terça-feira, 10 de novembro de 2009

Brasileirão: 34ª jornada - São Paulo lidera pela primeira vez; Palmeiras reclama do árbitro; Flamengo ganha confronto direto em Minas.

O Brasileirão tem novo líder faltando apenas quatro rodadas para o final: o São Paulo, que empatou em Porto Alegre com o Grêmio, em jogo onde teve três jogadores expulsos. O antigo líder Palmeiras, que esteve nas últimas 19 jornadas na ponta, levou 1 a 0 do Fluminense e reclamou do árbitro Carlos Simon, que anulou um gol legal de Obina. No Mineirão, em confronto direto pelas primeiras posições, melhor para o Flamengo contra o Atlético MG (1-3).

A rodada começara na quarta-feira, com o São Paulo visitando o Grêmio para 13.982 pagantes no Olímpico. O time gaúcho abriu o placar com Rafael Marques, após cruzamento de Douglas Costa, no que foi o 18º gol de cabeça da equipe no campeonato. Os visitantes empataram pouco depois, num chute de Dagoberto que desviou no mesmo Rafael Marques.

Mesmo com 3 expulsos, SP segurou Grêmio

Demais lances de perigo aconteceram só na etapa final. O Grêmio partiu com tudo em busca da vitória, e quase conseguiu com Douglas Costa, que cabeceou para ótima defesa de Rogério Ceni. O São Paulo ficou com um a menos aos 78 minutos, após a expulsão de Borges. Apenas um minuto depois, Dagoberto também foi para o chuveiro mais cedo. Mesmo com ampla vantagem numérica, o Grêmio não conseguiu adentrar a defesa são-paulina, que teve mais um expulso nos acréscimos: Jean. O 1-1 garantiu o tricolor paulista na liderança.

Isso porque o Palmeiras não conseguiu interromper a ascensão do Fluminense, que ganhou por 1 a 0 no Maracanã (68.884 pagantes). A nona partida sem derrota do Flu, que está na semifinal da Copa Sul-Americana - pega o Cerro Porteño - contrapõe o mau momento do Palmeiras, que ganhou quatro dos últimos 18 pontos disputados.

Sob intenso calor, o primeiro lance de emoção ocorreu aos 29 minutos. E deu o que falar no restante da semana. Obina subiu mais alto que Maicon e marcou o gol, mas Carlos Simon anulou por falta (inexistente) do palmeirense. Depois do jogo, o presidente do Verdão, Luiz Gonzaga Belluzzo, assegurou que o árbitro é “vigarista e está na gaveta de alguém (intenção de prejudicar o clube)”. A CBF suspendeu o juiz até o final do Brasileirão.

Fred manteve Flu sonhando
Voltando ao jogo de domingo, o Palmeiras não conseguiu impor seu futebol. Aos 59’, Conca cruzou e Fred marcou o gol da vitória carioca. Após isso, o Flu se portou na defesa e conseguiu suportar a pressão palmeirense com sucesso. Apesar da longa invencibilidade, os comandados do técnico Cuca ainda estão cinco pontos atrás do primeiro time fora do rebaixamento.

Belluzzo não comentou apenas o erro de Simon depois do jogo. Falou ainda da suspensão de dois jogos imposta ao atacante Vagner Love pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). “Um dos auditores disse ao Vagner que ele, auditor, votou pela punição apenas pelo atacante usar trancinhas verdes, e não rubro-negras”, referendo-se ao fato do advogado ser torcedor do Flamengo.

Falando em Flamengo, a equipe de Andrade foi muito eficaz e garantiu a vitória sobre o Atlético MG em pleno Mineirão (63.285 pagantes). Logo aos nove minutos, Petkovic cobrou escanteio direto para o gol, no 50º tento do sérvio com a camisa do Fla. O gol cedo esfriou o ímpeto do Galo, que criou uma boa chance apenas aos 30 minutos: Éder Luís recebeu cruzamento e, com Bruno fora do lance, bateu por cima. O erro não foi perdoado nove minutos depois, e os visitantes ampliaram o placar. Maldonado fez boa jogada individual, se livrou da marcação e fez 2 a 0.
Zé Roberto teve boa atuação na vitória do Fla

O Atlético descontou no começo do segundo tempo, com Ricardinho. O camisa 80 desviou pras redes após toque de Corrêa. Mesmo assim, quem criou um bom lance pouco depois foi o Flamengo, que parou em Carini numa conclusãesmo assim, quem criou um bom lance pouco depois foi o Flamengo, que parou em Carini numa concluso de Zé Roberto. Aos 81 minutos não houve jeito, e Adriano se antecipou a Carini e cabeceou, a bola ainda desviou em Benítez e parou nas redes, matando o confronto e empatando o Imperador na artilharia do campeonato (18 gols, ao lado de Diego Tardelli, do próprio Atlético).

Sábado, na Ilha do Retiro (11.458 pagantes), o Sport saiu vencendo rapidamente o Cruzeiro por 2 a 0, levou a virada, perdeu o jogo, o técnico e as esperanças de permanecer na Série A. Wilson marcou aos 13 e aos 16 minutos, dando boa vantagem à equipe local. Thiago Ribeiro começou a "remontada" aos 20', aproveitando falha da marcação rubro-negra. O jogo era em ritmo acelerado e ambos os times tinham boas chances de marcar, mas os goleiros Magrão e Fábio negaram mais gols no primeiro tempo.
Guerrón marcou e Sport deve ser o 1º rebaixado

No segundo, Magrão nada pode fazer diante da fragilidade defensiva dos donos da casa. Aos 53', Gilberto cobrou falta pra área e Leonardo Silva empatou o confronto. Pouco demais, Andrade foi expulso e facilitou ainda mais as coisas para o Cruzeiro. Aos 67 minutos, a virada chegou com o equatoriano Guerrón, depois de bom lance de Wellington Paulista. A vitória manteve as esperanças cruzeirenses de chegar na Taça Libertadores, onde foi vice-campeão neste ano. O Sport, que também esteve na última Libertadores, perdeu o técnico Péricles Chamusca, que pediu demissão ainda no sábado. Onze pontos atrás do primeiro não rebaixado, e com doze a se disputar, o Leão deve ser "despromovido" na próxima quarta, quando visita o Palmeiras no duelo que abre a 35ª rodada.

Líder durante a primeira metade deste Brasileirão, o Internacional empatou por 1 a 1 em Barueri e caiu para o sexto lugar, três pontos atrás do Atlético MG (4º). O goleiro colorado Lauro cometeu uma falha grotesca aos 16 minutos, no gol de Márcio Careca. Só vendo pra crer. O empate dos gaúchos, com Fabiano Eller, foi o prêmio de consolação para um time que precisa, segundo as projeções, vencer todos seus útimos jogos para estar garantido na próxima Libertadores.
Coritiba e Botafogo estão com 41 pontos

Em duelo direto contra o rebaixamento, o Botafogo passou pelo Coritiba com autoridade no estádio Engenhão (12.426 pagantes): 2 a 0, gols de Renato e Lúcio Flávio. Empatados com 41 pontos, o Fogão perde nos critérios de desempate e aparece em 16º lugar. O Atlético PR chegou aos 43 pontos e praticamente se livrou dos riscos de cair, vencendo o Goiás por 2 a 0, no oitavo jogo dos goianos sem vencer. Santo André e Náutico foram derrotados fora de casa e estão cada vez mais perto de serem rebaixados.


Resultados da 34ª jornada do Campeonato Brasileiro 2009
Grêmio - São Paulo, 1-1 (Rafael Marques 23’; Dagoberto 31’)
Vitória - Avaí, 0-1 (William 78’)
Sport - Cruzeiro, 2-3 (Wilson 13’, 16’; Thiago Ribeiro 20’, L. Silva 53’, Guerrón 67’)
Santos - Náutico, 3-1 (Kléber Pereira 31’, Neymar 58’, 90’; Aílton 68’)
Fluminense - Palmeiras, 1-0 (Fred 59’)
Corinthians - Santo André, 2-0 (Ronaldo 37’, Dentinho 76’)
Atlético MG - Flamengo, 1-3 (Ricardinho 49’; Petkovic 9’, Maldonado 39’, Adriano 81’)
Atlético PR - Goiás, 2-0 (Marcinho 23’, Walysson 76’)
Barueri - Internacional, 1-1 (Márcio Careca 16’; F. Eller 66’)
Botafogo - Coritiba, 2-0 (Renato 37’, Lúcio Flávio 68’)

Classificação

Classificação

Vídeos

Grêmio 1-1 São Paulo


Fluminense 1-0 Palmeiras


Atlético MG 1-3 Flamengo


Sport 2-3 Cruzeiro


Barueri 1-1 Internacional


Botafogo 2-0 Coritiba


Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas