O Campeonato Brasileiro voltou a ficar competitivo na luta pelo título. Na 25ª rodada disputada no último final de semana, o líder Grêmio perdeu sua primeira partida como mandante no certame - levando 1-2 do Goiás -, enquanto o Palmeiras ganhou do Cruzeiro (0-1) e diminuiu a vantagem para o líder em três pontos.
No Olímpico com 36 mil pagantes, o Grêmio dominou o primeiro tempo contra o Goiás, equipe de grande evolução nesta metade do Brasileirão. O Tricolor merecia abrir o placar, o que ocorreu aos 30 minutos de jogo, num cruzamento de Paulo Sérgio e gol de Léo. Porém, na segunda etapa, tudo mudou.
Logo aos 48’, Paulo Baier cobrou escanteio e surpreendeu ao marcar o gol olímpico. O Grêmio voltou ao ataque, mas parou no inspirado arqueiro Harlei. E, aos 74’, a defesa gremista pediu falta em Souza, mas o árbitro mandou seguir e a bola sobrou com Vitor, que virou.
O tropeço deixou o vencedor de Cruzeiro-Palmeiras em boas condições de avançar na disputa do título. Melhor para o Verdão, que superou mais de 40 mil fãs cruzeirenses no Mineirão. Num primeiro tempo morno, o grande lance veio aos 42’: Diego Souza dominou duas vezes no peito e mandou uma bomba: 1 a 0. Mesmo com um a mais (Lenny foi expulso), o Cruzeiro raramente ameaçou o gol paulista, tornando o resultado mais do que justo.
Outro “ponteiro” derrotado em casa foi o Botafogo. Os 25.196 pagantes no Engenhão viram um bom jogo entre o time local e o Internacional, que saiu vencedor por 1-2. Alex abriu o placar, completando assistência de Nilmar. Na etapa final, D’Alessandro (ex-vários times europeus) marcou um golaço, driblando Leandro Guerreiro de forma espetacular. André Luiz ainda descontou, mas foi insuficiente. O Fogão se manteve em quarto, e o Colorado em 11º.
Já o São Paulo de Muricy Ramalho derrotou o Flamengo, no Morumbi - 29.325 pagantes, e reascendeu as esperanças de título (embora sete pontos atrás do Grêmio). Os gols foram de Dagoberto e Hugo, num jogo que teve uma só direção: o gol defendido por Bruno, que operou algumas belas defesas para impedir um placar maior.
Na parte de baixo da tabela, destaque para Kléber Pereira. Ele, autor de 17 gols no campeonato (60% dos gols do Santos) ajudou seu time a vencer o Fluminense e se afastar mais da zona de despromoção. Já o Flu segue nela, decepcionando para uma equipe que chegou à final da Taça Libertadores (mesmo que tenha vendido alguns atletas desde então).
Já o Ipatinga deixou a última posição após 15 jornadas. Venceu o Atlético MG e contou com mais uma derrota da Portuguesa, que não vence há cinco partidas e vai se consolidando como provável rebaixada. Quem também está na seca de vitórias é o Figueirense (0-5 para o Sport), que demitiu o técnico PC Gusmão e trouxe Mário Sérgio - que treinou o Figueira na campanha finalista da Copa do Brasil 2007.
Resultados da 25ª jornada do Campeonato Brasileiro 2008
Ipatinga - Atlético MG, 3-2 (Ferreira 35’, Mandí 53’, Adeílson 62’; Renan Oliveira 60’, L. Almeida 67’)
Atlético PR - Portuguesa, 2-0 (Júlio César 49’, A. Carlos 57’)
Grêmio - Goiás, 1-2 (Léo 30’; P. Baier 48’, Vitor 74’)
Vasco - Náutico, 1-3 (Leandro Amaral 36’; Clodoaldo 17’, Ruy 81’, Felipe 90’)
São Paulo FC - Flamengo, 2-0 (Dagoberto 44’, Hugo 59’)
Sport - Figueirense, 5-0 (Roger 4’, 52’, Jr. Maranhão 30’, Wilson 59’, Sandro Goiano 79’)
Cruzeiro - Palmeiras, 0-1 (Diego Souza 42’)
Vitória - Coritiba, 1-0 (M. Cordeiro 9’)
Botafogo - Internacional, 1-2 (A. Luiz 58’; Alex 29’, D’Alessandro 50’)
Santos - Fluminense, 2-1 (Kléber Pereira 44’, Bida 75’; Romeu 89’)
Classificação
Vídeos
Grêmio 1-2 Goiás
Cruzeiro 0-1 Palmeiras
Botafogo 1-2 Internacional
São Paulo FC 2-0 Flamengo
Santos 2-1 Fluminense
Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) (foto: Terra)
Página Inicial
terça-feira, 16 de setembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas