quarta-feira, 4 de novembro de 2009

MOÇAMBOLA-2009: Ferroviário x Desportivo, derby que decidirá o titulo nacional

Ferroviário carrega baterias em silêncio

O Ferroviário de Maputo adoptou a política de silêncio enquanto carrega baterias para o embate decisivo do próximo domingo, no Estádio da Machava, com o rival Desportivo. Os “locomotivas” querem manter um discurso linear e que não deturpe aquilo que é a sua estratégia para o mais aguardado embate que decidirá o campeão da presente edição do Moçambola. Chiquinho Conde não aceitou ceder qualquer declaração em relação à preparação da equipa e perspectivar o desafio de domingo na sessão de treino de ontem, reiterando que tudo o que diz respeito ao encontro com os “alvi-negros” será abordado esta manhã numa conferência de Imprensa que será orientada pela direcção do clube, tendo como pano de fundo o lançamento do jogo.

Aliás, é compreensível que o Ferroviário não queira deitar os seus trunfos para este jogo em mãos alheias, assim como o seu adversário. Aliás, o provérbio português é claro: “o segredo é a alma do negócio”. E é isto que implicitamente ficou nas pequenas declarações de Chiquinho Conde à nossa Reportagem antes do treino de ontem, no campo do Ferroviário da Baixa.

Intensidade e velocidade

Foi visível a preocupação de Chiquinho Conde em dotar a equipa de maior celeridade na abordagem do jogo, perfeição na execução do passe e frieza no momento de concretização. Face à importância deste jogo, o Ferroviário apresentou-se ontem com todo o seu “staff” e, da equipa usual, nenhuma ausência foi registada, sendo que todos os jogadores que integraram a Selecção Nacional no Torneio da COSAFA, no Zimbabwe, estiveram igualmente presentes, casos do guarda-redes Pinto, Danito Parruque, Momed Hagy, Whisky, Luís e Jerry.

Tudo ficou claro que não há nenhuma baixa na equipa principal, sendo que o guarda-redes Mahomed, Maurício, Tony Gravata, Jotamo, Butana, Artur Manhiça, Faife, Fredy, Mendes, Tchaka, Jair, Joca, Dário, Zabula também estiveram em acção.

O Ferroviário não terá ficado muito afectado com a paragem do Moçambola, uma vez que participou num torneio na Suazilândia, a convite de equipas locais, nomeadamente o Eleven Men e Mbambane Highlanders, às quais venceu por 5-1 e 1-0, respectivamente.

O torneio, que serviu para a inauguração de um pequeno estádio em Manzini, foi importante para os “locomotivas” manterem o ritmo competitivo, para além do facto de parte dos seus jogadores preponderantes terem participado no Torneio da COSAFA.

Desportivo fogoso e muito rematador

O treino do Desportivo decorreu ontem no campo do Costa do Sol num ritmo acelerado. À excepção de Secanhe, Josué e Abílio, lesionados, os restantes jogadores transpiraram a camisola numa sessão muito animada e competitiva. Nelinho, Mexer, Zainadine Júnior e Mayunda, que estiveram ao serviço da Selecção Nacional no Torneio da COSAFA, integraram o treino e mostraram-se em boa condição física e sobretudo moralizados para o triunfo da sua equipa.

O treino começou com o plantel repartido em grupos de oito jogadores a trocarem a bola ao primeiro toque e muito rapidamente. Foi uma espécie de aquecimento com bola e que deixou indicações de haver muita vontade e sede de jogar, algo que não é de estranhar visto que o Moçambola está interrompido há cerca de duas semanas e a ansiedade de alguns jogadores voltarem a competição é enorme.

Seguiu-se a uma sessão de apuro físico, mas sem bola, e com Artur Semedo a comandar as “operações”. Foi um treino que serviu para os jogadores aquecerem ainda mais a musculatura para uma sessão enérgica de remates à baliza de dentro e de fora da grande área. Houve um notável empenho de todos que procuraram violar as redes à guarda de Jaimito, uma novidade entre os postes, visto que esteve lesionado, e deixou mostras de estar em condições de ser mais uma opção do “mister” Semedo para o jogo de domingo. Para além de Jaimito, constituem opção Vítor e Marcelino, sendo que o último tem sido o titular.

Uma carta fora do baralho para o jogo com o Ferroviário é Secanhe, que tem ocupado o lado direito, após a lesão de Josué. Com duas baixas para o lado direito da defesa, é bem provável que Semedo faça alinhar Zainadine Júnior que já actuou nessa posição várias vezes.

Foi ainda possível ver o ensaio de algumas jogadas tácticas que Semedo poderá privilegiar ao longo do embate frente aos “locomotivas”.

O Desportivo volta a treinar esta manhã no campo do Maxaquene (baixa), sendo que na sexta-feira regressa no reduto dos “canarinhos” que devido à relva sintética é benéfico para ambientação dos jogadores se se atender que irão encontrar o mesmo piso no Estádio da Machava, palco que irá acolher o desafio da decisão do título.

Texto: Michael Cesar (correspondente e colaborador do Desportugal em Moçambique)

Página Inicial


1 comentário:

  1. ola eu qeria saber se queria fazr parceria comigo do blog como temos os 2 blogs de desporto



    pff rxponda.me quando puder

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas