sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Mercado de Transferências: Todas a movimentações na Liga Portuguesa

Apresentação de Makukula no Benfica

Depois de há algumas semanas atrás ter destacado as transferências do mercado português de momento (link), faço agora o balanço final, daquele que foi um período quase inexistente de nomes sonantes.

O Benfica estava à procura de um avançado possante e capaz de marcar golos. A escolha recaiu sobre o ponta-de-lança português Makukula, que representava o Marítimo por empréstimo do Sevilha. Com 1,90 cm de altura e 95 quilos de peso, o possante jogador, que é o actual segundo melhor marcador da Liga Bwin com sete tentos apontados, era um dos desejos de Camacho e que vem, assim, aumentar as opções do treinador encarnado.

Contratado por um valor na ordem dos 3,5 milhões de euros, naquela que foi a segunda transferência mais cara dos encarnados na presente temporada. Já o clube da Madeira recebeu uma "compensação" de 500 mil euros por parte do clube da Luz, uma vez que o acordo de empréstimo com o emblema espanhol era até final da época. Relativamente à cláusula de rescisão do avançado nascido há 26 anos na República Democrática do Congo, de acordo com o comunicado da SAD benfiquista entregue à CMVM, situa-se nos 40 milhões de euros. Um valor apenas suplantado pelas cláusula do ponta-de-lança paraguaio Óscar Cardozo e do central brasileiro David Luiz, que "valem" 50 milhões de euros.

Segundo melhor marcador

Na presente temporada, Makukula apresenta-se como o segundo melhor marcador da Liga Bwin, atrás do portista Lisandro, sendo o quarto jogador do campeonato nacional com melhor média de golos por jogo (0,54) e o 15.º futebolista que menos necessita para marcar na principal competição portuguesa: um golo em cada 144 minutos. Por outro lado, Makukula é o 4.º jogador com mais amarelos na Liga Bwin e um dos poucos atletas que já viu um cartão encarnado.

Percurso profissional inconstante

Após ter passado pelos escalões de formação do Vitória de Guimarães, Ariza Makukula, filho do antigo jogador do Leixões, Vitória de Setúbal e Vitória Guimarães com o mesmo nome, decidiu emigrar para Espanha quando tinha 19 anos, nomeadamente para o Salamanca. Porém, inicialmente esta experiência não correu da forma desejada e, apesar de ter feito alguns jogos ao serviço da Selecção Nacional de Sub-21, o avançado acabou por ser emprestado ao Leganés. Na temporada seguinte, Makukula deu nas vistas com 21 golos em 39 jogos; um registo que valeu-lhe uma passagem pelo Nantes, depois pelo Valladolid e a contratação pelo Sevilha. Já no clube do sul de Espanha, o português voltou a não ser feliz, uma vez que uma grave lesão afastou-o dos relvados por um longo período e em duas temporadas o agora jogador do Benfica disputou apenas 13 jogos, tendo apontado um tento. Já na época 2006/2007 foi cedido ao Nástic, para, na presente temporada, e ainda com contrato com o Sevilha, ter sido emprestado ao Marítimo para, esta semana, ter assinado pelo Benfica.

No que diz respeito ao trajecto na selecção nacional AA, Scolari decidiu chamar pela primeira vez o goleador nascido na República Democrática do Congo no desafio frente ao Cazaquistão, que se disputou esta temporada e era a contar para o apuramento para o Euro 2008. E quando parecia que Portugal ia regressar com um empate, o seleccionador das quinas decidiu lançar Makukula que, poucos minutos depois, marcou um golo. Já em Fevereiro, o ponta-de-lança do Benfica terá uma nova oportunidade na formação lusa, frente à Itália.

Fecho das inscrições

Terminou ontem à meia-noite a reabertura do mercado de transferências. E durante este período, com excepção da contratação de Makukula pelo Benfica, não houve grandes novidades.

No que diz respeito ao FC Porto, decidiu "resgatar" o extremo Hélder Barbosa, entretanto emprestado à Académica, assim como Rabiola (Académica), tendo ainda adquirido o passe do jovem Edson ao Figueirense. Pela porta de saída, Edgar e Hélder Postiga foram emprestados à Académica e Panatinaikos, respectivamente, enquanto Rui Pedro assinou pelo Estrela da Amadora e Edson pelo Belenenses.

No que diz respeito ao Benfica, a SAD encarnada adquiriu os passes de Felipe Bastos (Botafogo), Sepsi (Gloria Bistrica), Halliche (NAHD) e Makukula (Sevilha). Por empréstimo saíram Miguel Vítor, Romeu Ribeiro, Yu Dabao e Ruben Lima (todos para o D. Aves), Fábio Coentrão (Nacional), Marco Ferreira (Belenenses), Andrés Díaz (Banfield), Miguelito (Sp. Braga) e Halliche (Nacional). Já o avançado Bergessio, após ter sido dispensado por Camacho e ter estado um mês à procura de um clube, acabou por regressar ao Estádio da Luz.

Finalmente, no Sporting, a SAD verde e branca contratou Tiuí ao Fluminense e garantiu o empréstimo de Grimi junto ao AC Milan. Carlos Paredes foi o único jogador dispensado por Paulo Bento.

Lista de transferência do mercado da Liga Portugal( Bwin Liga) 2007/2008 - período de Inverno

FC Porto

Entradas: Hélder Barbosa (Académica), Rabiola (V. Guimarães) e Edson (Figueirense)
Saídas: Edgar (Académica), Hélder Postiga (Panathinaikos), Rui Pedro (E. Amadora), Edson (Belenenses).

Benfica

Entradas: Fellipe Bastos (Botafogo), Sepsi (Gloria Bistrica), Halliche (NAHD), Makukula (Marítimo)
Saídas: Miguel Vítor, Romeu Ribeiro, Yu Dabao e Ruben Lima (todos para o D. Aves), Fábio Coentrão (Nacional), Marco Ferreira (Belenenses), Andrés Díaz (Banfield), Miguelito (Sp. Braga) e Halliche (Nacional)

Sporting

Entradas: Rodrigo Tiuí (Fluminense) e Grimi (Milan)
Saídas: Carlos Paredes.

Vitória de Guimarães

Entradas:Roberto (Varzim), Marquinho e Paulo Henrique (Malucelli)
Saídas: Rabiola (F.C. Porto) e Targino (Manisaspor)

Vitória de Setúbal

Entradas: Bruno Severino (Gondomar)
Saídas: Matheus (Sp. Braga) e Edinho (AEK Atenas)

Sporting de Braga

Entradas: Miguelito (Benfica), Pablo Contreras (Celta de Vigo), Breno Silva (Náutico) e Matheus (V. Setúbal)
Saídas: Lenny (Palmeiras), Castanheira (Leixões), Hussaine (Boavista), Vítor Hugo (Maria da Fonte) e Anilton (Pandurii)

Maritímo da Madeira

Entradas: Anderson Lima (Coritiba), Adriano Silvestre (Paraná), João Guilherme e Bruno Grassi (Internacional), André Pinto (Kioto Sanga)
Saídas: Arvid (U. Leiria); Kanu (Ankaraguçu), Makukula (Benfica)

Belenenses

Entradas: Meyong (Levante), Marco Ferreira (Benfica), Júlio César (Botafogo), Edson (F.C. Porto), Jankauskas (AEK Larnaca)
Saídas: Mendonça (E. Amadora), Meyong

Nacional da Madeira

Entradas: Edson Sitta (Corinthians), Leandro Salino (Ipatinga), Reinaldo Silva (Palmeiras), Fábio Coentrão e Halliche (Benfica)
Saídas: Edu Sales (Figueirense); Diego Benaglio (Wolfsburgo), João Moreira (Leixões), Ávalos (Duisburgo), Cássio Vargas (CSKA Sofia)

Naval 1ª de Maio

Entradas: Marinho (Fátima)
Saídas: Solimar (Portimonense), Filipe Brochieri e Banjai

Leixões

Entradas: Castanheira (Sp. Braga), Jaime (Racing Ferrol), Marques (Grémio Anápolis), João Moreira (Nacional)
Saídas: Tales Schultz (rescindiu), Livramento, Marco Cadete (Gondomar), Ricardo Jorge (Ribeirão)

Académica de Coimbra

Entradas: Pedrinho (Varzim), Edgar (empréstimo F.C. Porto), Irineu (Cruzeiro), Luís Aguiar (ex-E.Amadora, empréstimo F.C. Porto), Cléber (ex-Marília)
Saídas: Litos, Sarmento (Varzim), Vouhou (Portimonense), Hélder Barbosa (F.C. Porto) e Gyano (Beira Mar)

Boavista

Entradas: Luís Loureiro (Anorthosis Famagusta), Bryan Angulo (América de Cali), Hussaine (Sp. Braga); Charles Obi (Sabah, Malásia), Araújo (Santos)
Saídas: Marquinho (Vasco da Gama), Grzelak (Skoda Xanthi), Gajic e Bangoura (Cadiz)

Estrela da Amadora

Entradas: Celestino (ex-Estoril, empréstimo Sporting), Mendonça (Belenenses), Rui Pedro (E. Amadora), Giancarlo (Nacional Montevideu)
Saídas: Moses (AEL Limassol); Daniel, Cardoso e Yoni (Pandurii, Roménia), Tiago Gomes (Málaga).

Paços de Ferreira

Entradas: Carlos Carneiro (Walsall), Paulo Sousa (APOP), William (Cabofriense), Fábio Paim (Trofense)
Saídas: Márcio Carioca (Fátima) e Edson Di

União de Leiria

Entradas: Harison (Goiás), Arvid (Marítimo), Ferreira (Náutico), Marcelinho (Paulista)
Saídas: Renato, André Marques (Freamunde), Marco Soares (Pandurii), Jessuí (Pandurii) e Zongo (Gil Vicente)

Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)

Add to Technorati Favorites

Foto: Reuters

Página Inicial

6 comentários:

  1. É necessário promover uma politica de formação e contratar menos estrangeiros. Eu compreendo que o jogador Português não seja barato, mas está-se a pôr em risco alguns jovens que até podem vir a ser bons profissionais de futebol em detrimento de jogadores estrangeiros de qualidade altamente duvidosa.

    ResponderEliminar
  2. Só posso dizer que o Benfica fez muito bem em contratar mais este atacante. Se há versatilidade em Nuno Gomes, juventude em Cardozo, incógnita em Bergessio, em Makukula está a força inquebrantável de um jogador da selecção.

    ResponderEliminar
  3. é muito complicado ter uma aposta forte no mercado nacional, uma vez que são raros os bons jogadores do nosso campeonato que se afirmam nos grandes e passo a dar exemplos, manduca,alan, joão alves, marcel, wender e muitos mais, agora acho que uma aposta forte em jogadores portugueses de qualidade que não se adaptam aos campeonatos estrangeiros, esses sim era de tentar contratar, tipo, hugo viana, ricardo rocha, ze castro

    ResponderEliminar
  4. Portugal deveria tentar abrir uma excepção, como faz França, Holanda, etc, com a entrada de jogadores africanos, que pelos que temos visto na CAN tem muita qualidade e futuro.´

    Chega de navios e aviões de brasileiros de 5 categoria.

    ResponderEliminar
  5. Portugal deveria tentar abrir uma excepção, como faz França, Holanda, etc, com a entrada de jogadores africanos, que pelos que temos visto na CAN tem muita qualidade e futuro.´

    Chega de navios e aviões de brasileiros de 5 categoria.

    ResponderEliminar
  6. O meu F.C. Porto nem precisou de ir às compras. Bastou ir buscar os jovens talentos e agora é controlar a vantagem que temos na liga para conseguirmos o tri.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas