quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Liga Portuguesa ( Bwin Liga) : 1 ª jornada - Empate do Benfica dita saída de Fernando Santos e o regresso de José António Camacho

Camacho rende Fernando Santos no comando do Benfica

A Liga Portuguesa regressou ao activo neste passado fim-de-semana e logo na primeira jornada o facto mais mediático, não foi tanto pelos jogos que decorreram, mas sim pelas consequências dramáticas de um único golo. Estou a falar do empate do Benfica no Bessa frente ao Leixões, que acabou por sentenciar a carreira do técnico Fernando Santos ao serviço dos lisboetas.

A vida na Luz já não andava famosa para o Sr.Engenheiro, que depois de uma época rotulada de fracasso, tinha à partida para este ano uma enorme prova de fogo, onde se pediam vitórias e consequentemente títulos. A verdade é que tudo logo começou mal para Fernando Santos durante os 2 primeiros meses do defeso. As saídas de jogadores estratégicos como Simão, Miccoli, Manuel Fernandes e ainda o contabilizar de outros importantes que encontravam e estão lesionados, dificultaram a preparação de jogo da equipa, que nunca até momento conseguiu convencer os adeptos.

A vitória complicadissíma na pré-eliminatória da Champions na Luz frente ao Copenhaga tinha sido um reflexo fiel de como a equipa esplanava mal os ideiais do treinador e por entre assobios constantes, restou o génio de Rui Costa para adiar o inevitável.

Durante a semana que antecedeu a estreia no campeonato, muito se escrever sobre o que poderia acontecer no Bessa frente ao Leixões, caso o Benfica não altera-se a sua atitute e conquista-se os três pontos. O resultado dessa pressão foi uma exibição fraquissíma, que mesmo assim ia valendo uma vitória nos minutos finais, somente quebrada pelo golo de Nwoko nos descontos. No dia a seguinte, Santos já era passado e o treinador espanhol José Antonio Camacho era anunciado como novo treinador do Benfica e concretizado o tão esperado regresso por parte dos adeptos.

Fazendo uma breve análise aos jogos da Bwin Liga, o FC Porto conseguiu graças a Quaresma vencer em Braga, num estádio que provalvelmente poucas equipas sairão com pontos. O Sporting cilindrou facilmente a Académica em Alvalade e aguarda-se com espectativa o reencontro entre o campeão e o vice no Dragão no próximo fim-de-semana.

Óptimo foi ver o regresso do Vitória de Guimarães ao convivio do grandes,tal como o Leixões, num estádio vitoriano muito bem composto (16 mil pessoas) para assistir ao confronto com o Vitória de Setúbal que saldou-se num empate a uma bola. Com melhor pontaria esteve o Marítimo que bateu o europeu Paços de Ferreira por 3-1. E já agora atenção a Makukula!
Tristes e cinzentos foram os empates a zero em Leiria e no Funchal. Esperam-se golos nas próximas jornadas destas 4 equipas (União,Estrela,Nacional e Boavista).

Só para acabar tenho que referir que a nossa Liga, já consegue ter mais estrangeiros do que portugueses. Fenomenal! Ao longo da pré-epoca ia falando com os novos colaboradores e correspondentes do Desportugal no Brasil e ao dizer os nomes dos reforços da maioria das equipas portugueses (quase tudo da 3ºdivisão), só ouvia da parte deles: «ruim»; «muito ruim» ;«nunca ouvi falar».

Resultados da 1ª jornada da Liga Portuguesa - Bwin Liga 2007/2008

Sporting - Académica, 4-1 (Derlei 26', Liedson 44', Tonel 68', João Moutinho 88' gp; Gyanó 82')
Nacional - E. Amadora, 0-0
Marítimo - P. Ferreira, 3-1 (Makukula 14' e 40', Ediglê 24'; Dedé 49')
Sp. Braga - FC Porto, 1-2 (João Pinto 48'; Quaresma 33', 82')
Leixões - Benfica, 1-1 (Nwoko 90'+4; Petit 89')
V. Guimarães - V. Setúbal, 1-1 (Fajardo 5'; Matheus 25')
U. Leiria - Boavista, 0-0
Naval - Belenenses, 1-1 (Paulão 89'; Fernando 79')

Classificação da Liga Portuguesa

1 Sporting 3 pontos
2 Marítimo 3 pontos
3 FC Porto 3 pontos
4 Belenenses 1 pontos
5 Benfica 1 pontos
6 V. Setúbal 1 pontos
14 Sp. Braga 0 pontos
15 P. Ferreira 0 pontos
16 Académica 0 pontos

Vídeos (para veres os vídeos e análises dos grandes clica na etiqueta Liga Portuguesa (Notícias e Vídeos) - no final do post ou Categoria de notícias na parte lateral do blog.

Vitória de Guimarães 1-1 Vitória de Setúbal
Fajardo 5'
Matheus 25'


Marítimo 3-1 Paços de Ferreira
Makukula 14' e 40'
Ediglê 24'
Dedé 49'


Naval 1-1 Belenenses
Fernando 79'
Paulão 89'



Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Foto: AP

Página Inicial

9 comentários:

  1. Uma vez que assim que os nossos jogadores se aproximam de um nível minimaente razoável, são exportados, temos que importar outros mais duvidosos desse grande mercado futebolístico que é o brasileiro.
    Infelizmente, diria.

    ResponderEliminar
  2. Adeus FS.Nunca devias ter vindo para o Benfica.

    Camacho é preciso cojones e p�r essa malta a jogar bom futebol e ganar.

    ResponderEliminar
  3. Em Portugal, ha tantos estrangeiros a jogar que dentro deste lote de jogadores, so 40% se safam e trazem alguma qualidade a nossas equipas. O resto é tempo e dinheiro deitado ao chão, enquanto os nossos jovens chegam aos 18 anos, e não ha treinadores que apostam neles, ao então muito poucos.

    O pior, é que são as proprias equipas mais necessitadas da II Liga e as mais fracas da I Liga que arrajam esta situação:
    em vez de aproveitar AO MAXIMO o que tem nas suas proprias fileiras, vão ainda pagar transferencias e pagar salarios bastantes altos a jogadores que não adicionam qualidade nenhuma ao futebol aqui praticado.

    E o que safa ainda Portugal, é de ter relações privilegiadas com o Brasil, senão era ca uma miséria a nivel de contratações...

    Mas se calhar, para parar a hemoragia, a Liga e federação deviam regularizar, tipo o que se passa na Inglaterra, as chegadas de jogadores estrangeiros. Assim, os clubes, e mais propriamente os menos ricos, olhariam de maneira diferente sobre os escalões jovens...

    ResponderEliminar
  4. O problema é que sempre vê-se mais qualidade no que vem de fora. Não é a qualidade dos jogadores portugueses, que por norma são bons. É que não querem apostar mesmo nos gajos, e sim ganhar as comissões provenientes da compra dos estrangeiros de qualidade duvidosa.

    ResponderEliminar
  5. Força Sporting.Vamos ao dragão comer novamente o FCP.

    ResponderEliminar
  6. Com os portugueses, é assim: Ou a formação de um clube consegue gerar bons jogadores que possam ser lançados na equipa principal - Sporting - ou a formação não produz talentos e os clubes são "obrigados" a recorrer aos estrangeiros - Porto e Benfica - que são muito mais baratos que os portugueses.
    Mais, a área de recrutamento no estrangeiro é muito maior que a área nacional, pelo que é mais fácil conseguir aí bons jogadores por preços muito mais baixos que os jogadores portugueses.
    Repare-se no Anderson que o Porto comprou por cerca de 10 milhões e que sem ter acrescentado praticamente nada à sua formação, o vendeu por 3 vezes mais, depois de ter jogado apenas pouco mais que meia dúzia de jogos na equipa principal.
    Um jogador que se tivesse revelado em Portugal com as capacidades do Anderson, quanto é que não teria custado aos cofres do Porto?
    Quando um dos grandes mostra interesse em comprar um português que esteja a dar nas vistas num clube pequeno ou médio, o seu preço fica imediatamente inflacionado e há mesmo clubes que não vendem nenhum jogador ao Sporting ou ao Benfica sem primeiro perguntar ao Pinto da Costa se ele não estará interessado. Isto acontece com vários clubes em Portugal e todos nós conhecemos alguns.
    Por outro lado, a Europa há muito que está focalizada nos jogadores portugueses e, se eles estiverem interessados, não há nada a fazer. Os clubes portugueses não podem competir com os espanhóis, ingleses, italianos e agora já nem com os gregos consegue competir...

    A futura lei diz que os clubes têm que ter X jogadores formados no clube, independentemente das suas nacionalidades. Mais uma vez o Sporting está à frente dos restantes, porque há já alguns anos que vem recrutando no estrangeiro miúdos de 16/17 anos, que passarão a ser considerados formados no próprio clube. É o futuro.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  7. Tirando 4 clubes em Portugal, o resto só vai buscar jogadores que alinham em terceiras divisões ou regionais.E os brasileiros chegam todos os dias às dezenas para irem jogar futebol por cá.

    ResponderEliminar
  8. Porque é que o Fernando Santos não foi corrido no fim da época passada? Porque LF Vieira? Esperavas milagres de Santos?

    ResponderEliminar
  9. Quanto à saída do Fernando Santos tenho um post com a minha opoinião no meu blog, gostaria de contar com a tua opinião lá!

    Quanto à primeira jornada gostei da análise que fizeste... A vitória do Porto em Braga é importantissima, vamos ver o que sai agora do clássico com o Sporting.

    A chamada de atenção para Makukula parece-me importante... ainda para mais depois de ver a pobreza do jogo da Selecção...

    Saudações Desportivas do Na Bancada Central

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas