sexta-feira, 9 de outubro de 2009

QUALIFICAÇÃO PARA CAN E “MUNDIAL” DE 2010 - Estancar a euforia nigeriana!


Os “Mambas” (seleccao nacional mocambicana) chegam hoje a Abuja provenientes de Acra, Gana, onde cumpriram um estágio preparativo, desde segunda-feira, para o jogo de amanhã diante da temível formação da Nigéria, a contar para a quinta e penúltima ronda do Grupo B de qualificação para o CAN e “Mundial” de 2010. Esta tarde, à hora do jogo (17.00 horas locais e 18 de Maputo), a Selecção Nacional vai descer ao majestoso Estádio Nacional de Abuja para testar e adaptar-se ao piso, que nos parece estar bem tratado para grandes embates como é o caso deste.

O objectivo principal é conhecer os cantos da casa alheia, onde os “Mambas” serão chamados amanhã a mostrarem ao público nigeriano que o empate da primeira volta, sem abertura de contagem, no Estádio da Machava, em Maputo, não foi fruto do acaso.

Mart Noiij, certamente, vai tentar ensaiar algumas jogadas corridas e de bola parada para se aperceber para que lado o relvado está “inclinado”! e por onde os jogadores moçambicanos deverão lançar os seus “mísseis” para abaterem as “Super Águias”.

Este, entretanto, será o culminar de um trabalho iniciado segunda-feira em Acra, onde a equipa técnica teve o cuidado de trabalhar em todos os aspectos, incidindo principalmente no ensaio de tácticas que possam travar a possível avalancha atacante dos donos da casa que com o empate de Maputo sentiram o seu orgulho ferido, atendendo o seu estatuto no continente e por que não no mundo?

A anteceder a este último ensaio, já em território nigeriano, onde a batalha será travada amanhã, os “Mambas” refizeram as energias no El Wac Stadium, onde habitualmente treina o Gana, potenciando, em sessões bi-diárias, estratégias que possam permitir que os nigerianos não assumam na totalidade o comando da partida, apesar de se saber que jogam no seu reduto e com tudo a seu favor.

A ideia principal, segundo a equipa técnica, é não deixar que os jogadores mais preponderantes e perigosos desbobinem o seu futebol. O esquema táctico a ser montado vai potenciar a defensiva, sem, contudo, descurar de questões ofensivas.

Ainda hoje, o “mister” vai conversar com os jogadores como forma de moralizá-los para uma boa prestação, naquilo que igualmente será o prosseguimento do trabalho psicológico.

“Super Águias” têm fé

Depois de não sofrerem nenhum golo nos primeiros três encontros, de repente começaram a aparecer os despistes defensivos e se perfila um cenário catastrófico: Nigéria já não depende de si para chegar ao “mundial”. Na noite de 6 de Setembro, no calor de Abuja, as “Super Águias”, no pior momento, deixaram os tunisinos explorarem com algum à vontade as suas alas. Numa dessas vezes, no minuto 89, a poucos segundos de consumar a vitória que o povo nigeriano tanto ansiava, eis que a Tunísia coloca o marcador em 2-2.

As luzes do Estádio Nacional de Abuja apagaram-se com a tristeza de um empate (2-2) frente à Tunísia, seu principal adversário, que impede a Nigéria de ser dona do seu destino. Taye Taiwo e companhia estão conscientes de que agora devem vencer os próximos compromissos, a 11 de Outubro em casa ante Moçambique e a 14 de Novembro no Quénia, e esperar ao mesmo tempo por um tropeção do líder, a Tunísia, contra um destes dois rivais.

“Foi uma grande decepção empatar em casa com a Tunísia. Há que virar a página. Temos que ganhar o jogo contra Moçambique”, afirmou Taye Tawo.

O nigeriano que mais minutos disputou esta competição preliminar prefere não dar muita atenção para aquilo que a Tunísia pode fazer.

"Tudo é possível. Temos que ganhar os dois jogos que se seguem. Claro que não dependemos de nós. Mas temos que cumprir a nossa parte, porque se não vencermos de certeza que não iremos ao mundial. Há que ser optimistas".

Todos por um, um por todos

O lateral, dono de um portentoso remate, refere que a Nigéria tem que actuar de forma compacta e deve haver um grande espírito de entreajuda “Temos que defender todos juntos. Os avançados devem participar no trabalho defensivo. Os defesas têm que manter a concentração até ao último minuto. O espírito de equipa tem que estar presente. O golo marcado pela Tunísia, no último minuto, mostrou as nossas carências". Depois de terem falhado o “Mundial” de 2006, uma nação inteira aguarda que os seus representantes alcancem o objectivo de estarem presentes na África do Sul e recuperem o nível que os colocou como um dos pesos-pesados do panorama mundial.

Texto: Michael Cesar (correspondente e colaborador do Desportugal em Moçambique)


Página Inicial

2 comentários:

  1. Maravilha o seu cantinho.
    Clicando daqui, clicando dali, cheguei até você.
    Gostei do seu espaço.
    Certamente voltarei mais vezes.
    Convido a conhecer FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... em http://www.silnunesprof.blogspot.com
    Saudações Florestais !

    ResponderEliminar
  2. Quem bem jogou Moçambique, vi o jogo e não merecia por nada deste mundo ter perdido o jogo na Nigéria, ainda por cima, 5 minutos depois dos 90.

    Abraço

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas