segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Brasileirão: 26ª jornada - Fim de semana verde isola Palmeiras na liderança e deixa o Goiás em segundo.

O Palmeiras venceu o Atlético PR e livrou cinco pontos de vantagem para o vice-líder do Campeonato Brasileiro após a 26ª jornada, disputada neste final de semana. Não foi o único time verde a sair favorecido na rodada: o Goiás bateu o Grêmio e assumiu o segundo lugar, com 45 pontos. São Paulo e Internacional empataram jogando em casa, contra Corinthians e Flamengo, respectivamente. Na outra ponta da tabela, o Fluminense voltou a vencer depois de 11 jogos (contando a Copa Sul-Americana), mas se manteve no último posto.

Danilo foi o nome do jogo do Palmeiras
O Palestra Itália recebeu 23.395 pagantes e viu o Palmeiras ter muitos problemas contra o Furacão. E, por fim, um jogador emprestado pelo próprio Atlético ao líder do campeonato resolveu a partida: Danilo, que jogou depois de o Palmeiras entregar R$ 100 mil aos paranaenses para poder utilizar o zagueiro no confronto. O primeiro tempo teve poucos lances de perigo. E, num deles, os donos da casa abriram o placar aos 42 minutos. Danilo lançou o chileno Figueroa, que se livrou da marcação e concluiu bem, 1 a 0.

Em desvantagem, os visitantes partiram para o ataque no segundo tempo. E foram recompensados com o empate aos 62 minutos: Chico desviou de cabeça após escanteio, a bola desviou em Danilo e enganou Marcos. O camisa 12 palmeirense, porém, evitou a virada do Furacão pouco depois, espalmando chute de Marcinho.

Então, apareceu novamente o zagueiro Danilo. Figueroa cobrou escanteio e o camisa 23 desviou sem marcação, garantindo mais um triunfo dos comandados de Muricy Ramalho. Não sem antes levar um susto, aos 80 minutos, numa cabeçada de Netinho defendida por Marcos. O Palmeiras chegou aos 50 pontos.

Cinco pontos atrás aparece o Goiás. O time de Hélio dos Anjos brecou a reação do Grêmio, que vinha há cinco jogos sem perder: 2 a 1, de virada, no Serra Dourada (12.644 pagantes). O tricolor gaúcho começou melhor e fez o primeiro após tabela de Jonas com Souza, que saiu na cara de Harlei, passou pelo goleiro e concluiu de esquerda, aos 17’.
Léo Lima empatou o jogo em Goiânia

O segundo quase veio com Jonas, que cabeceou rente à trave minutos depois. Se o Grêmio não aproveitou, o Goiás chegou ao empate. Júlio César, sem marcação, cruzou para Léo Lima, também livre, anotar o 1-1. O segundo tempo foi praticamente todo dominado pelos goianos, que pareciam não sentir o desgaste da partida disputada no Paraguai na quinta-feira, pela Copa Sul-Americana. Aos 80’, Thiego errou e deixou a bola com Felipe, artilheiro do Goiás no Brasileirão. Assim ficou fácil, 2 a 1.

O terceiro colocado agora é o São Paulo, que empatou com o Corinthians no clássico paulista, para 32.180 pagantes no Morumbi. O 1-1 aumentou a invencibilidade do Timão contra os são-paulinos para oito jogos, desde 2007. E o São Paulo deu um gol de presente ao time de Mano Menezes aos 20 minutos. André Dias não se entendeu com Bosco - substituto de última hora de Rogério Ceni, lesionado -, e Ronaldo teve o trabalho apenas de empurrar para as redes. Quase o empate veio cinco minutos depois, mas Hernanes finalizou na trave.
Ronaldo fez seu 2º gol contra o São Paulo no ano

Aos 62’, o Corinthians teve um gol anulado, por falta de Ronaldo em Renato Silva. Foi uma das poucas chegadas corintianas com perigo na etapa final. O empate são-paulino veio aos 69’. Hernanes lançou Washington - impedido - e o camisa 9 desviou de leve na bola e decretou a igualdade. O São Paulo tem os mesmos 45 pontos do Goiás, mas perde no número de vitórias.

No Beira-Rio, as fortes chuvas que caíram durante o final de semana deixaram o gramado em péssimas condições, mas mesmo assim Internacional e Flamengo entraram em campo para tentar realizar a partida. Só tentaram: com claras dificuldades de fazer a bola rolar, ambas as equipes criaram poucas oportunidades e o jogo acabou mesmo sem gols. O Inter tem um ponto a menos que São Paulo e Goiás. O Flamengo, que não leva gols há cinco rodadas, se manteve em oitavo.
Condição ruim do gramado determinou 0 a 0 no Beira-Rio

Já no Mineirão (36.294 pagantes), o Atlético MG superou o Santos com relativa facilidade, e permaneceu no quinto lugar, abaixo do Internacional pelo número de vitórias. Mesmo com três jogadores no meio-campo apenas para marcação, os visitantes levaram o primeiro gol logo aos cinco minutos. A defesa afastou mal e Evandro chegou chutando, 1 a 0.

Mesmo com boas oportunidades, o Galo ampliou apenas no segundo tempo. Aos 57’, Fabão não conseguiu dominar a bola e cometeu pênalti em Éder Luís, que Diego Tardelli converteu. Aos 74’, Corrêa passou por três rivais e deixou o camisa 9 atleticano em ótima condição para anotar o terceiro: foi o 13º gol de Tardelli, artilheiro ao lado de Adriano (Fla) e Jonas (Grêmio). Kléber Pereira ainda descontou, mas nada que ameaçasse o triunfo mineiro.

Falando em triunfo, o Fluminense se reencontrou com ele depois de onze partidas (o último fora em 6 de agosto). Diante de 19.098 pagantes no Maracanã, contudo, foi o Avaí quem abriu o placar, com William, se aproveitando de bom lance de Muriqui. Minutos depois, Fábio Neves cruzou da direita e Alan empatou.

O primeiro tempo estava animado e o Avaí quase fez o segundo com Luiz Ricardo, mas sua tentativa parou na trave. Coube a Muriqui marcar o 1-2, depois de cruzamento de Marquinhos. Mas o Flu chegou ao empate aos 43 minutos, quando a defesa catarinense saiu jogando errado, Conca recuperou a bola e passou para Fábio Neves igualar novamente.

Flu venceu, mas seguiu na lanterna
O Avaí começou o segundo tempo melhor, mas Rafael apareceu bem e negou o gol a Marquinhos e Ferdinando. O time de Cuca se aproveitou e marcou o terceiro. Aos 56’, Eduardo Martini falhou e a bola ficou com Alan, que empurrou pro gol. A partir daí, o Flu recuou e deixou os visitantes controlarem o jogo, mas Rafael estava mesmo num dia inspirado e garantiu a vitória tricolor.

Mesmo com a vitória, o Fluminense permaneceu no último lugar graças à vitória do Sport sobre o Santo André, em confronto direto contra o rebaixamento. O triunfo foi garantido com um gol de Vandinho aos 69 minutos, numa conclusão de fora da área. O time do ABC paulista ainda pressionou, mas Magrão defendeu as tentativas de Nunes e Eduardo Ratinho.

No Engenhão, o Botafogo deu seguimento aos péssimos resultados no Brasileirão, mesmo depois de conseguir duas vitórias (sobre Atlético PR e Emelec, do Equador) na Copa Sul-Americana. São onze jogos sem vitórias no Nacional. O carrasco da vez foi o Vitória, que fez 3 a 1.
Nilton Santos, ídolo do Botafogo, ganhou estátua no Engenhão. Em campo, time perdeu

Apostando nos contra-ataques, o Rubro-Negro abriu o placar com Leandro, que cruzou e viu a bola ainda desviar no zagueiro Juninho. Na etapa final, as coisas pioraram para o Fogão com a expulsão de Emerson. Partindo para o ataque de forma desesperada, o Botafogo errou muitos passes e viu o Vitória ampliar aos 87 minutos, quando Leandro Domingues arrancou do campo de defesa e parou apenas para desviar do goleiro Jefferson. Dois minutos depois, Gláucio marcou um belo gol encobrindo o arqueiro carioca, 3 a 0. Laio ainda descontou, nada que impedisse a torcida botafoguense de pedir a saída do técnico Estevam Soares.

O Cruzeiro, que na quarta-feira havia sido prejudicado pela arbitragem, no sábado acabou beneficiado. Com um gol em claro impedimento marcado por Gilberto, a Raposa fez 1 a 0 no Barueri - ainda houve um pênalti para a equipe paulista, quando Gil impediu o empate com a mão. Jogando em casa, o Coritiba ainda perdeu um pênalti com Marcelinho Paraíba, mas ganhou do Náutico por 2 a 0 e livrou cinco pontos para a zona de descenso. O Timbu, com 26, está um a frente do Santo André, o primeiro desta zona.


Resultados da 26ª jornada do Campeonato Brasileiro 2009
Barueri - Cruzeiro, 0-1 (Gilberto 72’)
Palmeiras - Atlético PR, 2-1 (Figueroa 42’, Danilo 69’; Chico 62’)
Goiás - Grêmio, 2-1 (Léo Lima 33’, Felipe 80’; Souza 17’)
Fluminense - Avaí, 3-2 (Alan 15’, 56’, Fábio Neves 43’; William 9’, Muriqui 30’)
São Paulo - Corinthians, 1-1 (Washington 69’; Ronaldo 20’)
Internacional - Flamengo, 0-0
Coritiba - Náutico, 2-0 (Rômulo 32’, Marcelinho Paraíba 82’)
Atlético MG - Santos, 3-1 (Evandro 6’, Diego Tardelli 57’, 74’; Kléber Pereira 79’)
Sport - Santo André, 2-1 (Arce 22’, Vandinho 69’; Rodrigo Fabri 34’)
Botafogo - Vitória, 1-3 (Laio 90’; Leandro 30’, L. Domingues 87’, Gláucio 89’)

Classificação

Classificação

Vídeos

Palmeiras 2-1 Atlético PR


Goiás 2-1 Grêmio


São Paulo 1-1 Corinthians


Atlético MG 3-1 Santos


Botafogo 1-3 Vitória


Fluminense 3-2 Avaí




Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

2 comentários:

  1. O Botafogo não tem mais jeito e cair novamente vai ser fatal de mais.

    ResponderEliminar
  2. É estranho ver o Flu e o Bota, dois clubes grandes, estarem com a corda na garganta, Os clubes cariocas vivem dias dificies. Pelo menos o Vasco já tem praticamente bilhete de volta à serie A.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas