terça-feira, 27 de novembro de 2007

Liga Portuguesa ( Bwin Liga) : 11ª jornada - FC Porto vence e mantém diferença pontual. Boavista e Guimarães dão show de bola

Lisandro abriu o caminho da vitória

Na 11ª jornada da Liga Portuguesa (bwinLiga) voltou-se ao marasmo dos poucos golos marcados, exibições pobres e pouco público, especialmente em Leiria com 680 pessoas e em Belém com perto de 800 !

Onze jornadas depois do pontapé de saída do campeonato, o Vitória de Setúbal conheceu a derrota. Para trás ficaram quatro vitórias e seis empates num percurso excelente apenas travado no «Dragão», pelo campeão nacional e líder do campeonato. Acossado pela vitória da véspera do Benfica, em Coimbra, com a Académica, os portistas não deram veleidades ao seu adversário e regressaram às vitórias (2-0), depois dos empates com Belenenses e Estrela da Amadora, preparando-se para entrar no Estádio da Luz, sábado, com a confortável almofada de quatro pontos de vantagem sobre o seu rival lisboeta.

Em Coimbra, o Benfica voltou a demonstrar uma saúde física, psicológica e técnica que muitos não contavam antes da chegada de José António Camacho. Pela quinta vez, os «encarnados» conquistaram uma vitória (1-3) nos últimos quinze minutos da partida e aumentaram para cinco o número de vitórias consecutivas na competição.

A viver uma fase de sofrimento, o Sporting voltou a atrasar-se ao ceder um empate (1-1) no Estádio do Mar, perante um Leixões que em oito ocasiões dividiu os pontos ao longo da Bwin Liga. Os «leões» ficaram agora a seis pontos do Benfica e a 10 do FC Porto.

Abordando o jogo do FC Porto mais ao pormenor, os dragões venceram um Vitória de Setúbal reduzido ao papel de mero espectador, tão amplo foi o domínio dos campeões nacionais. A jogar quase de olhos fechados, serena e confiante, embora quase nunca a um ritmo elevado, a equipa de Jesualdo Ferreira foi melhor em todos os parâmetros do jogo: teve domínio territorial, grande superioridade na percentagem de posse de bola, foi incisiva e criou ocasiões de perigo. Chegou cedo à vantagem, no primeiro remate do jogo: beneficiando de uma intervenção defeituosa de Robson, Lucho González isolou Lisandro López, que se limitou a desviar a bola do guarda-redes.

E, ante a inoperância do adversário, até se deu ao luxo de tirar o pé do acelerador numa segunda parte marcada sobretudo pelo duelo que Quaresma foi mantendo com o guarda-redes Eduardo até marcar o 2-0, a quatro minutos do fim.

Boavista venceu Vitória de Guimarães por 3-2 no Bessa


Nos outros jogos, a Naval 1º de Maio venceu com alguma surpresa o Marítimo na Madeira com um golo de Diego Ângelo, logo aos quatro minutos e alcançou o segundo triunfo fora de casa. A equipa da Figueira da Foz está agora na nona posição com 12 pontos e o Marítimo é sexto, com 17.

O Paços de Ferreira, a jogar em casa, saltou finalmente da cauda da tabela, graças ao golo de Wesley, aos sete minutos, no encontro com o Nacional da Madeira.
Já o Belenenses recebeu o Estrela da Amadora, mas foi incapaz de desfazer o nulo inicial. Igual resultado sucedeu em Leiria com o União e Braga na abertura da jornada.

Deixo para o fim o melhor jogo desta 11º jornada que teve lugar no estádio do Bessa no clássico, Boavista vs Vitória de Guimarães com triunfo para os axedrezados que somararam a sua primeira vitória nesta edição 2007/2008.
Apesar de ter alcançado o 2-0 devido aos golos de Fary (primeiro minuto) e Radanovic (13, autogolo), a equipa de Jaime Pacheco permitiu a igualdade com os golos de Felipe (29) e Tiago Targino (66). O tento do triunfo surgiria contra a corrente de jogo, Jorge Ribeiro colocou a bola na cabeça de Marcelão que assistiu Ricardo Silva (80’). Era o golo que selava a saída do Boavista da zona de despromoção e evitava que o Vitória de Guimarães ultrapassasse o Sporting.

Resultados da 11ª jornada da Liga Portuguesa - Bwin Liga 2007/2008

FC Porto - Vitória Setúbal, 2-0 (Lisandro 6', Quaresma 86')
Boavista - Vitória Guimarães, 3-2 (Fary 2', Radanovic 13' p.b. e Ricardo Silva 81'; Felipe 29' e Targino 67')
Académica - Benfica, 1-3 (Lito 24'; Rui Costa 33', Luisão 87' e Freddy Adu 90'+3)
Leixões - Sporting, 1-1 (Abel 14' p.b; Purovic 88')
Marítimo - Naval, 0-1 (Diego 3')
União Leiria - Sp. Braga, 0-0
Paços Ferreira - Nacional, 1-0 (Wesley 6')
Belenenses - Estrela Amadora, 0-0

Classificação da Liga Portuguesa (bwinLiga)

Classificação da Liga Portuguesa à 11ª jornada

Vídeos

Principais jogos (grandes)


Boavista 3-2 Vitória Guimarães
Fary 2'
Radanovic 13'
Felipe 29'
Tiago Targino 67'
Ricardo Silva 81'


Paços Ferreira 1-0 Nacional
Wesley 6'


Maritimo 0-1 Naval 1.º de Maio
Diego 3'


Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Fotos: Reuters + Mais Futebol

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas