terça-feira, 18 de setembro de 2007

Liga Portuguesa ( Bwin Liga) : 4 ª jornada - FC Porto, Benfica e Sporting vencem sem problemas. Vitória de Setúbal surpreende Sp. Braga

Rui Costa jogou, marcou e deu espectáculo

Em mais uma jornada pouco interessante, que deixou a maior parte das equipas abaixo de metade dos pontos do líder, só o Vitória de Setúbal justifica um pleno destaque pelo triunfo dilatado sobre o Sp. Braga que tarda encontrar-se. Uma nota também para a Académica de Coimbra que venceu finalmente em sua casa, agora com Domingos Paciência no comado técnico. Os grandes venceram sem "espinhas" e "cavam" cada vez mais diferenças neste campeonato que ainda agora iniciou.

O Benfica conseguiu uma vitória tranquila, por 3-0, diante da Naval, a apenas três dias da exigente deslocação a Milão. Mas como não há bela sem senão, Petit lesionou-se e poderá falhar o jogo da Liga dos Campeões.

Na equipa do Benfica confirmou-se a ausência no onze de Cardozo, que só tinha chegado dias antes da selecção do Paraguai. E houve três estreias, cada uma à sua maneira: absoluta de Edcarlos; a titular de Cristian Rodriguez e na Luz de Di María. A primeira intervenção do central brasileiro, contudo, foi desastrada: ia marcando na própria baliza, mas o lance foi anulado por fora-de-jogo. Na Naval, estreou- se o médio francês Nicolas Gódmeche.

Com o jogo tão morno, a maior animação decorria nas bancadas. Os Diabos Vermelhos não estão legalizados e por isso não podem exibir tarjas. A claque mostrou um grande pano que dizia “Diabos” e a polícia foi lá retirá-la. A claque insistiu e a polícia respondeu em força.

A Naval entrou sem complexos, a jogar no meio-campo contrário e com Davide a mostrar que não desaprendeu. Mas no futebol, como na vida, as primeiras impressões são muitas vezes enganadoras. No Benfica, Di María confirmava- se como o novo menino- querido dos adeptos, que não o poupam nas palmas sempre que toca na bola.

Sem que nada o fizesse prever, o Benfica chegou à vantagem. Rui Costa iniciou a jogada que o estreante Cristian Rodriguez finalizou de fora da área. E pouco depois, o mesmo Rui Costa marcou um golaço, rodando sobre si próprio, depois de combinar com colega. Lindo e para ver muitas vezes!

Camacho não teria certamente pedido melhor: vencer por 2-0 ao intervalo a três dias de uma complicada visita a San Siro. O jogo ficou decidido logo no início da segunda parte: Rui Costa fez uma abertura deliciosa para Cristian Rodriguez e este centrou com conta, peso emedida para o cabeceamento perfeito de... Nuno Gomes! É verdade! O internacional português voltou aos golos na Liga, 14 jornadas depois (em algumas não jogou, por lesão).

O Benfica era dono e senhor do jogo, mas a Naval não se rendeu. Petit quase surpreendeu Taborda com um chapéu do meio campo, e depois Quim foi finalmente obrigado a fazer mais do que exercícios de aquecimento, defendendo com os pés um bom remate de João Ribeiro. Mas o Benfica estava nas sete quintas e divertia-se com o público. E durante a assistência médica a Taborda (acabou por sair lesionado), o Maestro até se fartou de saltar a pedido dos adeptos. Mas a festa passou logo, com Petit a lesionar-se e a ter mesmo de sair também, ficando fora das contas para a visita ao AC Milan.

À entrada para os últimos dez minutos voltou a ser Quim a brilhar. Primeiro num remate de longe de Hugo Santos, que ainda foi à trave, e depois num cabeceamento de Saulo. Com o final a aproximar-se e o jogo aberto, Camacho tirou Di Maria e Rodriguez para os aplausos. O Benfica já só pensava em Milão, mas a Naval não desarmava e acabou o jogo em cima de Quim.

Lisandro resolveu frente ao Marítimo

Um golo de Lisandro manteve o FC Porto cem por cento vitorioso na Liga, que agora lidera isolado.
O Marítimo deixou de fazer companhia aos dragões porque se mostrou pouco audaz. E ontem até era um dia em que podia ter arriscado mais, pois os portistas não estiveram muito inspirados. Agora que venham os bifes do Liverpool, na ansiada estreia europeia.

Jesualdo só efectuou uma alteração em relação à equipa que venceu em Leiria, poupando Fucile e apostando em Cech. No Marítimo, as mudanças foram forçadas. Briguel jogou no lugar do lesionado Ricardo Esteves e Márcio Mossoró rendeu o castigado Makukula. Mas estas novidades não alteraram os esquemas das equipas.

O primeiro tempo foi um enorme bocejo. De início, o FC Porto pareceu disposto a comandar as operações, explorando bem as alas. Mas, apesar do domínio, nunca dispôs de ocasiões de verdadeiro perigo. Insatisfeito com a produção ofensiva, ao intervalo Jesualdo trocou Sektioui pelo estreante Ernesto Farías, passando Lisandro – que os centrais madeirenses nunca deixaram pôr o pé em ramo verde – para a direita.

Apesar de não ter melhorado muito, o dragão abriu o marcador. Correspondendo a um cruzamento de Cech, Lisandro pôs cobro a uma jogada que começou na direita e acabou com um centro do lado contrário. A perder, o Marítimo acordou e Nuno teve de se aplicar para travar um tiro de Marcinho. Pouco depois, Evaldo, solto após livre de Bruno, desperdiçou em boa posição.

Leandro Lima havia entrado há momentos, talvez porque Jesualdo quisesse alguma magia em campo – Quaresma esteve muito apagado. Mas o Marítimo crescia e enervava os adeptos, que temiam pela magra vantagem. No entanto, o FC Porto conseguiu recuperar o controlo do jogo e segurar a vantagem, já com a cabeça no jogo de terça-feira com o Liverpool. Em que será preciso fazer bem melhor para entrar com o pé direito na Liga dos Campeões!

Sporting venceuu na Reboleira

O Sporting venceu na Amadora, por 0-2, num jogo em que nem precisou de carregar muito no acelerador. porque na 4º feira em em Alvalade recebe o Manchester United, para a Liga dos Campeões, Paulo Bento já começou a rodar a equipa a pensar no preenchido ciclo de jogos que aí vem.

À esperada titularidade de Purovic, como novo parceiro de Liedson devido à lesão de Derlei, Paulo Bento juntou a criatividade do também montenegrino Vukcevic na esquerda, devolvendo Moutinho à direita. No Estrela, Luís Aguiar, o reforço cedido pelo FC Porto, ficou no banco.

O Sporting procurou resolver cedo o jogo. E contou com a ajuda dos anfitriões. Logo aos 8’, Fernando atrapalhou-se perante Romagnoli e fez uma asistência para Purovic, que ofereceu a Liedson o terceiro golo na Liga. O Sporting desacelerou, mas o Estrela não reagiu. Aos 20’, os leões voltaram a acelerar e a marcar. Abel combinou com Purovic, Maurício falhou um corte e o lateral leonino cruzou forte. Nélson, no reencontro com o Sporting, falhou e Vukcevic estreou-se a marcar. Até ao intervalo, registo para um erro do árbitro. Paulo Pereira transformou um penálti claro de Maurício sobre Abel num pontapé de baliza. E ainda deu amarelo ao sportinguista.

A segunda parte começou com Liedson a colocar Nélson à prova. O Estrela não se encontrava e Daúto lançou Moses para o ataque. Paulo Bento começou então a gerir o grupo e fez descansar Romagnoli, por troca com Farnerud. Aos 73’, Stojkovic hesitou numa saída da área e acabou por assustar depois de levar um pontapé na cabeça. Mas recompôs- se. No Estrela ainda se estreou Luís Aguiar. Mas o Sporting segurou os três pontos e apanhou o Marítimo. Agora seguem-se os diabos de Manchester.

Restantes jogos da Liga Portuguesa

Nos restantes jogos, o Belenenses somou a primeira vitória da época em vesperas de visitar o todo poderoso Bayern de Munique para a Taça UEFA. Por sua vez, o Boavista e Leixões continuam na senda dos empates. No sábado, num jogo realizado no Estádio do Bessa, no Porto, os axadrezados conseguiram o seu terceiro empate e os leixonenses o quarto

Já hoje, a fechar a 4º ronda o Vitória de Guimarães saltou para o 6º lugar. O jovem avançado minhoto Tiago Targino estreou-se a marcar no campeonato 2007/08 aos 81 minutos, na sequência de um fulminante remate de fora da área, que permitiu ao Guimarães quebrar o "impasse" dos três jogos inaugurais no regresso ao escalão principal, que terminaram todos empatados.

Resultados da 4.ª jornada da Liga Portuguesa - Bwin Liga 2007/2008

V. Setúbal - Sp. Braga, 3-1 (Matheus 13', Elias 57' e Edinho 82'; César Peixoto 69' gp)
Boavista-Leixões, 0-0
FC Porto - Marítimo, 1-0 (Lisandro 56')
Benfica - Naval, 3-0 (Rodríguez 23', Rui Costa 35', Nuno Gomes 52')
Académica - P. Ferreira, 1-0 (Hélder Barbosa 84')
E. Amadora - Sporting, 0-2 (Liedson 8', Vukcevic 29')
Belenenses - U. Leiria, 2-1 Evandro 52', Hugo Alcântara 71'; João Paulo 12')
V. Guimarães - Nacional, 1-0 (Tiago Targino 81´)

Classificação da Liga Portuguesa - Bwin Liga 2007/2008

1 FC Porto, 12 pontos
2 Sporting, 9 pontos
3 Marítimo, 9 pontos
4 Benfica 8, pontos
5 Vitória Setúbal, 6 pontos
6 Vitória Guimarães, 6 pontos
7 Sp. Braga, 6 pontos
8 Leixões, 4 pontos
9 Estrela Amadora, 4 pontos
10 Belenenses, 4 pontos
11 Académica, 4 pontos
12 Boavista, 3 pontos
13 Paços Ferreira, 2 pontos
14 Nacional da Madeira, 2 pontos
15 União Leiria, 2 pontos
16 Naval, 2 pontos

Vídeos

Benfica 3-0 Naval

Rodríguez 23'
Rui Costa 35'
Nuno Gomes 52'


FC Porto 1-0 Marítimo
Lisandro 56'


E. Amadora 0-2 Sporting
Liedson 8'
Vukcevic 29'



V. Guimarães 1-0 Nacional
Tiago Targino 81´


Belenenses 2-1 U. Leiria
João Paulo 12'
Evandro 52'
Hugo Alcântara 71'


Académica - P. Ferreira, 1-0
Hélder Barbosa 84'



Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Fotos: AP

Página Inicial

7 comentários:

  1. ESTA 4º JORNADA FICA SEM DÚVIDAS MARCADA PELO JOGÃO DE RUI COSTA E O HINO DE GOLO QUE ELE FEZ AO FAZER UM 260. MÁGICO MAESTRO!

    ResponderEliminar
  2. Nao me canso de ver o golo do Rui Costa.
    Magistral

    ResponderEliminar
  3. O SCP este ano tem o 3º lugar reservado.
    O Benfica e o FcP não vão dar hipóteses.

    O plantel do SCP é ridiculo ao pé destes dois.

    ResponderEliminar
  4. Jogo fraquinho, fraquinho do Porto, valeu só mesmo pelos três pontos. Mas é preciso ter em atenção que este Marítimo este ano está muito bem estruturado.

    Grande jogo do Lisandro, foi daqueles que mais lutou e não teve medo de meter o pé em cada lance disputado...

    4 jogos, 4 vitórias....

    Venha o próximo!

    ResponderEliminar
  5. Golaço de Targino decide o jogo! Grande Vitória!
    Rumo à UEFA

    ResponderEliminar
  6. O Braga esta a desiludir , para mim . esperava mais do Braga "candidato ao titulo" até o Guimarães que vaio da II tá melhor.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas