segunda-feira, 10 de março de 2008

Liga Portuguesa ( Bwin Liga) : 22ª jornada - Benfica empata e Camacho demite-se. Guimarães vence Sporting e vê Champions mais perto. FC Porto passeia

Camacho minutos antes de se demitir do Benfica

Num dos campeonatos mais atipícos de sempre em Portugal, Benfica e Sporting esbanjam pontos atrás de pontos e estão já a 14 e 20 pontos respectivamente do FC Porto, que tem feito o seu papel natural, que é vencer na teoria opositores mais fracos.

O mesmo não acontece com os encarnados, que só no Estádio da Luz perderam nada mais do que 15 pontos (6 empates/1 derrota) e apenas 4 vitórias! O opositor de hoje era simplesmente o último classificado, a União de Leiria, que fora do seu reduto contabilizava 9 derrotas e 2 empates (9 golos marcados/24 sofridos).

Uma irregularidade gritante do Benfica, marcada por constantes exibições de baixo nível e lesões em catadupa, que levam agora Camacho a desistir do projecto, demitindo-se. O espanhol, na sua primeira passagem pela Luz (2003/2004), era um treinador frontal, incisivo e descomplexado. A equipa, ganhando ou não, mostrava uma garra, tudo o que não foi visível nesta segunda passagem pelo Benfica.

Agora resta saber quem sucederá a Camacho, e alternativas para esta altura da época não serão fáceis - será que vão apostar num estrangeiro novamente ou na prata da casa ? - nomes como Humberto Coelho não serviriam? Perguntas para serem desfeitas em próximos dias.

Quanto ao Sporting é a confirmação de uma época para esquecer. Mais um desaire, este frente a um opositor directo na luta pelo acesso à Liga dos Campeões, o Vitória de Guimarães, e a queda dos leões para o 5º lugar na tabela classificativa ficando a 6 pontos do Benfica, 5 do V.Guimarães, 3 do V. Setúbal e ainda, a possibilidade do Belenenses caso vença o Boavista, ultrapassá-los no lugar de acesso às competições europeias. Pior é impossível para uma equipa com aspirações assumidas no principio.

Paulo Bento continua de "pedra e cal", imune aos resultados. Que outro treinador continuaria em funções em Alvalade se vencesse apenas 2 dos 12 jogos realizados fora de casa na Liga? Perguntas que não têm resposta para já.

O FC Porto vai de vento em popa e o título nacional, o tri, é uma questão de poucas semanas. O mais certo é que os campeões nacionais festejarem antes mesmo da recepção ao Benfica, a 20 de Abril pela 27º jornada.
Depois da eliminação da Liga dos Campeões a meio-da-semana frente ao Schalke, grande desfeita para os azuis e brancos, o sentido moral e profissional ditou uma vitória mínima sobre a Académica por 1-0. O que interessa afinal são os resultados e ai o Porto domina em toda a linha.

Só para fechar este espaço editorial, antes de abordar os jogos deste fim-de-semana, o que dizer das carreiras fantásticas dos Vitórias de Setúbal e Guimarães? Orçamentos limitados, equipas na sua verdadeira ascensão da palavra e público vibrante, proporcionam nesta altura da época as mais elevadas espectativas. Porventura, não será utopia estas duas equipas chegaram não só às competições europeias, como aos lugares de acesso à Liga dos Campeões. Faltam 8 jornadas e tudo está em aberto.

Paulo César marcava para a União de Leiria na Luz

Benfica empata na Luz com o último Leiria

O Benfica empatou a duas bolas com o último classificado da Bwin Liga, o União Leiria, em pleno Estádio da Luz. A turma "encarnada" demorou a encontrar-se e só na segunda parte foi dominadora. Mas o Leiria nunca desistiu e conseguiu chegar ao empate.

O Benfica começou mal a partida, permitindo que o U. Leiria equilibrasse as operações durante os primeiros 45 minutos. Aliás, os visitantes criaram números lances de perigo para a baliza de Quim, que foi chamado a intervenções complicadas para evitar o golo adversário. Ao Benfica faltou um pouco de velocidade, mas quando conseguiu acelerar criou dificuldades aos homens da cidade do Lis. Aos 26 minutos, o Benfica criou o seu lance mais perigo na primeira metade, com Di Maria e Luís Filipe a construírem a jogada e Cristián Rodríguez a rematar à barra da baliza de Fernando.

Do lado do Leiria, o contra-ataque era muito perigo. NGal e Sougou foram dos mais activos, com Harison também em evidência. Valeu ao Benfica Quim, que nada pôde fazer aos 42 minutos. Harison serviu NGal na direita e este centrou para Paulo César, que fez o 1-0 para os visitantes. O Benfica pouco tempo teve para reagir a este golpe, já que o intervalo chegou pouco depois. Aliás, o descanso fez bem aos "encarnados", que entraram na etapa complementar com outra disposição. E logo aos 52 minutos chegaram ao empate. Rui Costa fez um bom trabalho na esquerda, centrou e Zoro, de cabeça, fez o 1-1. E ao 56 minutos. Óscar Cardozo completou a reviravolta no marcador.

N´Gal em acrobacias após empate na Luz

O paraguaio sofreu falta perto da área e, na cobrança do livre direito, rematou com estrondo para o 2-1. O Benfica estava bem, confiante, mas continuava a deixar o União de Leiria chegar com perigo junto à baliza de Quim, sempre com Harison em jogo, e aos 70 minutos os visitantes chegaram ao empate. Quim e Zoro atrapalharam-se e NGal facturou com facilidade. Um tento que afectou os benfiquistas, que apenas aos 78 minutos conseguiram reagir, com Rui Costa a rematar para grande defesa de Fernando. O guarda-redes foi, aliás, um dos elementos em destaque nos derradeiros dez minutos, com algumas intervenções decisivas.

Sereno festejava perante o olhar de Izmailov

Vitória de Guimarães vence duelo com Sporting pela Champions League

O Vitória de Guimarães segurou o terceiro lugar na Liga portuguesa, ao bater o Sporting, no Estádio D. Afonso Henriques com 27 mil pessoas, por 2-0. A equipa vimaranense aproveitou também o deslize do Benfica em casa, pelo que está a apenas dois pontos do segundo lugar.

A turma da casa foi a melhor ao longo de quase toda a partida, com excepção para os primeiros minutos, nos quais o Sporting mostrou querer marcar cedo, com futebol de ataque que surpreendeu os da casa. Contudo, Paulo Bento sofreu uma contrariedade aos cinco minutos, com a saída de Purovic, lesionado, para entrada de Rodrigo Tiuí. O Vitória acertou, aos poucos, nas marcações e começou a ter mais bola, aproveitando para lançar os seus velozes atacantes. A defesa do Sporting sentiu essa pressão e não soube lidar da melhor forma com essa situação. Valeu o guarda-redes Rui Patrício, com um punhado de defesas de vulto, em especial aos 33 e 37 minutos, a remates de Alan e Miljan. Mas aos 44 minutos o jovem guardião não evitou o pior para a sua equipa.

Fajardo festeja segundo golo do Vitoria de Guimaraes sobre o Sporting

João Alves marcou um livre, Patrício afastou a bola que foi ter aos pés de Sereno. Este rematou com êxito para o 1-0, perto do descanso. O Sporting reagiu na segunda parte e equilibrou as operações até à hora de jogo, altura em que o V. Guimarães voltou a dominar o jogo e a criar muito perigo junto à baliza leonina. Até que, aos 85 minutos, os vimaranenses dispuseram de uma soberana ocasião para facturar. Leandro Grimi fez falta sobre Alan na grande área e foi expulso. Na marcação do castigo, o próprio Alan permitiu a defesa a Rui Patrício.

Mas o jogo ainda não tinha terminado. O Guimarães continuou a ser superior e fez o 2-0 já em período de descontos, por intermédio de Fajardo, a passe de Roberto. Um resultado que deixou o Sporting no quinto lugar e em risco de cair para o sexto posto.

Quaresma marcou golo da vitória perante a Académica

FC Porto vence Académica no jogo da ressaca europeia

O FC Porto ganhou por 1-0, no Estádio do Dragão, frente à Académica de Coimbra, numa partida tranquila para os campeões portugueses, que não precisaram de correr muito para controlar durante os 90 minutos.

Não foi necessário muito para os portistas assumirem desde cedo o comando das operações frente a uma Académica algo receosa e pouco afoita no contra-ataque. Os "dragões" tiveram posse de bola, fizeram-na circular, mas com pouca velocidade e frescura, pelo que os homens de Coimbra foram conseguindo resolver as situações com maior ou menor dificuldade. Sempre, menos em uma ocasião, decorria o minuto 31. Ricardo Quaresma rematou forte e Pedro Roma não conseguiu segurar( belo frango !). Estava feito o 1-0, no momento de maior inspiração e emoção da primeira metade. Destaque para Sektioui, muito mexido durante toda a partida e a dinamizar o flanco direito. Porém, os seus cruzamentos não tiveram sequência na grande área.

Na segunda parte, mais do mesmo. O FC Porto continuou a controlar as operações, mercê do seu meio-campo com grande capacidade de recuperação e circulação de bola, mas faltavam os rasgos individuais e colectivos. Lisandro López ainda podia ter feito golo aos 59 minutos, mas permitiu o desarme contrário, após passe de Tarik. E seguiu assim a partida até final, e nem as alterações efectuadas por Jesualdo Ferreira alteraram significativamente a toada tranquila do encontro. A desvantagem no marcador também não levou a Académica a reagir e a procurar o golo. Manteve-se recuada, à espera de um lance de contra-ataque perigoso, que acabou por nunca surgir.

Só perto do final o FC Porto deu um "safanão" na monotonia, com alguns lances de bom recorte que poderiam ter dado golo. Ernesto Farías foi o grande responsável por essa situação, com a sua mobilidade. Primeiro foi Lucho González a desperdiçar, aos 84 minutos, e em seguida Lisandro, a obrigar Pedro Roma a boa defesa. Destaque final para Mariano González, expulso já em período de descontos. Num jogo que teve poucas faltas e pouca agressividade, o final foi estranho. Mariano foi (bem) expulso por um pontapé em Paulo Sérgio depois de uma disputa de bola com este.

Resultados da 22ª jornada da Liga Portuguesa - Bwin Liga 2007/2008

Vitória de Guimarães - Sporting, 2-0 (Sereno 45' e Fajardo 92')
FC Porto - Académica, 1-0 (Quaresma 31')
Benfica - União Leiria, 2-2 (Zoro 51' e Cardozo 56'; Paulo César 43' e N'Gal 70')
Naval - Leixões, 2-1 (Saulo 30' e Marcelinho 76'; Roberto 34')
Nacional da Madeira - Sp. Braga, 0-1 (Zé Manuel 25')
Estrela Amadora - Paços Ferreira, 1-0 (Anselmo 40')
Vitória Setúbal - Marítimo, 1-0 (Pitbull 78' g.p.)
Belenenses - Boavista, 2-3 (Silas 15', Weldon 46'; Jorge Ribeiro 25', Luís Loureiro 38', Cândido Costa [pb] 60')

Classificação da Liga Portuguesa (bwinLiga)

Tabela classificativa em Portugal

Vídeos

Vitória de Guimarães 2-0 Sporting
Sereno 45'
Fajardo 92'



Benfica 2-2 União Leiria
Paulo César 43'
Zoro 51'
Cardozo 56'
N'Gal 70'



FC Porto 1-0 Académica
Quaresma 31'


Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)

Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

35 comentários:

  1. Sou portista e estou contente com o percurso da minha equipa, mas não me deixo de preocupar com a falta de competitividade dos meus rivais. É pena que este ano esteja a ser tão fácil, sinceramente assim nem dá piada.

    ResponderEliminar
  2. O Camacho mostrou a grande pessoa que é em demitir-se quando viu que não conseguía levar o barco a bom porto.O treinador vai ser escolhido pelo Rui Costa e como tal irá ser italiano. Para ja, boa sorte Chalana... E tudo de bom para o Camacho.

    ResponderEliminar
  3. Os jogadores do Benfica são os principais responsáveis por esta situação, porque não é o treinador que falha golos à boca da baliza, não é o treinador que faz passes transviados e que passam a dois metros do jogador a quem os passes são destinados, não é o treinador que finge que corre e ocasiona livres à boca da grande área. É pena a retirada de uma personagem como António Camacho.

    ResponderEliminar
  4. O Benfica quer é emoção até ao fim na luta pelo 2º lugar. Daí não querer ganhar, nem com o ultimo classificado. Vai CAMACHO! Até sempre!

    ResponderEliminar
  5. Cá para mim ainda quem vai à Liga dos Campeões são os dois Vitórias e o Sporting e Benfica vão á UEFA. Limpinho.

    Força Porto!

    ResponderEliminar
  6. A saída do Camacho não muda muito e até corremos o risco de perder o 2º lugar.
    Os jogadores sem classe e sem carácter continuam lá. A direcção incompetente também continua.

    ResponderEliminar
  7. O problema é que as merdas de exibições não vêm só desta semana...

    Acho muito bem ele sair. Agora sim, pode ter começado um novo ciclo no Benfica. Este já foi, pode ser que outros o sigam...

    BENFICA!!

    ResponderEliminar
  8. O Camacho nao é um treinador imediato.. o trabalho dele ve se a longo prazo... Muito o titulo de Trap deve-se a equipa feita por Camacho...

    Assim parecemos o Leiria.

    Ponto certo-» Foi ele que se demitiu
    Com argumentos muito validos

    ResponderEliminar
  9. Tenho que falar do meu pobre Sporting.

    O Sporting só tem o que merece!

    A equipa está mais que visto não dá para mais.
    Um plantel com falta de opções, e um treinador que ainda vai fazendo muito com o que tem à disposição.
    Mas...há sempre um mas, acho que Paulo Bento já não tem muitas condições para continuar à frente da equipa do Sporting.
    Um 6º lugar, mesmo para uma equipa que não tem opções em qualidade e variadade é sempre negativo para um grande como o Sporting, e o seu treinador também tem culpa disso.

    Acho que rebentou, não dá mais para o aguentar por lá!

    ResponderEliminar
  10. A luta para a última vaga na UEFA e acesso à Intertoto vai ser terrível. Sporting, Belenenses, Braga, Marítimo, Nacional e talvez Boavista.

    Que grande campeonato o português!

    ResponderEliminar
  11. O Sporting, apesar de ter jogado muito melhor que o Benfica, durante vários jogos, a verdade é que nesta altura tem desvantagem no confronto directo, com o Benfica, com os dois Vitórias e com o Belenenses. Ou seja, vida muuuuuuuuuuito complicada para Paulo Bento...

    ResponderEliminar
  12. Mourinho e Scolari impossíveis...
    Manuel José à espera que o telm toque, mas espero bem que não...
    Carvalhal, Jesus e Cajuda não me convencem...

    Se fosse eu, arriscava o H. Coelho...
    Desde a selecção q merece uma oportunidade e ainda por cima, é um homem da casa. Ele e o Chalana, com o director desportivo Rui Costa devem ser capazes de recuperar a mística e a garra do Benfica. Pelo menos no plano teórico parece-me bem...

    saudações desportivas

    ResponderEliminar
  13. SOY UN ADMIRADOR DE CAMACHO COMO JUGADOR PERO COMO ENTRENADOR , AL MIMINIMO PROBLEMA HA ABANDONADOM EL BARCO VEASE MADRID Y AHORA EL BENFICA

    ResponderEliminar
  14. Para para comentar desgraças do meu clube nem vale a pena. Mas o jogo que tive que ver graças a treta TVI foi o Porto e digo só: o que foi a Académica fazer ao Dragão? Os clubes satélites do Porto estiveram em grande - Leiria lixou o Benfica e o Domingos prestou vassalagem ao Porto - q merda de treinador, nem sabe colocar a equipa com tomates para atacar, uma que vinha da azia da saida da CL.

    ResponderEliminar
  15. Somos campeões daqui a 4 jornadas se ganharmos os jogos até lá- Isso passa-te (azia) oh romeu!

    ResponderEliminar
  16. Bem as minhas apostas pessoais:

    - Carvalhal, já todos conhecemos os pregaminhos deste "jovem" treinador, nunca ganhou títulos mas as suas equipas sempre praticaram bom futebol, que nem sempre é significado de vitória, e esta época em Setúbal está a correr-lhe de feição;

    - Jorge Jesus, treinador do Belenenses, muito bom a nível táctico conhece muito bem a realidade do futebol português e além disso já se sabe que ele é bastante rigoroso com os jogadores, seria curioso vê-lo na Luz;

    - Cajuda, anda à muitos anos pelo futebol português, conhece bem o interior, deste cancro que é o nosso futebol, mas tem um grande defeito, é do Benfica;

    - Daúto, (vá vá vá vá vá batam lá) mas tenho uma certa curiosidade em ver este jovem à frente do Glorioso, talvez não agora mas no futuro;

    - Mozer, o adjunto de Mourinho, campeão de Angola e ex-jogador do clube. Porque não uma hipótese? Mas duvido que se aposte nele;

    - Humberto, ex-capitão do Benfica, ex-selecionador Nacional e uma excelente campanha no Euro-2000, tem contra si o facto de ser grande opositor de LFV;

    Falta um treinador com fome de títulos, com bom conhecimento táctico, que saiba motivar os jogadores, todas essas coisas importantes no futebol moderno, é preciso sangue na guelra !

    ResponderEliminar
  17. Eu gostava de ver um Ingles no Benfica.

    É o treinador do Barnsley e não se fala mais nisso!

    ResponderEliminar
  18. Acho que tem que ser portugues e nomeadamente o H.Coelho - está na hora de paostar neste grande senhor! Para já sabe o que é o Benfica e o futebol portugues, além da equipa.

    ResponderEliminar
  19. A ideia de que se deve contratar um treinador português porque conhece a realidade do futebol português, não tem grande sentido. Se olharmos que o Trap e o Adrianse não conheciam o futebol português e foram campeões, isso deixa de ser significante.

    ResponderEliminar
  20. Há uma semana andava tudo contente com o empate frente ao Sporting..

    Agora até adeptos choram
    Como o cenário mudou

    ResponderEliminar
  21. Feitas as contas aí vem Humberto Coelho e embora não subscrevendo totalmente aceito por se inscrever na nova politica do clube. Só gente de carisma e da casa. Outro ? só estrangeiro porque porkaria que brilha por aÍ como Cajudas, Carvalhais e mais uns quantos só dimunem o clube. A vir do estrangeiro tem que ser caça grossa, caso não , Humberto é a medida da situação.

    ResponderEliminar
  22. Paulo Bento, porque não mostras um pouco de dignidade e bom senso e acompanhas o Camacho? Infelizmente, o Sporting ainda tem CÁ BURRO e não CÁ MACHO!

    ResponderEliminar
  23. OBRIGADO CAMACHO! NÃO POR TE IRES EMBORA, MAS POR MOSTRARES O GRANDE HOMEM QUE ÉS.

    TUDO DE BOM PARA SI E MUITO SUCESSO!

    ResponderEliminar
  24. Para o Eepanhol que comentou acima. O Camacho saiu do Real e deves saber bem , porque aquilo era uma rebaldaria, só vedetas - os chamaos gaáticos, que dominavam qualquer balneário e o Camacho não foi em cantigas. No Benfica, esta segunda passagem não foi tão produtiva, por vários factores, o SLB tem uma nova equipa e tb como deves saber, Camacho passa por diversos problemas pessoais.

    Força J.A.Camacho

    ResponderEliminar
  25. Eu vi a primeira parte do Benfica e sinceramente não consegui perceber quem afinal era o último classificado,lol.

    Mais um empate na luz que provocou a fuga mais uma vez desse SRºCamacho.Mas afinal o homem foi embora porquê?
    Com este empate o segundo lugar não ficou em perigo,continua na taça de Portugal,mas então foge porquê?Devia continuar e acabar com os seus mediocres jogadores a temporada.

    ResponderEliminar
  26. O unico que eu acho que deveria ser treinador do Benfica neste momento é Chalana ou Humberto Coelho !

    ResponderEliminar
  27. sou daqueles que considera que o Treinador do Benfica deve ser "preferencialmente" estrangeiro. Porque? Porque qualquer português sabe o real peso daquela camisola, e sente por isso muito mais pressão! Por outro lado, um treinador português tem muito mais conhecimento do nosso campeonato, nomeadamente dos jogadores e equipas adversárias. Mas se o Benfica quer voltar a ser dominador e temido, tem que fazer com que sejam as outras equipas a ter que estudar a nossa equipa a jogar e não o contrário. O Benfica tem que saber impor o seu estilo e ritmo, em qualquer campo que jogue! E isso depende, e muito, do Treinador que vier.

    ResponderEliminar
  28. Obrigado Camacho por ser honesto.
    Frontalidade sempre foi o seu forte. Ao contrario de alguns no nosso campeonato que nem arrancados queriam sair.
    Nessa parte dou-lhe os parabéns.

    ResponderEliminar
  29. Só queria dizer o seguinte. Caso o Guimarães vá à Liga dos Campeões, Portugal arrisca-se a perder o pouco que tem no ranking e o Vitória como costuma ser seu timbre, faz uma época boa e outra para esqueçer. Imaginem que iam À pré-eliminatória da CL - pelo ranking apanhariam uma das melhores equipas e ficavam logo de fora, epois iam para a Taça UEFA e como têm pouco coficiente tornaruam a encaixar com outra favorita - tudo resumido o Guimarães na Liga dos Campeões é só para ser eliminado.

    ResponderEliminar
  30. José Antonio Camacho já não tinha condições para continuar a orientar o Benfica! Já não era o mesmo Camacho que conhecemos, já não tinha aquela jenica que transmitia aos jogadores no banco de suplentes! A doença do seu pai e consequente falecimento não lhe dá a tranquilidade para trabalhar em condições. Por isso Camacho teve muito bem em pôr o seu lugar á disposição.
    Resta desejar todas as felicidades do mundo a Jose Antonio Camacho.
    Quanto ao seu substituto, temos várias opções;
    Humberto coelho é um excelente treinador e é português, fez um excelente trabalho á frente da Selecção Nacional.

    Outra questão são alguns jogadores que estão no Benfica, não tem valor nem "mistica" para envergarem a camisola do SLB...
    FORÇA BENFICA!!!

    ResponderEliminar
  31. Sou sócio do Benfica e é com muita tristeza que assisto a toda esta "novela" Camacho. Desde cedo se percebeu que não era a altura certa para o seu regresso e isso veio-se confirmar com o desenrolar dos meses. Tenho(temos!) visto o pior Benfica dos ultimos anos, um futebol triste e sem harmonia. Uma equipa perdida e afogada na pressão dos maus resultados. O positivo da época acaba, ironicamente, por ser o negativo da época, ou seja, a grande época de Rui Costa, mas também a ultima época do maestro. O Benfica vai perder a sua principal referencia, a sua principal voz de comando, o seu melhor jogador e o melhor 10 de todos os tempos. Vai ser interessante ver como o Benfica sobreviverá sem Rui Costa. Bem, parece que estamos a caminho e uma cenário sobrio.

    ResponderEliminar
  32. Mas que grande telenovela vai no glorioso!

    Despacharam o Jesualdo Ferreira e o Mourinho que não prestavam e agora andam à nora há anos! O problema do slb, é terem gente demasiado incompetente nas estruturas directivas e do futebol.

    ResponderEliminar
  33. Uma coisa que não consigo perceber é como chegamos consecutivamente a esta altura da época com parte da equipa titular no estaleiro. Tem sido assim há anos e neste dois últimos foi ainda mais visível.

    Correram com o departamento médico, mas a razia é a mesma.

    Qt à saída do Camacho, já esperava há algumas semanas e então com o Getafe, até comentei para amigos que vimos o jogo, que ele seguiria no avião para Madrid com o Getafe.

    Saudações Desportivas

    ResponderEliminar
  34. Chalana até quando? Espero mesmo assim que consiga ter sorte e já manhã com o Getafe. Aliás está-me a meter impressão a maneira como os espanhóis já encaram este jogo como, apenas uma mera formalidade.

    Mostrem de que raça somos nós e calem esses convecidos d mierda!

    ResponderEliminar
  35. Vitória na Liga dos Campeões não vai ser miragem, vai ser realidade!

    Força VITÓRIA!

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas