sábado, 17 de novembro de 2007

Portugal vs Arménia : Ganhar é palavra de ordem !

Portugal vs Arménia às 21 horas no Estádio Magalhães Pessoa em Leiria

Sem margem para erro. A Selecção Portuguesa joga mais logo às 21 horas diante a Arménia no Estádio Magalhães Pessoa em Leiria e na quarta-feira defronta a Finlândia. E para evitar "contas de última hora", a formação orientada por Luis Felipe Scolari (Felipão) está obrigada a vencer os dois últimos desafios da fase de apuramento para o Campeonato da Europa 2008 que se vai realizar na organização conjunta de Suiça e Àustria.

Com 12 jogos disputados nesta fase de qualificação, Portugal ocupa o segundo lugar do Grupo A com 23 pontos, menos um que o líder, Polónia. No total, a formação nacional soma seis vitórias, cinco empates e apenas uma derrota, tendo apontado 23 golos e sofrido 10. Já na terceira e quarta posição e à espera de um "deslize" da equipa das quinas, estão as equipas da Sérvia e Finlândia com 20 pontos, enquanto a Bélgica já está completamente fora da corrida pelos dois primeiros lugares do grupo e que dão acesso ao Europeu 2008, uma vez que conta com apenas 15 pontos. Nas posições seguintes estão a Arménia (9), Cazaquistão (7) e Azerbeijão (5).

Em Leiria, Scolari irá cumprir o último jogo de castigo e terá de ver o desafio das bancadas. E como se não bastasse, o técnico brasileiro tem encontrado algumas dificuldades para estruturar a equipa, uma vez que alguns jogadores importantes, como Deco, Jorge Andrade, Ricardo Carvalho e Miguel, encontram-se lesionados. Em todo o caso, Portugal deverá apresentar-se amanhã no típico 4-3-3, com Ricardo na baliza, Paulo Ferreira a defesa direito, Caneira a lateral esquerdo, enquanto Bruno Alves e o luso-brasileiro Pepe, que se irá estrear na formação nacional, serão a dupla de centrais. Já Miguel Veloso deverá ocupar a posição de trinco, enquanto Maniche e Simão deverão ocupar as outras duas unidades do meio-campo. Já Cristiano Ronaldo e Ricardo Quaresma serão os jogadores responsáveis por descair para as alas, enquanto Hugo Almeida deverá ocupar a posição de ponta-de-lança.

Novo equipamento secundário de Portugal

A título de curiosidade, refira-se que em três jogos frente à Arménia, Portugal nunca perdeu, mas também só venceu por uma vez. Porém, o facto de o desafio se realizar em Leiria pode ser um bom indicador, uma vez que a selecção soma duas goleadas em outros tantos jogos já disputados no estádio da cidade do Lis.

Outra novidade, mas esta supérfula, será a estreia da novo equipamento secundário de Portugal (foto em cima) com camisola a ser branca, gola vermelha e uma riscas verdes.

Apesar de ter nascido no Brasil, o central Pepe notabilizou-se como futebolista em Portugal. E, após ter garantido a nacionalidade lusa, o defesa imediatamente disponibilizou-se para representar a selecção nacional. Uma decisão que foi bastante bem recebida pela Federação Portuguesa de Futebol e por Felipão, tal como sucedeu com Deco. Assim, Pepe, que actualmente representa o Real Madrid, poderá eventualmente estrear-se por Portugal.

Outros jogos

A Itália e Inglaterra estão em risco de não marcarem presença no Europeu 2008. No que diz respeito à formação transalpina, encontra-se no terceiro lugar do Grupo B com 23 pontos. Menos um que a Escócia que, no entanto tem mais um desafio e disputa esta semana o seu último jogo da fase de apuramento. Desta forma, Itália está obrigada a vencer os dois encontros para garantir um dos dois primeiros lugares do grupo. Refira-se ainda que a França lidera esta tabela com 25 pontos em 11 jogos (falta disputar um) e também não poderá facilitar se desejar marcar presença na competição mais importante do "Velho Continente".

Já a Inglaterra, encontra-se numa posição mais delicada. A formação orientada por Steve McClaren encontra-se no segundo posto do Grupo E com 23 pontos em 11 desafios (faltando apenas um jogo para terminar a fase de qualificação, uma vez que este grupo tem sete equipas). Todavia, a Rússia segue na terceira posição com 21 pontos conquistados em 10 jogos; ou seja, em caso de vitória nos dois desafios em falta diante os conjuntos de Israel e Andorra, passará para a frente dos ingleses. Já a Croácia, que lidera a tabela com 26 pontos em 10 jogos, também terá de vencer os dois últimos encontros para evitar o não apuramento para o Euro 2008. E curiosamente um desses desafios será frente à Inglaterra que, como se sabe, está obrigada a vencer.

Vídeos

Post do Desportugal sobre o último jogo entre Arménia e Portugal (1-1) , aqui.

Especial reportagem sobre a Selecção Portuguesa ("O outro lado")


Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Foto: Nike

Página Inicial

1 comentário:

  1. Portugal tinha a obrigação de já estar apurado, e por um conjunto de factores, onde todos têm culpa (não só Scolari como muitos querem dizer) não conseguimos e agora estamos obrigados a ter que ganhar todos os jogos.

    Seja como for, espero humildade e que aprendam com os erros, não como contra a Polónia em que com o pássaro na mão, deitamos tudo a perder com um empate nos últimos minutos, por manifesta falta de atenção e empenho.

    FORÇA PORTUGAL!!!!!!!!

    Cumps.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas