terça-feira, 3 de novembro de 2009

Brasileirão: 33ª jornada - São Paulo alcança número de pontos do líder Palmeiras; Galo e Flamengo sofrem, mas vencem; já Inter e Cruzeiro...

Clássico muito disputado no interior paulista
A 33ª jornada do Campeonato Brasileiro determinou a aproximação ainda maior do São Paulo para o líder Palmeiras. Ambos têm 58 pontos, mas o Verdão segue em primeiro graças ao saldo de gols (15 a 12). O time de Muricy Ramalho empatou o clássico com o Corinthians em 2 a 2, em Presidente Prudente, enquanto os comandados de Ricardo Gomes bateram o Barueri com certa dificuldade. Também tiveram problemas Atlético MG e Flamengo, que ainda assim venceram - o Fla teve o goleiro Bruno como herói, ao pegar dois pênaltis. Internacional e Cruzeiro perderam em casa e se afastaram da luta pelo título.

Começamos por Presidente Prudente (18.752 pagantes), palco dos três encontros entre palmeirenses e corintianos em 2009. O ritmo do primeiro tempo foi muito lento devido ao forte calor, passando dos 30ºC. Aos 35 minutos, Jorge Henrique saiu na cara de Marcos, que o derrubou. Pênalti e expulsão para o camisa 12 do Palmeiras. Ronaldo cobrou e marcou 1 a 0.
Ronaldo abre o placar em Presidente Prudente

O empate não demorou para acontecer no segundo tempo: Figueroa cruzou e Danilo igualou de cabeça. Mas o Corinthians reagiu, primeiro com Balbuena, que acertou o travessão, e depois com Ronaldo, que não perdoou e fez 2 a 1 após bom passe de Defederico aos 64 minutos. Mesmo em desvantagem numérica e no placar, o Palmeiras se mandou para o ataque, e foi premiado aos 83’. Novo cruzamento de Figueroa, agora para Maurício marcar o 2-2. Os minutos finais foram de pressão corintiana, mas sem resultado.

O São Paulo venceu o Barueri por 1 a 0 no Morumbi (39.636 pagantes) e, assim como na rodada anterior, foi líder por um dia. A equipe visitante esteve desfalcada do goleiro Renê e do atacante Val Baiano, suspensos da equipe por terem afirmado que o Cruzeiro oferecera dinheiro ao grupo de jogadores do time para ganharem do Flamengo, no último meio de semana. Tanto Barueri quanto Cruzeiro negaram o fato.

O jogo foi mais difícil do que o Tricolor Paulista esperava. A primeira chegada com perigo foi do Barueri, quando André Luiz concluiu para boa defesa de Rogério Ceni aos três minutos. Tudo ficou aparentemente mais tranqüilo para os mandantes aos sete: Jorge Wagner pegou a sobra na área e abriu o placar. O São Paulo seguiu pressionando, mas não conseguia passar pelo goleiro Márcio. Perto do fim da primeira etapa, os visitantes resolveram sair pro jogo e quase empataram, mas William cabeceou para fora.
SP segue perto da liderança

No segundo tempo, a trave impediu o segundo gol são-paulino aos 47’, em finalização de Dagoberto pegando o rebote de Márcio. O Barueri reclamou - com razão - de pênalti aos 56 minutos, de Renato Silva em Otacílio Neto. Aos 88’, o SP ficou de novo no quase, agora com Borges, que bateu para defesa do arqueiro visitante. Mas o 1-0 já era suficiente.

Ainda no sábado, o Flamengo teve uma atuação apagada, mas contou com a ótima apresentação do goleiro Bruno para ganhar do Santos, diante de 77.063 pagantes no Maracanã. Num dos poucos bons lances do Fla, a equipe marcou com Adriano - aos 6’, ele cabeceou sem chances para o goleiro Felipe depois de cruzamento de Léo Moura. Aos 20’, o árbitro Nielson Dias anotou pênalti quando viu Aírton puxar a camisa de Adaílton na área. Paulo Henrique cobrou e Bruno pegou em seu canto esquerdo.
Bruno pegou dois pênaltis contra o Santos

O segundo tempo foi de quase nenhuma chegada rubro-negra, e várias santistas. Adriano foi o responsável pelas tentativas do Flamengo, e em duas quase marcou (primeiro, parou na trave, depois, no goleiro rival). O árbitro marcou outro pênalti, agora inexistente, dessa vez de Álvaro. De novo Paulo Henrique parou em Bruno, que esticou a perna para defender no meio do gol. Foi o quarto pênalti desperdiçado em partidas contra o Fla - as anteriores, de Vagner Love (Palmeiras) e Lúcio Flávio (Botafogo). A defesa flamenguista suportou a pressão santista no final, e o time pôde comemorar os três pontos.

No Beira-Rio (16.932 pagantes), o Internacional foi surpreendido logo aos três minutos contra o Botafogo. Juninho cobrou falta de longe e Lauro não alcançou. Seria o gol do jogo, visto que o goleiro Jefferson estava em tarde inspirada e não deixou nada passar.
Botafogo venceu sob intenso calor em Porto Alegre

No segundo tempo, o Fogão ficou com um a menos, com a expulsão de André Lima. Mas, como dito acima, Jefferson se destacou com ótimas defesas, e garantiu mais uma rodada para sua equipe fora da zona de rebaixamento. Ao final da partida, torcedores colorados protestaram contra dirigentes do time e o técnico Mário Sérgio.

Se o Botafogo está momentaneamente fora, o Fluminense faz de tudo para também chegar nesta condição. Diante de 49.140 pagantes no Mineirão, o tricolor do Rio saiu para o intervalo levando 2 a 0 do Cruzeiro, mas conseguiu a virada na etapa final e conseguiu sair da última posição.

O primeiro tempo não deu indícios de que o Flu conseguiria sair vencedor. Muito pelo contrário: aos 13 minutos, Jonathan bateu cruzado e fez 1 a 0. Aos 25’, pênalti de Diego em Guerrón, que Wellington Paulista desperdiçou ao chutar para fora. Cinco minutos depois, o camisa 9 da Raposa se redimiu, recebendo bom passe de Guerrón e se livrando da marcação antes de concluir pra rede.
Fred (dir.), cruzeirense, não comemorou seus gols pelo Flu

Era difícil apostar que o time da casa simplesmente pararia de jogar nos 45 minutos finais. O Fluminense foi pra cima e encurralou o Cruzeiro, e descontou aos 54’, com Gum. O empate veio pouco depois, com o ex-cruzeirense Fred batendo cruzado. Somente depois do 2-2 a equipe local chegou com perigo, mas não passou por Fernando Henrique. O castigo veio aos 70 minutos. Maicon cruzou da direita e Fred marcou o terceiro do Fluminense, que se segurou na defesa depois disso e garantiu a vitória.

O principal rival do Cruzeiro, o Atlético MG, quase foi surpreendido do mesmo modo. Abriu 2 a 0 contra o Goiás, no Serra Dourada, com Ricardinho e Éder Luís, em pouco mais de 20 minutos. Em menos tempo ainda (espaço de três minutos), o Galo deixou os donos da casa empatarem, com Júlio César e Leandro Euzébio.
Ricardinho ajudou Galo em mais uma vitória

Logo no começo do segundo tempo, Ernando levou o cartão vermelho por falta em Alessandro. Mesmo com um a menos, foi o Goiás quem ameaçou: Felipe teve duas chances, mas na primeira bateu para fora, e na outra parou em Carini. Mas quem marcou foi o Atlético, num pênalti duvidoso marcado pelo juiz. Diego Tardelli cobrou e definiu o triunfo de sua equipe aos 68’.

No clássico de desesperados contra o rebaixamento, o Náutico fez 3 a 2 no Sport, praticamente rebaixando o Leão, agora último colocado. Os primeiros minutos no estádio dos Aflitos (19.086 pagantes) foram empolgantes, com Bruno Mineiro abrindo o placar aos quatro e Vandinho empatando aos oito.

Carlinhos Bala voltou a colocar o Timbu em vantagem aos 32’, em chute que desviou na defesa. Na etapa final, Wilson deixou tudo igual novamente aos 60’, mas três minutos depois Irênio marcou o que acabou sendo o gol da vitória do Náutico, que ainda está entre os quatro últimos.

Noutros jogos, destaque para o golaço de William, de bicicleta, o segundo do Avaí nos 2-0 sobre o Atlético PR. Já o gol contra de Rafael Marques, do Grêmio, o segundo na vitória do Santo André também por 2 a 0, foi bizarro. O camisa 3 cabeceou sozinho para a própria baliza após arremesso lateral. O Coritiba venceu o Vitória e praticamente deu adeus ao rebaixamento.


Resultados da 33ª jornada do Campeonato Brasileiro 2009
Avaí - Atlético PR, 2-0 (Rogélio 7’, William 77’)
São Paulo - Barueri, 1-0 (Jorge Wagner 4’)
Flamengo - Santos, 1-0 (Adriano 6’)
Coritiba - Vitória, 1-0 (Pereira 21’)
Internacional - Botafogo, 0-1 (Juninho 3’)
Goiás - Atlético MG, 2-3 (Júlio César 41’, L. Euzébio 44’; Ricardinho 14’, Éder Luís 21’, Diego Tardelli 68’)
Palmeiras - Corinthians, 2-2 (Danilo 51’, Maurício 83’; Ronaldo 39’, 64’)
Santo André - Grêmio, 2-0 (Nunes 27’, Rafael Marques [contra] 47’)
Náutico - Sport, 3-2 (Bruno Mineiro 4’, Carlinhos Bala 32’, Irênio 63’; Vandinho 8’, Wilson 60’)
Cruzeiro - Fluminense, 2-3 (Jonathan 13’, W. Paulista 30’; Gum 54’, Fred 57’, 70’)

Classificação

Classificação

Vídeos

Palmeiras 2-2 Corinthians


São Paulo 1-0 Barueri


Goiás 2-3 Atlético MG


Flamengo 1-0 Santos


Internacional 0-1 Botafogo


Cruzeiro 2-3 Fluminense


Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas