisfeito.
Antes de me despedir e desejar a todos os leitores deste blogue um feliz natal e essas tretas todas que se dizem por estes dias (até o sr. do talho hoje me desejou boas festas, desconhecendo por completo que ainda hoje lhe espero fazer a vida negra ao pedir 450g de miúdos a cinco minutos do fecho da loja), confesso que gostaria de receber algumas coisas simbólicas como a obra completa do Kerouac ou do Burroughs. Do William S., claro está.
E para me despedir de vez, deixo um cartoon foleiro dedicado a todos os que acham que devem ajudar alguém só porque é Natal.



Página Inicial

Taça UEFA : Resultados da 5ª jornada - Simão deu vitória ao Atlético Madrid. Confere os apurados

Simão deu vitória do Atlético contra o Panathinaikos de Peseiro

No ultimo dia da fase de grupos da Taça UEFA 2007/2008, Nuremberga e Zenit (Grupo A), Aberdeen (B), Fiorentina e AEK (C) e Brann (Noruega) garantiram as últimas seis vagas nos 16 avos-de-final. Vários portugueses estiveram envolvidos na última jornada da fase de grupos, com o destaque a ir para Simão. O extremo entrou ao intervalo para marcar, de livre directo o golo da vitória do Atlético Madrid por 2-1 frente ao Panathinaikos de Peseiro, no penúltimo minuto dos descontos (95m). Zé Castro foi titular nos colchoneros. Nuno Valente também ganhou, com o Everton a fazer o pleno de vitórias no campo do AZ Alkmaar, que ficou pelo caminho. A "final" entre Aberdeen e Copenhaga, no Grupo B, foi ganha pelos escoceses e por números expressivos 4-0.

De referir a vitória de 1-2 do submarino amarelo (Villareal) em Arenas perante o AEK de Geraldo e mais uns quantos emprestados pelo Benfica. Nota negativa para a luta entre o guarda-redes espanhol Diego Lopez e Papastathopoulos após entrada durissíma do último.

Diego Lopez (Villareal) e Papastathopoulos (AEK) envolveram-se numa bruga

O Braga, o Benfica e o Sporting conhecem ao fim da manhã (12 horas), em Nyon (Suíça), os senhores que se seguem nas competições europeias. Os minhotos apanharão uma das equipas que acompanham o Benfica e o Sporting da Liga dos Campeões. São seis os possíveis adversários dos minhotos e sete dos rivais de Lisboa, já que o regulamento não permite que se encontrem nesta fase clubes do mesmo país.

O Sp. Braga terá estatuto de cabeça-de-série no sorteio dos 16 avos-de-final - realiza-se também o dos oitavos-de-final. Os minhotos sabem que Marselha (França), Rosenborg (Noruega), Werder Bremen (Alemanha, de Hugo Almeida), Rangers (Escócia), PSV (Holanda, de Manuel da Costa) e Slávia Praga (República Checa) são os possíveis adversários. Checos e noruegueses são, à partida, os mais apetecíveis, ainda que não haja nenhum verdadeiro "papão".

Sete clubes podem calhar ao Benfica e ao Sporting, que farão o primeiro jogo na Luz e em Alvalade, a saber Nuremberga (Alemanha), Panathinaikos (Grécia, de José Peseiro), Fiorentina (Itália), Basileia (Suíça, de Carlitos), Spartak Moscovo (Rússia), Tottenham (Inglaterra, de Ricardo Rocha) e Helsingborg (Suécia).

Os ingleses do Tottenham, treinados pelo espanhol Juande Ramos, vencedor das últimas duas edição da Taça UEFA com o Sevilha, é claramente a equipa a evitar por águias e leões.

Resultados da 5ª jornada da Taça UEFA 2007/2008

Grupo A

AZ Alkmaar - Everton, 2-3 (Pelle 16', Jaliens 65'; Johnson 2', Jagielka 42', Vaughan 79')
Larisa - Nuremberga, 1-3 (Kozlej 11'; Saenko 45', Mintal 57', Charisteas 73')

Grupo B

Atlético Madrid - Panathinaikos, 2-1 (Luis Garcia 74', Simão 95'; Salpiggidis 34')
Aberdeen - Copenhaga, 4-0 (Smith 47', 55', Antonsson pb 71', Foster 82')

Grupo C

Fiorentina - Mlada Boleslav, 2-1 (Mutu gp 44', Vieri 67'; Rajnoch 59')
AEK Atenas - Villarreal, 1-2 (Rivaldo 68'; Mavuba 39', Tomasson 69')

Grupo D

Hamburgo - Basileia, 1-1 (Olic 73'; Ergic 58')
Rennes - Dínamo Zagreb, 1-1 (Mbia 88; Vukojevic 56')

Classificação final dos Grupos A, B, B e D da Taça UEFA 2007/2008

Classificação final dos Grupos A, B, B e D da Taça UEFA 2007/2008

Vídeos

Atlético Madrid 2-1 Panathinaikos
Salpiggidis 34'
Luis Garcia 74'
Simão 95'











Fiorentina 2-1 Mlada Boleslav
Mutu 44'
Rajnoch 59'
Vieri 67'



AEK Atenas 1-2 Villarreal
Rivaldo 68'
Mavuba 39'
Tomasson 69'












AZ Alkmaar 2-3 Everton
Johnson 2'
Jagielka 42'
Pelle 16'
Jaliens 65'
Vaughan 79'


Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Foto: AP

Página Inicial