sexta-feira, 7 de março de 2008

Taça UEFA : 1ª mão dos Oitavos-de-final - Sporting empata em Bolton. Benfica perde na Luz com Getafe

Vukcevic festeja golo do Sporting em Bolton

A primeira mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA foi distinta para as cores portuguesas. O Sporting obteve um importante empate em Inglaterra frente ao Bolton a uma bola, e tem vantagem para o jogo de Lisboa. Já o Benfica perdeu frente ao Getafe na Luz, com uma equipa de recurso, e ainda por cima a jogar desde os 9 minutos com apenas 10 jogadores após expulsão de Cardozo.

O Sporting arrancou em Bolton um importante empate a um golo, na primeira mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA. Os leões começaram mal a partida, entraram nervosos e saíram a perder com Miguel Veloso a ser uma sombra do que vale. Mas, no segundo tempo, a entrada de Romagnoli mudou tudo. E um golaço de Vukcevic, que fez de novo de Liedson, colocou os leões com um pé nos quartos-de-final.

Sem Liedson, que ficou em Lisboa lesionado, as dúvidas que mais preocupavam Paulo Bento acabaram por resolver-se. João Moutinho recuperou da indisposição gástrica, foi titular e Romagnoli também-se apresentou bem, mas o onze foi o mesmo do dérbi. Já o Bolton, procurou surpreender apostando em dois avançados, Davies e Helguson, com Vaz Tê de fora. Mas, mesmo antes do jogo, os ingleses viram-se privados do guarda-redes Jaaskelainen, que se lesionou num tornozelo. E Al Habsi, jogador natural de Oman, saltou para a baliza.

Rui Patricio em acção em Bolton

Frente a uma equipa que luta pela manutenção na Liga inglesa, mas que tem vindo a fazer uma boa campanha europeia, o Sporting surgiu nervoso. O primeiro lance de relativo perigo foi, ainda assim, dos leões, num cruzamento tenso de Abel aos 4’. Mas o Bolton, mais agressivo, pegou no jogo. A táctica era, tal como se esperava, abusar do jogo aéreo. E com isso acentuaram o nervosismo dos leões, que se notou numa descoordenação entre Polga e Rui Patrício. E logo depois o guarda-redes ainda teve uma entrada precipitada na cara de Helguson.

Os problemas para o Sporting eram notórios. Anderson Polga bem procurava puxar pelos colegas, mas a falta de apoio, especialmente de Miguel Veloso, era gritante. Em mais um balão para a área, Polga falhou o corte, Abel ficou nas covas e a bola sobrou para McCann, que, à entrada da área e sem marcação, abriu o activo. Pouco depois, Moutinho, em boa posição, ficou a escassos centímetros do empate. Mas continuava o Bolton por cima. Só sobre os 45’, o Sporting teve o primeiro remate direito à baliza, mas Pereirinha, atirou fraco.

Golo do Bolton frente ao Sporting

Para a segunda parte, Bento trocou Abel por Romagnoli, encostou Moutinho à direita e recuou Pereirinha para lateral. O Sporting surgiu melhor, mais ofensivo, mas viria a ser o Bolton a cheirar de novo o golo, com Helguson a cabecear à barra.
Agora eram os leões quem mais cruzavam. Mas faltava eficácia na área. Grimi teve um remate por cima e Al Habsi continuava sem trabalho. E assim ficou quando Romagnoli desenhou um lance genial pela esquerda e o guarda-redes ficou a ver a bola bater na barra.

Tanta ameaça, acabou por dar golo. Tiuí e Vukcevic tabelaram bem à entrada da área dos ingleses e o montenegrino fez o que já começa a ser habitual: marcar. E que golo! Os leões empatavam e faziam o que Paulo Bento desejava: apontar um golo fora.

O Bolton tinha de atacar e o Sporting ganhava mais espaço para atacar. Simon Vukcevic, mais desperto, voltou a brilhar aos 75’ e, de pé direito, obrigou Al Habsi a aplicar-se. Logo a seguir, valeu Patrício a defender bem um remate à queima de Taylor. O jogo, contudo, arrefeceu e Paulo Bento procurou geri-lo, apostando em Adrien, primeiro, e depois em Gladstone. O empate não se viria a alterar mais e o Sporting vai mesmo jogar em Alvalade em vantagem na eliminatória.

Cardozo via  vermelho directo depois de uma cotevelada

Benfica compremete 4º de-final

O Benfica perdeu por 1-2 na primeira mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA, ante o Getafe, complicando as contas da eliminatória. De la Red e Hernández assinaram os golos dos espanhóis no Estádio da Luz, num jogo em que Óscar Cardozo viu o cartão vermelho ainda na primeira parte.

Os “encarnados” não puderam contar com os castigados Petit e Binya e apresentaram Luisão no “onze” titular, depois de o central brasileiro ter falhado o último dérbi frente ao Sporting, devido a lesão. Na frente, problemas nas coxas afastaram Nuno Gomes e Makukula, enquanto na defesa, David Luiz era baixa certa à partida. Maxi Pereira também ficou de fora devido a lesão, ao passo que Sepsi se estreou a titular nas competições europeias.

Apesar de actuar fora de portas, a formação dos arredores de Madrid surgiu afoita nos primeiros minutos, pressionando os “encarnados” logo à saída da sua grande área. Aos poucos o Benfica começou a soltar-se e Rui Costa efectuou o primeiro remate com algum perigo aos quatro minutos. Contudo, aos oito minutos os homens da casa sofreram uma enorme contrariedade, já que Óscar Cardozo recebeu ordem de expulsão, na sequência de um lance com o defesa Belenguer, que se ficou a queixar de uma cotovelada do jogador paraguaio.

Getafe festeja golo na Luz

Mesmo reduzido a dez elementos, o Benfica não abdicou do ataque e criou sempre perigo, principalmente por Di María e Rodríguez, os elementos mais adiantados após a expulsão de Cardozo. Aos 15 minutos, Rui Costa testou a atenção do guarda-redes Ustari, na conversão de um livre directo, com o guardião do Getafe a ceder canto. Ainda assim, aos 17 minutos, Quim foi chamado a intervir após disparo de Pablo Hernández e no minuto seguinte Cata Diaz rematou com perigo, com o esférico a passar ligeiramente por cima.

Aos 25 minutos, os espanhóis adiantaram-se mesmo no marcador, graças a um tento de De la Red, um dos melhores elementos do Getafe, após um remate à entrada da área. A bola ainda embateu em Edcarlos, traindo o impotente Quim, que nada podia fazer. Numa noite de infortúnio para os “encarnados”, Luisão voltou a lesionar-se aos 28 minutos, tendo sido forçado a abandonar as quatro linhas, tendo sido rendido por Zoro. Em vantagem no marcador, a equipa de Madrid galvanizou-se e passou a comandar as operações, algo que se verificou até ao intervalo. Antes do descanso, nota ainda para um remate perigoso de Albín, que Quim defendeu para canto.

No segundo tempo, Michael Laudrup optou pela entrada de Mario Cotelo para o lugar de Granero, com a toada do jogo a manter-se, com o Getafe a comandar as operações a meio campo. Os homens da casa iam tentando contrariar a bem organizada defesa do Getafe, sem, no entanto, criarem lances de apuro junto da baliza à guarda de Ustari. Aos 54 minutos, a formação portuguesa conseguiu finalmente visar a baliza espanhola, graças a um remate de Sepsi, descaído pelo lado esquerdo. Contudo, o disparo do romeno saiu por cima.

Mantorras festeja o golo do Benfica

Aos 60 minutos, Pedro Mantorras entrou para o lugar de Di María, mas o Getafe dilatou a vantagem aos 66 minutos, por intermédio de Hernández. O jogador espanhol ganhou posição à entrada da área e, com um remate em jeito, fez o 0-2. No minuto seguinte, a turma portuguesa esteve muito perto de reduzir, após um cruzamento de Rui Costa. Rodríguez desviou e Edcarlos fez a emenda, com o esférico a embater escandalosamente na barra.

Os encarnados ainda tentaram reduzir a desvantagem até final, algo que viria a acontecer aos 75 minutos, após uma “bomba” de Mantorras. A bola saiu à figura, com o jovem Ustari a ser mal batido. Os homens de Camacho tentaram tudo para chegar ao empate mas o Getafe segurou o importante triunfo fora de portas. Resta agora ao Benfica puxar pelos "galões" e tentar resolver uma eliminatória que parece bastante dificil de contornar.

Ribery festeja 1 dos 5 golos em Bruxelas

Bayern cilindra

O Bayern de Munique voltou a mostrar que é mesmo um dos grandes candidatos à vitória final na Taça UEFA, ao golear o Anderlecht, por 5-0, em Bruxelas, na primeira dos oitavos-de-final da competição.

Num jogo que, noutros tempos, atrairia muitas atenções no futebol europeu, a equipa bávara não deu qualquer hipótese aos belgas, marcando cinco golos sem qualquer dificuldade, por intermédio de Altintop, Luca Toni, Podolski, Klose e Ribery. A segunda mão, marcada para a próxima semana, em Munique, será uma mera formalidade, já que os líderes do campeonato alemão são, de facto, muito superiores ao actual Anderlecht.

Nas outras partidas, destaque negativo para as equipas inglesas, que em três jogos não conseguiram vitórias. Pior do que o Bolton, que empatou em casa com o Sporting (1-1), fizeram o Tottenham e o Everton, batidos pelo PSV Eindhoven e pela Fiorentina, respectivamente.

Os "spurs", sem Ricardo Rocha, comprometeram mesmo a passagem aos "quartos", pois perderam em Londres com a equipa holandesa (0-1, golo de Farfan), enquanto o Everton foi derrotado na deslocação a Florença (2-0), um resultado que deixa os italianos (Manuel da Costa ficou de fora) em excelente posição na luta pelo apuramento.

Uma das grandes surpresas da noite aconteceu na Escócia, onde o Glasgow Rangers contrariou o teórico favoritismo do Werder Bremen, "carrasco" do Braga na eliminatória anterior, com um triunfo por 2-0 que dificulta imenso a vida à equipa em que alinha o português Hugo Almeida (começou a partida de ontem sentado no banco de suplentes, tendo entrado aos 60 minutos, quando os alemães já tinham sofrido os dois golos).

Em França, o Marselha também conseguiu uma boa vitória caseira sobre os russos do Zenit (3-1) e tem os quartos-de-final à vista, embora não se possa dizer que a eliminatória tenha ficado já resolvida. A formação marselhesa, que transitou da Liga dos Campeões (fez parte do grupo do FC Porto) para a Taça UEFA, chegou a estar a ganhar por 3-0, com dois golos do avançado Djibril Cissé e um de Niang, mas, a oito minutos do fim, um tento inesperado do russo Arshavin abriu uma pequena janela de esperança à equipa de São Petersburgo para o encontro da segunda mão.

No duelo germânico destes oitavos-de-final, entre o Bayer Leverkusen e o Hamburgo, a vitória pertenceu ao clube dos "farmacêuticos", por 1-0, graças a um golo marcado pelo grego Gekas, a 13 minutos do fim.

Resultados da 1º mão dos Oitavos-de-final da Taça UEFA 2007/2008

Bolton - Sporting, 1-1 (McCann 25'; Vukcevic 69')
Benfica - Getafe, 1-2 (Mantorras 77'; De la Red 25' e Pablo Hernandez 67')
Anderlecht - Bayern Munique, 0-5 (Hamit Altintop 9', Luca Toni 45', Podolski 57', Klose 67', Ribéry 86')
Marselha - Zenit São Petersburgo , 3-1 (Cisse 37' e 55' e Niang 48'; Arshavin 82')
Fiorentina - Everton, 2-0 (Kuzmanovic 70' e Montolivo 81')
Bayer Leverkusen - Hamburgo, 1-0 (Gekas 78')
Tottenham - PSV Eindhoven, 0-1 (Farfán 34')
Glasgow Rangers - Werder Bremen, 2-0 (Cousin 45' e Davis 48')

Vídeo com todos os golos da 1º mão dos Oitavos-de-final da Taça UEFA (parte 1)


Vídeo com todos os golos da 1º mão dos Oitavos-de-final da Taça UEFA (parte 2)


Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)

Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas