terça-feira, 4 de março de 2008

Liga Portuguesa ( Bwin Liga) : 21ª jornada - Dérbis de Alvalade, Bessa e Braga empatados

Oscar Cardozo festejava o golo

Em Portugal, a jornada dos dérbis deu empates - dois a zero, no Bessa e em Braga, o outro a um golo em Alvalade ainda que todos eles, diga-se, tivessem o seu grau de intensidade que permitiu aos muitos espectadores verem bons jogos. As consequências dessas divisões gerais de pontos são óbvias: os que estavam à frente mantiveram o seu lugar e o Sporting caiu para quinto embora com os mesmos pontos da sua besta negra da época, o Vitória de Setúbal, (34), a 17 do FC Porto. Uma enormidade. Jogo muito importante no domingo: Guimarães-Sporting de alta tensão.

Vukcevic marcou ao Benfica

O Benfica saiu melhor de Alvalade: confirmou a maior profundidade do plantel, manteve a diferença de pontos e, dos três que o seguem, só lhe falta jogar com o Setúbal - na Luz, na última jornada. Não se pode dizer que seja um Benfica a subir, mas a equipa soube, apesar de tudo, negociar bem o jogo perante um Sporting em que a boa notícia é a confirmação de Vukcevic como um jogador fortíssimo a partir do qual se pode começar a construir qualquer coisa.

Outra confirmação desta 21.ª jornada é que a segunda equipa do FC Porto tem um rendimento mínimo garantido bastante interessante. Creio que para isso terá contribuído a Liga Intercalar e que permite a muitos jogadores manter um bom ritmo de competição e, no Bessa, merecer ganhar o jogo. Da cinta para cima, a equipa foi quase perfeita (e novo zero, pelo que a baliza de Helton/Nuno só foi violada em cinco das 21 jornadas) e da cinta para baixo também não esteve mal perante um Boavista que hoje já tem uma equipa. E ainda vai subir do décimo lugar.

Boavista e Porto ficaram-se pelo nulo

Estas jornadas do campeonato antes de exames decisivos na Europa (para o FC Porto) ou quase (para Benfica e Sporting) têm que ser vistas pela chave global europeia. Se o FC Porto apresentou a sua segunda equipa no Bessa, se Sporting e Benfica tiveram que abdicar de alguns dos seus titulares, veja-se o Inter de Milão, que perdeu pela primeira vez em Itália, o Barcelona e o Sevilha também saíram derrotados, o Arsenal que esteve perto disso, o Milan idem, o Getafe empatou e o Bolton perdeu, ambos jogando em casa. Metade das equipas que estão na Liga dos Campeões não ganhou o jogo deste fim-de-semana e quatro perderam mesmo.

No Braga-Guimarães - com casa quase cheia - o empate manteve o Braga (juntamente com o Sporting) como a equipa mais longe dos seus objectivos iniciais. Jogo de equipas adultas a que faltou também o golo para elevar ainda mais a emoção do espectáculo.

Meias-Finas da Taça de Portugal 2007/2008

Menos de 24 horas depois do dérbi de Alvalade, Sporting e Benfica ficaram a saber que vão voltar a encontra-se a 16 de Abril, também na casa do «leão», para as meias-finais da Taça de Portugal. O sorteio ditou ainda a visita do FC Porto, líder do campeonato, ao Bonfim, para defrontar um Vitória de Setúbal que tem sido uma das surpresas da Bwin Liga. Ambos os jogos passarão na SIC.

IFFHS - Março 2008

Entretanto, o Benfica é ainda o melhor clube português no ranking da Federação de História e Estatística do Futebol (IFFHS) .

Em 26º lugar, o clube da Luz continua a destacar-se do Sporting (actualmente no 47º posto) e do FC Porto (56º na tabela), embora estes dois últimos tenham subido no ranking. Das outras equipas portuguesas, o Vitória de Setúbal foi a única a escalar posições: 231 ao todo.

O Chelsea lidera agora a tabela da Federação de História e Estatística do Futebol, afastando o «campeão» Sevilha, que ocupava o primeiro lugar há já 17 meses consecutivos, para o terceiro posto. O AC Milan foi outro dos «vencedores» ao ascender ao segundo lugar, destronando assim o Manchester United de Cristiano Ronaldo e Nani.

No top 10, apenas uma das equipas não é europeia: o 5º lugar pertence agora ao Boca Juniors. De salientar ainda que os primeiros nove «tubarões» europeus se encontram todos nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

1º Chelsea
2º AC Milan
3º Sevilha
4º Manchester United
5º Boca Juniors
6º Roma
7º. Barcelona
8º Inter
9º Liverpool
10º Arsenal
(...)
26º Benfica
47º Sporting
56º FC Porto
126º Sporting de Braga
283º União de Leiria
325º Vitória de Setúbal
331º Belenenses

Resultados da 21ª jornada da Liga Portuguesa - Bwin Liga 2007/2008

Sporting - Benfica, 1-1 (Vukcevic 11'; Cardozo 39')
Marítimo - E. Amadora, 1-1 (Bruno 72' g.p.; Maurício 20')
Naval - Nacional, 1-1 (Marcelinho 52'; Juliano Spadacio 45')
Boavista - FC Porto, 0-0
Leixões - Académica, 2-2 (Roberto 18' g.p. e Jorge Gonçalves 90'+1 g.p.; Joeano 24' e 62')
U. Leiria - V. Setúbal, 0-2 (Pitbull 10' e Bruno Gama 75')
Sp. Braga - V. Guimarães, 0-0
P. Ferreira - Belenenses, 1-2 (William 11'; Zé Pedro 22' gp, Peçanha 41' npb)

Classificação da Liga Portuguesa (bwinLiga)

Tabela classificativa da Liga Italiana

Vídeo com os golos dos principais jogos da 21º jornada da Liga Portuguesa


Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)

Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas