quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Sporting goleia Dínamo de Kiev por 3-0 na despedida da Liga dos Campeões

Polga marcava de penalti o seu segundo golo na história pelos leões

O Sporting despediu-se da Liga dos Campeões com mais 600 mil euros nos cofres (totalizando em receita directa de resultados 1,5 milhões de euros), depois de vencer o Dínamo de Kiev, por 3-0, igualando, com sete pontos, o seu melhor registo na prova. Já com as posições definidas no Grupo F, o Sporting, apurado para a Taça UEFA cujo sorteio realiza-se a 21 de Dezembro, acabou por conseguir igualar a sua melhor vitória de sempre na liga "milionária", repetindo o feito de 1997, quando bateu o Mónaco pelo mesmo resultado.

Além do prestígio e do prémio de jogo, os leões conseguiram a reconciliação com os 19 mil adeptos que marcaram presença em Alvalade, ainda que no final da partida se tenha registado uma cena caricata entre jogadores e claque da Juve Leo (Juventude Leonina). A equipa do Sporting foi oferecer as camisolas do jogo à principal claque, quando estes resolveram recusar a oferta! Caso único no futebol de certeza.

Com tudo decido no agrupamento, Paulo Bento preparou duas surpresas para a equipa titular, ambas no meio campo, onde Adrien Silva e Farnerud renderam Miguel Veloso e Romagnoli no habitual 4x4x2 em losango do treinador português. Moutinho foi o vértice mais avançado, atrás da dupla Liedson e Purovic. Rui Patrício manteve-se na baliza e respondeu com uma boa exibição e segurança a mais este voto de confiança do técnico.

O primeiro lance de perigo aconteceu logo aos dois minutos e para os ucranianos. Um excelente passe de Shatskikh desmarcou Gusev na na direita, mas o jogador do Dínamo não conseguiu bater Patrício à entrada da área, pois o guarda-redes defendeu o remate do médio para canto. Pouco depois, Abel cruzou largo para a cabeça de Liedson e o brasileiro amorteceu o esférico a preceito para Purovic que, em posição frontal, chutou atabalhoadamente e ao lado do poste esquerdo de Lutsenko.

Moutinho e Ronny testaram a atenção do guardião do Dínamo Kiev em remates de longa distância, mas Lutsenko parou ambas as tentativas sem problemas. O mesmo não aconteceu aos 22 minutos, quando um violento pontapé de Abel a cerca de 30 metros da baliza ainda roçou a barra antes de sair pela linha de fundo. A formação de Oleg Luzhny reagiu como podia ao maior domínio do Sporting nesta fase da partida, mas esteve perto do golo pouco depois da meia-hora, altura em que Bangoura rematou à meia-volta, lance vistoso ao qual o jovem guardião dos “leões” respondeu a condizer.

Após a ameaça do Dínamo Kiev, o Sporting chegou ao golo aos 35 minutos. Liedson desviou a bola de Nesmachniy e o defesa não conseguiu evitar o choque com o camisola 31 dentro da área, atirando-o ao chão. Chamado a converter o castigo máximo, Anderson Polga, autor do golo da vitória em Kiev - na estreia a marcar pelo Sporting -, atirou rasteiro para o lado direito de Lusenko. O golo despertou os homens da casa e, logo a seguir, o mesmo Nesmachniy falhou nova intercepção e permitiu que Purović se isolasse pelo flanco direito. No entanto, a correria do montenegrino terminou sem que o seu remate chegasse sequer à baliza.

Izmailov esteve perto de aumentar a vantagem quando, a um minuto do intervalo, ganhou um ressalto na área e rematou para defesa atenta do guarda-redes contrário. Contudo, o derradeiro lance antes de os jogadores recolherem aos balneários pertenceu aos forasteiros, embora o remate de Ghioane tenha errado o alvo.

Liedson marcou o terceiro do Sporting, mas lesionou-se no choque, talvez com gravidade

A segunda parte foi menos interessante de seguir, apesar de, curiosamente, ter rendido mais golos.
Os ucranianos entraram decididos a alcançarem o primeiro ponto na prova. Rebrov quase festejou o empate aos 51 minutos, mas o remate do dianteiro saiu ligeiramente ao lado. O Dínamo acercou-se da baliza do Sporting cada vez com maior perigo e aos 64 minutos viu a bola bater no poste esquerdo de Patrício, depois de este a ter tocado, após remate do recém-entrado Kravets. Mas quando os adeptos da casa começavam a desesperar - e já com Veloso no lugar de Ronny, na tentativa de travar as incursões perigosas do lado direito do Dínamo -, Adrien endossou o esférico para Izmailov e o russo tirou os adversários do caminho antes de dar de bandeja para João Moutinho que, no coração da área, rematou colocado, estreando-se desta forma a marcar na Liga dos Campeões.

Purovic tentou o terceiro, mas o seu cabeceamento foi salvo em cima da linha de golo por Nesmachniy, o mesmo acontecendo ao remate de Vukcevic pouco depois, mas devido aos excelentes reflexos de Lutsenko. O paraguaio Luis Paez estreou-se na prova ao render Purović e a noite podia ter sido de sonho para o jovem avançado paraguaio, de apenas 17 anos, não tivesse o seu remate de cabeça saído ao lado, após cruzamento bem medido de Veloso. Aos 88 minutos, Liedson, excelentemente isolado por Vukcevic, não desperdiçou na cara do guarda-redes e marcou o seu quarto tento na competição, num lance em que saiu lesionado.

Resultados do Grupo F da Liga dos Campeões 2007/2008

AS Roma - Manchester United, 1-1 (Mancini 71'; Piqué 34')
Sporting - Dínamo Kiev, 3-0 (Polga 35' g.p., Moutinho 67', Liedson 89')

Classificação final do Grupo f da Liga dos Campeões 2007/2008

Classificação final do Grupo f da Liga dos Campeões 2007/2008

Vídeo

Sporting 3-0 Dínamo Kiev
Polga 35'
Moutinho 67'
Liedson 89'



Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Fotos: Reuters

Página Inicial

11 comentários:

  1. Esta nao é a Juve de à 31 anos. Isto nao é a Juve, nao é nada. É uma cambada de arruaceiros que se acha muito importante.
    O ataque ao Moutinho por ter sido benfiquista é das coisas mais ridiculas e mais degradante que vi na vida.

    ResponderEliminar
  2. na televisao nao se percebe que camisola é que foi devolvida.
    por isso nao vale a pena tar com cenas do foi do moutinho pq disse que era benfiquista e fofofo.
    houve uma camisola que voltou, e até podia ser do Paredes, nao se admite a ninguem, levava logo um murro nos cornos.
    vi putos a correrem pra ver se a apanhavam e o otario manda-a de volta.

    ResponderEliminar
  3. Boa vitória do Sporting, fizeram um bom jogo.

    Que palhaçada aquilo das camisolas

    ResponderEliminar
  4. Boa vitória do SCP, os 3 pontos no ranking fazem mta falta.

    Grande jornada para os clubes portugueses na CL, só vitórias.

    ResponderEliminar
  5. Quanto ao Sporting os meus parabéns pela melhor prestação de sempre na LC. Mas para a próxima vejam lá se batem records decentes frente a equipas de futebol e não frente a pinos ambulantes.

    Meu rico Dinamo Kiev de Shevchenko e companhia!!!

    ResponderEliminar
  6. Parabés à equipa e PB pelo lancamento de mais 1 jovem, quanto à Juve Leo sim. Bateram no fundo que já vinham a "roçar" há muito. Que não voltem a entrar naquele estádio que não merece a presença de tais pessoas lá a menos que seja para fazer o que deviam fazer

    ResponderEliminar
  7. Julgo que não era preciso sofrer tanto. O Sporting fez um belíssimo jogo, merecia ter feito o 2/0 muito antes, mas continua a sua senda de azar. A bola quando respinga, nunca respinga para um jogador do Sporting. É sempre para o adversário.
    Muito bem o Veloso no banco, muito mal o Farnerud no campo, não pelo jogo que fez, mas sim porque é um jogador para despachar de preferência já em Dezembro. Preferia que tivesse dado uma oportunidade ao Celsinho.
    Pronto, este jogo correu bem ao Patrício, espero que agora o guarda-redes titular regresse à baliza.
    Como se viu, o Sporting podia perfeitamente ter seguido na liga dos campeões se tem tido um bocadinho mais de sorte, ou um bocadinho menos de azar... Viva a UEFA!

    ResponderEliminar
  8. Aquela gente da JL sempre apregoou o seu amor ao Sporting e fez disso bandeira. Hoje mostraram bem o amor que têm ao Sporting. Gostam é de si próprios e amuaram. Não têm qualquer tipo de legitimidade para atirar com uma camisola do Sporting ao chão. Nem para oferecer porrada aos jogadores, já agora.

    Bem, nem digo mais nada. Para mim, acabaram.

    ResponderEliminar
  9. Sporting q.b para um Dinamo de Kiev paupérrimo.
    Até deu para jogar com Farnerud.
    Nota mais para Izmailov,Adrien e Moutinho.
    É bom haver concorrência em todos os sectores para que certos moçoilos se lembrem que não têem nem nunca terão ponta no Manchester se estão mais preocupados com o penteado...

    ResponderEliminar
  10. Os números não deixam dúvidas: um ano depois, o Sporting, embora não cumprindo o objectivo traçado, melhorou o seu desempenho nas provas europeias, desde logo ao ter garantido a passagem à Taça UEFA, que é uma espécie de prémio de consolação para aquelas equipas que não conseguem apurar-se para a segunda fase da Liga dos Campeões. É certo que a melhoria leonina foi feita à custa da pior equipa na prova, o Dínamo de Kiev (a única equipa que não pontuou), a quem ganhou seis pontos e a quem marcou cinco golos. Mas o que fica para a história é que o Sporting foi o melhor dos terceiros classificados, obtendo os mesmos sete pontos de Marselha, Glasgow Rangers, PSV, Rosenborg e Benfica, mas sendo a única equipa com vantagem dos golos marcados sobre os golos sofridos (9-8). Relativamente a 2006-2007, o Sporting conquistou mais uma vitória, marcou mais cinco golos, sofreu mais dois e amealhou mais dois pontos.

    ResponderEliminar
  11. Foi uma excelente prestação do Sporting sem dúvida. Quem tem MU e Roma é complicado fazer melhor, embora com os italianos o Sporting até tivesse sido muito melhor. Para o ano e com a experiência acomulada estarão nos oitavos-de-final.

    Saudações Desportivas

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas