quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Sporting empata 2-2 frente à Roma em Alvalade

Liedson marcou dois frente à Roma

A sorte italiana com equipas portuguesas não tem limites e hoje em Alvalade foi mais uma prova disso mesmo, com o Sporting a sofrer um golo no último minuto, quando tinha conseguido fazer uma reviravolta frente à AS Roma. O 2-2 registado, deixa pouco espaço de manobra para os leões, que agora somente poderão chegar aos oitavos de final da Liga dos Campeões caso vencam em Old Trafford e depois em Lisboa façam o mesmo frente ao Dínamo de Kiev. Além desta tarefa quase impossível (ganhar em Inglaterra) têm que esperar que a Roma perca em Kiev. Pelos menos a Taça UEFA não escapará quase de certeza.

O Sporting teve o mérito de não abanar com o golo madrugador da Roma, um momento de antologia de Cassetti, logo aos três minutos. O jogo podia ter acabado mesmo antes de ter começado. O gelo que se fez sentir nas bancadas poderia ter contagiado uma equipa que necessitava de vencer. Mas a reacção leonina foi a de uma grande equipa. Sem mostrar qualquer sinal de debilidade pela adversidade, assumiu o jogo, fez questão de ter a bola e de ser ela a puxar os cordelinhos de um jogo que começava com um grande revés.

Organização, velocidade, arte e personalidade foram os argumentos apresentados para uma primeira parte feita de trás para a frente. Certo é que, pela frente, não estava a habitual Roma. Os italianos, apanhando-se em vantagem, foram mesmo italianos, isto é, contrariaram a vocação atacante que a formação de Spalletti exibe e adoptaram uma postura mais ao jeito de Cappello, que estava na bancada a ver o jogo. Apostando numa defesa recuada e dando largas à velocidade no contra-ataque, solução que é um risco para quem tem um defesa de nome Mexes.

Liedson empatava o jogo (1-1)

Isso mesmo se confirmou no lance do golo de empate. Liedson, que já antes tinha visto um golo limpo ser anulado pelo árbitro por pretensa falta sobre Doni, não se fez rogado em aproveitar a descoordenação do guardião e do central, e fez um do golos mais fáceis. Precisamente o golo 100 pelo Sporting.

O empate não refreou os ímpetos atacantes do leão. Mercê de um enorme Miguel Veloso - fez talvez o seu melhor jogo pelo Sporting -, devidamente acompanhado por Romagnoli e Izmailov, os leões cavalgaram, mas o último passe revelava-se um problema.

A Roma ia sustendo os ataques e apenas por duas ocasiões se acercou da baliza de Tiago, com dois remates perigosos. A tónica estava dada para o segundo tempo. E demorou 20 minutos até os leões conseguirem inverter o marcador. A Roma dificultou desde o reinício. Abriu o meio campo, obrigando o losango leonino a fazer o mesmo, o que impediu que Veloso subisse tanto como no primeiro tempo.

Maldição italiana frente a equipas portuguesas

O jogo atacante teve de ser injectado com a entrada de Vukcevic. E resultou. O domínio ficou mais repartido, mas o sinal mais continuava a ser verde e, apesar de alguns lances perto da área de Tiago, a calma mantinha-se. E foi num passo a passo colectivo que surgiu o canto do segundo golo. Inteligente combinação de Romagnoli e Izmailov e só podia ser Liedson, oportuno, ao segundo poste, a matar com a cabeça. Vantagem da casa que praticamente garantia a Taça UEFA e abria as portas da fase seguinte. Mais perto ficavam a cada minuto que passava, pois não se vislumbrava na Roma capacidade para pegar no jogo e não fora o sub-rendimento de João Moutinho, o terceiro teria aparecido. O balde de água fria veio nos descontos.

Na sequência de um livre a favor dos romanos, ainda bem distante da área, o remate de Pizarro foi desviado na cabeça de Anderson Polga e a trajectória da bola, enganou o guarda-redes Tiago. E assim caiu o pano em Alvalade, com muita injustiça, ditando virtualmente a condenação do Sporting ao terceiro lugar do grupo.

Resultados do Grupo F da Liga dos Campeões 2007/2008

Sporting - AS Roma, 2-2 (Liedson 22' e 64'; Cassetti 4' e Pizarro 89')
Manchester United - Dínamo Kiev, 4-0 (Piqué 31', Tevez 37', Ronney 76' e Cristiano Ronaldo 88')

Classificação do Grupo F

1º Manchester United, 12 pontos
2º AS Roma, 7 pontos
3º Sporting, 4 pontos
4º Dínamo Kiev, 0 pontos

Vídeo

Sporting 2-2 AS Roma (som ao vivo - italiano)
Cassetti 4'
Liedson 22' e 64'
Pizarro 89'


Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Fotos: Gazzeta dello Sport

Página Inicial

15 comentários:

  1. O Sporting merecia ter ganho mas a Roma é uma equipa ITALIANA. Quem não marca arrisca-se a sofrer golos, golos esses que vindo de uma equipa puramente italiana são obtidos com subtileza, frieza e calculismo.

    Apesar de tudo parabéns ao Sporting e boa sorte.Estão melhor que o meu Benfica na Champions..

    ResponderEliminar
  2. Pelo que o Sporting fez na 1ª parte a vitória era um resultado natural...mas os italianos sempre foram indegestos para o Sporting e a tradição manten-se.

    Resta a UEFA...temos 4 pontos de vantagem sobre o Kiev:
    Mas cuidado, o ano passado era este o cenário sobre o CSKA e fomos á vida, este Sporting é capaz do melhor e do pior.
    Vou torcer pela vitória do Roma em Kiev, para na UEFA tentarmos o máximo nº de pontos para Portugal e para o Sporting.

    ResponderEliminar
  3. Já estava a ver o Sporting a fazer 6 pontos hoje e a fazer mais 3 com o Kiev em casa, mas agora tudo acabou.

    Segue-se um percurso interessante na Uefa.

    ResponderEliminar
  4. Bom jogo de futebol, agradável de ver, com o Sporting a massacrar os italianos que quase não deram trabalho a Tiago. Um grande golo a abrir o jogo e um grande "mijo" a terminar.

    O Sporting jogou bem, mais uma vez às costas de Liédson, que bisou e fez uma boa exibição. Apesar disso, sobressaiu o colectivo. Gostei muito de ver o Djaló a jogar, aliás, devo dizer que foi a primeira vez que eu gostei de o ver jogar!

    O Polga fez um bom jogo e não merecia o azar no fim da partida e o Moutinho, apesar de não ter jogado mal, não devia cometer erros como aquele remate disparatado quase no final.

    Quanto ao resultado, é obviamente injusto e a situação agrava-se porque praticamente arruma o Sporting da luta pelos oitavos. O jogo acabou com 2-2 mas um 3-1 era mais justo.

    Concluindo, bom jogo de futebol, mas mau resultado para o Sporting e mau resultado para Portugal!

    ResponderEliminar
  5. Pouca sorte.... Mas espero que consigam passar da fase de grupos, para fazerem companhia ao Porto e para ganharem mais uns pontinhos para Portugal no Coeficiente da Uefa

    ResponderEliminar
  6. O Sporting não tem concentração competitiva. Por isso ainda não pode ambicionar às fases seguintes da Liga dos Campeões. Falta-lhes saber que os jogos se jogam até ao fim com a mesma intensidade. Que na LC não se brinca. Que é perigosíssimo contar com as vitórias antes do último apito do árbitro.

    É inacreditável como se pode sofrer um golo naquela situação. Como é que não está nenhum jogador perto do marcador do livre? Como é que se podem desperdiçar oportunidades de matar o jogo como o Sporting teve nos últimos minutos? Tentativas de golos bonitos? Fintar meia equipa adversária até perder a bola e permitir contra-ataques?

    Hoje sim. O Sporting foi uma equipa de miúdos treinada por um treinador de miúdos. Fazer uma substituição na altura de um livre directo da Roma? É de principiante... Toda a gente sabe que não se fazem substituições antes de cantos ou livres a favor do adversário. Há desconcentrações naturais e re-posicionamentos a fazer que podem ser fatais. E a este nível são-no muitas vezes.

    Tiveram azar, mas também não fizeram tudo o que podiam para vencer. Como se diz na minha terra, a certa altura contaram com o ovo no cú da galinha... e entalaram-se!

    ResponderEliminar
  7. 2 jogos contra a Roma em que mereciamos e tinhamos tudo para ganhar. Resultado: um empate e uma derrota.

    Dominio avassalador (mais neste 2º jogo), azar, falhanços, falta de cabeça fria e má arbitragem no 2º golo da Roma (em ambos os jogos, já que no 1º jogo houve mão do Mexes e neste não me parece haver falta) são as coisas em comum nos dois jogos. Neste jogo também houve um golo mal anulado ao Sporting na primeira parte e a Roma apenas fez 2 remates à baliza... e 2 golos.

    Infelizmente só contam as que entram legalmente (ou às vezes nem essas...) e com isto tudo ficamos practicamente de fora da Champions.

    ResponderEliminar
  8. Estava a ver o jogo e foi com imensa pena q vi o golo da Roma. Completamente imerecido este empate para o Sporting q vos complica as contas.. Mas fizeram um grande jogo , parabéns.

    ResponderEliminar
  9. O Sporting jogou muito bem e merecia ter vencido..Acho que agora vai ser dificil o Sporting passar mas na uefa ja tão...

    Aquele golo do Pizarro só acontece porque os defesas têm a mania de ir a todos os lances sem saber e vão ajudar ou prejudicar, mas pronto, tou contente com o resultado não tanto com o exibição mas tambem a Roma tava sem o Totti, Aquilani e Taddei e Panucci ja para não falar que o Mexès saiu lesionado..

    Força Roma e parabens ao Sporting mereciam

    ResponderEliminar
  10. Quanto ao Sporting, foi muito mau. Mereciam ter ganho e reequilibrado as contas do grupo mas assim fica difícil. A Roma ganha, naturalmente, o próximo jogo ao Kiev e tem o apuramento.

    ResponderEliminar
  11. Sou Benfiquista de gema, e digo o Sporting merecia ganhar pelo que fez e demonstrou durante o jogo, teve má sorte e aquele lance do Liedson que a bola entra e o arbitro apita falta, se fosse ao contrario dava golo.. Sempre vou apoiar os clubes tanto seja Porto ou Sporting, o empate é mau mas etm que acreditar, assim como o Benfica. Parabens pelo jogo!

    ResponderEliminar
  12. Resultado injusto,mas já se sabe que estes Italianos são assim..pqp

    ResponderEliminar
  13. La difesa giallorosa è imbarazzante, ma Mexes non se mangava Thuram lino?

    Ma seriamente credo che sia un problema più di mentalita che di qualita di difensori,.

    Roma cinica e catenacciara!

    Forza Portugallo!

    ResponderEliminar
  14. Fortunoza, como o italiano acaba o resumo. Garndes sortudos.

    ResponderEliminar
  15. Ontem o Vasco deixou este comentário acerca do post provisório que esteve online durante o jogo entre o Sporting e a Roma, onde tentei partilhar com todos que aqui visitam, assistir em directo ao jogo em formato WMP.

    Tudo correu bem até ao final da 1º parte. Depois a ligação ficou offline e para não deixar ficar mal, fui colocando quase na hora os golos que se passavam em Alvalade e ia actualizando quase ao minuto, o evoluir do resultado.

    Era só essa a intenção e para esclarecer, este blog só ocasionalmente fará novamente essa experiência.

    Obrigado
    Nuno Gonçalo

    Mensagem do Vasco:

    Sinceramente, compreendo que fique a intenção, mas parece-me que houve aqui uma quebra de qualidade nos posts do desportugal...Este post está uma confusão, e nada tem a ver com os anteriores, nem (esperemos) com os próximos! Acho bem que inovem, mas não usem o blog como cobaia. Metam esse sistema de ver os jogos online (ideia muito boa) só quando tiverem a certeza que sabem o que estão a fazer.

    Saudações!

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas