domingo, 18 de novembro de 2007

Portugal vence Arménia por 1-0 e coloca-se a 1 ponto do Euro 2008

Hugo Almeida salta para o golo da vitória portuguesa sobre a Arménia

Uma exibição pobrezinha da Selecção Portuguesa e um resultado magro de 1-0 sobre a Arménia, foi o que se pode arranjar no penúltimo jogo da fase de apuramento para o Euro 2008 disputado no Estádio Magalhães Pessoa em Leiria.

Podemos ter ficado desiludidos e apreensivos para o jogo de quarta-feira no Dragão com a Finlândia, face a qualidade de jogo evidenciada ontem, mas se tudo correr bem, ou seja somarmos no minímo um empate, quem se lembrará disso. Queremos é estar na Àustria/Suíça no próximo ano e o resto é conversa.

Durante a primeira parte, a exibição da Selecção Nacional ficou aquém das expectativas e, apesar do domínio territorial, a Arménia conseguiu sempre sair em rápidos contra-ataques. Portugal criava muito poucas oportunidades e teve ainda mais escassos momentos que empolgassem, num jogo em que até foi bafejado pela sorte, quando, aos 34 minutos, o árbitro inglês Mike Riley negou uma grande penalidade aos arménios, após uma falta de Ricardo.

As ausências de Miguel, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Petit e Deco, cinco habituais titulares, não podem explicar tudo, num dia em que nenhum jogador se destacou pela positiva e nada resultou, antes ou depois das mexidas operadas por Flávio Teixeira "Murtosa".

Quaresma tentou furar por diversas vezes a defesa da Arménia

Portugal entrou com o "onze" esperado: Ricardo na baliza, uma defesa com Bosingwa, Fernando Meira, Bruno Alves e Caneira, dois médios defensivos (Miguel Veloso e Maniche) e um trio (Simão ao meio e Cristiano Ronaldo e Ricardo Quaresma nos extremos) a apoiar o ponta-de-lança Hugo Almeida.

Por seu lado, a Arménia começou igualmente em "4-2-3-1" e só demorou 20 segundos a efectuar o primeiro remate, por Melkonyan, às malhas laterais, mas, logo aos três minutos, Simão, isolado por Hugo Almeida, atirou à barra.
O desejado golo cedo não chegou nesse lance, nem aos 12 minutos, quando, após um livre de Simão, sobre a esquerda, Cristiano Ronaldo, em excelente posição, cabeceou por cima da barra.

Apesar destas duas oportunidades, Portugal não mostrava grande inspiração, tendência que se acentuou nos minutos seguintes, com a Arménia a estar mesmo muito perto do golo aos 30, num "chapéu" falhado de Melkonyan.
Sem o justificar, Portugal acabou por chegar à vantagem antes do intervalo: aos 42 minutos, Bosingwa cruzou da direita e, ao primeiro poste, Hugo Almeida saltou bem alto e cabeça não deu hipóteses.

Golo de Hugo Almeida

A segunda parte não trouxe melhorias ao jogo luso e, após 15 minutos em que Portugal apenas conseguiu dois remates sem grande perigo, Flávio Teixeira trocou Quaresma por Manuel Fernandes, colocando a equipa em "4-3-3", com Simão na esquerda.
A exibição lusa continuou, porém, medíocre, conseguindo mesmo piorar, de nada valendo também as entradas de Makukula e Nani. O jogo arrastou-se até final e com o apito final do árbitro foi um alívio para a equipa das «quinas», brindada com os assobios de um estádio cheio de desilusão. Agora, que só falta um ponto a Portugal para seguir em frente, espera-se que a equipa jogue para ganhar no Estádio do Dragão, pois a Finlândia é bem diferente da Arménia.

Portugal soma agora 26 pontos, ocupando o segundo lugar da classificação, e precisa de pelo menos um ponto frente à Finlândia para garantir o apuramento.

Resultados do Grupo A de apuramento para o Euro 2008 (17/Nov/07)

Finlândia - Azerbaijão, 2-1 (Forssell 79', Kuqi 85'; Gurbonov 63')
Polónia - Bélgica, 2-0 (Smolarek 44', 49')
Portugal - Arménia, 1-0 (Hugo Almeida 41')
Servía - Azerbeijão (adiado)

Classificação do Grupo A

Classificação do Grupo A da fase de apuramento para o UURO 2008

Vídeo

Portugal 1-0 Arménia
Hugo Almeida 41´


Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)

Fotos: AP

Página Inicial

7 comentários:

  1. Infelizmente, esta selecção só tá talhada pós grandes jogos. Têm graves problemas de motivação e humildade.

    ResponderEliminar
  2. Nem vale a pena falar muito sobre este jogo. Cumprimos os objectivos mínimos num jogo em que fomos claramente beneficiados pela arbitragem e em que os jogadores portugueses tudo fizeram para não se aleijar ou cansar. Por isso andaram a passo e foi um jogo de meter dó.

    Esperemos que na quarta-feira a história seja diferente. No entanto há 2 motivos de apreensão: o Scolari já vai para o banco e basta-nos um empate para nos qualificarmos...

    ResponderEliminar
  3. Miserável. A jogar assim arriscam-se a perder com a Finlândia.
    Isto de equipa não tem nada, é mais um conjunto de vedetas cheias de tiques de estrela.
    Depois as substituições não funcionaram, o Ricardo andou a caçar borboletas, o Veloso foi miserável, o Maniche mais parece que não jogou, o Simão foi uma nulidade, o Quaresma esteve apagado, o Bosingwa a defender esteve fraquinho, etc. Ninguém se esforçou minimamente.

    ResponderEliminar
  4. Ao público de Leiria, peço desculpa quem for de Leiria e se tenha deslocado ao estádio para apoiar a equipa, e sei que muitos que estavam lá não eram propriamente da cidade, mas em Leiria o futebol parece que perde encanto, e essa falha começa logo nas bancadas, se o exemplo do clube local já é conhecido, o problema até nem foi a assistência que andou perto da casa cheia, mas o apoio foi quase o mesmo daquele que disfruta o clube local.
    Portugal não o fez por merecer, mas o público logo desde os 15' minutos também não ajudou muito, começando desde logo a escutar-se uns timidos assobios que foram depois ganhando forma ao longo da partida.
    E só aos 85' minutos é que ouvi um "Portugal...Portugal"!

    ResponderEliminar
  5. Pode parecer uma piada mas é verdade. Vi o jogo e estava tão chato, tão chato, tão chato que adormceci durante a 2ª parte!

    Posto isto, penso não ser necessário fazer mais nenhum comentário sobre a qualidade do jogo...

    ResponderEliminar
  6. Uma exibição tão descolorida, tão sombria, tão apática. Uma grande sorte, a Selecção estar inserida neste grupo de qualificação… fossem os nossos adversários de maior qualidade e o apuramento estaria em sério risco ou totalmente riscado. É uma pena, ver a nossa Selecção jogar assim.

    ResponderEliminar
  7. Será que os adeptos eram Sérvios ou Finlandeses?
    -Porque razão fazem jogos em cidades onde não existe paixão por futebol?
    - Por que não em Guimaraes, Matosinhos, Coimbra, Braga, Porquê?

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas