sábado, 20 de outubro de 2007

Taça da Liga (Carlsberg Cup) - Resultados da 4ª eliminatória - Fátima vence Sporting por 1-2 e Benfica empata 1-1 com V. Setúbal

Fátima venceu Sporting em Lisboa (Home - Página Inicial do Desportugal)

Grande surpresa nos dois primeiros encontros a contar para a primeira mão da quarta eliminatória da Taça da Liga (Carlsberg Cup). No Estádio do Restelo, o Sporting foi mesmo surpreendido pelo Fátima, perdendo por 1-2. Um pouco melhor acabou por fazer o Benfica, que, ainda assim, não foi além de um empate, no Estádio da Luz, frente ao Vitória de Setúbal.

No Estádio do Restelo, casa emprestada do Sporting. Na recepção ao Fátima — que anteriormente havia já afastado Santa Clara, Académica e FC Porto da competição — os "leões" perderam escandalosamente por 1-2.

Para o Fátima (sempre muito batalhador nas alas com Ricardo Jorge e Marinho) foi mesmo uma benção aquele penálti que deu origem ao primeiro golo da equipa. Um erro de Tiago (saiu mal ao cruzamento e deixou escapar a bola) obrigou Purovic a dar o corpo ao manifesto, no caso o braço. Cícero agradeceu e não desperdiçou a oportunidade de colocar o Fátima em vantagem aos 15 minutos. Antes disso apenas Celsinho mostrou alguma classe do leão na marcação de um livre.

No regresso dos balneários Paulo Bento fez os devidos acertos e foi mesmo obrigado a recorrer a Miguel Veloso (jogou a central por troca com Gladstone), João Moutinho (em vez de Farnerud) e Romagnoli (saiu Celsinho) para recuperar da desvantagem. O Sporting entrou forte, dominador e com vontade de chegar cedo ao golo. Desejo cumprido por Liedson. O camisola 31 fez um golo de belo efeito para o qual também contribuiu o bom cruzamento de Abel.

Depois disso foi ver os leões na luta pelo segundo golo e a equipa de Rui Vitória a tentar resistir a não se fixar no seu meio campo. Até que Falardo resolveu atirar à baliza de Tiago de bem longe. Foi um pontapé abençoado deste jogador que fez a sua formação nas escolas de Alvalade, que colocou de novo a equipa de Rui Vitória em vantagem aos 83 minutos, para a alegria dos muitos adeptos vindo de Fátima. O guarda-redes leonino foi herói no jogo com o V. Guimarães (desempatado nas grandes penalidades), mas com o Fátima não saiu bem na fotografia.

Porque esta é uma eliminatória a duas mãos, as duas equipas voltarão a se encontrar no próximo dia 31, agora em Fátima. Pelo que nada está ainda perdido, em definitivo, para o Sporting. Todavia, a julgar pelo inesperado equilíbrio registado, não será de desprezar a (forte) possibilidade do Fátima continuar a fazer história na competição.

Adu salvou Benfica da Derrota

No Estádio da Luz, o Benfica recebeu o Vitória de Setúbal. No final, registou-se um empate a um golo. Esta uma igualdade muito sofrida pela equipa de José Antonio Camacho, que apenas chegou ao empate no período de descontos, com um tento de Freddy Adu.

Ambas as equipas mostraram no Estádio da Luz as dificuldades e virtudes que tem sido as suas imagens de marca esta época. O Benfica continua a revelar problemas no ataque. Os sadinos comprovaram a sua segurança (e confiança) que lhes concede o estatuto de invencibilidade. Matheus já havia marcado em Alvalade (jogo frente ao Sporting para a Liga) e agora fê-lo na Luz, mas mais uma vez, a formação de Carlos Carvalhal empatou. Contudo, não deixa de ser um resultado positivo para a segunda mão (31 de Outubro).

Sem Rui Costa houve Di Maria e também Nuno Assis, ambos favorecendo da rotatividade concedida por Camacho para voltar ao onze inicial. O Benfica continua sem um avançado que cumpra a principal funções: marcar golos. Nuno Gomes está lesionado, Cardozo foi poupado. Sobrou Bergessio, que no regresso à equipa depois da lesão não mostrou atributos para justificar a oportunidade que lhe foi concedida. O argentino esteve perdido durante o tempo que esteve em campo e quando teve a possibilidade de marcar, mesmo isolado, rematou muito alto. Apostar em Dabao não foi solução, Mantorras não salvou o Benfica. Valeu um extremo: Adu. Jogou 20 minutos, que chegaram para deixar a sua marca.

Mas mérito para o Vitória de Setúbal, principalmente para o seu guarda-redes, Eduardo. Na sua segurança está parte da razão que faz com que os sadinos ainda não tenham perdido esta temporada. Nem parece que há poucos meses o Vitória sofria para se manter na Liga. Com uma defesa segura e um meio-campo consistente, dominou os primeiros minutos do jogo, remetendo os encarnados à sua grande área, e controlou os restantes. No golo ficam as dúvidas sobre a posição de Matheus, mas o extremo voltou a expor as debilidades defensivas de um Benfica que dependeu muito de um pronto-socorro chamado Katsouranis (um dos melhores em campo).

Fosse ansiedade, nervosismo ou simplesmente falta de capacidade para ultrapassar a organização sadina, ao Benfica faltou um Maestro, mas reencontrou o agora herói do costume nesta competição. Freddy Adu não joga muito, mas parece ser ele quem mais gosta da Taça da Liga. Foi o extremo quem salvou o Benfica de ser eliminado frente ao Estrela da Amadora e marcou o golo, já no tempo de compensação, que deu um empate aos encarnados frente ao V. Setúbal (1-1) num grande golo.

Amanhã completa-se a primeira mão da quarta eliminatória da Taça da Liga, com a realização de mais dois jogos: Penafiel - União de Leiria e Portimonense - Beira-Mar. A segunda mão está aprazada para o próximo dia 31. As quatro equipas apuradas vão depois disputar uma “poule” no sistema de “todos contra todos”, apurando dois finalistas.´

Resultados da 4ª eliminatória da Taça da Liga (Carlsberg Cup) 2007/2008

Sporting - Fátima, 1-2 (Liedson 53'; Cícero 16' gp, Falardo 82')
Benfica - Vitória Setúbal, 1-1 (Freddy Adu 94'; Matheus 12')
Penafiel - União de Leiria, 3-1 (João Pedro 3', Bakero 68' e 78'; Sougou 92')
Portimonense - Beira-Mar,1-0 (Diogo 72')

Vídeos

Sporting 1-2 Fátima
Cícero 16'
Liedson 53'
Falardo 82'


Benfica 1-1 Vitória Setúbal
Matheus 12'
Freddy Adu 94'


Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Fotos: Record

Página Inicial

4 comentários:

  1. Epah, há jogadores que não têm lugar no Benfica, mesmo.

    O Bergessio é um 0, o Coentrão é um brinca-na-areia e só se sabe atirar para o chão, o Luís Filipe é muito nervoso e por isso erra muito, o Miguelito estar ali ou não estar é o mesmo. Enfim...

    Pelo contrário, o Katsou (jogador fantástico, um poço de classe), o Bynia (jogador muito útil, um autêntico tampão), e o Adu, que cada vez mais mostra que merece oportunidades na Liga Portuguesa. Ah e o Nuno Assis fez uma primeira parte muito agradável, fiquei surpreendido.

    Depois o Zoro é um central que 'mete respeito' fisicamente mas tem que ser mais rápido e aprender a não complicar (aquela falha ia dando o 0-2). O Dabao é um jogador esforçado, que acho que também merece mais oportunidades (em vez do Bergessio por exemplo...).

    Agora é ir a Setúbal ganhar e seguir em frente.

    ResponderEliminar
  2. Este golo do Adu não apaga uma exibição deprimente, sinceramente há ali jogadores que só podem andar a gozar com a instituição. Pode-se dizer que qualquer adepto que vê um jogo destes corre sérios riscos de desenvolver uma depressão tal foi o fraco espectáculo de futebol. Valeu o resultado.

    ResponderEliminar
  3. Vi o jogo e o Sporting só jogou a sério no inicio da 2ª parte até chegar ao empate, na 1ª parte Fátima merecia estar a vencer, na 2ª parte o Sporting empatou bem, mas depois parece que ficavam satisfeitos com o empate, o 2º golo do Fátima surgiu do nada, mas acaba por ser justo pelo que o Fátima fez principalmente na 1ª parte.

    ResponderEliminar
  4. O Sporting foi jogar a casa do clube da Cruz de Cristo contra o Fátima? A nossa Srª de certeza que meteu uma cunha com o Todo Poderoso.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas