quarta-feira, 8 de abril de 2009

FC Porto concretizou exibição de sonho em Old Trafford (2-2) frente ao Manchester United

mariano_manchester_united_porto_liga_dos_campeoes_2008_2009_desportugal

A crítica nacional, europeia e mundial foi unânime. O FC Porto fez talvez umas das suas melhores exibições de sempre em Inglaterra, alcançando um precioso empate a duas bolas no mitíco estádio de Old Trafford(silenciado grande parte do tempo), frente ao Manchester United na primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões 2008/2009. Este resultado deixa os dragões em excelente posição de alcançar o G-4 da Champions, para isso suceder, basta um empate até 1-1.

Falamos aqui muito sobre o futebol português, dos seus reais problemas, mas certo é que a nível de competições europeias, continuamos a fazer "milagres", colocando quase todos anos equipas destacadas em fases adiantadas dos 2 principais torneios de clubes da Europa. Objectivamente nesta década, Portugal conseguiu através do FC Porto 1 Liga dos Campeões, 1 Taça Uefa. O Sporting chegou a 1 final da Taça Uefa e quartos-de-final, o Boavista a uma meia-final da Uefa e o Benfica atingiu por duas vezes os quartos-de-final da Champions e da Taça Uefa em anos consecutivos.

Partindo do pressuposto, que a Liga Portuguesa está entre os 6/7 melhores campeonatos europeus e com as metas atingidas, temos que estar bastante orgulhosos. O poderio económico de países acima do nosso ranking, como a exemplo da Alemanha e França (nem falo do G-3), não expressa no campo essas regalias. A fórmula para o sucesso das nossas equipas, terá sempre que passar pela formação e prospecção ao milímetro, tal como o FC Porto fez a exemplo esta temporada com Hulk (jogava na 2ª divisão do Japão) ou Aly Cissokho (Vitória de Setúbal).

rodriguez_cebola_manchester_united_porto_liga_dos_campeoes_2008_20096_desportugal

O FC Porto personalizado, de aposta no colectivo, assinou exibição soberba e reforçou a legitimidade de sonhar com as meias-finais da Liga dos Campeões, depois de uma noite fantástica em Old Trafford, onde o Manchester United esteve muito perto de ver quebrado os mais de quatro anos de invencibilidade em casa para a Champions – o último desaire foi em 2005 com o AC Milan. A equipa de Jesualdo Ferreira deu um verdadeiro banho de bola aos famosos e temíveis red devils, campeões da Europa em título. Os portistas entraram a todo o gás, com uma forma de jogar a que os ingleses não gostam muito, com trocas de bola de pé para pé e sempre em progressão.

fernando_manchester_fcporto_champions_desportugal

Contudo não foi esta a chave da superioridade do Porto. O segredo acabou por ser a forma como o triângulo do meio-campo, composto por Fernando (que jogão!), Lucho e Raul Meireles, fazia pressão sobre os adversários, não deixando espaços para o ManUnited sair de forma organizada para o ataque. E que melhor impulso para uma estratégia que um golo? Pois foi isso mesmo que aconteceu, após um passe errado de Cristiano Ronaldo. Rodríguez aproveitou para abrir a contagem! O dragão calava o "Teatro dos Sonhos". No banco, Alex Ferguson mascava nervosamente a pastilha. As coisas estavam complicadas e o escocês não via forma de contrariar aquela máquina azul e branca. Só que Bruno Alves cometeu um erro para menores de 6 anos e o empate caiu do céu pelos pés de Rooney. Ao contrário do que se podia esperar, o FC Porto não vacilou e continuou a comandar o jogo, banalizando um adversário onde só Cristiano Ronaldo parecia com vontade e capacidade de remar contra a maré. Aliás, apesar do português não ter jogado nada de especial, todos os seus colegas o procuravam na hora de lançar o ataque. Deu a ideia ser uma equipa sem ideias e demasiado dependente do génio do CR7.

cristiano_ronaldo_rolando_manchester_united_porto_liga_dos_campeoes_2008_2009_desportugal

O intervalo fez bem aos campeões ingleses, que corrigiram alguns erros e começaram a jogar mais pelas alas. Só que os jogadores do FC Porto não vacilaram: mantiveram-se unidos, sem perderem a noção do espaço que ocupavam em campo. Por isso mesmo, o United fazia girar a bola e só através de cruzamentos criavam perigo... mas aí Helton mostrou que, desta vez, podiam contar com ele. Os dragões apostavam ainda mais na velocidade do ataque onde o assustador Hulk pecava pelo individualismo.

tevez_manchester_united_porto_liga_dos_campeoes_2008_2009_desportugal

Os últimos quatro minutos de jogo foram dramáticos. Sobretudo quando Tévez aproveitou um fabuloso passe de calcanhar de Rooney para pôr o Manchester United a vencer. Que injustiça! Os dragões não perderam o norte. E num golpe fantástico – a fazer lembrar o golo de Costinha nos instantes finais da eliminatória em 2004 –, Lisandro ofereceu a Mariano o 2-2. A justiça estava feita depois de mais uma noite memorável para os dragões. Certo que ainda não foi desta que os dragões venceram em Inglaterra, mas abriram as portas das meias-finais. Para a semana há mais no Dragão!

Já agora deixo aqui uma foto, em formato de poster de Pinto da Costa no Estádio Old Trafford. Neste Link.

adebayor_ponta_bicicleta_villarreal_arsenal_liga_dos_campeoes_2008_2009_desportugal

Golaços no Villarreal 1-1 Arsenal

Parecia que Villarreal ia obter a desforra de há três anos na meia-final, mas um grande golo do Adebayor (66’) estragou as contas da equipa de Pelegrini e deu ao Arsenal um bom resultado (1-1) na luta pelo acesso às meias-finais.O golo de Adebayor, aliás, é o momento do jogo. Um lance para ver e rever. O regressado Fabregas fez o passe, o avançado africano dominou a bola no peito e com um pontapé de bicicleta bateu o guarda-redes Diego López. Foi o quarto golo do avançado do Togo nesta edição da Liga dos Campeões. O remate deu corpo à reacção do Arsenal que, na primeira parte, viveu momentos complicados. Logo aos dez minutos, Marcos Senna colocou os espanhóis em vantagem, com um excelente remate de fora da área. O 1-0 mostrava as razões de o Villarreal estar imbatícel em casa nesta Champions e de nunca ter perdido com adversários ingleses em Espanha. Nesta fase, a tarefa do Arsenal parecia complicar-se a cada minuto que passava. O guarda-redes Almunia lesionou-se num choque com Rossi e teve de ser substituído. O mesmo destino teve o central Gallas. E na baliza contrária, também nada corrida bem, com Diego López a parar o remate de Nasri (18’). Valeu ao Arsenal que o polaco Fabianski mostrou qualidade e impediu Senna de ampliar o resultado, deixando margem para a reacção da segunda parte da eliminatória.

Resultados da 1ª mão dos Quartos-de-final da Liga dos Campeões 2008/2009

Manchester United - FC Porto, 2-2 (Rooney 16', Tévez 85'; Rodríguez 4'; Mariano 89')
Villarreal - Arsenal, 1-1 (Senna 10'; Adebayor 66')
Liverpool - Chelsea, 1-3 (Fernando Torres 6'; Ivanovic 39' e 62', Drogba 67')
Barcelona - Bayern Munique, 4-0 (Messi 9' e 38', Eto'o 12', Henry 43')

Vídeo

Manchester United 2-2 FC Porto
Rodríguez 4'
Rooney 16'
Tévez 85'
Mariano 89'



Villarreal 1-1 Arsenal
Senna 10'
Adebayor 66'



Os 6 golos marcados


Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

8 comentários:

  1. QUE EXIBIÇÃO DE LUXO. PORTO PORTO PORTO

    ResponderEliminar
  2. Digam o que disserem, este FCP tá milénios-luz à frente do resto, cá no nosso rectângulo.
    Mesmo que não consiga passar a eliminatória, fica gravada esta exibição na nossa memória!
    Desde o público inglês silenciado durante quase todo o jogo, aos cânticos constantes dos nossos adeptos, à exibição fenomenal do Fernando que pôs o Ronaldo no bolso, ao golo do Mariano .. estão todos de parabéns!

    Força PORTOOOOOOO!

    ResponderEliminar
  3. Ricardo Morais08 abril, 2009 13:12

    Sou do BENFICA de alma e coração mas tenho aqui que dizer o que me vai na alma,o meu Pai muito sabiamente me ensinou que quando os outros são melhores do que nos a que saber dar a outra face.
    Grande ambiente em Old Trafford. Os adeptos do Porto nao passaram nada despercebidos, alias, quem passou despercebido foi a massa associativa do Man Utd, apenas os ouvi durante uns 4min, enquanto estavam na frente. Por isso parabens Porto....

    ResponderEliminar
  4. Albino Esteves08 abril, 2009 13:14

    Não costumo muito comentar,mas Grande Jogo do FCP,muito Forte em todos os sectores,com Qualidade,Futebol Organizado e a
    Demonstrar que é uma equipa com Valor que vale pelo seu conjunto..Jogadores como Fernando(jogava no Estrela o ano passado) e Cissoko(na 2º divisão francesa) fizeram exibições acima da Média que até puseram os Jornalistas Ingleses a perguntar onde jogavam e qual o valor do seu passe..
    Porto teve mérito neste resultado e tem todas as condições de passar á fase seguinte,sacudiu a pressão po M.United que ficou com a obrigatoriedade de marcar se quizer discutir a eliminatória..Grande feito...Saudações...

    ResponderEliminar
  5. creio que se o FCP passar a eliminatoria fica com 50 por cento de hipoteses de ganhar L.Campeoes ,essa è a minha opiniao e sem mais....Força Porto

    ResponderEliminar
  6. Tiago Ferreira08 abril, 2009 13:24

    Mesmo assistindo pela TV, foi incrível ouvir 2 ou 3 mil adeptos, literalmente a calarem 70 mil ingleses.

    Quanto aos jogadores, gostaria apenas de destacar 3: Hulk,Fernando e Cissokho. Simplesmente Fantásticos, para quem apenas há uns meses eram totalmente desconhecidos.

    ResponderEliminar
  7. Olha num campeonato europeu não ha espaço para salto alto,o manchester tem um timasso,mas esse favoritismo meche com as equipes que o enfrentam, o porto nao é nenhum timinho nao,todos vimos como o futebol portugues evoluiu nos ultimos anos,ate pode ser que em casa o porto sinta mais a pressao,mais se os jogadores colocarem na cabeça que estao em seus dominios vai ser dificil pro manchester levar essa vaga que mts consideravam quase certa!!!!!

    parabéns tugas do porto

    ResponderEliminar
  8. O Porto fez uma grande partida, até mais do que todos esperavam. Mas, não pode subestimar os "diabos vermelhos"!

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas