terça-feira, 16 de setembro de 2008

Equipas Portuguesas começam missão europeia na Liga dos Campeões e Taça UEFA

Nou Camp com 70 mil previstos marca o arranque do Sporting na Champions League

Está de volta a Liga de Campeões 2008/2009, a primeira equipa a entrar em campo será a do Sporting, que irá defrontar o Barcelona em Campo Nou, esta noite (19h45), enquanto os dragões jogam na primeira jornada, mas na quarta-feira, frente ao Fenerbahçe. Já na quinta-feira as restantes formações lusas inscritas nas competições europeias da presente temporada jogam a primeira eliminatória da Taça UEFA, tudo isto, depois de passarem 3 semanas sem competir na Liga Portuguesa. Quem serão os iluminados que pensam este calendário?

O Sporting estreia-se nesta edição da Liga dos Campeões com o jogo mais difícil. O Barcelona de Guardiola é um adversário de respeito, muito devido a jogadores como Messi, Eto'o, Iniesta, Puyol, Thierry Henry, entre outros, mas a derrota no arranque do campeonato espanhol frente a um adversário modesto e o empate no último sábado frente ao Racing de Santander(link)), mostra que a formação da Catalunha não é invencível. Basel e Shakhtar são as outras equipas do Grupo C e que são teoricamente inferiores ao Sporting que, se se apresentar em forma, tem condições e qualidade para garantir a passagem à fase seguinte.

Fenerbahce no ultimo jogo na Liga Turca que perdeu por 2-1

No que diz respeito aos dragões, recebem o Fenerbahçe e têm todos os argumentos para vencerem a equipa turca, embora seja imperativo terem atenção aos perigos e rápidos contra-ataques da formação orientada pelo treinador campeão europeu pela Espanha, Luís Aragonés. O lateral brasileiro Roberto Carlos e os médios Emre Belözoğlu e Alex são as principais unidades da formação turca, estando o FC Porto obrigado a vigiar de perto este último jogador, uma vez que é o organizador da estratégia ofensiva da sua equipa. Seja como for, refira-se que esta é a sexta ocasião consecutiva que a equipa azul e branca marca presença na fase de grupos da "Liga Milionária", só tendo falhado por uma vez a passagem à fase seguinte. E se nada de extraordinário se verificar, a equipa de Jesualdo Ferreira tem todas as condições para passar em segundo ou mesmo em primeiro lugar do Grupo G que conta ainda com o Arsenal e Dínamo de Kiev.

Chelsea, Inter de Milão e Manchester United favoritos

Relativamente ao Grupo A, o Chelsea, agora orientado por Luiz Felipe Scolari, recebe os franceses do Bordéus, enquanto o Roma joga em Itália diante o estreante Cluj. Uma jornada que irá certamente confirmar o favoritismo da equipa inglesa e transalpina, sendo que aquela é apontada como uma das principais candidatas ao título europeu. Já no Grupo B, o Inter de Milão de José Mourinho, cujo objectivo principal da presente temporada é a conquista da "Champions", desloca-se à Grécia para jogar frente ao Panathinaikps, enquanto os alemães do Werder Bremen recebem a modesta formação do Anorthosis. No que diz respeito ao Grupo D, os holandeses do PSV recebem o Atlético de Madrid de Maniche e Simão Sabrosa, enquanto o histórico Liverpool vai até Marselha. No Grupo E, o Manchester United de Cristiano Ronaldo e Nani, campeão em título, recebe os espanhóis do Villareal, enquanto o escocês do Celtic são os anfitriões do encontro com o A a B. No Grupo F, o Lyon, que nos últimos anos tem prometido sempre bastante mas não tem conseguido passar às meias-finais da competição, joga com a Fiorentina, enquanto o colosso bávaro, Bayern Munique, vai à Roménia defrontar o Steua de Bucareste. Finalmente, no Grupo H, denominado como "grupo da morte", a poderosa Juventus recebe os surpreendentes russos do Zenit, actuais campeões em título da Taça UEFA e da Supertaça Europeia, enquanto o Real Madrid joga no seu estádio frente ao modesto conjunto do BATE Borisov.

Taça UEFA

Estadio do Napoles espera o Benfica

Na quinta-feira realiza-se a primeira eliminatória da Taça UEFA e que irá determinar quais os clubes apurados para a fase seguinte desta competição. Recorde-se que o sorteio não foi favorável para as equipas portuguesas, uma vez que na primeira-mão o Benfica joga diante o Nápoles em Itália, o Vitória de Guimarães, que foi afastado pela arbitragem da "Champions" na terceira pré-eliminatória, vai a Inglaterra defrontar o Portsmouth, o Sp. Braga recebe o Artmedia, o Vitória de Setúbal o Heerenveen e o Marítimo o Valência.

Das equipas portuguesas, a equipa bracarense é aquela que tem maiores possibilidades de passar à fase de grupos da Taça UEFA, enquanto o Benfica tem de estar no seu melhor para ultrapassar uma equipa transalpina que apresenta o típico estilo italiano (cínico) e que tudo fará para regressar à ribalta do futebol europeu. Já os sadinos têm uma missão traiçoeira, enquanto os vimaranenses e a formação madeirense defrontam adversários extremamente complicados e difíceis de ultrapassar.

Add to Technorati Favorites

Fotos: Arquivo

Página Inicial

1 comentário:

  1. Apesar do Barça estar em péssima fase de forma, é uma equipa que conta com jogadores fantásticos, que podem resolver o jogo de um momento para o outro. Vai ser um jogo muito complicado. O Sporting terá que estar muito concentrado, pois à mínima falha, é a "morte do artista".

    Aposto num 1-1.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas