quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Portugal vence no Cazaquistão por 1-2 com Makukula a ser decisivo

Makukula marcou o primeiro de Portugal (Home - Página Inicial do Desportugal)

Tal como a grande maioria dos portugueses, tive de me contentar e sofrer pela rádio o relato da vitória de Portugal no Cazaquistão, por 1-2, com Makukula a saltar do banco e a ser decisivo com a obtenção do primeiro golo e logo na sua estreia pela selecção nacional. Com este triunfo, Portugal tem as portas abertas para a classificação para o próximo Campeonato da Europa em 2008 a realizar na Suíça/Àustria, bastando para isso uma vitória e um empate nos jogos frente a Arménia e Filândia.

Em Almaty, já em território asiático, Portugal apresentou a mesma equipa que jogara no Azerbaijão. Mas, como Scolari tinha dito, o Cazaquistão é mais e melhor equipa do que o adversário de sábado. Os cazaques entregaram o domínio de jogo a Portugal, mas foram sempre uma equipa pronta a sair no contra-ataque.

Durante cerca de 60 minutos, Portugal foi uma equipa sempre sem soluções ofensivas, sem ideias e muitissímo individualista. Nessa altura, e com as entradas de Nani e Makukula para os lugares de Maniche e Hugo Almeida, a Selecção Nacional começou a ser mais pressionante, obrigando o Cazaquistão a recuar para junto da sua área. Foi já com a equipa da casa remetida à sua área que Quaresma conseguiu ganhar a linha e assistir Makukula para o primeiro golo português. Ele que há 2 dias atrás estava a curtir uma mini-férias na Bélgica!

Makukula atira de cabeça para o fundo das redes

Uma estreia de sonho para o avançado do Marítimo que, nos 30 minutos que esteve em campo, desestabilizou por completo a defesa do Cazaquistão. Marcou um golo, podia ter marcado mais uns quantos e, mais importante, trouxe uma movimentação que Hugo Almeida não tinha emprestado à equipa. Com tamanha exibição, o avançado maritimista poderá ter conquistado um espaço próprio nas próximas convocatórias de Luiz Felipe Scolari.

Cristiano Ronaldo

Após o golo, o Cazaquistão subiu em busca do empate e, depois de uma ameaça de Nani e outra de Makukula, Portugal chegou mesmo ao 0-2, numa jogada de contra-ataque. Nani ganhou bem no um-contra-um e serviu Cristiano Ronaldo que, de pé esquerdo, fuzilou a baliza. O jogo estava decidido e a vitória assegurada mas, antes do final, O Cazaquistão ainda reduziu para 1-2, por Byakov. No final, a festa foi portuguesa, num encontro em que Ronaldo selou um triunfo depois de Makukula abrir o cofre.

Independentemente dos outros resultados, a selecção portuguesa chegará pela quarta vez consecutiva à fase final de um Europeu se somar quatro pontos nos últimos dois jogos - serão ambos em casa frente à Arménia (17 de Novembro, em Leiria) e Finlândia (21, no Dragão) já com Sclolari no banco a orientar a selecção.

Mais logo, conto aqui apresentar o rescaldo dos jogos de qualificação para o Euro 2008.


Resultados do Grupo A de qualificação para o Euro 2008

Casaquistão - Portugal, 1-2 (Byakov 93'; Makukula 82', Ronaldo 91')
Azerbaijão - Sérvia, 1-6 (Aliyev 26´)(Tosic 4´; Zigic 18´ e 43´;Jankovic 41´;Smiljanic 75´Lazovic 81´)
Bélgica - Arménia, 3-0 (Sonck, 63; Dembele, 69; Geraerts, 76)


Classificação do Grupo A

1º Polónia, 24 pontos
2º Portugal, 23 pontos
3º Finlândia, 20 pontos
4º Sérvia, 20 pontos
5º Bélgica, 15 pontos
6º Arménia, 9 pontos
7º Cazaquistão, 7 pontos
8º Azerbeijão, 5 pontos


Vídeo

Casaquistão 1-2 Portugal
Makukula 82'
Ronaldo 91'
Byakov 93'



Resumo Eurosport (França)


Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Fotos: Reuters

Página Inicial

7 comentários:

  1. Que saudades de quando Portugal goleava estas equipas tão fraquinhas, mas a verdade é q elas têm evoluido no seu futebol e um dos indicadores é a aposta em treinadores estrangeiros, vide o Holandês desta selecção.

    Parabéns a Portugal e ao Makukula.

    ResponderEliminar
  2. Espero boas coisas do Makukula. Esteve muito, não apenas no golo mas antes já tinha estado bem num cabeceamento e numa jogada individual. Espero que esteja aqui um bom ponta-de-lança para o futuro.

    Só vi a 2ª parte e não gostei nada do que fizemos até ao golo. Falta de ideias, com os extremos muito apagados.
    O Quaresma valeu pelo cruzamento, de resto, fraquinho.

    Venha o próximo e o Euro

    ResponderEliminar
  3. Nao pude ver o jogo pois tava numa aula.
    Ganhámos...Optimo.
    Makukula neste jogo a mostrar que se calhar pode vir a ser o Ponta de Lança que precisamos

    ResponderEliminar
  4. Ora bem, resultado arrancado a ferros, mas o que importa é que temos mais 3 pontos e estamos muito perto da qualificação. Não gostei das exibições do Deco (muito apagado...), do Quaresma (só rendeu a partir do minuto 75, valeu pelo cruzamento) e do Hugo Almeida. Penso que o Nani e o Makukula entraram muito bem no jogo.

    ResponderEliminar
  5. Jogo fraco, 1ª parte sem oportunidades, os alas muito individualistas. Valeu Makukula e o Ricardo Carvalho que joga sempre bem. (Apesar de não ter tido mto trabalho)

    ResponderEliminar
  6. Hoje o sector defensivo esteve muito bem. Com o comando de um líder (Carvalho), a música é outra, e julgo que foi isso que faltou contra a Polónia e a Sérvia. Aquele golo no fim é que se dispensava, e é preocupante porque reforça aquele estigma dos últimos jogos de sofrer golos à última da hora.

    Já ofensivamente, não há uma estratégia clara e isso reflecte-se depois nos jogadores mais individualistas que temos, vem ao de cima o individualismo. (Ainda assim, parece-me apenas uma fase típica de período de qualificação. No Europeu será, julgo, diferente). Mesmo assim, do banco vieram excelentes sinais: primeiro, tornar o trio do meio campo mais ofensivo e pressionante com a saída do Maniche e a entrada do Nani (bom jogo) e depois a tirar um ponta de lança ineficaz e a colocar um estreante que pudesse reforçar o confiança do resto da equipa na frente de ataque.

    Consequência: um Quaresma que até aí vinha a fazer um jogo deplorável, envolve-se mais nas jogadas de ataque e faz um lance simples de ida à linha, cruzamento, cabeça, golo. Afinal era tão simples.

    ResponderEliminar
  7. Com a responsabilidade da boa união do grupo a pertencer por inteiro ao seleccionador nacional, está visto que o ‘Grande Irmão’ Murtosa seria a pessoa indicada para orientar os patrícios na hora da verdade.

    altobola.blogspot.com

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas