terça-feira, 6 de outubro de 2009

Brasileirão: 27ª jornada - Palmeiras vai se isolando na ponta, enquanto Internacional perde e troca técnico.

O Palmeiras vai se consolidando cada vez mais na liderança do Campeonato Brasileiro. No último final de semana, o time de Muricy Ramalho fez 3 a 1 no Santos, na Vila Belmiro, e livrou seis pontos de vantagem para o segundo colocado São Paulo. O Atlético MG pulou para o terceiro lugar, enquanto Goiás e Internacional tropeçaram - o último, inclusive, anunciou troca de técnico: saiu Tite, entrou Mário Sérgio. No último Fla-Flu antes da reforma no Maracanã (o estádio será interditado já em 2010), melhor para o Fla, que afundou ainda mais o rival.

O estádio do Santos recebeu 10.402 pagantes para ver o time da casa contra o líder do campeonato. Apesar de um pequeno domínio palmeirense, o primeiro tempo não teve gols. Logo no começo do segundo, o Santos - treinado por Vanderlei Luxemburgo, que iniciara o ano no Palmeiras - marcou seu gol. Neymar fez jogada pela esquerda e passou para Luizinho chegar batendo, 1 a 0. A vantagem durou pouco: aos 63’, Figueroa cruzou e Diego Souza empatou.
Muricy Ramalho pode conquistar 4º título nacional seguido

Também não durou muito a virada palmeirense. Aos 70 minutos, Diego Souza fez jogada individual e chutou cruzado. Robert se esticou e mandou a bola pras redes. O Santos seguiu no ataque, e deixou a defesa desprotegida. Então, o Palmeiras matou o jogo aos 77’: troca de passes entre Cleiton Xavier e Robert, concluída por Vagner Love depois de a bola passar pelo goleiro Felipe. O Santos até teve um pênalti marcado a seu favor, mas o árbitro Sálvio Spíndola voltou atrás na marcação com a ajuda do auxiliar, que viu a infração fora da área.

O São Paulo pulou para a vice-liderança com seu resultado na quarta-feira, na partida que havia aberto a jornada. Jogando em casa, o Náutico perdeu um pênalti, viu o São Paulo ter dois expulsos e vencer por 2 a 1, com um gol no final. A esperança de título segue viva para a equipe de Ricardo Gomes, enquanto o Timbu caiu duas posições e parou em 18º.

Aos quatro minutos, o primeiro lance de emoção. Pênalti sofrido por Patrick, que Bruno Mineiro bateu para defesa de Bosco, mais uma vez substituindo o titular Rogério Ceni. Mas o atacante do Náutico se redimiu oito minutos depois: chutou para defesa da Bosco, e aproveitou o rebote para abrir o placar. O São Paulo jogava mal e viu as coisas se complicarem ainda mais aos 33’. Junior Cesar reclamou com o árbitro e levou o segundo cartão amarelo e o conseqüente vermelho.

São Paulo venceu mesmo com dois expulsos
Na etapa final, mesmo com todas as dificuldades, o time paulista melhorou. E chegou ao empate aos 59 minutos: Hernanes cobrou, a bola desviou e enganou Gledson, 1 a 1. Pouco depois, Richarlyson deixou os visitantes com dois a menos, ao levar seu segundo amarelo. O Náutico teve Cláudio Luiz expulso 13 minutos depois. E, aos 88’, Oscar deu assistência para Hugo, que chutou forte de canhota e deixou o São Paulo ainda sonhando com o quarto título nacional consecutivo.

No maior público presente do futebol brasileiro em 2009, com 82.566 torcedores no Maracanã, o Flamengo bateu o Fluminense por 2 a 0, com dois gols de Adriano, e manteve o calvário do tricolor carioca rumo à segunda divisão. Enquanto isso, o Rubro-Negro pulou para o sexto lugar, na luta por uma vaga na Libertadores.
Adriano derrubou o Fluminense

O domínio da partida foi quase que completo da equipe treinada por Andrade. Aos 4’, Zé Roberto quase abriu o placar, mas parou em boa defesa de Rafael. David também ficou no quase aos 30’, cabeceando por cima - pouco antes, o Fluminense teve boa chance com Adeílson, que finalizou para fora.

No segundo tempo, o domínio flamenguista foi ainda mais contundente. Adriano quase abriu o placar no começo da etapa final, mas viu sua conclusão ser defendida por Rafael. Aos 50’, não houve jeito. Zé Roberto tocou para Adriano, que se livrou da marcação e bateu de esquerda, 1 a 0. Aos 62’, o segundo: o Imperador finalizou de perna direita e ampliou, chegando ao 15º gol no Brasileirão - é o artilheiro isolado. Rafael impediu o terceiro gol do Fla pegando chute de Zé Roberto, e ainda viu um gol ser bem anulado por impedimento de Williams.

No estádio Couto Pereira (21.259 pagantes), a derrota para o Coritiba por 2 a 0, o sexto jogo sem vencer e saída, pela primeira vez, do grupo dos quatro primeiros fizeram com que a direção do Internacional demitisse o técnico Tite após 16 meses de trabalho. Mário Sérgio, que estava desempregado, o substituirá até o fim do campeonato com a missão de levar o time à Libertadores.
Vitória do Coxa rendeu demissão no Internacional

Em campo, o Inter foi dominado na maior parte do tempo pelo Coxa. Os gols, contudo, saíram apenas nos 45 minutos finais. Marcos Aurélio marcou o primeiro aos 75’, após bola cruzada na área pela esquerda. Perto dos acréscimos, Thiago Gentil arriscou da entrada da área, a bola desviou na defesa e fechou o escore em 2-0.

Já o Atlético MG fez o seu papel e ganhou do Barueri por 2 a 1, num Mineirão para 44.707 pagantes. O Galo começou dominando e rapidamente marcou o primeiro: aos 16’, Diego Tardelli pegou a sobra dentro da área e fez 1 a 0. Neste jogo, houve o primeiro dos três pênaltis perdidos na jornada. O veterano Basílio, 37 anos, sofreu penalidade de Carini, e bateu para a defesa do arqueiro uruguaio.
Carini pegou pênalti de Basílio

A etapa final estava equilibrada quando o Atlético praticamente matou a partida. Diego Tardelli foi lançado e derrubado por Xandão, que acabou expulso. Falta que Correa cobrou com categoria, 2 a 0. Aos 88’, Flavinho descontou, mas era tarde para uma reação. O Galo está em terceiro.

Depois de iniciar a rodada como vice-líder, o Goiás a encerrou no quarto lugar. A equipe de Hélio dos Anjos perdeu no Serra Dourada (22.989 pagantes) por 3 a 1 para o Botafogo, que estava há 11 jogos sem vencer. Os gols aconteceram no segundo tempo, e os três primeiros foram do time carioca.
Botafogo festeja vitória no Brasileiro depois de dois meses

Verdade seja dita, o Goiás começou a perder depois de ter João Paulo expulso aos 36 minutos. Segurou o empate até os 48’, mas a partir daí os gols se sucederam para os comandados de Estevam Soares. Primeiro com Jobson, depois com Victor Simões e André Lima. Lúcio Flávio ainda bateu pênalti para defesa de Harlei. O Goiás descontou, mas a sexta vitória botafoguense estava consumada.

No Olímpico (19.174 pagantes), o Grêmio decepcionou sua torcida ao empatar com o penúltimo colocado Sport, 3 a 3. A equipe gaúcha esteve três vezes na frente do placar, levou a empate em todas as oportunidades, e ainda perdeu uma penalidade (Tcheco bateu e Magrão pegou, no segundo tempo). O resultado foi ruim para ambas as equipes. Uma viu o sonho de chegar entre os quatro primeiros mais distante, e a outra segue em 19º lugar.

Também lutando contra o rebaixamento, o Santo André venceu o Vitória por 1 a 0 e conseguiu sair da zona dos quatro piores. Em confronto de times na zona intermediária da tabela, empataram Avaí e Cruzeiro (2 a 2). No Pacaembu, o Atlético PR praticamente anulou suas chances de cair ao fazer 3 a 1 no Corinthians, que parece mesmo ter “abandonado” a disputada da competição.

Resultados da 27ª jornada do Campeonato Brasileiro 2009
Náutico - São Paulo, 1-2 (Bruno Mineiro 12’; Hernanes 59’, Hugo 88’)
Atlético MG - Barueri, 2-1 (Diego Tardelli 16’, Correa 81’; Flavinho 88’)
Santo André - Vitória, 1-0 (Nunes 1’)
Corinthians - Atlético PR, 1-3 (Jucilei 82’; Paulo Baier 51’, Wallyson 68’, Wesley 90’)
Santos - Palmeiras, 1-3 (Luizinho 54’; Diego Souza 63’, Robert 70’, Vagner Love 77’)
Goiás - Botafogo, 1-3 (Amaral 90’; Jobson 48’, Victor Simões 61’, André Lima 67’)
Grêmio - Sport, 3-3 (Jonas 8’, Maxi Lopez 28’, 59’; Vandinho 10’, Paulinho 50’, Fininho 74’)
Avaí - Cruzeiro, 2-2 (Léo Gago 53’, Cristian 90’; Leonardo Silva 42’, Fabrício 61’)
Coritiba - Internacional, 2-0 (Marcos Aurélio 75’, Thiago Gentil 88’)
Flamengo - Fluminense, 2-0 (Adriano 50’, 62’)

Classificação

Classificação

Vídeos

Santos 1-3 Palmeiras


Náutico 1-2 São Paulo


Atlético MG 2-1 Barueri


Goiás 1-3 Botafogo


Coritiba 2-0 Internacional


Flamengo 2-0 Fluminense


Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

1 comentário:

  1. A vitória do meu fogão foi surpreendente e importantíssima para respirar um pouquinho.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas