quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Taça da Liga (Carlsberg Cup) - Fase de Grupos - Vitória de Setúbal e Sporting jogarão a final no Algarve

Sporting consegue presença na final da Taça da Liga a ser disputada no Algarve

O Sporting venceu por 3-1 o Penafiel, em Alvalade, num estádio novamente despido de público (pouco mais de 7 mil pessoas), e apurou-se para a final da Taça da Liga, onde vai defrontar o Vitória de Setúbal.

Paulo Bento não efectuou grandes mudanças na equipa, mantendo a base do onze que bateu no domingo o FC Porto, salvaguardando as ausências de Polga e Liedson, que saíram tocados do embate com os dragões. Para os seus lugares entraram Gladstone e Purovic. António Sousa, a quem só a vitória interessava, apostou num aparentemente arrojado 4x3x3, assinalando-se o regresso de Pedro Araújo e Franco à casa do clube onde cumpriram parte da formação.

Os primeiros minutos foram uma monotonia. O Sporting pressionava, mas sem grandes pressas. O Penafiel circulava bem a bola, só que sem importunar Rui Patrício.
A chave do jogo, tal como já havia acontecido contra o FC Porto, acabou por ser a inspiração de Marat Izmailov. Em dois lances pela esquerda, o russo assistiu primeiro Romagnoli, para o 1-0. E depois ele próprio, lançado por Vukcevic, concluiu o segundo golo dos leões numa brilhante jogada individual. Hélder Sousa ainda tentou o corte, mas para lá da linha de golo, e o auxiliar de João Ferreira estava atento. O Penafiel teve apenas dois remates, um deles, de Bakero, para defesa segura de Patrício. Os leões foram para o intervalo a ganhar e Celsinho começou a aquecer.

Para a segunda parte, Vukcevic ficou no banco e entrou o jovem brasileiro, que, em noite inspirada, logo aos 47’ entrou na área em dribles e sofreu falta para penálti, que João Ferreira não assinalou. No Penafiel, entrou Bacari e o recém-contratado Paulo Gomes. Com o jogo a manter-se frio como a noite, Paulo Bento chamou ao jogo o júnior Adrien, que ontem foi apontado pela revista italiana “Guerin Sportivo” como umdos mais promissores jogadores sub-20 do mundo. Curiosamente, logo a seguir, uma asneira de Gladstone permitiu ao Penafiel reduzir e acreditar que ainda era possível discutir o resultado.

Os leões mantiveram o domínio, mas sem conseguirem dar expressão no marcador. Aos 83’, Paulo Bento tirou Farnerud do banco e os assobios fizeram-se ouvir em Alvalade, algo que irritou o treinador. “Estou a ficar cansado com estas situações”, afirmou, no final. Os adeptos esperavam ver em acção o reforço Rodrigo Tiuí, mas não tiveram essa sorte. Aos 86’, tudo decidido e outra vez por... Izmailov, que concluiu um grande lance de Pereirinha. O Sporting está na final da primeira edição da Taça da Liga, enquanto o Penafiel, depois do adeus à Taça de Portugal, agora também põe termo ao sonho na nova prova, restando-lhe a luta pela permanência na segunda Liga.

Vítória de Setúbal na final após vitória na fase de grupos

Vitória de Setúbal goleou Beira-Mar

O triunfo sadino, por 3-0, ante o Beira-Mar garantiu aos comandados de Carlos Carvalhal o primeiro lugar da fase de grupo da prova. O primeiro golo foi apontado por Robson (53 minutos), Ricardo Chaves deu tranquilidade absoluta (72) e Kim fechou as contas do marcador.

O Vitória de Setúbal, já sem os habituais goleadores Matheus e Edinho, cedo demonstraram que o objectivo era a vitória, apesar do empate servir para atingir o objectivo. Pitbull, aos 8’, deu o primeiro sinal de perigo ao obrigar o guardião Luiz Almeida a defesa difícil.

O Beira-Mar, que teve em Gaúcho o elemento mais avançado, não se coibiu de visar a baliza de Eduardo. À passagem dos 15 minutos desperdiçou uma boa ocasião de inaugurar o marcador por Ratinho.

Os jogadores de Carlos Carvalhal, que assistiu ao jogo na bancada devido a castigo, realizaram o sétimo jogo neste mês, factor que ajuda a explicar, apesar do triunfo tranquilo que se veio a registar, o ritmo pouco acutilante apresentado pela equipa, sobretudo na primeira parte.
Com o passar do tempo, o Beira-Mar começou a acercar-se cada vez com mais perigo da baliza sadina e era evidente que sem a acção de Pitbull o ataque vitoriano era quase inofensivo.

Apesar de o Beira-Mar se ter apresentado muito bem organizado, o Vitória de Setúbal teve o ascendente de jogo. Aspecto que acabou por ser reforçado com a expulsão justa de Vasco Matos (por acumulação de amarelos) que hipotecou a estratégia montada por Rogério Gonçalves.
Aos 53 minutos, surgiu com naturalidade o golo de Robson, que regressou à equipa após cumprir castigo de um jogo. Aos 71 minutos, os sadinos dilataram a vantagem por Ricardo Chaves e fecharam o marcador já nos descontos por Kim.

Pelo meio o Beira-Mar, por uma ocasião, e o Vitória, em duas, tiveram oportunidade dar outra expressão ao marcador. Emerson, pelos aveirenses, e Pitbull e Edinho pelos sadinos, tiveram remates ao ferro da baliza.

Resultados da Fase de Grupos da Taça da Liga 2007/2008

Vitória de Setúbal - Beira-Mar, 3-0 (Robson 53', Ricardo Chaves 71', Kim 93')
Sporting - Penafiel, 3-1 (Romagnoli 21', Izmailov 28', 85'; Guedes 67')

Classificação final da Fase de Grupos da Taça da Liga 2007/2008

1.º Vitória de Setúbal, 7 pontos
2.º Sporting, 6 pontos
3.º Penafiel, 2 pontos
4.º Beira-Mar, 1 ponto

Vídeos

Sporting 3-1 Penafiel
Romagnoli 21'
Izmailov 28', 85'
Guedes 67'


Vitória de Setúbal 3-0 Beira-Mar
Robson 53'
Ricardo Chaves 71'
Kim 93'


Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)

Add to Technorati Favorites

Fotos: S.C.P. + Lusa

Página Inicial

1 comentário:

  1. Somos pobres, humildes mas enormes!!! Qual a equipa em Portugal que vai a 3 finais de competições internas em 4 anos sem ser os três maiores clubes portugueses? Qual o clube que resiste ao que o Vitória resistiu e está na Final da Taça da Liga, nos 1/8 da de Portugal, bem classificado no campeonato? Qual o clube tirando os 3 grandes que se pode orgulhar de ter disputado 4 finais de Taças de Portugal consecutivas na década de 60 e 40 anos depois fazer o que este VITÓRIA faz!

    Peço desculpa, sei que vou levar clubite mas hoje estou muitooooooo orgulhoso de ser do MAIOR CLUBE DO SUL DE PORTUGAL!

    VITÓRIA SEMPRE!

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas