terça-feira, 29 de setembro de 2009

Provinciais de Futebol: Vilankulo campeão de Inhambane

Depois de ter perdido semana passada com os “locomotivas”, o Vilankulo FC conquistou domingo o Campeonato Provincial de Futebol ao vencer o Palmeiras de Chilacua, por 4-0. Beneficiou-se igualmente do empate do Ferroviário no terreno de Massinga FC, sem abertura de contagem.

Com ainda um jogo a menos frente ao Vitória de Guinjanta de Jangamo, a formação azul e branca do norte de Inhambane contabiliza 58 pontos, mais dois de avanço que o Ferroviário segundo classificado, que entretanto já completou as jornadas. Para o Ferroviário o campeonato terminou.

Com esta conquista, o VFC reconfirmou a hegemonia do futebol de Inhambane. Ao longo da prova, que contou com onze equipas, perdeu cinco pontos em consequência de uma derrota frente aos pupilos de Joaquim João e um empate em Jangamo frente a Vitória de Guinjanta.

O provincial de Inhambane perdeu competitividade com a desistência de alguns clubes alegando falta de dinheiro para as suas deslocações.

Despedida em grande

Já com o título na mão, a Académica tinha como único objectivo despedir-se do Campeonato de Futebol da Cidade de Maputo com uma vitória, que serviria para galvanizá-la para a fase que se segue: “poule” de apuramento para o Moçambola de 2010. Diga-se que os “estudantes” fecharam a prova com chave de ouro ao baterem o Beira-Mar, por 2-1, em desafio da 18ª e última jornada.

A Académica terminou a sua participação com 42 pontos, mais seis que o 1º de Maio que ganhou, no seu reduto, o Cape-Cape, por 2-0. O Mahafil, que também terminou a seis pontos do líder, empatou a zero golos com o Estrela Vermelha.

Os “alaranjados”, que eram tidos como favoritos a ocupar a primeira posição, terminaram em quarto lugar.

As Águias Especiais estiveram em destaque ao imporem uma goleada à moda antiga ao Nova Aliança, por 6-1. O Zixaxa também esteve em evidência ao bater o União FC, por 1-0.

Para além da Académica e FC Vilankulos estão apurados para a “poule” o Clube de Chibuto, Clube da Manhiça, Sporting da Beira, Desportivo de Tete, Desportivo de Nacala, Ferroviário de Pemba e Desportivo de Manica.


Justino Faduco sofre acidente

O árbitro internacional Justino Faduco sofreu na quinta-feira um acidente de viação na praia do Tofo, cidade de Inhambane, quando se preparava para apitar pela última vez na sua carreira. Justino completa idade máxima recomendada pela FIFA este ano, estando assim prevista a sua retirada dos palcos desportivos como juiz no final desta temporada.

Justino Faduco apita há vinte e sete anos e é internacional há dez.


Aquele juiz ficou gravemente ferido no pé direito na sequência do embate violento com uma viatura quando se fazia transportar na sua motorizada de regresso à casa ido da zona da praia do Tofo para onde se deslocara em missão de serviço.

Faduco beneficiou do apoio da CNAF tendo ordenado a sua evacuação urgente do Hospital Provincial de Inhambane para o Central de Maputo, onde está com o pé direito engessado, depois de uma intervenção cirúrgica.

Esta é a segunda vez que o árbitro internacional, que apitou recentemente o Desportivo-HCB, para o Moçambola, sofre um acidente, curiosamente em momentos eleitorais. Faduco sofreu o primeiro acidente no ano passado nas vésperas das eleições autárquicas na cidade de Inhambane e desta vez igualmente acidenta-se ao serviço do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE).

Faduco, pelo actual estado clínico, fica fora das convocatórias para as últimas duas jornadas do Moçambola, situação que precipitou a sua retirada dos campos de futebol como árbitro.

Texto: Michael Cesar (correspondente e colaborador do Desportugal em Moçambique)


Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas