domingo, 6 de setembro de 2009

CONMEBOL: fase de qualificação - Seleção de Dunga vence na Argentina e está no Mundial

Dunga classificado, Maradona a perigo

Vivendo sua melhor fase sob o comando do técnico Dunga, a Seleção Brasileira deu um show de eficiência, neste sábado, para vencer a Argentina em Rosário e assegurar vaga no Mundial de 2010 com três rodadas de antecedência, nas eliminatórias sul-americanas. O triunfo por 3-1 ainda serviu para desestabilizar ainda mais a Argentina treinada por Maradona, que aparece em quarto lugar e corre riscos de, no mínimo, não conseguir uma vaga direta ao torneio na África do Sul.

A classificação apresenta um grande equilíbrio, excetuando a liderança brasileira (30 pontos), e o segundo lugar dividido entre Chile e Paraguai (27). A Argentina, em quarto, tem quatro pontos de vantagem sobre a Venezuela, oitava.

O resumo começa pelo grande clássico disputado em Rosário, exatos 16 anos depois de a Argentina levar a maior goleada de sua história em eliminatórias - 5 a 0 para a Colômbia, em Buenos Aires. Os hermanos começaram em cima e, na primeira chegada com perigo, Messi bateu para fora aos 12 minutos. E quem abriu o placar foi o Brasil: aos 23’, Elano cruzou e Luisão subiu sem marcação, 1 a 0. Sete minutos depois, Kaká pegou a sobra de uma falta, tocou para Maicon, que bateu de esquerda para defesa de Andujar. No rebote, Luís Fabiano ampliou o placar.


Luisão abriu o placar

Nas duas primeiras oportunidades que teve, a Seleção marcou seus gols no primeiro tempo. A Argentina até passou perto de descontar, mas Júlio César negou espetacularmente o gol a Maxi Rodriguez. O goleiro Andujar impediu o terceiro gol brasileiro pouco depois, em lance com Luisão e Luís Fabiano.


Messi (10) apareceu pouco

O segundo tempo começou em ritmo mais lento, com a Argentina não conseguindo passar pela parede que era o sistema defensivo do time de Dunga. Fato que só conseguiu aos 66 minutos. A Seleção deu espaço, e Dátolo mandou uma bomba no ângulo para descontar, 2 a 1. Se as coisas prometiam ficar difíceis para o Brasil, Luís Fabiano tratou de definir o jogo dois minutos depois. Recebeu lançamento de Kaká e encobriu Andujar, marcando seu nono gol em dez partidas nas eliminatórias: 3 a 1.

L. Fabiano é o goleador das eliminatórias

O terceiro gol brasileiro revoltou os torcedores argentinos. Um deles lançou uma pedra no gramado, que atingiu o zagueiro Juan. O atleta da Roma foi carregado ao banco pelos companheiros. A Argentina esteve perto de diminuir, mas novamente parou em Júlio César, já perto do final do confronto. Os comandados de Maradona, que já chamou 50 jogadores para a seleção nessas eliminatórias, agora vão para um jogo decisivo no Paraguai.

Em Santiago, o vice-líder Chile desperdiçou chance de ficar muito próximo do Mundial ainda neste final de semana. Mesmo fazendo 1 a 0 cedo contra os venezuelanos, com um gol de Vidal (10’), a equipe de Marcelo Bielsa levou a virada ainda na primeira parte, em gols de Maldonado e Rey. Millar empatou no segundo tempo, mas o time não conseguiu o terceiro gol.

Chile e Venezuela brigaram pela bola

A Colômbia, no recebimento ao Equador, fez um jogo de baixa qualidade técnica, definido apenas nos minutos finais. Aos 82’, Martinez abriu o placar, e aos 90’, Gutierrez marcou o 2-0, que colocou os donos da casa em quinto. O eliminado Peru surpreendeu e ganhou do Uruguai com um tento de Rengifo, complicando a vida da Celeste. Já o Paraguai foi apenas burocrático, e com um gol de pênalti de Cabañas, passou pela Bolívia.

Equador, de Tenorio (9), perdeu fora de casa

Na próxima quarta, Brasil e Chile se enfrentam em Salvador. A Argentina, como já dito, vai a terras paraguaias tentar melhorar sua classificação - na última rodada, os argentinos enfrentarão, também fora de casa, o Uruguai. A Celeste faz jogo muito importante nesta quarta, recebendo a Colômbia. O Equador enfrenta a altitude de La Paz na visita à Bolívia, enquanto a Venezuela pode subir na classificação se vencer os visitantes peruanos.


Resultados da 15ª jornada das eliminatórias sul-americanas - Mundial 2010

Colômbia - Equador, 2-0 (Martinez 82’, Gutierrez 90’)
Peru - Uruguai, 1-0 (Rengifo 80’)
Paraguai - Bolívia, 1-0 (Cabañas 45’)
Argentina - Brasil, 1-3 (Dátolo 66’; Luisão 23’, Luís Fabiano 30’, 68’)
Chile - Venezuela, 2-2 (Vidal 10’, Millar 52’; Maldonado 34’, Rey 45’)

Classificação


1. Brasil, 30 pontos
2. Chile, 27
3. Paraguai, 27
4. Argentina, 22
5. Colômbia, 20
6. Equador, 20
7. Uruguai, 18
8. Venezuela, 18
9. Bolívia, 12
10. Peru, 10


Vídeos

Argentina 1-3 Brasil


Chile 2-2 Venezuela


Colômbia 2-0 Equador


Paraguai 1-0 Bolívia


Peru 1-0 Uruguai



Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

5 comentários:

  1. Para mim Brasil e Espanha são as melhores selecções da actualidade.
    Brasil é claramente favorito ao mundial de 2010.

    ResponderEliminar
  2. O golo do Luisão foi muito bom.
    O golo da Argentina foi um golaço.
    Mas para mim o 3º do Brasil ainda foi melhor: Um passe espectacular do Kaka e um golo de classe do L. Fabiano.

    ResponderEliminar
  3. Boa vitória do Brasil na Argentina. E a Argentina tem de começar a ter cuidado, pois corre o risco de ficar de fora do Mundial, só tem dois pontos de avanço sobre o 6º e na próxima jornada vai jogar a Assunção.

    Para mim os favoritos no Mundial sao Brasil Inglaterra e Espanha, Brasil pelo obvio, é so talento, Espanha, porque esta a jogar muito bem, e a Inglaterra sem o scolari pela frente, para mim tem o melhor "plantel" de todas, tem a melhor defesa e meio campo do Mundo, depois ainda tem na frente jogadores como Rooney e Defoe por exemplo, e se as coisa tiveram a correr mal ainda teem jogadores como Crouch.

    ResponderEliminar
  4. Ricardo Ferreira06 setembro, 2009 19:00

    A maneira como o Luisão comemora o golo faz-me lembrar o jogo do titulo frente ao Sporting quando marcou ao Ricardo e o Benfica foi campeao. Saõ nestes jogos que a adrenalina vem toda ao de cima.

    Força Luisão e Ramires. Força Benfica

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas