sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Brasileirão: 35ª jornada - Empate entre Palmeiras e Sport gera mais confusão sobre arbitragem.

&Árbitro foi pressionado por jogadores do Sport
O empate por 2 a 2 entre Palmeiras e Sport, na última quarta-feira, em jogo que deu início à 35ª rodada do Brasileirão, além de mandar o time visitante para a Série B, gerou mais debates acerca da arbitragem no Campeonato Brasileiro. Os pernambucanos encerraram o primeiro tempo com vantagem de 2 a 0 no estádio Palestra Itália (17.133 pagantes).

Foi um péssimo início de jogo por parte do Palmeiras, contra um time que não tinha técnico - Péricles Chamusca se demitira na última jornada, e o comandante era o interino Levi Gomes. Aos 11’, Dutra cruzou e Arce marcou o primeiro. Cinco minutos depois, em rápido contragolpe, Wilson apareceu na cara de Marcos e fez 2 a 0. O Palmeiras se atirou ao ataque a partir de então, mas não conseguiu superar o goleiro Magrão.
Partida muito equilibrada em São Paulo

O que só veio a ocorrer na etapa final, quando o Sport tinha um a menos. O zagueiro e capitão Durval levou o segundo amarelo e acabou expulso aos 68 minutos. Aos 72’, Ortigoza rolou para Deyvid Sacconi chegar batendo e descontar. Aos 84’, o lance que repercutiu mais após o jogo.

Armero lançou na área e Danilo, em posição legal, mandou pra rede, empatando o jogo. Contudo, antes do palmeirense finalizar, o árbitro Elmo Cunha havia apitando, possivelmente vendo impedimento - o que seu auxiliar não fez, corretamente. Pensando que o jogo havia sido paralisado, os atletas do Sport pararam no lance, deixando Danilo marcar. Mesmo hesitante, o árbitro confirmou o gol, para revolta dos atletas do time de Recife. Mesmo pressionando no final, o Palmeiras apenas empatou, resultado que o levou de volta à liderança, mas apenas até os demais jogos da rodada - no fim de semana.
Danilo marcou o gol que causou polêmica

Assim como acontecera na jornada anterior, quando o árbitro Carlos Simon errou contra o Palmeiras e acabou suspenso pela CBF, Elmo Cunha também foi afastado do campeonato. Depois do jogo, o presidente do Sport, Sílvio Guimarães, decidiu levar o caso à justiça, alegando que o juiz cometera erro de direito e, portanto, a partida deveria ser anulada.

O procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmidt, disse que “a chance de o jogo ser anulado é rara, ainda mais se tratando de futebol brasileiro. É raro o tribunal deferir um pedido desses”.

Na tabela de classificação, o Palmeiras chegou a 59 pontos, ganhando nos critérios de desempate do São Paulo, que recebe o Vitória no Morumbi. O Sport, com 31 pontos, não tem mais chances de permanecer na elite, dois anos após ter subido. Curiosamente, o Leão cai no mesmo ano em que disputou, pela segunda vez em sua história, a Taça Libertadores da América.


Vídeo

Palmeiras 2-2 Sport


Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas