terça-feira, 16 de outubro de 2007

Ídolos do Futebol : Marco Van Basten - A classe e a perfeição

Marco Van Basten no AC Milan (Home - Página Inicial do Desportugal)

Apesar de eu ser um jovem de 30 anos, ainda sou do tempo (velha frase) em que a minha geração passava a infância de sol-a-sol a jogar futebol de rua, algo raro nestes dias.
Face à ausência de novas tecnologias,com uma simples bola de futebol servia de pretexto para todo um bairro participar activamente numa modalidade adorada por todos.
Nas nossas "jogatanas" gostavamos de nos apelidar com os nomes dos nossos ídolos do futebol, consoante as características individuais ou posições de cada um no campo. Até o nome das equipas não era esquecido.

É com base nesses tempos, que vou dar a conhecer os meus ídolos de infância, os jogadores que mais me fascinaram e fizeram tanto gostar de futebol. Só de referir, que apenas vou mencionar ao longo destas crónicas, jogadores que realmente vi jogar.

Para iniciar esta viagem pelo passado, nada melhor do que recordar Marco Van Basten, actual treinador da selecção holandesa. Foi um avançado fora do comum. Não era só o facto de ter sido um grande goleador. Van Basten era sobretudo, um grande jogador com um talento nato para jogar na frente e prova de classe pura. Alguns dos melhores golos que vi até hoje devo-os a ele.

Marco Van Basten, começou a sua carreira profissional aos 17 anos no Ajax, depois de ter sido encontrado numa das muitas e famosas prospecções do colosso Holandês.
No Ajax, venceu 3 campeonatos, e começou a atrair a atenção dos maiores clubes Europeus. Assim, não foi de estranhar a aposta dos Rossoneri (AC Milan) neste talento holandês, pois o clube tinha iniciado um projecto de revitalização em termos Europeus. A transferência oficializou-se em 1987 e o jovem avançado tinha tudo para ser o sucessor de Johan Cruyff.

Van Basten, juntamente com mais 2 holandeses foras-de-série - Rijkaard e Gullit, e sobre a orientação do “maestro” Arrigo Sacchi, começaram o chamado “World Domination”, ou seja o AC Milan deu início a uma fase de total domínio do Futebol Europeu e Mundial, fase essa recordada ainda como uma das fases de Ouro do Futebol Internacional.

Mas Van Basten não brilhava apenas em termos clubísticos. Em 1988 apresentou um Futebol de classe inigualável e um killer instinct notável. Um hattrick contra a Inglaterra, o golo da vitória na semi-final contra a Alemanha, e um dos melhores golos da história do Futebol Mundial, num volley fabuloso e de primeira, praticamente sem ângulo batendo talvez o melhor guarda-redes Mundial da época Rinat Dassaev. Para abrilhantar ainda mais o momento, este golo (vídeo) foi apontado na final do Euro, e Van Basten e a Holanda (Laranja Mecânica) sagravam-se Campeões Europeus. O Reinado de Rinus Michel ficava assim eternizado nas páginas de Ouro do Futebol Mundial.

Marco Van Basten campeão Europeu pela Holanda em 1988

Esta vitória no campeonato Europeu, funcionou como tónico, para a maré de conquistas que vieram a seguir por parte do AC Milan e da sua armada Holandesa.
Assim, Marco Van Basten e o clube milanês venceram 2 Taças dos Campeões Europeus seguidas em 1989 e 1990 (esta frente ao Benfica - vídeo), que se seguiram a uma Taça das Taças ganha no ano de estreia de Van Basten pelo AC Milan (ainda em 1987).

Após estes anos de êxito, começou o calvário das lesões na vida de Van Basten. Com as lesões veio também o azar. Alguns devem estar recordados do penalti falhado pelo avançado Holandês na meia final do Euro-92.
Em 1993, na final da Taça dos Campeões Europeus, o seu tornozelo cedeu definitivamente, e Van Basten apenas ao 28 anos, teve de abandonar a carreira.
Perdeu-se um dos melhores pontas de lança do Mundo, avançado esse que deixa ainda muitas saudades nos Adeptos “Orange”. ( vídeo de despedida )

Algumas Curiosidades:

- Van Basten marcou 2 dos golos que deram a taça dos Campeões Europeus ao AC Milan em 1989 frente ao Steaua de Bucareste. (vídeo )

-Melhor jogador da Europa em 1988,89 e 1992. Melhor Jogador do Mundo em 1992. Bota de Ouro Europeu em 1986, com 37 golos em 26 jogos pelo Ajax!

-Em 1991 foi causa indirecta para Arrigo Sacchi sair do Milão, pois Berlusconi queria ver 2 pontas de lança no AC Milan e Sacchi achava Van Basten suficiente.

-Em Julho de 2004 é apontado Seleccionador Holandês, conseguindo o Apuramento para o Mundial da Alemanha em 2006

Dados e Estatísticas:

Local de Nascimento: Utrecht, Holanda
Data de Nascimento: 31 de Outubro de 1964
Altura /Peso: 188 cm / 80 kg
Internacionalizações: 58 / Golos pela selecção da Holanda: 24
Clubes: Ajax e AC Milan
Número de jogos realizados: 280 / Golos: 218
Troféus: Taça das Taças em 1987, Série A em 1988,1992,1993. Campeão Europeu de selecções em 1988. Campeão Europeu de clubes em 1989 e 1990.Supertaça Europeia em 1989 e 90. Taça Intercontinental em 1989 e 1990. Campeão Holandês em: 1982,1983,1985.

Ao serviço do Ajax:

* 133 jogos e 128 golos na Liga Holandesa
* 22 jogos e 13 golos na Taça Holandesa
* 17 jogos e 11 golos nas Competições Europeias
* 172 jogos e 151 golos no total pelo Ajax

Ao serviço do AC Milan

* 147 jogos e 90 golos na Liga Italiana
* 22 jogos e 13 golos na Taça de Itália
* 26 jogos e 18 golos nas Competições Europeias pelo Milan

Ligações Externas

Site de Marco Van Basten e Wikipédia


Vídeo do Melhores golos de Marco Van Basten


Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)

Fotos: Arquivo

Página Inicial

8 comentários:

  1. Era um avançado excepcional: MUITO veloz, driblador, excelente cabeceador, batia faltas com excelência, passes precisos, assistências, finalização perfeita... e marcava cada golaço que era coisa de sonho.

    ResponderEliminar
  2. Não pude ver ele jogando,porque só começei a acompanhar mesmo futebol em 94.

    Muito boa a cena do estádio aplaudindo ele na sua despedida,foi bastante emocionante.

    Já o golo dele q eu acho o mais bonito foi aquele quando jogava no Ajax e remata de volley na diagonal (não foi bicicleta) e a bola entra no angulo oposto,um golaço. Se bem que o mais famoso é o que ele marca após um cruzamento de primeira e faz um golaço pela Holanda contra a URSS no Euro 88. Provavelmente o golo mais importante da história da seleção holandesa.

    ResponderEliminar
  3. Foi realmente sensacional,entra no meu Top 3,como os melhores atacantes que já vi jogar.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente terminou o futebol aos 28/29 anos...o grande Marco Van Basten, o melhor avançado que vi jogar. Se o Maradona fez o melhor golo dos Mundiais (sem a mínima dúvida), o Van Basten fez o melhor golo dos Europeus, aquele na final do Euro 88 contra a URSS de Dasaev...que golo soberbo!

    ResponderEliminar
  5. Efectivamente o maior de todos os tempos!!!

    ResponderEliminar
  6. Este sim parecia que voava. Destacava por marcar aqueles golos que toda a gente gosta de ver. Bicicletas, remates sem ângulos, acrobáticos. Infelizmente as lesões acabaram com ele muito cedo.

    ResponderEliminar
  7. Excelente crónica. Van Basten era único naquilo que sabia fazer, golos.

    Grande Campeão.

    ResponderEliminar
  8. QUE CRACÃO ESTE CARA!

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas