segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Liga Holandesa - 16ª jornada: PSV lidera com novo tropeço do Ajax.

psv_utrecht_desportugal

O PSV Eindhoven é o líder da vez. No decorrer da 16ª jornada da Liga Holandesa, a ex-equipa de Ronald Koeman contou com uma atuação infeliz do guarda-redes do Utrecht, Grandel, para vencer o adversário por 4-1 e ficar com 33 pontos, na torcida contra o Ajax. E essa torcida deu certo: o time de Amsterdão levou 1-2 do fraco Excelsior, em Roterdão.

No Phillips Stadion, o PSV começou em cima. Aos 16’, Grandel se atrapalhou após cabeceamento e deixou a bola solta para Perez concretizar o 1-0. Na segunda parte, logo com 49 segundos, Leroy George (bom jogador este) ficou livre contra o arqueiro Gomes para empatar, 1 a 1.

Entretanto, novamente o sistema defensivo dos visitantes comprometeu o resto da equipa. Na passagem do minuto 64, Lazovic fez o 2-1 após confusão dos defensores. Pouco depois, em contra-ataque, Perez chutou de longe e dilatou a vantagem. Já perto do final, Grandel salvou o Utrecht em cabeceamento. Mas deu rebote e Koevermans averbou a goleada, 4 a 1.

Em Nijmegen, o Feyenoord pulou para a vice-liderança ao bater o NEC por 0-2. Embora dominado no jogo, a equipa de Roterdão abriu o marcador num erro de Lorenzo Davids. Ele passou errado e a bola ficou com Makaay, que driblou o guarda-redes Babos e cruzou para o canadense De Guzmán mandar para a baliza. Aos 68’, De Guzmán pegou a sobra do goleiro Babos e definiu o placar em 2 a 0.

No pequeno estádio do Excelsior (pouco mais de 3000 acentos), o Excelsior conseguiu vencer o Ajax pela primeira vez nos seus 51 anos de história. Pique (1 min) e Den Ouden (49 min) fizeram os tentos dos vencedores, e Maduro para os derrotados. O Ajax vai ficando moralmente distante da luta pelo título, pelas derrotas contra NAC e agora, Excelsior.

No outro bom jogo da jornada, o Twente levou de vencida n reduto do Heerenveen, 1-2. Isso que os mandantes tiveram a chance de marcar primeiro, mas o “mito” brasileiro Afonso Alves bateu grande penalidade para defesa do experiente Boschker (37 anos). Quem não faz, toma: N’Kufo não desperdiçou pênalti para o Twente, 0-1. Mas Afonso voltaria à cena aos 41 minutos. De falta, empatou o jogo. Porém, o Twente chegou ao triunfo num golo de Denneboom, em falha do defesa Nielsen.

Igualmente ao Inglês, o campeonato holandês não pára neste final de ano. Teremos a 17ª jornada nos dias 26 e 27, e a 18ª em 29 e 30 de dezembro. Aproveitando o espaço, desejo à todos os portugas (ou não) que lêem este blog um feliz natal e um grande 2008, se possível.

Resultados da 16ª jornada da Liga Holandesa – Eredivisie 2007/2008

PSV – Utrecht, 4-1 (Perez 16’, 67’, Lazovic 64’, Koevermans 85’; George 46’)
SC Heerenveen – Twente, 1-2 (Afonso Alves 41’; N’Kufo 33’, Denneboom 65’)
Sparta Rotterdam vs. NAC Breda [adiado]
Heracles Almelo – FC Groningen, 1-2 (Quansah 11’; Nijland 24’, van de Laak 47’)
VVV – Vitesse, 2-0 (Amrabat 54’, 68’)
NEC – Feyenoord, 0-2 (De Guzmán 48’, 60’)
Excelsior – Ajax, 2-1 (Pique 1’, den Ouden 49’; Maduro 63’)
AZ – Roda JC, 1-1 (Pelle 5’; Yulu-Matondo 53’)

Classificação

class_eredivisie_desportugal

Vídeos

PSV 4-1 Utrecht




NEC 0-2 Feyenoord




Heerenveen 1-2 Twente




Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)

Fotos: PSV / eredivisie.com

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil)

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas